Saímos de Interlaken com um pouco de neve, depois pegamos chuva fina e nevasca durante o trajeto até Lucerna.
Mesmo assim, contemplamos cenas belíssimas a bordo do GOLDEN PASS, trem panorâmico que levou duas horas para chegar a seu destino, mas nem sentimos o tempo passar de tão encantados com as belezas naturais que vimos pelo caminho.
As fotos acima foram tiradas da janela do trem e as gotinhas de chuva borraram um pouco as imagens, mas acho que dá pra perceber o quanto as paisagens são lindas, né?
À medida que avançávamos, tudo lá fora ia ficando cada vez mais branquinho…
…até que, em um dado momento, depois de o trem subir por várias colinas, ele aparentemente, empacou. Percebemos que os trilhos estavam cobertos de neve bem espessa e alguns homens munidos de pás grandonas se posicionaram diante deles. Ficamos parados por 20 minutos e depois seguimos normalmente até o nosso destino final.
Aos poucos, o trem foi descendo as colinas e a neve foi se dissipando, dando lugar a gramados verdinhos. Quando parou em Lucerna, o céu estava azul e um solzinho gostoso nos manteve aquecidos durante o dia.
Nossa primeira parada foi a Kapellbrücke, uma ponte de madeira coberta datada do século XIV, que serviu como fortificação para proteger a cidade de possíveis ataques.
Mais ou menos no meio do rio, a ponte se une à torre Wasserturm, construção octagonal que já foi usada como farol e prisão.
No século XVII, os paineis de madeira que adornam o telhado da ponte foram pintados com cenas históricas e episódios da vida dos dois santos padroeiros da cidade.
A Kapellbrücke é a ponte de madeira mais antiga da Europa e virou símbolo de Lucerna. Pessoalmente, eu a considero bastante representativa, tanto que foi um dos únicos monumentos dos quais me lembrava desde a primeira visita à cidade em 1996.
Da ponte é possível avistar algumas belas fachadas do centro histórico em diferentes tamanhos, cores e estilos.
Na minha opinião, Lucerna é a cidade suíça que possui o centro histórico mais charmoso. Pelo menos, foi o que mais me encantou. O de Berna também é muito bonito, mas tive a impressão de que a parte antiga de Lucerna é a que possui o maior número de fachadas ilustradas (coisa que adooooro!!!!). A seguir, vocês podem observar algumas dessas construções.
A quantidade de detalhes das pinturas que vi me impressionou muito e, logo ao lado desse edifício singular, havia outro com um grafismo mais moderno, porém não menos espetacular.
Imagino que essa série de ilustrações gravadas na fachada do restaurante Fritschi conte uma história interessante…
A cada esquina eu descobria mais fachadas decoradas que me deixavam apaixonada e, além das pinturas, também havia uma grande variedade de lucarnas, chaminés e sacadas medievais (Oriel Windows).*
* Obrigada pela informação, Barbara Rezende!!!!
Achei tudo lindo, lindo, lindo!!!! Eu poderia passar horas admirando cada detalhe dessas construções. Os prédios da foto acima ficam na praça Weinmarkt, que tem esse nome porque antigamente abrigava um mercado onde o vinho (wein) era comercializado.
É interessante como às vezes eu me pego pensando que algo que fiz na vida não deu em nada… e outras vezes, descubro que esse “não deu em nada” é muito subjetivo. Por exemplo, antes de me formar em Desenho Industrial, eu estudei Letras (Inglês e Literaturas Inglesa e Americana), mas tranquei a faculdade. Hoje em dia, não acredito que o curso incompleto tenha sido em vão. Uma das matérias que mais gostava era História e Literatura Medieval.
Talvez eu não valorizasse ou aprecisasse tanto a beleza arquitetônica das cidades que visito no “velho mundo” se não tivesse feito esse curso. Acho que toda a nossa trajetória de vida ajuda a formar a personalidade e a definir quem somos, de onde viemos e pra onde vamos. Ih, estou muito filosófica hoje, rsrsrsrs!
Na foto acima, vocês podem ver a Turmuhr e a Rathaus na Kornmarkt. Traduzindo: a Torre do Relógio e o prédio da prefeitura em estilo renascentista italiano no espaço conhecido como “Mercado de Cereais”.
Não vi tantas fontes em Lucerna quanto em Berna, mas adorei essa com um totem bem colorido que fica na Kapellplatz representando Fritschi, um personagem lendário que teria vivido no século XV e estaria enterrado embaixo dela. Só o que me impediu de beber a água potável da fonte foi sua temperatura baixíssima, brrrrrrrrr…
Lá atrás vocês podem ver a igreja jesuíta em estilo barroco datada do século XVII e mais algumas fachadas do outro lado do rio Reuss.
Ameeeei esses personagens em fibra de vidro que ficavam junto da vitrine de uma ótica!!!!
A loja de departamentos SCHILD possuía uma fachada interessante com desenhos de bonecas, ursinhos de pelúcia, cavalos de madeira etc. Não sei se ela fica desse jeito o ano todo ou se era uma decoração especial para o período natalino.
Quando começou a escurecer, as luzes da cidade se acenderam e a paisagem se transformou.
Havia muitos cisnes no rio Reuss, os quais eram chamados pelo Marcelo de “aqueles patos bonitos”.
Bastava a gente se aproximar das margens para que os bichinhos se empolgassem na expectativa de que oferecêssemos alguma comida.
Gosto bastante dessa hora do dia quando começa a entardecer e a luz natural diminui bastante mas o céu continua razoavelmente claro…
Penso que consegui tirar boas fotos noturnas “enganando” minha máquina digital (que estava no modo automático) de forma que ela “pensasse” estar apoiada em um tripé.
Consegui essa façanha apoiando a câmera nas laterais da ponte Spreuerbrücke. Assim, a superfície lisa e reta a manteve estável e eu pude fotografar as fachadas do centro histórico à noite sem que as imagens ficassem tremidas.
Outra ponte toda iluminada chamou a minha atenção. Adorei o efeito dos reflexos coloridos na água.
Antes de procurar um lugar para jantar, passeamos um pouco mais pelo centro histórico na única noite que dormimos em Lucerna.
O belo presépio esculpido em madeira ficava ao lado do prédio da prefeitura, mas nem reparamos nele durante o dia. A iluminação indireta valorizou bastante a instalação.
Depois de várias voltas pelo centro histórico, decidimos jantar no prédio bonitão com a fachada toda ornamentada cuja foto publiquei no início do post, o RESTAURANT FRITSCHI.
Como gostamos de experimentar cervejas diferentes quando viajamos, pedi a Hubertus, uma dunkel (escura) meio amarga. Gostei, mas não achei nada de mais.
Nossa refeição estava deliciosa!!!! O Marcelo pediu raclette, que já veio montada no prato acompanhada por batatas, picles e cebolas em conserva.
Eu optei pela batata rösti coberta com queijo raclette, gorgonzola e feta… uau!!!! Foi um dos pratos que mais gostei de comer na Suíça: a mistura dos queijos com a batata estava simplesmente divina!!!!
Depois do farto jantar, caminhamos mais um pouco antes de voltar ao hotel e passamos por esse restaurante especializado em fondue que tinha mesas bem interessantes em sua parte externa.
Fotografei os detalhes de uma das mesas coletivas. Havia uma panela de fondue no meio do tampo e vários espaços para garfinhos em sua borda. Baldes de gelo ficavam apoiados em cavidades no pé da mesa. Imagino que o cesto de palha do lado esquerdo sirva para acomodar os pedaços de pão a serem mergulhados no queijo derretido.
No dia seguinte, fizemos o checkout no hotel e deixamos as mochilas no guarda-volumes da estação de trem porque passaríamos toda a manhã em Lucerna antes de embarcarmos para Zurique.
Nós já havíamos visto o Leão escupido na pedra (Löwendenkmal) no dia anterior, mas o fotografamos com sol e não gostei muito do resultado. Havia muitas sombras ofuscando essa obra de arte sensacional, que foi feita em homenagem às centenas de guardas suíços massacrados em 1792 durante a Revolução Francesa.
Acima da escultura, há a inscrição Helvetiorum Fidei ac Virtuti ("à lealdade e bravura dos suíços"). O leão moribundo é representado empalado por uma lança, cobrindo um escudo com a flor-de-lis da monarquia francesa; ao seu lado encontra-se um outro escudo com o brasão de armas da Suíça. A inscrição por debaixo da escultura lista os nomes dos oficiais, e o número aproximado dos soldados que morreram (DCCLX = 760), e sobreviveram (CCCL = 350).*
*Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B6wendenkmal
O portal de entrada para a estação principal de Lucerna é muito bonito, mesmo debaixo da chuva além do tolerável que encontramos pela manhã.
Aproveitamos o mau tempo para encontrar abrigo no Museu de Arte de Lucerna, espaço gigantesco construído dentro de um edifício ultra-moderno e transparente com elevadores panorâmicos, espelhos d´água etc.
Não entramos no museu, mas a fachada já nos deixou deslumbrados.
Quando a chuva diminuiu, nos embrenhamos novamente no centro histórico e registrei algumas construções, praças e fontes bonitas, como as das fotos acima.
Passamos pela antiga fortificação medieval da cidade, de onde é possível apreciar uma bela vista aérea quando se chega à Männliturm (torre), que infelizmente estava fechada no dia 31 de dezembro.
A loja de departamentos SCHILD ativou sua iluminação noturna durante o dia e registrei a fachada colorida antes de seguir para Zurique.
A última foto que tirei em Lucerna foi a da vitrine de uma confeitaria. As tortas de frutas estavam tão lindas e fartas que não consegui resistir: parei, cliquei e fiquei com água na boca.
No início da tarde, pegamos o trem para Zurique, onde nossos amigos Carmen e Thomas nos esperavam na estação… mas essa história fica para a parte final do resumão das férias na Suíça.
Um beijo pra todos com votos de um dia especial!!!!
27 comentários:
como amo seus post,suas fotos,posso te afirma que tal como um livro quando leio seus posts eu consigo viajar com vc kkksss...bjs...
http://blogtopodendo.blogspot.com/
Katinha !!!!!
Seu post mais uma vez é maravilhoso !
Consegui até sentir o frio que vcs estavam sentido, graças aos seus comentários detalhados. Os queijos e as batatas, hummmmmmmmm!!!!! de dar água na boca ! A foto noturna ficou maravilhosa...enganou a máquina direitinho, rsrsrssrsrsr. Um beijo bem grande e estou aguardando os relatos finais da viagem.
Kátia,
Seus relatos são maravilhosos e cheios de detalhes, fazendo com que a gente viaje junto com vc.
Conheço pouco da Europa, mas sei que é de enlouquecer com a arquitetura e od desenhos. Dá vontade de fotografar td. Adorei o prédio do Restaurante. Seria capaz de ficar horas ali, admirando e fotografando o s detalhes!
Sexta feira tudo certo, não é? Amanhã nos falamos via email!
Bjão e um dia muito criativo para vc!
Esta sua série sobre a Suíça é um dos melhores relatos sobre o país que temos na web. Parabéns! Estou aguardando o capítulo final! Adooorei! Beijão!
Sílvia | Matraqueando
Adorei, que lugares maravilhosos, os desenhos nas paredes então uma arte!
Linda viagem, adorei...
bjs
Oi, Kátia.
Lindas as fotos, mas só de ver já tenho calafrios, não suporto frio.
Passa lá no blog, estou sorteando uma bolsa.
Beijos,Kátima.
Nossa, Sílvia, vc me deixou toda boba!!!!!!!!!!!! Sou super sua fã e fui correndo contar pro Marcelo que a nossa ídola fez um comentário elogioso no post de hoje!!!! Sério, nós dois te admiramos muito e foi o Marcelo que me apresentou seu blog maravilhoso!!!! Uhuuuuuu, ganhei o dia!!!! MUITO OBRIGADA MESMO, fico feliz que tenha gostado do post! Agora vc me deixou tensa... tenho que caprichar na parte final que ainda nem comecei,rsrsrsrs! Beijão!
Cada vez que venho aqui e leio um post sobre essa viagem fico pensando em como quero juntar tudo e mudar para lá agora!
Amo o frio e ano que vem minhas viagens serão mais para a Europa e menos para destinos exóticos.
Ah!! E quero participar da promoção para ganhar ilustração, amo o que você faz!
Beijos!
Oi, Bonfinha,
Ótimo post, lindas fotos, descrição detalhada, fui junto...conheci tudo, me encantei com cada fachada, cada floco de neve,rsrs!
Amei!!! Parabéns!!!
Beijos!
Olá Katia! Realmente viajamos nesta fantástica férias com você, conhecer outros lugares é muito bom! É um banho de cultura que não é esquecido jamais, sempre com o gostinho de quero maisss.Obrigada por compartilhar conosco. Tenha um bom dia. Bjim!!
Att: Dorath
Oi Katia!, Sempre acompanho timidamente seus post´s,acho que nunca tinha feito um comentário por aqui, mas posso dizer que ja conheci o mundo, só de ler seus relatos com tanta riqueza de detalhes. E aquela escultura do leão? Me diga o que é aquilo de tão lindo!? Que bom que você voltou no dia seguinte para fotografá-lo! Fantástico!!! Parabéns!
Amei a Suiça. Acho que deve ter sido uma viagem incrivel. Vou aguardar a parte final com muita ansiedade. Bjus.
que lugar incrível...as fotos ficaram lindas..
www.stetica.net
bjos
Olá,
O Blog Ideias Ideais (http://maisideiasideais.blogspot.com/) está de volta com muitas novidades.
Lá estamos compartilhando informações sobre moda, decoração, viagens e também trocando receitas.
O Blog também está servindo de diário para a noiva aqui que posta todas as novidades que vê por aí sobre casamentos e compartilha as angústias.
Venha conhecer e participar!
Isa Alves
Oi Kátia, tudo bem?
Suas viagens independente do local, são sempre cheias de glamour e nos fazem querer sair correndo pra ir também.
Você consegue nos transportar junto com você para estes lugares.
Suas fotos belíssimas, seus comentários bem escritos mostrando o que tem de verdadeiro e bom, e também o que não é tão bom assim.
Parabéns por nos brindar com tamanha maravilha.
Bjo e boa noite.
Lindas imagens, Kátia. Você que já ganhou no sorteio da Lella, passa lá no meu blog que tem um sorteio fofo. Quem sabe a sorte não sorri para vc de novo?
beijos
Gláucia
www.repletodevida.blogspot.com
Kátia, que delícia de viagem!!! a forma como relata e as fotos nos deixam com vontade de estar lá!!! as fotos ficaram maravilhosas, admiro os detalhes tbm amo fachadas medievais, tenho a sensasão que já estive lá, rsrsrs
Estou aguarando o resumão anciosamente.
Bjsssss
Nem sei por onde começo...
Bonfa não se estou acreditando no convite, se fosse por e-mail pensaria ela enviou p/ e-mail errado rsrsrs, nossa que privilégio aparecer aqui! Super grata por antecipação! Depois combinamos...
Adoro suas narrações de viagem é tipo aquele kit completo "cama, mesa e banho" rsrsrsr Apaixonada pelas fachadas, nunca vi nada igual! Estou me planejando para 2013 ir na Holanda (tenho parente lá...) aproveitarei e farei um tour pela Europa, principalmente pelo interior...
Um dia maravilhoso p vcs!
Beijãooooooooo
Oi Bonfa!
Essa vista da ponte, das fachadas do centro histórico, é muito européia, né???...
E as fachadas decoradas dos prédios, tudo muito detalhado...muito bonito!!
Ahhh...e as fotos noturnas ficaram ótimas...uma outra cara da cidade!!
E gostei muito das tortas da última foto..!! Hummmm..
Beijos!
Realmente este é um lugar lindo para viajar e as fotos ficaram maravilhosas.
beijos :o)
Bonfa, concordo com a Silvia, sua série é o melhor relato e dicas da suíça q já vi na net.
Tantos detalhes, tantas imagens lindas q dá muita vontade de estar lá e programar para as próximas férias.
Parabéns para vc e Marcelo por nos brindas com tanta coisa bonita.
Bjs. ;D
Katia,querida!Que delícia de viagem,gosto do seu olhar e das coisas que pesquisa.
Além de todos os lugares,dessa paisagem quase surreal da neve(para nós brasileiros),das fachadas,me encantei por aquele leão e aquela família na ótica.
Mostram a diversidade que uma viagem nos proporciona!
bjs
Katia!
Você pegou muiiiitttaaaaa neve. Vixe Maria.
Os trens param quando a neve é demais. E, a gente fica sem saber o que vai acontecer... meio tenso...
Mas, na Suiça tudo funciona com prefeição.
Que país encantado. Adoro tudo... os queijos, os chocolates, a organização, as fachadas desenhadas.
Pelo teu jeito nas fotos deu para ver que foi uma ótima viagem.
Lindo post.
Beijos
Claudia
Katia é isso ai a vida é para ser vivida e da melhor maneira possível,aproveite e nos presentei com esta lindas imagens,bjssss
Katia é isso ai a vida é para ser vivida e da melhor maneira possível,aproveite e nos presentei com esta lindas imagens,bjssss
Que bom recordar todos esses lugares atraves das tuas fotos...
Ateh ensei em entrar em contato contigo quando estivemos semana passada no Rio de Janeiro, mas como estas sempre viajando deixei para outra oportunidade.
Agora estamos em Monteviedeo, revendo essa linda cidade...
abs,
De encher os olhos, o coração e a alma!
E a descrição é perfeita! =)
Bjs
Postar um comentário