Um dos lugares mais surpreendentes que conheci recentemente foi o centro budista KHADRO LING em Três Coroas, no Rio Grande do Sul. Como havíamos estado em Gramado e Canela há dois anos durante o Carnaval e adoramos a experiência, decidimos voltar não só para rever essas duas lindas cidades, mas também para conhecer outros lugares nos arredores.
Eu tinha visto uma foto do templo principal no GUIA DO VIAJANTE NO RIO GRANDE DO SUL, que levamos no passeio, mas o que eu não sabia é que essa construção faz parte de um complexo muito maior do que eu imaginava. O Khadro Ling é, na verdade, um centro budista que também conta com vários outros monumentos em estilo arquitetônico tibetano. Uma comunidade de praticantes mora no local e em suas terras fica o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina dedicado ao ensino e à prática do budismo.
Logo depois que estacionamos o carro, fomos instruídos a seguir para a recepção a fim de assistirmos ao vídeo institucional no qual a atriz Lucélia Santos narra a história do guru Rinpoche e da construção do templo, além de explicar alguns fundamentos básicos do budismo.
O budismo prega que trazemos em nós uma fonte inesgotável de compaixão e sabedoria, mas a encobrimos com medos, frustrações e atitudes negativas. Para entrar em contato com nossa essência e alcançar a paz interior, devemos cultivar atitudes positivas como generosidade e disciplina.
O templo abriga sessões diárias de meditação, retiros e ensinamentos. Começamos a visita por esse edifício e, em respeito às pessoas que estavam meditando, tiramos os sapatos, desligamos os celulares e contemplamos a cerimônia silenciosamente por menos de 2 minutos, tempo suficiente para que eu ficasse deslumbrada com a qualidade e a quantidade de detalhes das pinturas do grande salão.
As rodas de orações são cilindros preenchidos por rolos de papel nos quais milhões de mantras são impressos. Os budistas acreditam que quando uma roda é girada, os mantras contidos em seu interior são recitados simultaneamente, tendo suas bençãos levadas pelo vento que se encarrega de espalhar a paz e a harmonia pelo mundo.
As bandeiras de oração tem um significado parecido e em seu tecido também estão escritas orações que são irradiadas pelo vento.
As estupas são monumentos que representam a mente iluminada de Buda.
Na casa das lamparinas são feitas oferendas de luz com o objetivo de purificar a ignorância dos seres humanos dando lugar à clareza e à sabedoria.
Estátua de Padmasambava, mestre que levou o budismo ao Tibete.
Estátua do Buda Akshobia.
Fonte de Tara Verde, uma das deidades do budismo tibetano.
Além do templo principal, descobrimos que no complexo há um segundo templo idealizado pelo guru Rinpoche, o Terra Pura de Padmasambava.
Artistas e lamas do Nepal e Butão vieram morar no Khadro Ling para decorar e abençoar o prédio durante sua construção.
A quantidade de detalhes é impressionante. Eu que adoro pinturas cheias de minúncias e fachadas cheias de recortes, fiquei encantada com esse templo: quanta paciência e dedicação!!!!
A construção de uma estrutura tão elaborada e incomum foi feita para inspirar aqueles que a vêem ou que se lembrem dela, e para ressaltar nossa própria riqueza de potencial interior.*
*Fonte: http://padmasambhavapureland.com/terrapura.php
A arquitetura deste templo é baseada em uma réplica localizada em Kongpo, no Tibete. Os três andares têm muitas estátuas e pinturas que representam os habitantes iluminados do palácio celestial. Cada estátua é preenchida com rolos de mantras e incenso em pó, o que confere uma potência consagrada às imagens.*
*Fonte: http://padmasambhavapureland.com/terrapura.php
O Marcelo adora fotos panorâmicas e registrou a vista lá de cima, que é sensacional e parece convidar o visitante à meditação. Na loja do centro budista, encontramos livros, incensos e objetos decorativos.
Acho que o passeio vale muito à pena e é mencionado em diversos guias turísticos, sendo uma das atrações mais visitadas na serra gaúcha atualmente. O endereço do centro budista é o seguinte: Linha Águas Brancas, 1211 Cx. Postal 121 CEP 95660-000 - Três Coroas - RS – Brasil. Telefone: (51) 3546-8201.
Para saber mais sobre a história do Khadro Ling e do budismo, além das indicações de como chegar ao local e os horários de visitação, basta acessar o seguinte link:
Um grande beijo pra todos com votos de um dia de muita paz!!!!!!!!!
21 comentários:
Bom dia, com muita paz!
bjs ;)
Bonfa,
Que lugar encantador e cheio de PAZ!
Um beijo
Lindas fotos, tudo maravilhoso, adorei...
Conhecer lugares assim é bom demais.
Bjs e boa Quarta Feira
Bom Dia, que Lugar lindoo,
Otima Quarta feira!!!!
bjsss
Nossa, que lugar lindo e cheio de detalhes...
e essas fotos maravilhosas.. coisa d profissional...
em todas as suas viagens, vc tira fotos encantadoras... fico admirada...
parabens
bjos
Bárbara
oie flor!
Esse lugar é incrível mesmo, amei demais ter conhecido, quase que nos encontramos lá né?
bjo =)
Que legal! Adorei conhecer esse lugar através dos seus olhos!
Jamais imaginaria um lugar assim no Brasil...
Beijo
Que legal! Adorei conhecer esse lugar através dos seus olhos!
Jamais imaginaria um lugar assim no Brasil...
Beijo
Estive no Templo Budista no ano passado, e foi uma das melhores coisas da minha viagem a Gramado. Ah, e eu coloquei uma foto dessa plaquinha de formigas no meu post também... hahahaha! Aqui, ó: http://www.matraqueando.com.br/templo-budista-de-tres-coroas-o-tibete-mora-aqui
Foi maravilhoso rever o lugar através dos seus olhos! Bjs!
Olá !!!
Agora fiquei triste ... Quando fui em Gramado, meu esposo falou que tinha um templo budista nos arredores. Queríamos conhecer o lugar, mas não tivemos tempo de ir ... Agora vendo essas fotos penso que poderíamos ter trocado algum passeio por esse ... muito lindo o lugar !!!!
Bjos,
Sandra Mara
Apesar de eu ser do RS, nunca entrei no templo budista... Quando fui pra três coroas (pra visitar as cachoeiras) ele estava fechado. Vou ter que fazer o esforço e ir lá de novo hehehe. Super beijo!
Oi Bonfá!!!
Que linda viagem!!! Faz bem para a alma e para o coração... E sem dizer para os nossos olhos...
Obrigada por deixar um pouquinho das suas lembranças com a gente...
Beijinhos!!!
Muito lindo mesmo.. nem parece aqui no Brasil!
Beijos
Que lugar mais lindo.Não sabia que existia um lugar assim aqui no Brasil. Bjus.
Que bonito, aposto que isso lhe deu muitas inspirações para artes e festinhas, certo?
Espetacular! Que lugar lindo!
bjs.
Que linda você e esse lugar, parabéns, bjos.
Oi, Katinha,
Que lugar mais lindo! preciso conhecer, fiquei encantada!!!
Beijos!
Que lugar lindo! O post me transmitiu muita paz. Beijos, Paula
Ficaram LINDAS as fotos, Bonfinha!
Arquitetura, cores e detalhes surpreendentes!
Adorei.
Beijo.
Oi Bonfa!
Eu fui visitar a trabalho o Templo Budista Odsal Ling que fica aqui na cidade de Cotia, próximo a São Paulo.
E lá tbm tem a ver com o Guru Rinpoche, não sei se é como se fosse uma "filial".
Mas o Odsal Ling é muito lindo tbm e bem colorido, como esse que vc visitou!!!
Segue o link do vídeo que fiz aqui para o meu trabalho: http://www.youtube.com/watch?v=FjwDc91lFxI (as imagens e edição são minhas! =) ....)
Beijos!!
Postar um comentário