quarta-feira, 9 de maio de 2012

Minhas descobertas artísticas e gastronômicas no charmoso bairro de Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis-SC

Estivemos duas vezes em Santo Antônio de Lisboa nos últimos meses. A primeira foi em setembro de 2011, quando conhecemos e nos apaixonamos por Florianópolis. Na época, decidimos voltar assim que encontrássemos uma boa promoção de passagens aéreas e, alguns meses depois, o Marcelo me mandou um e-mail urgente perguntando se poderíamos viajar nos dias 17 e 18 de março. Como eu não tinha nenhum compromisso familiar, topei na hora!

O bom de voltar a alguma cidade é que, já tendo visitado boa parte das atrações turísticas, podemos optar por fazer novas descobertas ou retornar com calma aos lugares que mais gostamos. Fizemos as duas coisas, mas o final de semana passou tão rápido que ficamos com vontade de voltar uma terceira vez, rsrsrs!

O mês de março é considerado uma ótima época para visitar Florianópolis porque, passado o Carnaval, o trânsito flui melhor, as praias não ficam lotadas e os restaurantes não tem grandes filas na porta.

Santo Antônio de Lisboa foi fundado por imigrantes açorianos que, por sua localização no território português, já possuíam intimidade com o mar. O bairro conserva traços históricos dessa colonização, é lar de muitos pescadores e possui um ar pitoresco e bucólico, abrigando a simpática Igreja da Nossa Senhora das Necessidades (foto acima).

Na nossa primeira visita a esse cantinho que mais parece uma pequena cidade do interior, paramos para algumas cervejas e petiscos no ARMAZÉM DA VILA, um bistrô charmoso e aconchegante. Perguntei ao simpático proprietário se eu poderia fotografar o ambiente e ele disse que sim. Em seguida, conversamos longamente sobre a história da região.

Cada mesa que fica na varanda possui um azulejo pintado com uma frase simpática, resgate de uma tradição que me lembra muito os quadrinhos que meu bisavô português pendurava nas paredes de sua casa.

Eu gosto muito da combinação de madeira + fibras naturais + padronagens + ferro + vidro, e por esse motivo, adorei a decoração do Armazém da Vila.

O tecido listrado e as luminárias vermelhas quebram a hegemonia dos tons amarronzados da madeira das mesas, do piso e das cadeiras. Os nichos brancos nas paredes também ajudam a clarear o ambiente e exibem antiguidades como relógios, ferros de passar roupa à carvão, telefones, rádios etc.

O cair da noite no bairro me lembrou a participação da Dani Lara aqui no Bonfa Convida e suas lindas fotos que tem como tema o céu. É uma delícia observar como a luz vai mudando em poucos minutos e afeta diretamente tudo à sua volta como o mar, a areia, as árvores, os barcos, as pessoas…

As fotos acima foram tiradas na nossa segunda viagem a Florianópolis, enquanto passeávamos por Santo Antônio de Lisboa poucas horas antes de embarcar de volta ao Rio. Infelizmente não registrei nosso jantar, a não ser pela terceira foto desse post, mas gostaria de destacar o restaurante/café/centro cultural COISAS DE MARIA JOÃO. Trata-se de um agradável espaço com decoração rústica e criativa, onde experimentamos um suculento risoto de tomate e manjericão. O Marcelo encontrou um ótimo post dos DESTEMPERADOS sobre o lugar:

http://www.destemperados.com.br/2012/03/15/coisas-de-maria-joao-gastronomia-e-cultura-local/

Depois de ler esse relato, me arrependi de não ter pedido sobremesa porque os doces pareciam mesmo deliciosos!!!!

Outra descoberta interessantíssima foi o ATELIER SANTO DE CASA, que me chamou a atenção antes mesmo de eu sair do carro. Da outra vez em que estivemos na cidade, o atelier estava fechado e parecia uma casa simples, sem muitos atrativos. Mas quando vi as portas abertas, uma explosão de cores me atingiu em cheio…

… de fora para dentro…

… e de dentro para fora.

Fiquei doida com a quantidade de peças alegres e criativas. O que mais gostei foram as pinturas em madeira com tinta acrílica, que deixa as cores bastante vibrantes. Reparem na paisagem que se descortina nas janelas. Que incrível fonte de inspiração!!!!

Não são fofos esses banquinhos? Me segurei pra não levar a sereia pra casa…

Até o balcão onde fica o caixa é cheio de estilo!!!!

Vocês pensaram que só porque não comprei o banquinho eu iria deixar de levar um pedacinho desse lugar charmoso pra casa? Esse quadro foi o que mais gostei e reacendeu uma vontade antiga que nunca coloquei em prática: a de aprender a pintar com minha mãe. Ela pinta tela, porcelana, madeira e também faz mosaico há décadas. Não sei se vou me empolgar com essa nova atividade, mas como saber sem experimentar, né?

Eu nunca imaginei que gostaria tanto de blogar e confesso a vocês que foi uma grande surpresa me descobrir tão envolvida com o mundo virtual. Na época, minha rotina era casa-trabalho-casa-cama e, para espairecer, eu planejava as férias. Era só o que eu fazia e sentia uma falta imensa de um hobby, de algo que me desse prazer no cotidiano e que fosse uma válvula de escape. Tentei pintura em cerâmica, mosaico e dança do ventre, mas nada me ofereceu tanta satisfação quanto o blog!!!! Por isso prometi a mim mesma que vou experimentar a pintura sem muitas expectativas e ver no que vai dar.

Um beijo enorme  com votos de uma semana coloridíssima!!!!

Bonfa ass

27 comentários:

Bia Jubiart disse... [Responder comentário]

Bonfa, vir aqui é sempre uma festa p/ os meus olhos!

Tudo lindo! Porém também babando no Atelier... Que explosão de vida através das cores, adore!

Um dia maravilhoso p/ vcs!

Beijossss

Unknown disse... [Responder comentário]

Adorei tudo, como disse a Bia aí em cima:explosão de cores e criatividade!
Fiquei curiosa para conhecer o lugar.
Mas, mais curiosa ainda fiquei para ver sua primeira tela! Mão na massa, garota!Pintar é uma liberdade de expressão inigualável.Tb tenho que tomar vergonha e voltar nas minhas arterices!
bjos

Tutitati disse... [Responder comentário]

Oi, lindinha! Sabe que sou super suspeita para falar de floripa, né? Amo tudo por aqui e não são poucas vezes que me pego, fando em voz alta no carro, vendo a paisagem, que AMO MORAR AQUI! Estou torcendo para vcs voltarem logo para a terceira visita a cidade. bjs pra vcs

Tutitati disse... [Responder comentário]

Oi Lindinha! Sabe que sou suspeita para falar de Floripa, né? Amo tudo neste lugar e não são poucas às vezes que me pego falando em voz alta, passeando pelas paisagens, QUE AMO MORAR AQUI! Esperamos que vcs voltem logo para a terceira visita! Bjs pra vcs

Luana Peçanha disse... [Responder comentário]

Simplesmente perfeitooooo!!!!
Bjs mil

Beth/Lilás disse... [Responder comentário]

Bom dia, Bonfa!
Amei conhecer este lugar através de suas lentes! Não conhecia e já vou anotar aqui para uma possível viagem dentro do Brasil.
A foto de dentro da lojinha, vendo o mar como pintura, é simplesmente fantástica.
beijos cariocas

Marta disse... [Responder comentário]

Que lugar fofo.. adorei a lojinha.. super estilosa e super colorida!!!
E gostei tb por ter sido colonizada por portugueses..rsss
Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Tutitati Querida, estamos doidas pra voltar!!!!!! Vamos ver se conseguimos ainda esse ano pra marcar outro encontro! Beijão!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia Mergulhão Flavinha, vou ter que esperar o fim de semana pra ter as aulinhas com a minha mãe, estou ansiosa pra começar a dar as primeiras pinceladas! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Beth/Lil�s É lindo mesmo, Beth! É um cantinho charmoso para onde tenho vontade de voltar muitas vezes! Beijão!

Day Ribeiro disse... [Responder comentário]

Katia, se joga na pintura!!Menina, você é tão talentosa, ilustra M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-M-E-N-T-E bem, que eu até já imaginei aqui telas feitas para quarto de bebê com suas ilustrações pintadas! Vamos lá, eu apoio!! Acredito em você!!

Meu emagrecimento disse... [Responder comentário]

Oi.
Adorei saber que tu veio visitar minha cidade.
Floripa é linda e tu deves voltar sempre.
Beijinhos

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfinhaaaaa! Que delícia de post!!! Adoro quando voce traz essas lojinhas de design e produção artesanal! Nossa, já até falei numa das nossas trocas de email sobre essa paixão que temos em comum!

Deu muita vontade de visitar esse lugar! Adoooooro lugares assim e aqui na Argentina quando voce vier, tenho algumas sugestões! :D

Muito obrigada pelos seus coments lá no blog! Eu estava ansiosa esperando voce chegar de viagem, pois quero falar sobre algo contigo. Vou mandar e-mail OK?

E sobre a pintura...olha, eu acho que voce vai gostar. Mas voce está fazendo certo, começar sem expectativas. Quem sabe não surge uma paixão com essa nova modalidade de arte? ;)

Um beijao!

Day

Liliane disse... [Responder comentário]

Katia, que saudades, senti sua falta.
Que passeio maravilhoso esse heim, e esse atelie santo de casa,adorei.
Obrigada pelos elogios no meu blog.
Um grande beijo.
www.caminhodagula.blogspot.com

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Day Day, querida! Já vi que o e-mail chegou, estou de saída, mas leio com calma amanhã!!!!! Um grande beijo!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Day Day, querida! Já vi que o e-mail chegou, estou de saída, mas leio com calma amanhã!!!!! Um grande beijo!!!!

Gina disse... [Responder comentário]

Pode ter certeza que irei lá um dia, ainda mais que minha filha está morando em Floripa!
Já tinha vontade de conhecer, agora mais ainda.
Bjs.

Chef Daniel Deywes disse... [Responder comentário]

Olá Kate,

Que bom que voltou, tava muito sumida ... Fez boa viagem? Viajar é bom né, eu ainda fico no meu cantinho, com crianças pequenas não me animo sair para longe.

"Morei" por dois meses em Floripa, quando fui ajudar um amigo que se mudou para lá, e fiquei esses meses conhecendo esse lugar maravilhoso. Eu me apaixonei também, até voltei com aquele sotaque rápido deles rsrsrs Não cheguei conhecer esse bairro, fiquei mais na Joaquina mesmo rsrsrsrs

Beijão, a gente vai se falando

Dani

Carla Cristina Alves disse... [Responder comentário]

oi katia, amei as fotos! minha cidade é muito linda mesmo, né?
e são tantos lugares legais aqui pra conhecer não é mesmo?
um beijo e volte pra curtir mais!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Bonfa,
Muito romantico e aconchegante os lugares que você mostrou de Floripa. Não conheço ainda, mas tenho planos para conhecer com toda certeza.
Muito lindo Bonfa.
Você deveria fazer um post ou uma aposta dos leitores advinharem quantas cidades você já foi, isso incluindo cidades.
Bjos!

YES we Cooking disse... [Responder comentário]

Eu AMO floripa, já fui 3 vezes e já penso na próxima, pois sou louca por ostras e se deixarem como até no café da manhã por lá rsrs
Amei as dicas pois vejo que ainda tenho muito a conhecer por lá. Vai servir de guia na próxima ida
Beijão

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Lindas, lindas, lindas as fotos do entardecer!!! Lugar maravilhoso! Floripa é tudo de bom!
Beijocas, Angie

Renata Crispim disse... [Responder comentário]

Que legal que vc veio novamente aqui para Floripa. Volte logo, tem muito mais coisas lindas para ver! Além da ilha, temos verdadeiros santuários e lugares maravilhosos nos municípios vizinhos que fazem parte da chamada região da GRANDE Florianópolis.
Beijos!!!
Renata

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Que fotos mais lindas, amiga! Quando fui ao Sul, só passei pertinho de Floripa, preciso voltar pra conhecer!
Amei as fotos do ateliê, que coisa mais alegre e colorida! apaixonei-me pelos banquinhos! Ownnn! Que amor!
Beijão! Acho que dia 30 de junho tá certo, né?

RENATA RZ disse... [Responder comentário]

Bonfaaaaa

estou querendo ir para Floripa e adivinha aonde eu vim pegar dicas???

Beijinhos green

RENATA RZ disse... [Responder comentário]

Bonfaaaaa

estou querendo ir para Floripa e adivinha aonde eu vim pegar dicas???

Beijinhos green

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@RENATA RZOba, renata! Que legal! Menina, eu adoro FLORIPA!!!! Fomos 3 vezes lá, mas os posts tem pouca informação. Quero muito fazer novos posts sobre a ilha com mais atrações que visitamos!!!! Espero ter tempo de concluir esses relatos em breve! Beijos!

Related Posts with Thumbnails