segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Brunch do Dia das Mães

mix

Decoração da mesa principal

coro3

Decoração do buffet

Amuse bouche de queijo de cabra envolto em gergelim preto

Antes de entrar de férias, eu havia feito a ilustração e preparado as peças gráficas contendo a identidade visual para o Brunch do Dia das Mães, já imaginando que não haveria tempo suficiente para isso na volta. Eu tive uma semana para organizar a festinha e comecei listando todos os ítens de mercado que precisava comprar. Em seguida, separei as louças, talheres e copos que seriam usados e posicionei-os na mesa de jantar e no buffet.

O buffet fica perto da porta de entrada da sala e é sempre o primeiro lugar para onde meus convidados dirigem o olhar quando chegam ao apartamento. Por esse motivo, eu quis que esse espaço fosse o “cartão de visitas da festa” e me preocupei em usar somente louças pretas & brancas, ons tons que escolhi para o evento. Na medida do possível, preparei entradinhas nas mesmas cores, conforme vocês poderão conferir a seguir.

Vocês lembram dos meus copinhos porta-ovos que mostrei NESSE POST? Eu não como ovo e queria servir outra coisa nessas peças. Depois de considerar algumas possibilidades, tive a ideia de preparar um amuse bouche de queijo de cabra envolto em gergelim preto.

O aperitivo já vem temperado nesse formato de bolinha e bastou encher um pires com o gergelim, que grudou facilmente no queijo, para obter minha primeira entradinha P&B.

A ideia para a segunda entradinha surgiu quando vi uma caixinha de vol-au-vents com 12 unidades da marca FARINHA MÁGICA no mercado PÃO DE AÇÚCAR. Eu já os havia experimentado em outras festinhas com diferentes recheios e aproveitei o que sobrou das bolinhas de queijo de cabra aperitivo para recheá-los.

Há dois meses, meu pai reuniu alguns amigos e abriu um pote de caviar. Como eu já estava me programando para o Dia das Mães, pensei que poderia usar a iguaria de alguma maneira porque, mesmo não sendo muito fã das ovas de peixe, eu adoro sua textura. Encontrei um potinho no mercado ZONA SUL e finalizei o canapé com um pouco do caviar, obtendo assim um vol-au-vent preto e branco, servido em colheres de degustação nos mesmos tons.

O belisquete seguinte foi inspirado na nossa recente viagem à Grécia. Eu simplesmente adoro queijo feta e tapenade de azeitonas pretas, duas iguarias típicas com as quais nos deliciamos quando estivemos por lá. Encontrei o queijo coalhado, feito tradicionalmente com leite de cabra e de ovelha, no HORTIFRUTI e a tapenade (azeitonas, alcaparras, azeite e alho) no PÃO DE AÇUCAR. O queijo cortado em quadradinhos serviu como base para a tapenade.

Se eu quisesse ser mais radical, teria comprado pastinhas de azeitonas pretas, queijo roquefort e alho, a fim de manter as entradinhas nos tons da festa, mas decidi escolhê-las pelo sabor e optei pelas de berinjela, tomate seco e alho com aipo, acrescentando assim um toque de cor ao buffet. Essa foi a primeira vez que misturei pastinhas dentro de um mesmo recipiente e gostei do efeito. Também foi a primeira vez que usei os lindos pratos pretos da CASA DA CLAUDIA.

Na mesa principal, coloquei somente louças brancas para abrigar os belisquetes, com a exceção da sobremesa, que foi servida em taças de vidro. Eu havia pensado em cobri-la com uma toalha preta de bolinhas brancas ou branca de bolinhas pretas, mas assim que comecei a posicionar as peças na mesa, gostei do contraste com a madeira escura e considerei o resultado elegante.

Esse espaço foi destinado às comidinhas mais “consistentes”, como pães variados, queijos, frios (pastrami, peito de peru e lombinho defumado), biscoitos amanteigados salgados e uma quiche de frango com catupiry. Ao invés de colocar grissinis em taças de vidro, como normalmente faço, aproveitei a oportunidade para experimentar os folhadinhos de provolone do mercado FARINHA PURA, que fizeram o maior sucesso quando saíram do forno quentinhos e crocantes.

Os queijos que escolhi para essa festinha foram o Emmenthal, o Brie e o Saint-Paulin. Esse último estava delicioso, mas seu cheiro fortíssimo acabou enfraquecendo o aroma de caramelo com baunilha que coloquei no difusor para perfumar a sala.

Eu havia trazido essas duas pastinhas OLIVIERS & CO. da viagem à Suíça e estava esperando uma oportunidade especial para degustá-las junto com a família e/ou amigos. Enfim esse dia chegou, mas confesso que eu não me animei com os sabores, embora a de abobrinha com queijo de cabra tenha agradado a maioria.

Eu adoro essa petisqueira espiralada que minha mãe comprou no mercado EXTRA há vários anos. Ela é super versátil e já participou de muitas festinhas. Dessa vez, resolvi brincar com o contraste preto & branco, enfileirando algumas azeitonas dentro dela.

A sobremesa gelada de chocolate com geleia de abacaxi e maracujá + pedaços de fruta e chantilly ficou deliciosa e foi super fácil de fazer. Mostrei o passo a passo da receita NESSE POST. Para finalizar a decoração das taças, usei confeitos de chocolate crocante preto e branco, que combinaram com os tons e a padronagem de bolinhas da festa.

Em uma das extremidades da mesa de centro posicionei os talheres descartáveis que imitam metal e mostrei primeiro AQUI, além do saleiro, do moedor de pimenta, do porta-guardanapos, do porta-copos, dos pratos brancos e do menu para o Dia das Mães.

Imprimi um cardápio com frente e verso e separei a lista de belisquetes entre salgados e doces.

Para ajudar na identificação das comidinhas, criei plaquinhas com borda P&B e padronagem de bolinhas. Esse chocolate estava delicioso e é o mesmo que será oferecido como prêmio para o segundo lugar do CONCURSO DE RECEITAS COM CHOCOLATE PARA O DIA DOS NAMORADOS. Vocês já enviaram suas receitas com fotos? Estou esperando, hein????

Em uma das pontas do móvel onde fica a TV, separei todos os copos, canecas e taças que seriam usadas para servir os sucos de laranja e romã, além do café e do espumante.

Nas festinhas que faço em casa sempre tem lembrancinha para os convidados, isso já é regra, rsrsrsrs!!!! Dessa vez, eu não sabia o que fazer para presentear a minha família, apesar de haver comprado saquinhos de filó preto e de ter imprimido uma etiquetinha com a mensagem de agradecimento…

…mas eis que dois dias antes da festa, eu recebo em casa uma embalagem cheia de biscoitos artesanais em forma de roupinhas inspiradas na ilustração que eu desenhei para compôr a identidade visual do evento!!!!

Os lindos biscoitos da DOCE MARIA vieram bem embaladinhos e chegaram intactos aqui em casa. Não havia uma roupinha igual a outra e cada vestido, maiô ou coração tinham um detalhe diferente. Ameeeeeeeeeei o presente!!!! Obrigadíssima pelo mimo, querida Deise, as quatro mamães presentes na festa elogiaram bastante seu trabalho!!!!

Preenchi os quatro saquinhos com três biscoitos cada e deixei os outros na mesa de centro, para que os papais também pudessem desfrutar dos mimos.

Ah, esqueci de mostrar as rosas brancas que ofereci às minhas convidadas (minha mãe, minhas duas avós e minha irmã mais nova) assim que elas entraram em casa. Quando fui comprar os arranjos de flores para os cachepôs de bolinhas, vi essas rosas embaladas individualmente e não resisti. Sendo assim, teve lembrancinha da festa na entrada e na saída!!!!

mami

Mami não quis reproduzir ao vivo a posição da ilustração que desenhei em homenagem à ela, rsrsrsrs, mas tiramos essa foto juntas.

Deixo aqui um grande beijo pra todos vocês e, em especial, para a mulher mais importante da minha vida!!!! Entre erros e acertos, ela criou as três filhas da melhor maneira possível, com muito amor, carinho, dedicação e generosidade. Nunca vou esquecer os valores que minha mãe me passou e continuo querendo ser igual à ela quando crescer!!!!!!!!!!!!!!

Te amo e te admiro na mesma medida, Mami!!!!!!!!!!!!!

Bonfa ass

43 comentários:

Bia Jubiart disse... [Responder comentário]

Bom dia Bonfa!

Para variar tudo impecável! Os brindes ficaram um mimo.

Parabéns as mães presentes neste festim delicioso! Agora descobri porque a filha é bonita, tens uma mãe lindona!!!

Uma semana maravilhosa p/ vcs!

Bjoooooooo

Unknown disse... [Responder comentário]

Bom dia Bonfa!
Linda festa.Vc caprichou nos preparativos, decoração, lembrancinhas e no principal: muito carinho para as mães da sua família!
Um beijo carinhoso

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Muito lindo o Brunch para as pessoas mais importantes da sua família!
Uma pena que faltou sua outra irmã que nao mora aqui... mas deve ter sido lembrada, tenho certeza!!

Bjs e boa semana!

Claudia disse... [Responder comentário]

Tudo perfeito! Tudo lindo! A combinação preto e branco ficou chiquérrima, adorei!

beijos

PeuArt Ateliê Digital disse... [Responder comentário]

Bom dia Bonfá!!!

Amei tudo também! As azeitonas ficaram 10!!!

Amei a idéia de vc querer reproduzir a foto da ilustração! Uma pena mesmo sua mãe não topar! kkkkkkk

Bjo grande e uma ótima semana!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse... [Responder comentário]

CHIQUÉRRIMO E MUITO LINDO!
REFAZER A POSE DA ILUSTRAÇÃO RSRS BACANÉRRIMO!
MUITOS PARABÉNS

JoSefa disse... [Responder comentário]

Certamente sua mãe e irmãs mereceram todo esse carinho. Estava tudo muito, muito lindo e caprichado,!
Ao contrário de você eu AMO caviar. Procuro comprar nas viagens, porque aqui um de boa qualidade é muito caro. Delícia.... comi com os olhos, rsss

Tami Fonseca Sousa disse... [Responder comentário]

Ficou tudo pefeito...amei.
Parabéns pelo bom gosto.
Bjinhus e um lindo dia pra você.

Nathalia disse... [Responder comentário]

Oi Katia! Você sempre arrebenta, hein? O que mais me impressiona é o seu capricho e dedicação com as festas... Eu não consigo ser tão organizada e deixar tudo pronto com antecedência, apesar de sonhar todos os dias em melhorar minha organização. E, se a comemoração do dia das mães fosse lá em casa, eu com certeza não teria nem um terço das suas ideias. Ai, me ensina??? hehehehe

Parabéns, Katita, você é inspiração para gente, viu?

Beijo e uma linda semana para você!

Deise Sezerino disse... [Responder comentário]

Querida! Ficou tudo super bacana! Parabéns às mamães e a você pelo capricho! e obrigada sempre pelo carinho. bjss

Juliane - Ju Arte na Praia disse... [Responder comentário]

Bonfa, ficou tudo maravilhoso, como sempre! As cores escolhidas ficaram um luxo!
Beijos,
Ju

Lia Gloria disse... [Responder comentário]

Bonfa inspira!!!
Quanto capricho e bom gosto sempre!

Parabéns pela mãe gata! bjs

Julia Gabas disse... [Responder comentário]

Oi Katia! Ficou lindo!!! Parabéns! Amei o brunch, os detalhes e todo o carinho e homenagem à sua mãe!

Beijos!

ELY BRAGA disse... [Responder comentário]

Fiqueiiii com água na boca!!! rsrsrsr.
Muito lindo tudo que vc prepara, e o mais essencial disso tudo que o seu carinho, amor, sutileza, dedicação ficam impressos/registrados em todas as direçoes que meu olho percorrem atentamente.
Vc é uma inspiração!!!!
Mta luz!!!
Bjos carinhosos.
Ely

Remenry disse... [Responder comentário]

Puxa vida... Ficou tudo MUITO lindo! Cada detalhe, tudo se encaixou perfeitamente... Seus convidados devem ter ficado encantados mesmo! Parabéns, mais uma vez!
Bjo,
Renata Mendes.

Remenry disse... [Responder comentário]

Puxa vida... Ficou tudo MUITO lindo mesmo! Cada detalhe, tude se encaixou perfeitamente. Seus convidados devem ter ficado encantados mesmo! Parabéns, mais uma vez!
Bjo,
Renata Mendes.

Renata Benetti disse... [Responder comentário]

Kátia, você arrasa sempre!! Linda mesa. Bjs

Karen Kessler disse... [Responder comentário]

OI Kátia!!

Incrível... sua festa ficou linda... parabéns!!

Seu blog é uma linda fonte de inspiração.

Beijos,

Karen

Glau disse... [Responder comentário]

Lindo!!!! Como tudo que você faz.
Parabéns. Beijos.

K disse... [Responder comentário]

Festa deliciosa e inspiradora !
Eu, ao contrario de você, amo caviar.
Tenho uma relação boa com minha mãe mas não a admiro.Sei que é manipuladora, mentirosa e portanto não é digna de minha admiração. Tento ser igual ao meu pai, este sim , exemplo de honestidade ,bom humor e inteligência.

Milena disse... [Responder comentário]

Eu não me canso de ver suas festas,rs!!
São lindas,gostosas,elaboradas e calorosas!!
Os biscoitinhos estavam muito fofos!!!Agora vi realmente como eram,rsrs!!
E sua mãe sempre com esse sorriso,a la Bonfa,arrasando com o colar!!!Pelo que sei,conhecendo vc,sua mãe fez um ótimo trabalho.
bjs

Marta disse... [Responder comentário]

Nem preciso dizer que essa comemoração ficou mais que linda, né? Adorei as comidinhas e as cores! Ficou tudo super lindo e certamente gostoso. Tb compro muita coisa no Pão de Açúcar.. quando vou lá fico louca e tenho vontade de trazer tudo.. tem um aqui perto de casa que é grande e tem muita louça linda e a parte de guloseimas é de tirar o fôlego..rsss
Beijos

Sabrina disse... [Responder comentário]

sempre o mesmo capricho. bj

Unknown disse... [Responder comentário]

Suas mesas são super inspiradoras!!

Maria disse... [Responder comentário]

Adorei tudo, mas o que mais gostei foi a petisqueira caracol com azeitonas. Amei. Bjus.

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Que espetáculo!!!!!
Demais, demais, demais!!!!
Bjs

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Que espetáculo!!!!!
Demais, demais, demais!!!!
Bjs

Vicentina disse... [Responder comentário]

Que lindo, quanto capricho e quanta coisa boa.
Tenho certeza que todas as mães presentes ficaram muito felizes.
Parabéns!
Bjs e Boa Semana

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!

Como sempre muito capricho e criatividade!! E claro que eu adorei o espiral de azeitonas!!!

As suas plaquinhas ficaram parecidas com as tags que eu fiz para o meu casamento para colocar no retrovisor do carro, para as lembrancinhas e no convite dos meus padrinhos!!

Ah, e já estou seguindo seus passinhos tbm, essa semana fiz uma mesa de bolo para o aniversário da minha mãe...mas ainda é bem modesta!!! hehe..

beijos!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Muito obrigada pelo carinho e incentivo, meninas! A festinha foi organizada às pressas, uma semana depois do retorno de uma viagem de 25 dias... ufa! Foi cansativo, mas valeu a pena ver as mamães felizes!!!!!!! Um grande beijo!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, querida,
Tudo muito lindo! Adorei as ideias de uso do gergelim e do caviar pra complementar a decoração! Muito criativo!
Os biscoitos, hein? que lindos, muito graciosos nos saquinhos! Delícia de brunch!
Beijos!

veri disse... [Responder comentário]

Sua mãe de ter ficado muito orgulhosa de vc com esse Brunch .
Eu até to com vontade de fazer minha festa de aniversario em preto com bolinhas brancas. Aí quando vi esses biscoitinhos de vestidinhos achei o máximo .
Aproveito pra te convida pra uma visitinha lá no meu blog.
Dia de festa e só alegria.
Abraços.

Kelly Nomura disse... [Responder comentário]

Katinha querida faz tempo que não comento por aqui ...
Ta corrida a minha rotina ...
Final de período na faculdade (entrega TCC) ... affffiiii
3 beldades em casa um querendo mais atenção que outros ... kkk!!!
E ainda tivemos o falecimento do meu sogro na semana do dia das mães, muito triste...
...mas estou aqui rapidinho, num momento "relax" p mais uma vez parabenizar suas criações, sua mãe deve ter amado td isso.
bjs
Kelly Nomura-Manaus/AM

Dani Pivatelli disse... [Responder comentário]

Nossa! vc realmente arrasa fazendo isso!!! As mesas ficaram tds lindas e convidativas! E mt elegantes!

Já abri uma aba c/ a sobremesa: não podia perder!!! Foi a 1ª cosia q me chamou a atenção! rs

Parabéns pelo bom gosto e pelo capricho!

Déia Barros disse... [Responder comentário]

Fofurisses Total!! Amei!! `Parabéns pelo brunch!!!

dida disse... [Responder comentário]

Parabens!vc sempre faz tudo ficar incrivel,que decoração simples e chic!!amei!!bjao

Anônimo disse... [Responder comentário]

Que graça tudo! Como sempre, detalhes formando um conjunto de fofurices e bom gosto! Inesperado foi o efeito da mistura de pastinhas dentro de um mesmo recipiente! Que legal, hein? Beijos, Paula

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia estou proibida de passar por aqui! Grávida e cheia de desejos, são 6 hs da manhã e já estou querendo tudo que vejo por aqui! Quanta delicia......Há muito tempo vi um comentario seu em um Printable da Bird'sParty sobre uma festa de morangos, acabei realizando uma com este printable para duas irmãs por aqui, espero que também goste. Postei dia 3 Maio lá no meu Cantinho- cantinhodamaja.blogspot.com. Estou salivando por conta dessas pastas que vc colocou aqui!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Executiva de Panela Paula, que interessante seu comentário! Legal vc ter reparado nas pastinhas misturadas porque foi a primeira vez que fiz isso e gostei do efeito! Obrigada pelo carinho e elogios! Beijão!

Paula Fernandes disse... [Responder comentário]

Ficou tudo lindo. Amei!

Nine disse... [Responder comentário]

Katia... incrível acompanhar as suas festinhas! Adoro ver a dedicação e a preocupação com as misturas, os sabores, as texturas... você cuida de todos os detalhes de forma tão carinhosa que a gente fica com vontade de estar lá também!!!

Adorei a ideia de dispor as pastinhas no mesmo recipiente, ficou super diferente sem perder a praticidade!

Parabéns mais uma vez pela dedicação e capricho impecáveis!

Beijinhos

Anny (Cristiane) disse... [Responder comentário]

MARAVILHOSO!!! Como sempre, tudo impecável. Um dia alcanço esse nível. Parabéns pela organição de seus eventos.
panus&pratus.blogspot.com.br

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Adoro tudo que você faz! Quando crescer quero ser igual a você!
Uma mãe de ouro, filha de ouro!
Bjo grande
Léia

Related Posts with Thumbnails