sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Uma deliciosa seleção de comidas de boteco para uma festa temática

2

Minha convidada de hoje é uma simpática Chef de cozinha que preparou uma seleção de petiscos fáceis, rápidos e saborosos, que também são perfeitos para entreter os convidados em uma festa com o tema “boteco”. Já perdi a conta de quantos leitores do blog e amigos me pediram dicas para um encontro como esse, mas como eu nunca fiz nada parecido, não pude ajudá-los. Eis que surge a Bete Masi na minha vida e descubro que ela ministra aulas com esse tema específico!!!! Amei a ideia e a convidei para compartilhar com a gente uma seleção de seus petiscos preferidos. O mais interessante é que as comidinhas de boteco da Bete são charmosas e elegantes sem perderem aquele “quê” popular, informal e descontraído, típicos do “bar da esquina”. E ela não pára por aí: nesse post vocês vão encontrar dicas de como decorar a sua casa para o evento, que bebidas servir e o que oferecer como lembrancinha!!!!

Vamos conferir seu talento culinário?

bete

É com imenso prazer que hoje escrevo neste cantinho tão criativo e gostoso que é o Bonfa convida. Há uns dois anos que já acompanho este blog e por incrível que pareça toda vez que entro para dar uma “espiadinha” tem sempre algo novo, de muito bom gosto, com um grande efeito visual que não me permite dar apenas uma “espiadinha” e sim, percorrer todos os posts tranquilamente, devagarzinho como se eu estivesse comendo algo muito gostoso e que a cada mordida o sabor me surpreendesse. Parece que fazemos parte de cada festa contagiante que a querida Katia elabora... Por isso pra mim este blog é surpreendente a cada instante.

Bom, mas vamos às apresentações e o motivo do qual eu fui convidada..hahaha...Me chamo Elisabete mas sou conhecida como Bete Masi. Sou formada em Gastronomia já trabalhei como confeiteira, quituteira, e atualmente ministro aulas de culinária e trabalho como Personal chef. Bom, sabendo o tanto que a Katia gosta de festas e, principalmente de petiscos rápidos e gostosos, comentei certa vez com ela que tinha dado um curso com o tema “Boteco das mulheres” ao qual havia degustação de cervejas em harmonia com alguns petiscos. Pois bem, a Katia adorou e me convidou para dividir com vocês estas receitinhas. Como trabalho também de personal chef, sempre executo vários tipos de festa com temas e cardápios variados. Atualmente o tema “Boteco” esta em alta por possuir uma decoração simples, receitas práticas, rápidas e saborosas proporcionando uma festa muito descontraída. Hoje passo pra vocês algumas dicas de como montar uma festa com esse tema!!!!!

A decoração é parte importante da festa, pois é ela que vai dar identificação e personalidade ao seu tema. Para as mesas, explore tecidos como juta, chita, tecido xadrez. Utilize flores como girassóis, margaridas e gérberas coloridas nos vasos feitos com garrafas de cervejas. Espalhe porta-retratos pelas mesas com frases especificas de boteco como:

“FIADO NEM PRO CUNHADO”

“SE SUA SOGRA É UMA JOIA NÓS TEMOS A CAIXINHA”

“É MELHOR SER UM BÊBADO CONHECIDO DO QUE UM ALCOLATRA ANÔNIMO”

“NOIS SÓ NÃO BEBE ACETONA PORQUE TIRA O ESMALTE DOS DENTES”

“SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA, SE FOR BEBER ME CHAME”

“DIVIRTA-SE SEM MODERAÇÃO”

Coloque sobre as mesas cestinhas de vime com pimenta, molho de alho, palitos de dente e guardanapos e, se desejar, personalize todos os rótulos com o nome do anfitrião da festa. Decore a mesa com toalha e espalhe vários arranjos com flores. Coloque em vidros transparentes tampinhas de garrafas que dão um charme a decoração, use lousa para descrever o cardápio e tigelinhas de plásticos coloridas para os petiscos.

Para a mesa de petiscos e conservas, podemos ter amendoins, batatas em conserva, batata Ruffles,ovos de codorna tingidos com anilina, azeitonas verdes e pretas, tremoços, minicebolas em conserva, picles, cesta com torradas, conserva de salsicha, cestinha crocante de palmito e bolinha de ricota. Para a mesa de petiscos quentes, seguem algumas sugestões: croquetes de carne, batata frita, lingüiça acebolada, mandioca frita, polenta frita, pasteis de carne e queijo, frango a passarinho, empadinha de palmito, kibe, torresmo, salame em fatias, mortadela chic aos quatro queijos, delicia de queijo, doguinho chic, caldinho de feijão, escondidinho de carne seca e provolone a milanesa, entre outros.

Para acompanhar estas delícias, é claro que não pode faltar a marvada cerveja bem gelada, ou um barril de chopps, caipirinhas de limão, de frutas, cachaça, coquetéis com e sem álcool, refrigerantes ou suco de frutas e água mineral.

Para as sobremesas, doces de bar como doce de abobora, doce de batata-doce, doce de leite, pé de moleque e paçoquinha, entre outros.

Não podemos esquecer de colocar no lavabo um vaso com flores e uma cestinha contendo o kit ressaca como antiácidos e remédio para dor de cabeça. A lembrancinha também deve ser um mimo a parte. Pode ser uma minigarrafa de cachaça personalizada, uma marmita contendo doces caseiros, vidrinhos de pimenta, porta copos... Enfim, vamos usar a criatividade! E claro, muita musica diversão e boas companhias, pois, este tema promete!!!!!!!

Katia querida, obrigada pela oportunidade de participar deste blog que tanto admiro! Espero que gostem das receitinhas de boteco que preparei especialmente a vocês.

 

Comidinhas de Boteco

1

Cestinha crocante

Ingredientes:

500 g de massa de pastel

1 colher de (sopa) de manteiga

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 xícara de (chá) de alho poro picado

1 vidro de palmito

50 g de azeitonas sem caroço

350 ml de leite

2 colheres de (sopa) rasa de farinha de trigo

1 lata de creme de leite sem soro

1 bisnaga de catupiry

Cheiro verde, sal e pimenta a gosto.

100 g de parmesão ralado

Modo de fazer: Pré – aqueça o forno em 180 Cº. Corte a massa de pastel em círculos o tamanho é conforme a forminha que será utilizada. Acomode-as no fundo forrando toda a forminha de empada leve ao forno até dourar cerca de 10 minutos. Desenforme e reserve. Para o recheio em uma panela derreta a manteiga, adicione a cebola, alho e o alho poro refogar até murchar levemente. Em seguida acrescente o palmito aferventado e as azeitonas misture tudo adicione o leite já com a farinha dissolvida mexa bem até começar a desgrudar da panela coloque o creme de leite sem soro e o requeijão e finalize com cheiro verde, sal e pimenta, salpique parmesão e leve ao forno só para gratinar.

 

3

Delícia de queijo

Ingredientes:

200 g de provolone

200 g de queijo prato

3 claras em neve

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de fazer: Bata as claras em neve. Reserve. Em uma tigela coloque os queijos ralados e misture bem adicione as claras em neve e misture bem até ficar homogêneo.

 

4

Mortadela chic aos quatro queijos

Ingredientes:

300g de mortadela fatiada

200 g de catupiri

1 pote de cream cheese

200g de mussarela ralada

200g de queijo prato ralado

Azeite, orégano, pimenta e sal a gosto para temperar

Queijo parmesão para polvilhar

Modo de fazer: Coloque duas fatias de mortadela uma em cima da outra. Reserve. Em um refratário misture o catupiri, o cream cheese, a mussarela e o queijo prato e tempere com o resto dos ingredientes. Coloque uma porção no centro de cada mortadela e enrole. Em uma forma unte com um pouco de azeite o fundo e distribua cada enroladinho. Pincele por cima da mortadela um pouco de azeite e salpique o queijo parmesão. Leve para gratinar.

 

5

Doguinho estiloso

Ingredientes:

400g de massa folhada

250g de salsicha sem aferventar

200g de catupiry

2 colheres de (sopa) de mostarda

1 colher de (sopa) de catchup

2 gemas para pincelar

Gergelim , queijo parmesão ou batata palha para salpicar

Pimenta e orégano a gosto

Modo de fazer: Misture em uma tigela o catupiry, a mostarda, o catchup e os temperos. Reserve. Abra a massa folhada formando um retângulo. Por cima disponha um pouco do creme de catupiry e a salsicha crua. Dobre a massa folhada, de modo a envolver a salsicha enrole. Corte em três partes e arrume em uma assadeira, pincele com gemas salpique gergelim e leve para assar em forno bem quente.

 

6

Bolinhas de ricota aromatizadas

Ingredientes:

500g de ricota

1 copo de requeijão

100g de catupiry

Sal, azeite e pimenta a gosto

Modo de fazer: Amasse muito bem a ricota e misture o requeijão e o catupiry até ficar homogêneo. Em seguida adicione o sal e a pimenta. Assim você obtém uma massa básica. faça bolinhas e passe-as sobre a pimenta caiena, gergelim preto, gergelim torrado, castanhas de caju, amêndoas, nozes, amendoim, alho poro, alho frito, ervas finas, pistache, dill, cebolinha, páprica doce, manjericão, orégano entre outros. Você também pode estar aromatizando com raspas de laranja, limão siciliano, alecrim, noz moscada e cominho em pó. Coloque em uma travessa, cubra com filme plástico e leve para gelar (elas podem ficar guardadas na geladeira por dois dias). Pode-se servir com torradinhas, em cima das batatas chips, em saladas ou espetadas com palitinho não é um charme??

Um grande beijo!!!!!

Bete Masi

…………………………………………………………………………………………….

Bete, obrigadíssima pela gentileza e pelos elogios que fez ao blog! Fico super feliz de saber que você curte esse cantinho, do qual eu cuido com muito carinho. Acho que já mencionei isso antes, mas não custa nada repetir que o motivo principal de eu ter criado o CASOS E COISAS foi a vontade de poder compartilhar com os leitores meus “achados internéticos”: essa galera criativa e talentosa com a qual esbarro na blogosfera e passo a admirar. Apesar de ser a editora do blog e postar sobre as minhas peripécias duas vezes por semana, meu xodó continua sendo a seção “BONFA CONVIDA”, porque ela me deu a oportunidade de conhecer um monte gente legal que me inspira, me ensina e me faz repensar sobre alguns conceitos.

Sendo assim, gostaria de agradecer a todos os que passaram por aqui e os que ainda passarão: vocês todos fazem a diferença!!!!

Para entrar em contato com a Bete, basta acessar seu perfil no Facebook:

https://www.facebook.com/#!/elisabetedemasi

Um grande beijo com votos de um final de semana saboroso e descontraído!!!!

Bonfa-ass

21 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Tudo o que a gente gosta!!!rsrsrsrs.
Gostei da criatividade culinarística da Bete! Parabéns!
Bjos

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Realmente, esse seu Bolo, Bonfa, é mara!!! Todo post tem novidades!!! Amo!

Bjs
:Dri

Simone Rossi disse... [Responder comentário]

Kátia ameeeeeiiiii todas as idéias.....adoooooro comida de boteco!!
Parabéns.

Elisa Barros disse... [Responder comentário]

AMEI mil vezes esse post! Estou aqui pensando na próxima festinha aqui em casa com essas delícias, tudo bem prático e gostoso! E adorei as frases. Hahahaha

Só faltou o meu amado pão de queijo!

Bjos

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia,valeu muito a explicação da Bete... as comidinhas sao simples e parecem deliciosas.
Bom fim de semana...
Ana Elisa Mussolino

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia, adorei este Bonfa convida, ta chegando o niver do meu Marido (acho que é perto o seu ele faz dia 22/09) e quero usar este tema, adorei as receitinhas, mas fiquem com dúvida com as Delícia de queijo é assado ou frito depois?

Beijos

Gélia

Gabi disse... [Responder comentário]

Nossa que delícias... Vou testar com certeza!

Beijinhos

Unknown disse... [Responder comentário]

Amei as Sugestões de sua convidada. Comidinhas gostosas, simples,descomplicada de fazer e de linda apresentação.Bjs. Um lindo e abençõado fim de semana para voce Kátia.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Katia querida amei o post.. muito Obrigada pelo carinho!!! Fico muito feliz que vc e suas leitoras gostaram. Um super beijo e um lindo final de semana.!!!

Maria disse... [Responder comentário]

Delicia! Adorei as comidas e o tema. Minha prima fez 25 anos de casada com esse tema. Foi super bacana. Tudo remetia para um buteco, as lembrancinhas, as comidas e até o convite e a decoração. Foi perfeito. Bjus

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

Fiquei com dúvida na Delícia de Queijo. Em que momento entra a farinha? Help!

Unknown disse... [Responder comentário]

O tema boteco é jóia para fazer festinhas super animadas! Aqui em Fortaleza tem vários "botecos" e geralmente a decoração é feita com plaquinhas com essas frases divertidas! Vi uma que adorei: "dinheiro é igual a táxi: quando você mais precisa, ele não aparece e quando aparece, alguém já pegou primeiro." É verdade ou não é? rsrsrs Beijos, Brenda

Cíntia A. S. Sevaux disse... [Responder comentário]

Nossa que legal!!!no último aniversário do meu marido eu fiz uma festinha nesse tema... os homens amam!!!(claro que as mulheres também) pois é muito divertido preparar os detalhes... e o melhor que não precisa gastar muito, é só um pouquinho de criatividade, e garrafas de vinho viram castiçais, pedaços de chita ( sem barra nem nada) viram caminhos de mesa e ainda dá para usar tiras nos detalhes...Ah e no lugar das lousas ainda usei um papel colorset preto e giz... super barato e cumpre a função... Adorei as receitas!!!bjinhos!!!

Marta disse... [Responder comentário]

Tudo muito lindo e gostoso! Adorei a mortadela e o mini dog..rsss
Ahhh.. e as frases ficaram demais!
Beijos

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá, patrícia td bem? A farinha entra junto com os queijos. Na hora de digitar faltou a farinha.

Anônimo disse... [Responder comentário]

As bolinhas de queijo foram passadas no macarrão cabelinho de anjo e foram fritas.

Shapalmas disse... [Responder comentário]

Que delicia de post,parabens...adorei as dicas!!!

Beijinhos

Sharon

Fats Arteira disse... [Responder comentário]

Delícia....delícia....delícia!!!!
adoro seus textos...
as fotos...nem vou comentar...amo!
bjs
fim de semana mágico pra vc!
Fatima

liduh disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Cheguei aqui através do link em outro blog. Estou super feliz em ter encontrado seu blog, ele é lindo e super interessante, vc está de parabéns;) Voltarei aqui outras vezes, com certeza.
Beijos e bom final de semana!

Unknown disse... [Responder comentário]

Amei vou fazer uma festa em janeiro gostaria de uma opinião de vcs

Unknown disse... [Responder comentário]

Parabéns pelo trabalho que você está fazendo beijos

Related Posts with Thumbnails