quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Lichias recheadas com creme de gorgonzola e amêndoas + milk shake de doce de leite com café e calda de chocolate

Provei um canapé de lichia com creme de gorgonzola na festa de casamento do meu primo e me apaixonei! Achei a combinação tão inusitada quanto saborosa e decidi que iria reproduzi-la em casa assim que tivesse um tempinho livre. Já o milk shake, eu resolvi experimentar depois que pedi um malteado de mocha na cafeteria JUAN VALDÉZ, em Cartagena, na Colômbia.

Acho que a minha adaptação ficou bem gostosa e  ainda é possível incrementar a bebida com vodca aromatizada, preparando um drink especial para o verão!

As lichias recheadas são muito fáceis de fazer, ainda mais se você optar por comprar uma lata da fruta em calda, já descascada e pronta para o consumo. Para que o canapé não fique doce demais, é necessário lavar bem as frutinhas, retirando todo o açúcar.

Para preparar o creme, adicionei um pouco de leite integral a um pedaço pequeno de gorgonzola e levei a mistura ao microondas por um minuto na potência máxima, a fim de que o queijo derretesse e adquirisse uma consistência cremosa.

Na hora de rechear as lichias, não consegui um bom resultado usando uma pequena colher de café e decidi testar esse utensílio com bico dosador que aparece no mix de imagens acima. Aí sim, deu certo!!!!

Para finalizar, retirei o excesso de creme e insiri uma amêndoa em cada lichia.

Espetei o canapé em palitinhos para garantir sustentação e também para dar um toque de charme! Aliás, obrigadíssima pelo presente, Andrezza Madruga!!!! Também é possível obter esse resultado fazendo um pequeno corte na base da frutinha.

Para acompanhar o canapé, sugiro uma cerveja, vinho branco ou espumante bem geladinho!

 

Milk shake de doce de leite com café e calda de chocolate

Eu pretendia usar sorvete de creme ou de baunilha para fazer a base do milk shake, mas quando vi o pote de Häagen-Dazs sabor doce de leite (o meu preferido), não resisti e decidi mudar a receita de última hora!

Além do sorvete, comprei também calda de chocolate e usei o café que trouxe da viagem para preparar dois copos de milk shake.

Bati seis bolas de sorvete com uma xícara de café forte e frio no liquidificador. Em seguida, acrescentei uma generosa dose de calda de chocolate por cima da mistura e assim ficou pronta a minha versão do malteado que provei em Cartagena. Infelizmente, demorei um pouco para fotografar e o sorvete derreteu mais do que eu gostaria. O ideal é servir assim que a bebida estiver pronta, ainda bem gelada.

Vocês lembram da vodca aromatizada que preparei misturando fava de baunilha com anis estrelado, bastões de canela, cravo e noz moscada, mostrada na FESTA SUÍÇA? Na receita original é necessário esperar um mês para a bebida incorporar o sabor da baunilha. Eu havia prometido voltar aqui no mês seguinte pra contar se a minha experiência deu certo, mas isso foi em agosto e estou um pouquinho atrasada, rsrsrs!

Sendo assim, quatro meses depois, a vodca absorveu bem os temperos, adquiriu um tom amarronzado e um aroma delicioso! Para incrementar o milk shake, basta adicionar uma dose da bebida alcoólica e mexer bem. Desse modo, o drink vai ganhar um sabor inconfundível de especiarias que combina perfeitamente com essa época natalina!!!!

Para servir, escolhi um copo mais baixo no qual despejei o sorvete com a vodca e, para finalizar, a calda de chocolate que, sem que eu tivesse previsto, acumulou no fundo do copo produzindo interessantes desenhos. Gente, ficou uma delícia!!!!!! Se vocês não quiserem esperar quatro meses até a vodca absorver os sabores das especiarias, recomendo substituir essa receita caseira pela ABSOLUT VANILIA e salpicar um pouco de canela no drink.

Um grande beijo pra todos com votos de uma quarta-feira deliciosa!!!!

Bonfa-ass

11 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Adorei as receitas e o seu blog! Parabéns pela criatividade e bom gosto! ;)
Beijos, Camila
http://criativachic.wordpress.com

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@criativachicOi, Camila! Que bom que gostou! A receita da lichia é meio diferente, mas o sabor é bem interessante. Vale a pena experimentar!!!!! Seja sempre muito bem-vinda! Um beijão!

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia, hoje vim aqui fuçar ums petiscos para fazer um jantarzinho e me deparo com este drink maravilhoso, adoro milk shake, deve ter ficado bom mesmo etb adoro gorgonzola, agora deixa eu pesquisar mais petiscos!

Bjs

Gélia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoFicou uma delícia, Gélia! O melhor é que não tem erro porque os ingredientes sozinhos já são uma delícia! Eu também estava procurando dicas de canapés hoje pra festinha de Natal! Boa sorte na sua procura!!!! Um beijão!

Marcela Pontes disse... [Responder comentário]

Ai que delícia!!!
Saudades de passar por aqui!
bjkss

eu disse... [Responder comentário]

Cardápio nota 1000!Venha conhecer os DOCINHOS DELI e CINHA!!!! Bjs Trícia.
http://delicinh.blogspot.com.br

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Marcela PontesOi, Marcela! Que bom que gostou das receitas! Bem que a gente podia marcar um novo encontrinho! Adorei você e as meninas!!!! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Doçura de conversaOi, Tricia!!! Vou agora mesmo conferir as suas novidades! Beijão!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Aha! Estou com uma lata de lichia em calda que comprei para o no meu aniversário e acabei não usando. Já sei o que fazer com ela ;-) Beijocas.
Ronize Aline

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@odonodaluaQue legal, Ronize! Depois me diz se gostou? Só nào esqueça de tirar a calda e lavar as frutinhas para que o canapé nào fique muito doce! Um beijão!

Marta disse... [Responder comentário]

Muito chic!!!! Adorei as receitas e ainda mais a apresentação de cada uma delas!!!
O sorvete é ultra mega delicioso! Tb amo!
Beijos

Related Posts with Thumbnails