Para complementar o que escrevi na semana passada sobre as minhas principais áreas de atuação serem o design gráfico e a editoração, hoje vim mostrar o que exatamente isso significa por meio de imagens retiradas do meu portifólio.
É interessante perceber que eu recebo mais pedidos de orçamentos para ilustrações e kits de festa personalizados do que para o trabalho que mais desenvolvi nos últimos 8 anos: a criação de layout e diagramação de livros, revistas e folhetos em geral. Aliada aos projetos de identidade visual, essa atividade é a minha preferida.
Fico muito feliz quando recebo na seção BONFA CONVIDA pessoas que deixaram um emprego sólido e estável para se dedicar a um hobby que virou trabalho. Acho que 99,9% delas estão satisfeitas com a decisão, colhendo os frutos de uma atividade que é ao mesmo tempo prazer e sustento. No meu caso, voltei a ilustrar depois de um longo tempo parada e, quando mostrei os primeiros desenhos aqui, comecei a receber pedidos de orçamento para ilustrações personalizadas. Por dois anos aceitei essas encomendas e curti o processo, aprendendo a usar melhor as ferramentas do programa Illustrator para vetorizar meus traços, ganhando agilidade e conhecimento técnico. Porém, quando começaram a chegar propostas para ilustrar revistas em quadrinhos com histórias de políticos, manuais técnicos e cenários, percebi que não era esse tipo de trabalho que eu queria desenvolver e que algumas vezes o que a gente gosta de fazer como hobby nem sempre se torna um trabalho prazeroso. Cheguei a questionar se eu deveria mesmo me classificar como “ilustradora”, já que penso que um bom profissional deve estar apto a aceitar qualquer tipo de tarefa na área. Há algum tempo, li um texto no blog de uma designer que admiro muito dizendo que havia chegado a hora de estabelecer prioridades e ela decidiu se concentrar somente na atividade que mais gostava (ilustração), abandonando de vez o trabalho de design gráfico. Não a conheço pessoalmente, mas a considero super talentosa e competente. Seus desenhos são lindos e acho que ela está certíssima. Eu me identifiquei muito com sua decisão, só que ao contrário, rsrsrs!
Entretanto, como adoro desenhar por prazer no meu tempo livre de acordo com o que minha inspiração mandar, não pretendo abandonar totalmente a ilustração. Por esse motivo, vou continuar criando os kits de festa em PDF, posters, cartões e desenhos que estão à venda na LOJA DA BONFA.
Vou adorar se vocês deixarem sugestões de temas para eventos e desenhos no formulário de comentários desse post! Fiquem à vontade, OK?
Bom, depois dessa confissão, gostaria de contar um caso que aconteceu recentemente. Uma amiga blogueira tinha o projeto de desenvolver uma revista de viagens e se surpreendeu quando descobriu que eu fazia esse trabalho. Trocamos algumas mensagens e combinamos que eu faria o layout. Obaaaaaaaaaaaaaa!!!! Além de trabalhar com o que mais gosto, o tema também me interessa muito! Fiquei super feliz e empolgada com o projeto que está sendo desenvolvido. Quando estiver pronto e aprovado pela cliente, vou pedir a permissão dela para compartilhar o resultado com vocês.
Nesse meio tempo, deixo aqui uma pequena amostra dos projetos de design gráfico e editoração que desenvolvi nos últimos oito anos, seis deles como funcionária da empresa DIAGRAPHIC e dois como free-lancer na mesma editora. Penso que essa é uma faceta minha que muita gente desconhece e eu gostaria de mudar isso!!!!
Livro sobre uvas e vinhos produzidos no Brasil
Livro de arte sobre a comunidade de Canãa dos Carajás
Livro sobre o trabalho do artista pernambucano Francisco Brennand
Revista sobre saúde e boa alimentação
Revista sobre terapias alternativas para combater a insônia
Revista sobre terapias alternativas
Revista de variedades destinada à comunidade científica
Revista de variedades destinada à comunidade científica
Livreto de receitas
Revista voltada para o público feminino
Revista sobre resorts brasileiros
Boletim informativo para clientes
Folder institucional
Livreto institucional
Série de boletins informativos/jornais institucionais
Revista institucional
Revista do tipo “gibi” com calendário de evento interno + jogos e passatempos
Folheto explicativo/manual de uso do produto
Série de capas para revista científica fasciculada
Série de capas para revista científica fasciculada
Folder para psiquiatria
Folder sobre disfunção erétil
Série de capas para revista pediátrica fasciculada
Livreto para pediatria
E por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado do post e, se precisarem de algum trabalho nessa área, basta escrever para katiabonfadini@gmail.com.
Um grande beijo com votos de uma semana bastante produtiva!!!!
28 comentários:
Kátia, mil vezes parabéns! Seus layouts são limpos e criativos, e eu diria que são também muito inspiradores! Você é uma ótima designer, sou sua fã :)
Beijo!
Oiii Bonfa!
Sempre caprichosa e detalhista em seu trabalho...Parabéns =)
beijos!!!!
Parabéns,Bonfa!!Seu trabalho é sempre lindo!!
bjs
@NathaliaOba, Nathalia! Que bom que gostou! Fico muito feliz mesmo com o elogios porque ADORO fazer esse trabalho de criação de layouts e diagramação de impressos! Um grande beijo e super obrigada!
Parabéns pelos trabalhos!!! Você é uma das minhas inspirações para ir sempre em busca do que me faz feliz e realizada no campo profissional!!! Obrigada!!!
@Casar é assim...Muito obrigada, Gábi! O engraçado é que quando comecei a trabalhar nessa editora, nào tinha a menor ideia se gostaria desse tipo de trabalho, mas com o tempo, me apaixonei por essa parte de editoração! Design gráfico em geral é realmente o que mais gosto de fazer! Um grande beijo!
@MilenaMi, muito obrigadaaaaaaaaaaaaaaaa!
@PatyPuxa, Paty, que legal seu comentário!!!! Às vezes a gente faz escolhas erradas, se associa com pessoas erradas porque se sente intimidada, tem medo de dizer "não, prefiro seguir outro caminho" e nào dá ouvidos à nossa intuição. Não ser fiel à nós mesmos e à nossa essência é uma das piores coisas que a gente pode fazer para se auto boicotar. Infelizmente, passei por maus bocados no passado por ter confiado em pessoas com má índole, mas não há nada como um dia após o outro e poder se arrepender, voltar atrás e consertar os erros faz parte da capacidade humana. Ainda bem que podemos sempre nos reerguer e nos reconstruir. Seremos mais calejados, porém mais fortes! Ih... acho que eu estava inspirada, rsrsrs! Um grande beijo!
Oi, Katia!!!
Adorei conhecer uma parte de seu portfolio!!! Parabéns!!! Você, sem dúvidas, é uma das pessoas mais talentosas que eu conheço!!!
Agora, para ser sincera, o que me chamou mais a atenção no post foi quando você fala sobre focar em apenas um objetivo.
Nossa!!! Eu tenho mania de querer fazer tudo ao mesmo tempo agora...E o ruim é que no fim das contas isso acaba nos esgotando pois achamos que não demos o melhor em cada uma das milhares de coisas.
Até li um texto recentemente falando sobre isso, algo que intitularam como "síndrome renascentista", já que naquela época algumas pessoas se especializavam em várias áreas, citando até o exemplo de DaVinci que era pintor, escultor, cientista, inventor...
Mas como hj em dia não temos o tempo disponível que DaVinci tinha... acho que fica meio difícil nossa situação... rsrsrsrsrsrs
Beijos, flor!!!
@Aninha MunizMuito obrigada, Aninha! Nossa, achei seu comentário super pertinente e interessante! Converso muito com a minha terapeuta sobre gostar de várias coisas ao mesmo tempo. Isso realmente pode nos deixar esgotadas e com essa sensação que descreveu de frustração por nào conseguir dar o melhor de si em tudo o que a gente se propõe a fazer. Esse é um dos motivos pelos quais eu PRECISO desacelerar, preciso ter foco e me concentrar no que mais gosto de fazer. Conheci alguns colegas de profissão que se tornaram excelentes em suas áreas de atuação quando decidiram se concentrar em somente uma ou duas atividades. percebi uma diferença enorme (e pra muito melhor) em seus portifólios! Gostei de aprender sobre a síndrome renascentista! Obrigadíssima pelo comentário e informação!!!!!
Oi Kátia, saudades! De fato, tem hobby que qdo vira trabalho acaba perdendo a graça. Mas não deixe de ilustrar mesmo, pois você alegra muita gente com seus traços - tenho certeza! E siga a diante como design, seu contato está anotado ;)
Beijos!!!
Cath
@utensiliosCath, que saudades! Acabei de ver seu comentário no post de hoje e adorei! Super obrigada! E como vão as coisas? Como vai a gravidez? A gente nào se fala desde o encontro em Belém praticamente, né?
Quando tiver um tempinho, conte as novidades! E, se vier ao Rio, vamos passear!
Grande beijo e FELIZ 2013!
Olá Kátia
Bem, não entendo nada deste tal design gráfico, editoração, o que sei é que te admiro profundamente pelas suas festas, os kits temáticos que você disponibilizou para venda e que são sensacionais. Não sei se consegui captar a essência do que você realmente quer fazer profissionalmente.
Beijo.
PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!
Menina você é SHOW!!!
Lindos trabalhos!!!!
Amei em especial o de Francisco Brennand, conheço o espaço e foi muito bem representado! Parabéns mais uma vez!!
Xerocas
Go
@Maria CéliaOi, Maria Célia! Muito obrigada!!!!! Design gráfico corresponde à criação de layout e diagramação de livros, revistas, folhetos, cartões etc., além da elaboração de identidade visual (Logomarca e elementos de apoio) para pessoas físicas ou jurídicas. É nisso que sou formada e minha área preferida no que diz relação ao trabalho. As festas e ilustração são um hobby pelo qual sinto um prazer imenso! Um grande beijo!
@GoArtesOi, Go! Ah, menina, quando estive em Recife, a oficina Brennand estava fechada, parece que só funciona durante a semana, né? Foi uma pena! Mas adorei desenvolver o projeto desse livro porque o artista tem uma obra super colorida e alegre! Muito obrigada pelo comentário! Um grande beijo!
Katia, querida, bravoooooo! Lindo trabalho! Você é talentosíssima! Estou feliz de conhecer mais uma faceta do seu potencial. Ahhh, quanto à sugestão de tema de festa, você já sabe: outono! rs Beijos e Je t'adore, Paula
Caraca, menina, você é mesmo muuuuuito artista. Eu adorei todo seu trabalho. Está de parabéns. Qualquer lado que você for profissionalmente vai se dar bem, então faça sua escolha e seja feliz. Você tem tudo para isso. Bjus.
@Executiva de PanelaPaula, Je t'adore aussi!!!!! Você é muito fofa e estou doida pra nos encontrarmos novamente! Sugestào anotadíssima! O outono é minha estação preferida e realmente merece um kit! Super obrigada!
@MariaMuito obrigada, maria! Estou mais leve ultimamente e deixando que a vida siga seu curso sentindo menos ansiedade e expectativa! Isso é bom! Um grande beijo!
OI Kátia! Voltei de férias e a primeira coisa que pensei ao chegar em casa foi ler as atualizações do seu blog...
E amei o post sobre seu trabalho!
Sempre gostei do seu traço e de seus tons coloridos, nos kits em PDF, mas reafirmei minha apreciação ao ver seus trabalhos... Parabéns!
Ana Elisa Mussolino
triangulodeideias.blogspot.com
@Ana Elisa MussolinoQue fofa, Ana! Super obrigadaaaaaaaaaaaa! Fiquei muito feliz com seu comentário!!!!! Seja bem-vinda de volta das férias! Beijos!
Bonfa, esse é o meu primeiro comentário dirigido a você em seu blog. Amo seu trabalho e acredito que vc está certíssima. Se está dando certo, por que não continuar como ilustradora. Tenho certeza que será sempre muito feliz fazendo o que gosta e quando não der mais, você saberá que tudo o que foi realizado só serviu para lhe engrandecer a alma.
Beijos e sucesso.
O importante é vc ser feliz na área escolhida minha amiga. Você é talentosa e qualquer área que escolher vai ter sucesso e feliz daquele que tem seus trabalhos!!!
Um beijão e fica com Deus
Oi,Bonfa! Acho que foi a força do pensamento que me trouxeram ao seu blog hoje, especialmente para esse post. Aqui estou eu, em plena segunda-feira, desejando fazer mil coisas ao mesmo tempo, planejando uma agenda caótica pra dar conta de tudo e pirando. Ler seu post e os comentários dos leitores foi como um alívio, uma resposta. Eu adoro o que faço, mas gosto de outras coisas também. E não sei apenas admirar, quero aprender e botar a mão na massa, mas cadê tempo? Aí, vem a frustação porque nem tudo fica como gostaria, ou porque não estou me dedicando a outra coisa. Um nó na cabeça. hahaha Essa decisão de focar e desacelerar é muito certa. É difícil de ser tomada, mas é necessária uma hora ou outra.Perdão pela desabafo. Mas é que caiu como uma luva no meu dia. Admiro muito seu trabalho e é notório que você põe carinho e dedicação em tudo que faz, pois o resultado é sempre incrível. Acho que você chegou em um nível que poucos chegam. Você consegue navegar muito bem nas várias possibilidades que o design gráfico oferece. Nada mais justo do que desacelerar, escolher um caminho novo ou voltar pra um antigo. Você pode! =) Parabéns pelo conjunto de trabalhos tão bem desenvolvidos. Se eu pudesse escolher alguém pra fazer minha identidade visual, seria você. Que venham muitos projetos! Bjo!
(acho que me empolguei com o tamanho do comentário)
@a.Puxa, sou eu que agradeço o seu carinho, elogio, comentário e desabafo! Junte-se à nós!!!!!! Já percebi que somos parecidas e eu também tive vontade de fazer um post-desabafo! Eu adoro desenhar, mas descobri que preciso ser estimulada, preciso de inspiração, de estar a fim de sentar e esboçar alguma coisa. É diferente de um trabalho, é diferente do meu trabalho com designer gráfico. Foi engraçado perceber que nem sempre um hobby vira uma atividade profissional prazerosa... e mais interessante ainda descobrir que nào sou a única a passar por esse dilema! O que estava faltando na minha vida era realmente um foco. O foco nos deixa menos ansiosos, nos oferece um objetivo e nos torna mais ventrados. Desde que parei de aceitar encomendas de ilustração personalizada, tenho me sentido muito mais tranquila, sem o peso da culpa de "recusar trabalho". Sobra mais tempo pro lazer e me dedico mais mais tempo e mais afinco ao design gráfico! Um grande beijo e muitas conquistas em 2013!!!!
Kátia, mas você pretende continuar criando identidades visuais? Acabei de ver em um dos posts relacionados o trabalho que você fez para uma arquiteta. Gostei bastante!
@a.Com certeza!!!!! A identidade visual faz parte do design gráfico. É com design gráfico (incluindo ID Visual e editoração) que mais gosto de trabalhar! Só parei mesmo com a ilustração personalizada. Beijào!!!!!
Postar um comentário