quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O que fazer com as sobras do frango de padaria?

Uma querida ex-colega de trabalho sempre dizia que tinha uma receita deliciosa para as sobras do frango de padaria que a família consumia no dia anterior. Eu fiquei animada para testá-la em casa porque parecia bem simples e prática. O tempo foi passando e a gente nunca mais comprou frango de padaria. Mas eis que minha mãe preparou um chester bem suculento no Dia de Reis e nos ofereceu as sobrinhas. Lembrei logo da sugestão da Letícia e coloquei a mão na massa no dia seguinte!

Quando eu falava dessa receita pro Marcelo, ele torcia o nariz por achar que o resultado ficaria “gororobento”. Mas, por algum motivo, ele mudou de ideia e achou que seria interessante testá-la com o chester.

Além do frango ou chester desfiado, é necessário um pote de requeijão cremoso ou pastoso (tido Catupiry), uma caixa de ervilhas, queijo parmesão ralado e batata palha. A versão original da Letícia também leva presunto cortado em cubinhos, se não me engano.

Minha mãe havia recheado o chester com salsinha, alho e cebola e aproveitei para incluir esses temperos na receita. Em uma tigela de vidro, acomodei o chester desfiado. Em seguida, acrescentei uma dose generosa de requeijão pastoso + meia caixa de ervilhas e finalizei com o parmesão. Levei tudo ao forno a 180 graus por mais ou menos meia hora, misturando o conteúdo com uma colher a cada dez minutos.

O resultado está na foto acima. Se é “gororobento”? Em termos de consistência, é sim, mas eu achei que o chester ficou ainda mais saboroso e suculento.

Experimentei duas maneiras diferentes de servir a refeição: em um pratinho de sobremesa com colher de madeira para dar um charme (desfiei bem o chester e não era necessário usar uma faca), e em um verrine, que pode ser oferecido como entradinha quente para um jantar. A batata palha só entra no final da receita quando o prato estiver pronto para ir à mesa. Aproveitei para fazer a estréia de um dos meus 6 copinhos de cerâmica branca comprados recentemente no HORTIFRUTI, que parecem porta-ovos, mas são grandes demais para essa função. O ideal é usá-los para abrigar um mix de frutas secas, molhos, geleias, pimenta moída, ervas frescas ou, no caso da foto acima, um punhado de batata palha. Na verdade, dá pra usar essa peça de diversas formas porque são bastante versáteis.

Fica aqui a dica, pessoal! Esse não é um prato rebuscado nem gourmet, mas fica muito gostoso e o Marcelo aprovou! Pelo jeito, vamos repeti-lo qualquer dia desses e pretendo acrescentar presunto cortado em cubinhos ou presunto de Parma, além de pimentões vermelhos e pomodori pelati… hummmm, fiquei com água na boca!

Um grande beijo pra todos com votos de uma saborosa quarta-feira!

Bonfa-ass

26 comentários:

Vicentina disse... [Responder comentário]

Bom Dia Katia.
Estava procurando o que fazer com umas sobras de peru que sobrou do Natal, e estão congeladas. Vou tentar esta sua sugestão, ficou com bom aspecto e parece mesmo deliciosa.
Pra vc tbm uma saborosa quarta-feira.
Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@VicentinaQue legal, Vicentina! A receita veio na hora certa entào, né? Realmente fica bem gostoso e o mérito nào é meu... os ingredientes é que são saborosos e a combinação fica suculenta! Um grande beijo!

Elisa Barros disse... [Responder comentário]

Katia, gostei bem dessa ideia!!! Eu adoro aqueles frangos de padaria mas como só dois as vezes fico desanimada porque sobra demais! Mas fazendo essa receitinha fico até animada! Só que vou colocar um plus. Vou bater grosseiramente uma lata de milho verde e despejar por cima. Acho que vai ficar show! rs
Bjos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Elisa Barrosótima sugestão, Elisa!!!! Acho que vai ficar bom mesmo! Também pretendo incrementar a receita da próxima vez, adicionando ingredientes aos poucos. Penso que azeitonas pretas também combinariam bem! Vou testar! Um beijão!

Izis Borck disse... [Responder comentário]

Que receita prática e deliciosa.
Beijocas
Izis
www.izisborck.blogspot.com.br

Gelia disse... [Responder comentário]

Katia eu adoro estas transformações dos alimentos eu faço um reaproveitamento bem parecido, uso um purê de batata como base, fica divino tb.

Seu kit páscoa ta lindo, viu e ja vi festinhas com seu kit bailarina como sempre arrasou.

Bjs

Gélia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Izis BorckÉ bem prática mesmo, Izis! Me deu a maios vontade de refazê-la com mais ingredientes!!!! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoQue bom que gostou dos kits, Gélia! Eu me adiantei pra Páscoa, mas é que desenhei um coelhinho outro dia e aí resolvi aproveitar a inspiração, rsrsrs! Pode ser que eu me enrole depois e nào tenha tempo, já que pretendo fazer um almoço de Páscoa esse ano aqui em casa e vou usar o kit! Hummm, boa ideia essa da batata! Deve ficar bom misturar a batata com o requeijão cremoso, né? Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia, adoro frango de padaria qdo sei que o tempero é bom pq tem cada um que não vale o cheiro....rsrs
Vira e mexe compro um no Pão de Açúcar, desfio e congelo. É sempre bom ter um franguinho congelado pra qdo fico sem idéia do que fazer...
Essa idéia sua já fiz c/ milho(não gosto de ervilha embora fique mais bonita no prato) e frango defumado... Ficou deliciosa....
É uma ótima opção tb p/ recheio de empadinhas, pastéis, quiches e torta fria, akela do pão de forma horizontal....
Adoro esse blog, só tem coisa boa nele.... Beijos,

Polaris disse... [Responder comentário]

Já fiz um risoto de frango, quase a mesma receita mas no final misturei com arroz branco e ficou otimo !!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@PolarisMenina, sou louca pra me aventurar a fazer um monte de risotos diferentes!!!! Meu primeiro ficou muito bom, mas tenho certeza de que foi sorte de principiante! Eu nào sou fà de arroz puro, mas adoro um risoto! Qualquer dia desses, vou testar alguma receita e ir me aprimorando! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@DOLCEZZA - Doces DelíciasBoa essa dica do Pão de Açucar, hein? Tem um aqui nas proximidades, mas nunca pensei em comprar um frango pra desfiar e congelar. É realmente super prático! Obrigada!!!! Bjs!

www.sosimplesassim.com.br disse... [Responder comentário]

É dessas que gosto, Katia, simples assim e gostosa.
Bj e um ótima final desta quarta,
Lylia

Unknown disse... [Responder comentário]

Menina, que gororoba boa heim/ Vou testar amanhã!
E o Concurso, heim? Sucesso!!rsrsrsrs
Bjos

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Hummm, parece uma delícia, bem simples de fazer, né? Gostei!
Beijos!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse... [Responder comentário]

Kátia, esta é uma nova versao do Salpicao. Eu tb adoro essas coisas. Só que por aqui quando faco frango assim tipo de padaria nao sobra nada, rs, o Daniel come tudo.

Esse tipo de salada é super refrescante. Eu tb gosto muito.

Bjao

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LyliaObrigada, Lylia! Ah, menina, eu sou uma negação para pratos mais elaborados e demorados. Então só me garanto mesmo com canapés, sanduíches, pastinhas e esses quebra-galhos, rsrsrs! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoQue legal, testa sim! Pois é, já recebemos várias fotos, que legal! Estou adorando! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammOi, Simone! Não chega à altura de suas delícias culinárias, mas é bem gostoso e super simples mesmo! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Georgia AegerterÉ verdade. Georgia,parece mesmo uma espécie de salpicào! Sabe que havia uma cozinheira na editora onde trabalhei que fazia salpicão quente? É diferente do que estamos acostumados, mas era delicioso! Um grande beijo!

summerplace disse... [Responder comentário]

Me parece delicioso, vou tentar, obrigada, bjs.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@summerplaceDe nada, tomara que vc goste do resultado!!!! Beijos!

Marta disse... [Responder comentário]

Com esses ingredientes não tem como ficar ruim!!!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, eu penso assim também! Quando a minha amiga me falou da receita, achei que nào tinha como dar errado porque todos os ingredientes são bons! É claro que às vezes a mistura nào combina, mas normalmente, dá certo! Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Aqui na minha cidade o frango é assado no açougue, e não na padaria....hehehe. Mas dá na mesma, eles são deliciosos, quando eu compro sempre sobra o peito, porque minha família adora as coxas, e asas. Eu sempre desfio e congelo o peito, p fazer tortas, tenho uma receita que faço na assadeira de pào de forma que fica ótima, mas vou tentar essa tb. bj.

Kélcia Seidel disse... [Responder comentário]

Oi Kátia...gostei dessa idéia, mas eu vou fazer com um frango defumado que tenho aqui congelado e não tinha a menor idéia do que fazer com ele!Acho que tb vai ficar bom assim.Bjos

Related Posts with Thumbnails