quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A Dona da Lua e de muitas festas criativas!

Não lembro bem quando começamos a trocar e-mails, mas logo percebi que a Ronize tinha muita coisa em comum comigo. Gostamos de experimentar novas atividades nas quais seja possível exercitar a criatividade e colocar ideias em prática. Ela se aventura na costura, na cozinha, na organização de festas e no artesanato, além de ser escritora, jornalista e professora universitária. Ufa, dá pra imaginar a energia que essa mulher tem? Isso sem falar que ela capricha nos detalhes e se propõe a fazer o melhor em todas as áreas em que atua. Basta ver suas fotos e ler seu blog (O DONO DA LUA) para confirmar o que acabei de escrever. Vamos conhecê-la melhor?

ronize

É um prazer estar aqui nesse espaço sempre ocupado por tanta gente criativa. Sou uma catarinense que por morar há tanto tempo no Rio nem mais sotaque tem. Sagitariana que adora inventar coisas novas para fazer (só me falta inventar uma forma de esticar o tempo para caber tanta coisa), o que eu mais gosto é de contar histórias – e qualquer forma de contar história vale a pena.

Além de escritora, atuo como jornalista free lance, sou crítica literária do jornal O Globo (suplemento literário Prosa &Verso), preparadora de originais para editoras e professora universitária.

Desde pequena soube que queria escrever. Escrever muito. Mas como no Brasil escritor não é uma profissão que seja considerada viável como projeto de vida, tomei o atalho do jornalismo para poder ficar perto da escrita. Depois disso, muito mais coisa veio pela frente: trabalhei em jornal, tomei gosto pela carreira acadêmica, fui fazer mestrado, doutorado, pesquisa científica, dar aula para futuros jornalistas... Sempre continuando a contar histórias com palavras. Mas não apenas.

Sou apaixonada por papel, linha, tecido, agulha, gastronomia, qualquer coisa com a qual seja possível criar. Então, enquanto exercia minhas atividades profissionais e tentava um lugar ao sol da literatura, ia também fazendo crochê, tricô, costurando, cozinhando, recortando, colando... nesse ponto, só tenho uma frustração: não tenho o mínimo talento para o desenho. A facilidade com as palavras me falta aos traços.

Estou sempre ávida por aprender alguma coisa nova, diferente, que me desafie a superar meus limites. Foi assim que, por exemplo, há alguns anos mergulhei em livros japoneses para aprender a fazer “amigurumis”, bonecos feitos de crochê a partir de uma técnica japonesa, que aprendi a decifrar com a ajuda do maridão amante da cultura nipônica, mesmo sem saber ler nada de kanjis.

ami_leaozinho

Há uns dois, quando assinei contrato com uma editora, meu projeto literário começou a tornar-se realidade e, no início de 2012, lancei meu primeiro livro infantil, “O dono da Lua”. A fim de romper a barreira do desconhecimento, aproveitei minha experiência como professora de Mídias Digitais e montei por conta própria uma campanha online para o pré-lançamento do livro: blog, página no Facebook, Twitter, videocontos, sorteios, brincadeiras... Foi-se o tempo em que escritor apenas produzia seus livros. As mídias digitais colocaram à disposição de qualquer profissional as ferramentas necessárias para trabalhar sua imagem sem depender das empresas. O resultado obtido foi tão bom que acabou gerando mídia espontânea e conquistei também a mídia tradicional, com aparições em jornais, revistas, programas de rádio, entre outros. Depois disso tudo, o livro começou a render outros resultados maravilhosos: foi selecionado pelo Estado de São Paulo para fazer parte do kit escolar 2013 de todas as escolas de ensino fundamental do estado, o mesmo ocorrendo com a Prefeitura de Contagem (MG), e recebeu o prêmio Werner Klatt de Excelência Gráfica na categoria livro infantil. Além disso, já assinei contrato para o lançamento do segundo livro infantil, previsto para esse ano.

capa pequena 300dpi 5 out 2011

Mas o motivo pelo qual recebi o convite para estar aqui é outro. Da minha mãe, que foi culinarista e confeiteira em Santa Catarina, herdei o gosto por festas. Gosto de planejar, buscar inspiração, criar, seguir dicas... Costumam dizer que o melhor da festa é esperar por ela. Pois esse período de preparação é um dos meus preferidos, pois tento juntar um pouco de tudo aquilo que gosto de fazer: trabalhar com papel, decoração, gastronomia... E no último mês do ano foram três festas, uma em seguida da outra: meu aniversário, Natal e Reveillon.

Sempre gostei de comemorar meu aniversário e, esse ano, em vez de marcar em algum barzinho ou restaurante, resolvi fazer algo em casa mesmo, petit comité. Mas para incrementar a pequena reunião entre amigos, resolvi ambientá-la em Paris. Quer dizer, uma Paris imaginária. A preparação começou com a escolha das cores dessa “viagem” festiva à Cidade Luz. Adorei a combinação de rosa, preto e branco que a Katia usou na festa do seu aniversário, então resolvi seguir a inspiração.

Para decorar a mesa principal, onde ficaram os salgados, fiz um arranjo de flores de papel crepom que apoiei em um castiçal, além de outros elementos figurativos, como velas que coloquei dentro de copos baixos envoltos em renda nas cores preta e rosa e cartões que indicavam quais eram os acepipes servidos. Os doces ficaram no buffet, ao fundo, onde a torta dividiu espaço com cupcakes, docinhos decorados e mousses de chocolate com menta.

Para o Natal, usei o lindo kit feito pela Katia, já que era nas cores tradicionais do Natal, que eu havia escolhido para a comemoração desse ano. Além disso, tinha as figuras de Papai Noel, Boneco de Gengibre e Boneco de Neve, ideal para uma festa com crianças. Como Nicholas está com quatro anos e já sabe escrever algumas palavras, a primeira peça a ser utilizada foi a cartinha para o Papai Noel.

Como o kit vinha com muitas opções, me diverti criando peças novas a partir do que era oferecido. E, seguindo a ideia de desafiar meus limites, resolvi esse ano, além dos tradicionais biscoitos de natal e de boneco de gengibre, fazer uma casinha de gengibre. Entre erros e acertos, ela ficou de pé e acabou merecendo uma boa atenção por parte dos convidados.

Já na última festa do ano, a do Reveillon, decidi inovar mais um pouquinho. Juntei preto à decoração em branco, amarelo e prata (o que muitos considerariam inadequado para uma celebração de ano novo) e fiz uma “photo booth”, que é uma simulação de cabine fotográfica para que os convidados tirem fotos divertidas com adereços, especialmente de papel. Com isso, encerrei o ano, já na expectativa de novas criações para 2013.

Um beijão imenso para Katia, obrigada pelo delicioso convite, e para todos que acompanham esse blog inspirador.

Ronize Aline

………………………………………………………………………………………

Assim que vi o post sobre a festa parisiense da Ronize, fiquei encantada com tanto capricho e a chamei para participar dessa seção torcendo para que aceitasse o convite. Fico feliz de poder compartilhar com vocês seus múltiplos talentos!

Ahhhhhh, eu também adoraria ter a habilidade de esticar o tempo!!!! Na verdade, acho que a gente até consegue produzir bastante coisa no tempo que tem, mas como somos parecidas, aposto que a Ronize também nunca acha que fez o suficiente, rsrsrs!

Ronize, muito obrigada pelo carinho, elogios e pelo mimo que está oferecendo aos leitores do blog: um exemplar do livro O DONO DA LUA com dedicatória. Para participar, basta deixar um comentário com e-mail nesse post até o dia 22 de fevereiro e torcer para ser sorteado!

capa pequena 300dpi 5 out 2011

Sinopse: À primeira vista, Nick é um menino como todos os outros. Detesta os legumes que os outros garotos também odeiam, e adora as mesmas brincadeiras das quais as outras crianças também gostam. Mas, chegando um pouco mais perto, vê-se que ele é especial. Muito mais do que curioso, ele é um menino que enxerga coisas que ninguém vê; que descobre coisas que ninguém descobre; e que adora passar horas debruçado sob a janela, vidrado nos segredos do céu. Por isso só ele consegue reparar, numa noite, que a Lua simplesmente desapareceu.

Para conhecer melhor a Ronize e participar virtualmente de suas festas divertidas, basta clicar no seguinte link:

https://odonodalua.wordpress.com/

Um grande beijo pra todos com votos de uma ótima quinta-feira pré-carnavalesca!!!!

Bonfa-ass

39 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ah! Que surpresa maravilhosa na madrugada! Estava esperando só para sexta. Que prazer imenso estar ocupando esse espaço por onde tanta gente talentosa ja passou.
Sim, foi essa mesma sensação de termos tanta coisa em comum que me fez voltar e voltar cada vez mais ao seu cantinho, e sempre sair daqui com tantas ideias, tantas inspirações para projetos futuros... E você tem razão: a sensação é de nunca ter feito o suficiente. Para cada uma das festas que preparei, tinha planejado muito mais do que consegui produzir. Assim como tenho muito mais histórias planejadas do que consigo de fato escrever...rs...
Obrigada pelas palavras tão doces,por abrir esse espaço de forma tão carinhosa a quem chega por aqui e pela imensa generosidade que faz com que seu blog seja uma verdadeira comunidade de amigos.
Beijos imensos no coração
Ronize Aline

Deborah Eller Rocha e Costa disse... [Responder comentário]

Parabéns parabéns parabéns!! Genial!!
Tomara que eu seja a sorteada da vez!!
Bjinho procês meninas criativas e geniais!!

francine disse... [Responder comentário]

Parabéns!!!
Que capricho!!
Tô de dedinhos cruzados pra eu ser sorteada e ganhar esse livro lindo!!
Beijos
;)
contato@francinedias.com

Gleici Gonçalves disse... [Responder comentário]

Own que liindo! *-*
Espero ser sorteada!!
bjoO

anie_gleici@hotmail.com

Gleici Gonçalves disse... [Responder comentário]

Own que liindo!!! *-*
Eu e meu Nick esperamos ser sorteados!
BjoO

anie_gleici@hotmail.com

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Katia quanto talento da convidada de hoje. O mundo moderno tem feito as mulheres criarem um dia com 36horas! A gente trabalha, cuida do corpo, da família, da casa e ainda arruma tempo para um hobby. Todas nós merecemos uma salva de palmas! Somos guerreiras, somos talentosas e somos mulheres!
Super beijo, vou torcer para ganhar o livro.
dani.hoffmam@gmail.com

Pri Montanher disse... [Responder comentário]

Parabéns para as duas!!! Para a Ronize pela criatividade em múltiplas áreas e para você, Bonfa, por sempre nos apresentar essas figuras maravilhosas!!!

Quanto ao sorteio, minha filha mais velha adora ler e a mais nova, que ainda não sabe, adora ouvir as histórias... Então, nem preciso dizer que eu estou com todos os meus dedinhos cruzados, né?! rsrsrs

Beijos

Talita Marques disse... [Responder comentário]

Já conhecia o blog da Ronize, mas fico sempre encantada de rever as coisas fofas que ela cria, e agora mais ainda depois de descobrir que ela subjulga a barreira do tempo... Como pode fazer tantas coisas ao mesmo tempo?
Parabéns! Parabéns! Parabéns!

Dedinhos cruzados para ver se ganho o livro! Meus sobrinhos vão amar!!!

Bjocas nas duas!
Tata

Alice disse... [Responder comentário]

Poxa vida, que coisa mais legal! Muito lindo!
Quero esse livro pra mim!
gussonialice@gmail.com

Beijo
Alice

Carol Vieira disse... [Responder comentário]

Nossa, ameeei conehcer a Ronize. Quanto pique, quanta energia e quanta felicidade de viver. Gosto de pessoas assim!
Além de tudo, criatividade a mil, prendada e caprichosa, hehehe.
Eu amo livros e acho o melhor presente para uma criança.
Quero muito o livro para minhas sobrinhas.
Beijos,
carolssivieira@gmail.com

hakesh disse... [Responder comentário]

Que lindas festas, fiquei curiosa com o bolo da festa de Natal, foi vc quem fez?
O livro também parece ser muito interessante.
Abraços

Lia Christo disse... [Responder comentário]

Adorei o post, e a entrevista. é sempre muito bom podermos conhecer um pouco mais de nossos escritores. Eu já visitei o blog da Ronize algumas vezes, e realmente ela é dotada de um enorme talento. Parabéns a você pela ideia de convida-la e parabéns a Ronize por toda essa energia e talentos.
Participando do sorteio com certeza.
Lia Christo
liachristo@gmail.com
www.docesletras.com.br

Heloísa Sérvulo da Cunha disse... [Responder comentário]

Katia,
Parabéns para a Ronize. Incríveis suas atividades e qualidades.
Minha netinha adoraria esse livro. Tenho certeza.
helo70@gmail.com
Beijo.

Carmen Ferreira disse... [Responder comentário]

Oi Kátia
Amei conhecer a história de vida da Ronize. Vou visitar o blog dela...
Teu blog me deu sorte no outro sorteio, quem sabe ganho esse...
Vou divulgar o sorteio no meu post de amanhã tá?
carmendafs@gmail.com

bjos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Carmen FerreiraClaro, Carmem! pode divulgar sim, agradeço muito! Um grande beijo!

Fernanda Furtado disse... [Responder comentário]

Quero muito ganhar esse livrinho aí, rs!
Beijos!

nandinha_cas@yahoo.com.br

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Kátia,
Sempre trazendo novidades deliciosas. Será que desta vez vou ganhar o livro? Quero muito, muito, muito! Tenho uma biblioteca infantil considerável em casa, pois meu filhote AMA a leitura.
Um beijo.
Bethânia

Aninha Muniz disse... [Responder comentário]

Adorei o post, primeiro porque adorei conhecer a Ronize!!!
Vou me inspirar na festa parisiense dela e no encontro de blogueiras que vc fez com o tema Paris para uma festinha que devo fazer daqui a um tempinho, mas que não custa sonhar...
Ah, e o segundo motivo que me fez adorar o post é porque vou ganhar um livro!!! rsrsrsrsrs
Cheiro, meninas!!!

Aninha Muniz disse... [Responder comentário]

Adorei o post de hoje!!!
Primeiro por conhecer a Ronize, já estou devorando o blog "O dono da Lua"!!!
E segundo porque vou ganhar um livro no sorteio!!! rsrsrsrsr
Cheiro, meninas!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
Sempre trazendo coisas deliciosas pra gente. Será que desta vez eu vou ganhar? Quero muito, muito, muito. Estou semrpe à procura de novos livros apesar de ter uma biblioteca infantil considerável em casa, pois meu filhote AMA leitura.
Segue meu e-mail.
bejersey@hotmail.com
Um beijão
Bethânia

Anônimo disse... [Responder comentário]

@hakesh O bolo quem fez foi a Soraia, da Bonita Bolos , que é quem faz os bolos de festa aqui de casa. Além de lindamene decorados, são deliciosos. Obrigada
Ronize Aline

Mães e Festeiras disse... [Responder comentário]

Kátia, querida, adorei conhecer a Ronize, foi muito legal descobrir a autora por trás do livro. Esse livro é muito fofo, ele veio no kit de livros que ganhamos no ano passado daquele projeto bacanérrimo do Itaú, "Eu leio para uma criança" e o Luca simplesmente adora, é a nossa companhia nas horas de dormir desde então!!!
Beijão,
Tais

*Cris Bachmann* disse... [Responder comentário]

Parabéns, que Deus continue iluminando este talendo todos os dias.

bachmanniurdal@gmail.com

Nicinha disse... [Responder comentário]

Quanta criatividade, tudo muito lindo!!
Desde pequena sempre gostei de ler, tive todas as coleções de livrinhos infantis, do tempo que os livros acompanhavam um disco colorido. Até hoje leio bastante.
Sou educadora e paisagista. A minha arte é dar aula de jardinagem e meu público infantil. Já trabalhaei como contadora de história para uma ong.
Adoraria contar essa história para os meus alunos.
Parabéns pelo lindo trabalho.
Meu e-mail : eunicevaz@gmail.com

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha,
Adorei conhecer sua convidada de hoje! Esse espaço que você abre é mesmo maravilhoso, por aqui só passa gente interessante e criativa, dessa forma vamos através de você aprendendo sempre algo novo, além de conhecer histórias realmente bacanas e inspiradoras!
Parabéns à Ronize, pelas festas, pelo belíssimo livro e pelos amigurumis, adoráveis!
Beijos!

Leni disse... [Responder comentário]

Que bacana conhecer o trabalho da Ronise!!! Tudo muito lindo, parabéns.

Beijos
Leni

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá, boa noite!

Vim fazer-lhe uma visita e gostei muito do que vi. Já sou seguidora.
Aguardo uma visita sua no meu Recanto de Receitas de Sedução.

Beijinhos;

Aurea Sá

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Oi Kátia
De queixo caído com tanta inspiração, criatividade, originalidade e belezura.
A Ronize está de parabéns por tanto talento e você por dividir e nos apresentar uma pessoa tão talentosa.
Beijo
mcelia15@hotmail.com

Gelia disse... [Responder comentário]

Meu DEUS eu sempre me achei muito atarefada, acabo mudando meu ponto de vista rsrs.

Quanta criatividade desta mulher, escritora, jornalista, arteira.

Parabéns, espero ganhar o livro.

Bjs

Gélia

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Fiz um comentário não sei se foi, bom a Ronize é muito criativa mesmo, ja andei dando uma olhada no blog dela.

Toamara que eu ganhe.

Bjs

Gélia

Meg disse... [Responder comentário]

Oi Katia! Esse post foi muito gostoso de ler, assim como os seus! Como a Ronize também amei seu kit da festa do Pretinho Básico. Não costumo comemorar meu aniversário mas assim que tomar coragem para fazê-lo com certeza irei utilizar o seu kit. Sou professora alfabetizadora e adorei a ideia de trazer uma escritora de livros infantis (dentre tantas outras coisas que ela faz, rs). Adorei a ilustração da capa e estou super curiosa para ler o livro. Espero que eu o ganhe no sorteio. Muita saúde e realizações para as duas!

sysco disse... [Responder comentário]

Sensacional!Não faço a metade da metade que ela faz,e ela acha que precisa esticar o tempo !? Preciso aprender muito com ela.
E voce como sempre,solidaria em compartilhar conosco pessoas incriveis.Existe um proverbio biblico;Mulher virtuosa quem a achará?Tenho encontrado muitas aqui, inclusive vc.
Bjs

Eliete Syscom.sti@gmail.com

sheilinha disse... [Responder comentário]

Gostei demais da Ronize, bela convidada, parabéns Katia, amo a criatividade de vocês, é inspirador..
Quero participar do sorteio.
Bjs.

sheilinhamorais@hotmail.com

Nathalia Brito disse... [Responder comentário]

Como já disse no facebook é uma deliciosa surpresa ver minha metra que tanto admiro escrevendo no blog que tanto adoro. Essa dobradinha para mim foi a melhor!!!
email: nathabritto@gmail.com

RENATA RZ disse... [Responder comentário]

UEBA!!!
Eu quero o livro!
renatarz@terra.com.br

beijinhos green
http://dicasgreen.blogspot.com

Crika disse... [Responder comentário]

Mais um blog pra conhecer e aprender! Parabéns!
Beijinhos! Cristiane
cristianeturrini@gmail.com

hasamigas disse... [Responder comentário]

Olá! Kátia,

Adorei conhecer esse blog O Dono da Lua.

E quero muito ganhar esse livro!
Beijos!
Elenara
elza_97@hotmail.com

Flávio disse... [Responder comentário]

Eu já conhecia o site da Aline, mas gostei muito deste também!!!
Muita criatividade e bom gosto.

Flávio.

Flávio disse... [Responder comentário]

Eu já conhecia o site da Aline, mas gostei muito deste também!!!
Criatividade e bom gosto.
Parabéns,

Flávio.

Related Posts with Thumbnails