quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

É possível viajar o mundo inteiro?

Bom dia, pessoal!!!! Hoje tenho o imenso prazer de receber novamente nesse cantinho a viajadíssima blogueira Fê Costta, que fez sua estréia no “Bonfa Convida” em 2010 com um post sobre seu voo de balão na região da Capadócia, Turquia. Esse era um antigo sonho que consegui realizar dois anos depois de publicar o relato da e mostrei AQUI.

No meu caso, penso que viajar é mais do que uma paixão, é uma verdadeira vocação! Descobri isso quando trabalhei com intercâmbio nos anos 90 e fiquei encantada com tantas fotos e relatos de aventuras que eu jamais havia imaginado repetir por conta própria. O engraçado é que eu não era muito otimista e não pensava que um dia teria condições de fazer aqueles passeios, mas acho que o forte desejo e a prioridade que as viagens sempre tiveram na minha vida me levaram a trilhar esse caminho.

A lista de lugares que eu ainda gostaria de conhecer é extensa e penso que eu precisaria de umas três vidas para completá-la, rsrs! Entretanto, mesmo achando que seria necessário ter mais tempo e uma conta bancária mais polpuda, com o passar dos anos me dei conta de que viajar para os nossos destinos de sonho é possível sim!!!!!

Vamos ler o que a tem a dizer sobre isso?

fe_thumb[7]

Com frequência me perguntam como é que consigo viajar tanto. Sempre questionam se sou rica, mágica ou se trabalho com viagens. Não, não é nada disso. 

Todos os quase 60 países que visitei nas mais de 40 viagens internacionais foram pagos pelo meu bolso e sem gastar muito dinheiro.

Não, não fiz excursões que ficam 1 dia em cada país, não fiquei 1 ano dando a volta ao mundo, não sou mochileira, não acampei, não fiquei em albergues – nada contra, mas tenho um padrão mínimo de infra-estrutura que gosto de ter nas minhas viagens.

O que me possibilita viajar tanto é basicamente ter PLANEJAMENTO, ou seja, algo que qualquer ser humano que seja um pouquinho mais esclarecido consegue fazer em qualquer área, inclusive, no TURISMO.

Se não fosse pelo planejamento, Marco Polo e IBN Battuta jamais teriam realizados suas audaciosas viagens há 8 séculos atrás.

Um bom planejamento requer tempo e acesso à informação. Desta maneira, é possível se programar com relativa antecedência e ficar por dentro do que há de melhor no âmbito das viagens, enriquecendo o planejamento com as valiosas dicas de quem já foi.

No meu caso, tenho uma listinha de desejos, onde o próximo destino é decidido conforme a OPORTUNIDADE. É combinação entre encontrar uma boa promoção de passagem aérea com uma boa época para viajar para um daqueles destinos. E assim, sempre que fico à par de alguma promoção, logo foco no planejamento daquela viagem e faço ela acontecer, no melhor custo-benefício possível.

Viajar o mundo é um sonho de muita gente, mas muitas vezes é encarado como algo impossível e distante. Não é bem assim! Posso listar aqui mais de 50 blogueiros que andam fazendo isso correntemente, pessoas normais como qualquer um de nós. São pessoas que dão prioridade à viagens, planejam adequadamente e focam no que é necessário para tornar este sonho realidade!

Lembrando que disciplina financeira é fundamental! Enquanto uns trocam de carro todo ano ou gastam os tubos em roupas que na próxima estação já estará em desuso, os mais sábios viajam!

Agora, se você gosta de uma aventura e está disposto a largar a rotina - inclusive o trabalho - durante um período, você pode se increver para trabalhar em cruzeiros marítimos e além de conhecer boa parte do mundo, faz uma graninha. Veja aqui como conseguir um emprego em cruzeiro marítimo. Existem outras opções de trabalho no exterior durante as altas temporadas da Europa e América do Norte. Não deixa de ser uma boa experiência, muitas vezes enriquece o currículo, pratica-se uma língua estrangeira, viaja de graça e ainda põe um dinheiro no bolso na volta! :)

Qual é o tipo de planejamento você precisa? É para trabalhar durante uma temporada no exterior? É a viagem para algum dos lugares da sua listinha de desejos? É uma viagem de volta ao mundo? Quer planejar o ano seguinte para ser recheado de viagens?

É possível e não é difícil! Veja os posts a seguir e aprenda como fazer um planejamento de viagem. Comece já a colocar metas nos seus sonhos!

COMO PLANEJAR SUA VIAGEM: http://www.viaggio-mondo.com/2013/01/como-planejar-sua-viagem.html

LISTA DE DESEJOS: http://www.viaggio-mondo.com/2013/01/planejamento-de-viagem-1o-passo-lista.html

COMO FAZER UM CALENDÁRIO DE VIAGENS ESTRATÉGICO: http://www.viaggio-mondo.com/2013/01/planejamento-de-viagem-2o-passo.html

COMO ENCONTRAR A MELHOR PASSAGEM AÉREA: http://www.viaggio-mondo.com/2013/01/promocao-de-passagens-aereas.html

CONHEÇA AS COMPANHIAS AÉREAS LOW COST: http://www.viaggio-mondo.com/2013/02/conheca-as-companias-aereas-low-cost.html

COMO MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM: http://www.viaggio-mondo.com/2013/02/como-montar-um-roteiro-de-viagem.html

Fê Costta

………………………………………………………………………………………………..

Vejam só: 60 países, não é o máximo????? Em 2013, eu e o Marcelo planejamos chegar aos 40 anos com 40 países na bagagem. Para nós, essa já é uma conquista e tanto, mas sabemos que ainda falta muito mundo a desbravar!!!! A Fê (VIAGGIO MONDO), assim como a Claudia Liechavicius (VIAJAR PELO MUNDO!), a Flávia Mariano (VIAGEM PARA MULHERES), a Renata Araujo (YOU MUST GO!) e a Sílvia Oliveira (MATRAQUEANDO) são minhas referências na hora de planejar uma viagem. Elas relatam suas aventuras de maneira gostosa, leve, descomplicada, descontraída e seus posts são recheados de belas fotos, informações e dicas úteis. Leio outros blogs muito legais também, mas os que listei acima são os que mais consulto.

Gente, vocês podem ter certeza de que pesquisar preços e se programar com antecedência faz uma diferença enorme! No ano passado, escrevi uma notinha na minha página no Facebook (https://www.facebook.com/casosecoisasdabonfa) contando que três meses antes da viagem à Chapada dos Guimarães-MT, compramos as passagens Rio-Brasília-Cuiabá e Cuiabá-Brasília-Rio em uma promoção da TAM a 198 reais por pessoa. Alguns dias antes de embarcarmos, o Marcelo foi pesquisar o valor desses mesmos bilhetes só por curiosidade e adivinhem o montante? Cinco mil reais por pessoa!!!!! Fiquei chocada com a diferença de preços e comecei a entender porque alguns conhecidos têm a impressão de que somos um casal abastado, rsrsrs!

Nas férias desse ano, viajaremos pra bem longe e as passagens para aquela parte do mundo normalmente tem preços assustadores, mas eis que o Marcelo, sempre de olho nas promoções, conseguiu comprar dois bilhetes pelo preço de um!!!!! Mais uma vez, a antecedência no planejamento da viagem fez toda a diferença porque, se não fosse por esse descontão, nosso destino seria outro.

Aiás, esse outro destino seria a Itália e eu soube que uma amiga minha acabou de comprar duas passagens para Roma que saíram mais caras do que a nossa tarifa aérea para um voo muito mais longo. Ela perdeu o prazo de uma promoção da ALITALIA e teve que desembolsar 2 mil reais a mais.

Estes são somente alguns exemplos de como um bom planejamento traz vantagens, incluindo a possibilidade de viajar para lugares que, aparentemente, estão fora do nosso orçamento.

Com relação à hospedagem, embora muitos leitores me perguntem, não me sinto à vontade para recomendar alguns dos lugares onde ficamos porque somos extremamente simples na hora de escolher um hotel/albergue. Levamos em conta a localização, sempre ótima, mas a simplicidade das acomodações pode ser um problema para a maioria das pessoas. Já fiquei em hotéis com 4 e 5 estrelas quando viajava de excursão e é claro que amei a experiência, mas admito que sou muito pão dura pra pagar essas diárias do meu bolso quando organizamos uma viagem por conta própria. Então prefiro economizar na hospedagem e gastar meu dinheiro em passeios, boa comida, cervejas gourmet e comprinhas interessantes!

Fica aqui a dica da Fê pra vocês e a minha sugestão de blogs que adoro, mantidos por mulheres que admiro!!!!

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana cheio de aventuras!!!!

Bonfa-ass

23 comentários:

Malú Holzmüller disse... [Responder comentário]


Olá Kátia,amei sua convidada e dicas sobre viajar.Vou compartilhar com meu irmao que tb ama conhecer novas culturas e pessoas.Valeu.
Bjs.
Malú

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Amamos viajar, mas temos priorizado dar um 'up' no patrimônio, sem contar que gastamos boa parte do orçamento com nossas três idas para o Brasil ao ano (Ainda bem que podemos fazê-las, morreria se não pudesse ver meus filhos com essa frequência :-()...sobra para um destino internacional por ano, tá bom né...não dá para reclamar...rsrsrsrs...beijocas! Ah...boa viagem, meu batismo de mergulho foi em Abrolhos, do marido em Maurícius e da minha caçula em Maraú! Cada um num canto ;-)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Malú HolzmüllerMalú, a Fê é formada em turismo e dá muitas dicas legais no VIAGGIO MONDO! Recomendo muito a leitura do blog! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Taia AssunçãoTá ótimo mesmo, Taia!!!!! É é realmente muito bom poder vir sempre ao Brasil ver os filhotes, né? Meus pais também conseguem visitar a minha irmã uma duas vezes por ano e ela tem vindo ao Brasil uma vez por ano desde o ano 2000, quando se mudou pros EUA. E agora com skype a comunicação também fica mais fácil e a saudade diminui um pouquinho! Ah, menina, estou com um certo medinho!!!!!! Vou pergulhar pela primeira vez em Porto de galinhas, uhu! Chegaremos lá às duas da manhà para mergulhar às sete, olha só! Pouco sono e muita aventura, rsrs! Um grande beijo!

Elisa Barros disse... [Responder comentário]

Oba! Esse post de hoje tem tudo a ver com a minha atual fase de planejamento de férias! Aliás, planejar a viagem é quase tão bom quanto viajar! Vou seguir as dicas e ainda pegar outras pra me ajudar. Boa viagem pra nós (vamos na mesma época né?). Bjão

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Elisa BarrosIsso, Elisa! Viajamos exatamente na mesma época! Ainda falta um tempinho, mas é ótimo ver fotos dos nossos destinos de férias e sonhar com a viahem, né? O Marcelo é quem faz o planejamento logístico, é super importante, mas eu acho meio chatinho, rsrsrs! O que faço é indicar a ele algumas atrações que acho interessantes, restaurantes, passeios etc. pra que ele veja se dá pra encaixar no nosso roteiro. Dessa vez, vai ser meio complicado porque as distâncias dentro do país são muito grandes com voos de até 4 horas! Como nào queremos perder muito tempo dentro de aviões e aeroportos, acho que nos concentraremos durante mais tempo em menos cidades... E seguimos planejando e sonhando!!!!!! Mil beijos!

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, vc já recebeu convidados espetaculares e todos escreveram ótimos posts.
Sem desmerecê-los, preciso dizer que nunca me impressionei tanto com outro convidado seu quanto com a Fê.
Eu e Mário adoramos viajar e isso está entre as nossas prioridades de vida. Temos conseguido fazer duas viagens internacionais por ano, isso depois que conheci vc e suas preciosas dicas de descontos de passagens, sites de viagens, blogs com informações de passeios mais em conta, etc.
Como eu só tenho direito a 30 dias de férias por ano mais alguns dias de recesso no final de ano - que geralmente sao usados para confraternizações em família, a jogada é dividir as férias de modo a emendá-las com a semana santa, o carnaval ou outro feriadão, para que elas rendam ao máximo.
Adoraria poder tirar um ano inteiro para viajar assim, como a Fê indicou.
Tenho um projeto de aposentadoria para passar um ano inteiro viajando. O problema é que vou me aposentar primeiro que Mário e não sei exatamente quando poderemos fazer esse projeto juntos, já que só me interessa fazer com ele.

Eu não tenho essa pressa de acrescentar números de países ao meu histórico de viagens. Gosto de voltar a países que já visitamos e explorar o interior ou a costa, por exemplo, sem ficar limitada às capitais. Vamos fazer isso com a França(2013 e 2014) e a Itália 2015). Então, eu até me espanto quando vejo que completaremos 21 países este ano, principalmente considerando que começamos este projeto em 2004 e que houve anos que passamos sem viajar, por causa do nascimento das meninas.

Como vcs deixaram claro no post, também fazemos muito planejamento e abrimos mao de outras coisas para realizar esses sonhos, já que não somos ricos.

Vou visitar o blog da Fê e adicioná-lo ao meu reader.

Um abraço grande e boa viagem para Porto de Galinhas. Mas, preciso dizer, Maragogi é muito mais bonita. kkkk Olha eu puxando a sardinha pra minha brasa...

Claudinha

Unknown disse... [Responder comentário]

Amei!
Com planejamento conseguimos fazer os sonhos se tornarem realidade!
Bjos e excelente fim de semana!!!!
<><

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Adorei o post Bonfa, pois tbm quero viajar muito! Mas um "problema" que eu vejo, no meu caso, é o meu trabalho! Férias só uma vez ao ano e não pode ser fracionada...e aí?? =/
Mas primeiro preciso me reestabelecer financeiramente, pq o começo dessa vida de casada, na minha casa, está bem carinha viu..quanta coisinha pra comprar!!!! kkkk....

beijoss!!!

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Eu sou uma daquelas que não viaja nunca! Mas morro de vontade de começar a fazer isso!

Adorei a convidada de hoje! Passarei por todos os links...

Planejar, eu sei! Agora executar, pra mim, é que são elas! rsrsrsr

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Adorei o post e era o que eu estava precisando!!! Eu e Thiago começamos agora e já estamos programando as férias do ano q vem, uma pena é que o trabalho dele não nos permite fazer pequenas viagens, e já tive de viajar sozinha por causa de um curso em cima da hora que ele teve. Mas vou pegar as dicas da Fê, porque essa viagem que vou fazer agora achei um pouco cara por falta de experiência. Meu próximo destino é a Patagônia. Vou pegar todas as dicas das amigas. Para ter uma ideia essa viagem vai ficar o mesmo preço da que vou fazer para Foz, um absurdo né, mas como tenho mais tempo para planejar consegui desconto. Beijo e essa foi uma dica em tanto!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Feito a MãoClaudinha, eu sabia que vc ia dorar esse post!!!! Somos parecidas em tantos aspectos!!!!!! Eu te entendo perfeitamente e também adoraria passar um ano inteiro viajando, que delícia! Se alguém me patrocinasse, eu iria hoje mesmo, rsrsrs! Realmente houve uma grande mudança em mim quando trabalhei com intercâmbio. Eu realmente senti um "chamado", algo muito forte britou dentro de mim, como seu seu tivesse nascido pra conhecer aqueles lugares, aquelas pessoas, aquelas culturas. Não acho que passei por lá por acaso, eu tinha que ver aquelas fotos, aprender sobre aquelas culturas, sonhar em um dia poder viajar!!!!! Um dia eu comecei a contar os países por onde passei por causa do post da Flávia Mariano sobre seu projeto 30 países em 30 anos. Fiquei curiosa e fiz a minha listinha, rsrsrs! Eu nào tinha noção de quantos lugares tinha conhecido, mas como vc mencionou: é legal também poder voltar aos lugares que gostamos e conhecer beeeem mesmo algum lugar só passando muito tempo por lá. Durante nossas viagens, passamos somente algumas horas em algumas cidades, dá pra ter uma noção geral, mas fica faltando alguma coisa! Tem muitos lugares para onde quero voltar, mas eu realmehte dou preferência a países novos, admito. Minha curiosidade sobre lugares que nào conheci é maior! Ah, espero que dê tudo certo no batismo de mergulho... estou meio nervosa!!!! Maragogi deve ser linda também, bom vc sabe que amei Alagoas das duas vezes em que estive aí e olha que o tempo nào coolaborou, né? Penedo e Piaçabuçu devem ganhar um post em breve. Estou louca pra começar a separar as fotos e escrever o relato! Um beijo enorme, amiga, com votos de muitas viagens na sua vida!!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoÉ verdade! E comecei a perceber que muita gente nào sabe da existência dessas promoções e descontos! Viajar é possível sim, planejando,, economizando e focando em um objetivo: seja pra longe ou pra perto, nào importa! Um beijào!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Casar é assim...Imagino, Gábi! Realmente esse início de vida a dois é complicado! Também nào viajamos por 2 anos quando nos mudamos, mas aos poucos, dá pra ir enxugando aqui e ali e colocando uma graninha na poupança destinada às férias! Um grande beijo com votos de viagens maravilhosas no futuro!!!!!

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Kátia eu adorei este post e vou olhar todos os links aqui postados para aprender o tal do planejamento rsrs.
Olha Katia há algumas considerações a serem feitas é claro, tipo a renda da pessoa e sua reais necessidades! filhos etc e tal, eu já tive melhores salários que la trás me permitiram viajar para fora do país, acebei optando por ficar no Brasil mesmo, adoraria conhecer o mundo, mas dentro da minha realidade financeira me dou por satisfeita em conhecer o Brasil e dar um pulinho em algum país só para ver a neve, este de fato é um projeto que gostaria de realizar em 2014, mas assim como a Claudinha falou não tenho planos de viajar sozinha e sim acompanhada o que torna a viagem mais cara! este ano mesmo o marido falou, vai para Bariloche veja a neve, mas sozinha tem graça! pra mim não, por isso ano que vem se ele não for a filha mais velha vai rsrs.
Mas acredito que com planejamento da sim para fazer viagens mesmo que não sejam internacionais, um exemplo em 2006 eu fui para Salvador e Morro de São Paulo, paguei R$ 7 mil reais por sete dias de viagem, pacote feito com café da manhã e alguns passeios, fora isso ainda tive despesas.
Em 2010 eu fui para Pernambuco com um casal de amigos marido e minha filha, planejamos tudo com antecedência ficamos nos hostel e em algumas pousadas, foram 16 dias de viagem passamos por várias cidades Salvador, Itacaré, Arraial D'Juda, Guarapari, Vila Velha, Recife, porto de Galinhas, Gaibu etc, enfim contado a gasolina rachada, pedágios, hospedagem, comida e alguns suvenirs, pasme gastamos R$ 4.100,00 os 3 e olha não ficamos na pirangagem (como diz os Pernambucanos) não, fizemos até mergulho em Porto de Galinhas, passeios em Porto Seguro, comemos bem, foi realmente o planejamento.
Bom depois disso acabaram-se as viagens, pois engravidei e estou com a pequena Julia, só fui a Búzios num final de semana do ano passado.
Mas estou com a Fe neste sentido, fora educação das minhas filha, minha meta é viagens, não faço a menor questão de carro novo e caro!

Porto de Galinha é linda, mas já foi muito mais antes de ter estes muits hotéis e resorts, acho que a praia deserta era mais bonita!

Ficou grande o comentário né rsrs

Bjs

Gélia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhateAdri, se vc tem vontade, tem jeito!!!!! É só se programar mesmo, nem que seja pra daqui a 2, 3 anos, nào importa! O legal é ver nossos sonhos se transformando em realidade! Mil beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Dani HoffmamDani, a Patagônia é SENSACIONAL!!!!!!! EU AMEEEEEI! Fiz um post sobre essa viagem, está lá no menu viagens. Realmente nossos vizinhos tem paisagens de tirar o fôlego! Aliás, pra falar a verdade, as paisagens mais lindas que já vi foram no Brasil, no Chile, na Argentina e na Bolívia! Belezas naurais é o que nào falta na América do Sul! Um beijào!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoOi, Gélia! Adorei seu comentário! Super pertinente!!! Vc tem toda a razão, em alguns momentos da vida a gente tem que apertar os cintos e priorizar outras coisas ou entào nào sobra quase nada mesmo pra fazer uma poupança de viagem! Já passei por fases assim e ficava por perto, ou fazia um cruzeiro de uma semana, sempre esperando a época das promoções, ou dava um pulinho em Buenos Aiires, que é mais pertinho. Se dá pra juntar mais, vamos pra mais longe, se não dá, ficamos por perto e na situação "dureza total", subimos pra região serrana do Rio, que eu acho uma delícia! A questão é saber que há muitos descontos, promoções e programações gratuitas sendo oferecidas. Há algum tempo, me dei conta de que muita gente nem procura saber dessas ofertas porque nào sabem que elas existem. A gente tem conhecido o Brasil nesses dois últimos anos só à base de promoções. Pra você ter uma ideia: nós voamos muito, mas quase nào temos milhas pra usar porque nossos bilhetes são tão baratos que as empresas aéreas nào contam as milhas, rsrsrs! E, claro, o fato de nào termos filhos faz com que as coisas sejam mais tranquilas pra gente. Como diz o Marcelo: "vamos aproveitar enquanto a gente pode viajar porque a gente nunca sabe o dia de amanhà, né?" Sempro lembro disso quando estou meio cansada e com vontade de ficar em casa no fim de semana. Logo depois, pego a mochila e sigo para o aeroporto. Como eu trabalho MUUUUUITO (bem mais de 8 horas por dia), essas escapadas de fim de semana funcionam também como um remédio anti-stress. Volto renovada, relaxada, com a mente arejada e pronta para começar uma nova semana! Um grande beijo com votos de muitas viagens inesquecíveis no seu futuro!

Unknown disse... [Responder comentário]

O que dizer dessa postagem hoje? Maravilhosa!!!!
Lembro da Fernanda Reali no início do ano me desejando muitas viagens, tô grávida mais uma vez, o que complica a realização mas Minha vida tem que dar uma virada...
beijocas

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@GerlianeOi, Gerliane! Parabéns!!!! deve ser muito emocionante carregar uma nova vida!!! Apesar de ter nascido sem o gene da materidade, fico super feliz quando sei que uma amiga está grávida e amo demais os meus sobrinhos!!!!! Agora a prioridade é o bebê, mas vc é nova e ainda tem muito tempo pela frente para curtir as viagens. Também te desejo lindos passeios ao longo da vida e um bebê com muita saúde! Beijos!

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Katia,

Escolha super acertada. A Fê é muito querida e sabe viajar de verdade. Conheci a Fê em Dubai, numa das minhas andanças por aí. Nossa paixão por conhecer o mundo, claro que foi o ponto de união.

Obrigada por ter citado o link do blog. Você é um doce, sempre tão gentil.

Precisamos agendar aquele almoço sem falta.

Desejo um ano de muitas viagens para nós todas!!!


Beijos

Fê Costta disse... [Responder comentário]

Kátia querida!!!

Que delícia estar aqui de novo!! É um prazer imenso compartilhar minhas aventuras com as leitoras do seu blog!!

Ví todos os comentários acima, que legal ver que tanta gente curte e prioriza viagens!!

Queria deixar uma dica para quem acha que tem so 30 dias de férias por ano não dá para viajar o mundo: Eu também soh tenho 30 dias, mas planejo direitinho cada dia livre. Fica aqui a receitinha do bolo:
http://www.viaggio-mondo.com/2013/01/planejamento-de-viagem-2o-passo.html

Beijao e obrigada mais uma vez Katia! :)

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia, adiro mto vc e seu marico com suas tantas viagens e hj percebo q sou ainda mais parecida com vcs.
Além de gostar muito de viajar, conhecer novos lugares e culturas, eu tb organizo e palnejo bastante minhas andanças por aí. Planejamento e organização é O segredo. Hsss
Ahhh, tb tenho minha listinha de desejos e nesse 2013 bato minha meta de conhecer toda a américa do Sul.
Estou planejando, ainda esse ano, me aprofundar nas andanças pela Ásia, mas vamos ver. Hssss
Adoooro de montão seus posts de viagens e estou sempre pegando suas dicas. Agora em Abril, marido e eu iremos para Cartagena e San Andres, planejado desde o ano passado, e já peguei suas dicas preciosas.
No mais, beijão e excelente semana par4a tds nós; além de muuuuitas viagens e descobertas. ;D

Related Posts with Thumbnails