sexta-feira, 22 de março de 2013

Ilustração, design gráfico e artesanato: a versatilidade da talentosa Camila Piló

as ferias das fadas (1)

Conheci a Camila por meio do último CONCURSO DE FOTOS realizado aqui do blog e idealizado pela amiga Flávia Mergulhão (ATELIÊ DA CAIÊ) em parceria com a Ana Paula Carneiro (DE ANA A Z).  A Camila ganhou o segundo lugar com uma imagem super divertida, vejam só:

camila1

Quando entrei em contato com ela para conversarmos sobre o prêmio, descobri uma mulher inteligente, talentosa, criativa e que possui uma trajetória profissional bem parecida com a minha, além de interesses semelhantes. Fiquei bastante impressionada com a sua versatilidade e hoje estou feliz por poder compartilhar uma amostra de suas criações. Já mencionei que adoro receber colegas de profissão nesse cantinho, né?

camila

Eu sou Camila Piló, uma mineira que mora em Sabará e é apaixonada por gatos. Também amo fotografia, decoração, ilustração, design, artesanato, enfim... Tudo o que esteja de alguma forma relacionado à arte. Sempre gostei de ler, escrever e desenhar. E desde muito pequena fui incentivada pelos meus pais a me envolver nesse universo, principalmente pelo meu pai, que é desenhista e sempre trabalhou com arte em agências de publicidade e escritórios de design.

poesias publicadas (2)

Na época do colégio, comecei a escrever poesias e estórias e aos 9 anos, encorajada por duas professoras, tive alguns poemas publicados em dois jornais direcionados ao público infantil: O Gurilândia e o caderno infantil do Diário da Tarde. Isso aconteceu com muito custo, pois morria de vergonha de mostrar o que eu escrevia! Algum tempo depois tive o poema “Dentinhos” publicado no livro didático “O dia a dia do professor” e a partir daí continuei escrevendo, embora continuasse com a vergonha de publicar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

asmare (3)

Na adolescência, comecei a me interessar por colagens e passava horas criando as minhas próprias capas de caderno personalizadas, com recortes de revistas. Das capas de caderno foi um pulo para começar a customizar as agendas e fichários das amigas, quadros, caixas, latas, móveis... Até que comecei a produzir objetos bem coloridos feitos com colagem e a espalhar pelos ateliês de Belo Horizonte.

asmare (4)

Em 2005 fui convidada a participar do 5º Festival de Reciclagem e Cidadania pela Asmare Cultural, onde pude colocar esses produtos em exposição e a venda. A Asmare é uma organização envolvida na coleta, seleção e reutilização de resíduos e também estimula designers e artesãos a utilizar em suas criações materiais que talvez fossem para o lixo.

ilustrações (21)

ilustrações (11)

ilustrações (7)

Nessa mesma época me formei em Design Gráfico e logo comecei a desenvolver ilustrações para vários trabalhos. Em seguida, me graduei em Publicidade e Propaganda, mas continuei atuando como designer. Mais tarde, trabalhei com a criação de convites personalizados com foco no público teen e me apaixonei!

Em 2009 recebi o convite da Editora Dubolsinho para ilustrar pela primeira vez um livro infantil chamado “As Férias das Fadas” do autor gaúcho Denis Winston Brum. Foi uma delícia esse trabalho, e nele pude misturar ilustração e um pouco de colagem. Fiquei muito feliz porque recebi um retorno muito bacana das crianças, e eu não esperava por isso!

as ferias das fadas (2)

as ferias das fadas (3)

as ferias das fadas (4)

as ferias das fadas (6)

Atualmente eu trabalho com editoração nessa mesma editora, que é voltada para literatura infanto-juvenil e lá ilustrei mais um livro, chamado “O Pequeno Livro dos Recordes” do autor mineiro Fabrício Marques, pela Aaatchim! Editorial (irmã mais nova da Dubolsinho) e também foi muito prazeroso.

o pequeno livro dos recordes (5)

o pequeno livro dos recordes (2)

Paralelo a essa atividade, atuo como free-lancer e por isso criei recentemente a Gloss Conviteria & Design, com o objetivo de prestar serviços de design gráfico com foco na criação de convites personalizados; além de ser também uma forma de compartilhar um pouco do meu trabalho. A Gloss ainda está em seus primeiros momentos de vida, mas em breve estará com novidades.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Também dedico parte do meu tempo à confecção de artesanato e para isso criei a marca DOM – Arte que Inspira. Gosto de fazer estandartes, relicários e outros objetos feitos à mão, que deixo pelos ateliês da cidade e também vendo para os amigos.

Procuro fazer tudo com muita paixão e acredito que nunca estamos prontos, sempre temos algo mais a aprender e a aperfeiçoar. Eu acho que ainda tenho muito que aprender e a melhorar, por isso sempre estou à procura de boas inspirações. E inspiração é o que não falta aqui no Casos e Coisas da Bonfa!

Então é isso aí pessoal! Espero que tenham gostado. Estou muito feliz por poder compartilhar com vocês um pouco do meu trabalho em um espaço tão bacana que inspira talento e criatividade.  Obrigada Katia, pelo convite e parabéns pelo seu lindo trabalho.

Beijão a todos! =)

Camila Piló

…………………………………………………………………………………….

Camila, muito obrigada pelo ótimo texto e pelo carinho! Fico super feliz por saber que uma profissional tão talentosa como você se inspira no meu cantinho virtual!!!! Como somos parecidas, né?  Eu também trabalhei em uma editora por quase 8 anos, adoro ilustração, decoração, design em geral, pintura, artesanato, fotografia, dança e todas as formas de expressão artística!

Sabe o que amei descobrir quando li seu relato? Que você sempre foi estimulada a seguir seu dom! No meu caso, foi um pouco diferente. Minha mãe tem uma grande habilidade para desenho, pintura e artesanato, mas meu pai é engenheiro e eu cresci sendo orientada a escolher uma carreira mais tradicional. Acho que a estabilidade é algo que devemos levar em conta quando precisamos decidir que rumo profissional tomar, mas acredito que no fim das contas nossa natureza fala mais alto. E hoje em dia meus pais são meus maiores incentivadores!

Camila, te desejo todo o sucesso do mundo! Você possui as ferramentas para chegar onde quiser. Gostaria de agradecer bastante sua participação no BONFA CONVIDA e a generosidade em compartilhar um pouco da sua trajetória conosco. Assim como você, acredito que estamos sempre aprendendo e penso muito nisso quando vejo posts antigos e percebo que a qualidade das fotos, das ilustrações e da diagramação foram melhorando com o tempo e a prática.

Para quem quiser conhecer melhor a Camila:

http://www.glossconviteria.blogspot.com.br/

http://www.glossconviteria.blogspot.com.br/p/artesanato.html

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana criativo!

Bonfa-ass

3 comentários:

Fete a Fete disse... [Responder comentário]

Adorei o trabalho da Camila! Os traços, o poema, os convites, a criatividade, o artesanato reciclado (parabéns pela iniciativa!!) Que continue com muito sucesso, sempre! Beijos, Flavia (www.facebook.com/feteus)

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Oi Kátia
É um prazer conhecer uma conterrânea, Sabará fica bem próxima à minha cidade, Pedro Leopoldo.
Adorei os trabalhos da Camila, super talento e habilidade, além de escrever muito bem.
Um beijo pra vocês.

Especiarias Doces disse... [Responder comentário]

Quanta criatividade e talento! Adorei a ilustraçôes do livro As férias das fadas(com a chapinha ficou demais!).
Muito sucesso, Camila!
Beijos,
Fernanda.

Related Posts with Thumbnails