quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dicas para fotografar comes & bebes: post especial para o CONCURSO DE SOPAS, CALDOS E CREMES!

Bom dia, pessoal!!!! Hoje recebo aqui nesse cantinho uma das juradas do concurso “Sopas, caldos e cremes”, a talentosíssima e multifacetada Flávia Mergulhão. Essa amiga querida faz parte do time do Chá entre Blogueiras, que em breve terá sua quarta edição. Nós nos conhecemos pela internet, a amizade virtual se tornou real e, papo vai, papo vem, além do convite para integrar o time de juradas, a convoquei para escrever um post com dicas sobre fotografia de comida. Eu adoro esse tipo de foto e posso ficar horas folheando uma revista especializada no assunto para admirar as imagens. Fiquei super feliz quando a Flavinha aceitou o convite e mais ainda quando ela me enviou o post somente alguns dias depois! Tenho certeza de que suas dicas e sugestões vão ajudar muito na composição das fotos de quem vai participar do concurso e também de quem não vai, mas gosta de registrar belas imagens de comes & bebes para postar no Facebook, Instagram etc.

Vamos começar essa deliciosa aula?

fla[5]

Olá, sou Flávia Mergulhão, dentista, mergulhadora, arteira, blogueira e “curiosa e apaixonada” por fotografia.

Estou longe de ser fotógrafa, fiz um cursinho, mas não me considero assim. Acho que esta definição cabe aos profissionais da área que executam maravilhosos trabalhos e tem uma renda com isso. Eu faço da fotografia mais um dos meus hobbys.

Desde que iniciei o meu blog, há 3 anos, o Ateliê da Caiê, procurei me aprimorar nesta arte, vendo sites, livros e blogs de culinária e fotografia, reproduzindo alguns cenários para teste, investindo em equipamento fotográfico, aprendendo mais um pouco e pesquisando nesta ferramenta maravilhosa que é a internet.

Hoje eu vou falar para vocês como realizo as fotos de comida que publico no meu blog ou envio para concursos. O último concurso do qual participei foi aqui mesmo na Bonfa, o Concurso de Risotos. E como curiosa no assunto, não vou falar em técnicas, nada disso, apenas vou repassar a vocês o que pesquiso, leio, o que faço, ok?

foto 1

Foto do Risoto vencedor

Uma boa foto faz a diferença na hora da apresentação do seu blog, lojinha, concurso. Mostra que você tem capricho com seu blog, carinho com o seu leitor e com quem está vendo sua foto. Não cito aqui fotos profissionais de comida, que são usadas outras técnicas, como maquiagem da comida, espumas artificiais e outras coisas. Quero falar de foto de comida real. Aquela comidinha que você fez, deliciosa e quer logo postar (até mesmo no Instagram e Facebook, não é?).

Foto 2

Para fotografia de comida, é importante a montagem do cenário com um fundo decorado e limpo, sem ser poluído. Evitem muitas texturas e cores diferentes entre pratos, jogos americanos e guardanapos. Busquem a harmonia. Uma dica bacana é usar cartolinas para fundo. A cartolina branca cria um fundo infinito e as coloridas dão um ar divertido a fotografia, variando o fundo (um belo exemplo é a foto inicial da Bonfa no post sobre o Concurso de Sopas, Cremes e Caldos. Ali ela usou uma cartolina vermelha).

Foto 3

Usei uma cartolina branca para criar um fundo infinito

foto 4

Um guardanapo colorido como as bolinhas do brigadeiro

foto4a

Jogo americano em composição com a mini caçarola

É interessante fotografar pequenas porções. Pensem, o foco é a comida, então quanto mais centralizado estiver o assunto, melhor. Para isso, use pequenos pratos, panelinhas, copos menores, pratos de sobremesa, talheres menores e diferentes. Não significa que você vai sair por aí comprando dúzias de pratos e talheres, hein? Aproveite o que você tem de bom e bonito em casa. Dê novas utilidades a velhos utensílios.

foto 5

foto 7

Pequenos utensílios usados para colocar a comida na hora da fotografia

foto7a

Salada fotografada num pequeno utensílio

Decorar a comida e finalizar o prato é muito importante. A aparência nestes casos é tudo. A comida tem que passar o aroma e sabor pela fotografia. Use acessórios para modelar como aros (que para risoto é muito legal). Abuse de ervas aromáticas, pimentas, grãos, azeites, pequenos detalhes que farão toda a diferença.

foto8

Aro para modelar risoto, arroz etc.

queijo

Pimentas enfeitando um prato

foto 10

Risoto modelado no aro e uma “arte”com vinagre balsâmico

Quanto a luz: pessoalmente, eu detesto fotografar com flash, a não ser em último caso. Prefiro a luz natural sempre que possível ou a luz do ambiente. O flash, ainda mais se não estiver regulado, estoura a cor e o efeito não é dos mais bonitos. Mas esta é uma opinião pessoal.

foto 13

Foto realizada com luz fluorescente da cozinha, sem flash

foto13 a

Foto realizada com luz natural-dia

Outro ponto: a perspectiva da foto. Insira o seu prato no cenário, crie perspectiva para o objeto fotografado, dê profundidade ao campo. Para isso, não precisa grandes máquinas. Precisa um pouco de visão. Um objeto fotografado em perspectiva chama mais atenção do que ele todo chapado com foto tirada de cima.

foto11

foto12

Por fim, um editor de imagens para você mexer no contraste, brilho e criar algum efeito é uma ferramenta válida. Eu uso o Adobe Photoshop CS6 e o Lightroom, no computador, e o FotoRus, no celular.

Foto 14

Foto tirada de celular

foto 14 a

A mesma foto com efeito Lomo C do FotoRus

Para minhas fotos de comida, uso uma lente Nikon 50mm 1.8, a “cinquentinha”, uma paixão por ser uma lente clara me possibilita, na maioria das vezes, não usar o flash. Mas você não precisa investir numa câmera DSRL (profissional) para conseguir boas fotos. Câmeras compactas e mesmo celular tiram ótimas fotos. O fator fundamental é o olhar de quem está por trás das lentes.

Bonfa, mais uma vez, agradeço o convite e vamos ver as fotos deste novo concurso, estou super curiosa para ver as receitas criativas e deliciosas! E as fotos também!

Beijos e boas fotos!

Flávia Mergulhão

…………………………………………………………………………………………..

Flavinha, obrigadíssima por esse texto recheado de dicas preciosas e fotos suculentas! Eu pensei logo em você para esse post porque, apesar de não ser fotógrafa profissional, as imagens que você captura são lindas e todas naturais, sem os tais recursos artificiais comumente usados em fotos feitas para livros e revistas de gastronomia. Adoro quando você publica uma receita com fotos no ATELIÊ DA CAIÊ e me inspiro muito nas suas produções! Adorei as sugestões que compartilhou com a gente e vou aplicar algumas nos resultados das minhas próximas aventuras culinárias, com certeza!

Fiquei super feliz com o elogio sobre a foto do creme de cogumelos, muito obrigada!!!!! Meu amigo Wagner, que fotografa super bem, havia me dado essa dica há anos, mas eu nunca lembrava de comprar cartolina e acabava me virando sem ela.

IMG_1327

Foto com cartolina vermelha no fundo, dando a impressão de continuidade/fundo infinito

Bastou colocar a cartolina vermelha sobre o móvel onde sempre fotografo meus pratos e estendê-la até a parede. Gostei muito do resultado e fui correndo na papelaria comprar outras cores para testar futuramente. Eu só encontrei tons chapados, mas penso que papéis de presente estampados, folhas para scrapbook com padronagens coloridas ou papel Contact podem ter resultados interessantes, se houver um equilíbrio na escolha das louças para não poluir o visual.

Sobre a luz natural, eu concordo plenamente com a Flavinha, que é da mesma opinião do meu amigo Wagner: o flash distorce a cor e não valoriza os detalhes da imagem. No início de vida do blog, eu praticamente só fotografava com flash, mas depois fui percebendo na prática como as fotos ficavam mais interessantes sem esse recurso. É por isso que praticamente só fotografo num mesmo canto da sala onde há maior incidência de luz natural durante o dia, vejam só:

555612_186378951495962_1220367510_n

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/08/pimentao-recheado-com-as-sobras-do.html

530992_186379838162540_1361679931_n

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/01/um-encontro-especial-variacoes-de.html

Essa história de usar sempre o mesmo espaço para fotografar estava me deixando desanimada e enjoada de ver o mesmo cenário, sem variação. O máximo que eu conseguia fazer era mudar o ângulo da foto e esconder a divisão entre o móvel e a parede, como na imagem a seguir:

561927_186380154829175_2141959418_n

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/10/bruschetta-de-morangos-com-manjericao.html

A base do móvel de madeira é o mesmo, mas com as dicas da Flavinha, vou rever minhas produções e acrescentar texturas à composição das fotos, além de “fundos infinitos”.

Penso que mesclar acessórios feitos com diferentes materiais como palha, metal, vidro, madeira, porcelana etc., pode ser interessante. Porém, há um ponto em que a Flavinha tocou que foi discutido no concurso anterior e considero importante. Uma das juradas chamou a atenção para o fato de que algumas fotos candidatas estavam tão cheias de acessórios e elementos de fundo que o prato em si, que deveria ser o foco da imagem, ficou camuflado. Essa é uma dica bem útil sobre um cuidado que deve ser tomado. Os acessórios estão aí para serem usados, mas não podem chamar mais atenção do que o tema central da fotografia.

E por hoje é só, galera!!!!! Espero que tenham gostado das dicas da minha convidada e que se animem a participar do concurso de sopas, caldos e cremes! Para rever as regras e os prêmios, acesse o seguinte link:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/08/creme-de-cogumelos-com-queijo-de-cabra.html

Para terminar, gostaria de lembrar que há algum tempo fiz um álbum no Facebook no qual coloquei todas as  receitas que publiquei no blog ao longo desses 3 anos de vida. A pasta continua sendo atualizada toda vez que testo uma receita nova. Se quiserem dar uma olhadinha, basta clicar AQUI.

Um grande beijo pra todos com votos de uma quarta-feira deliciosa!!!!

Bonfa-ass

48 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa,vou repetir o que te enviei por torpedo:fala sério!!kkk.Suas fotos são arrasadoras!
Querida,mais uma vez,obrigada pelo convite e espero que tenha servido de inspiração para os leitores que vão enviar as receitas deliciosas para o Concurso. Estou de olho e preparando o babador!
Beijos e boa sorte a todos!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoQue super elogio, amigaaaaaaaa! Ainda mais vindo de vc, muito obrigada!!!!! Nossa, eu amo suas fotos não só de comida, mas as de paisagens e também as das festinhas aqui de casa, rsrs! Sério, são as que escolho para destacar nos posts pós-festa, vc sabe, né? As do Chá das flores ficaram lindíssimas! Um ggrande beijo e também estou na expectativa!

Panelinha da Fafah disse... [Responder comentário]

Meninas poderosas!

Parabéns pelas fotos, lindas !
Mas tem uma coisa importante
chamada "feeling" e sem ele
não rola mesmo! Eu tenho um dedo
nervoso e agoniado na hora de clicar que nas maioria das vezes provoca um borrão nas fotos! E uso uma maquina pequenininha sony cybershot de 10.1 mega pixels e não utilizo recurso nenhum dela, que aliás vive toda sujinha de pingos de comida. Como vc Flavinha, não utilizo flash e as vezes fico com o prato na mão rodopiando atrás de uma "luz boa" pra fotografar. Mas vou guardar direitinho as dicas boas de voces viu! Talentosas!!!

bjnhs procês!!!!

(comecei a fotografar aos 60 aninhos e tomei gosto!)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Panelinha da FafahFafah, que comemntário mais legal!!!! Muito obrigada! Olha só, vc começou a fotografar com 60 anos, que beleza! Isso é um estímulo mesmo! Vou fazer 40 e tem tanta coisa que ainda quero aprender na vida! Nunca é tarde para começar, né? Muito obrigada pelo carinho e elogios! Minha máquina agora é uma Canon G12, mas sempre usei as SONY amadoras e adorava! Eu não sei usar os recursos da câmera ainda, vou mesmo no "feeling", rsrs! Um super beijo!!!!

Ana Paula disse... [Responder comentário]

Valeu pelas dicas Flavinha! Arrasaram! Sou completamente a favor da luz natural e da cor nas fotos! Outro dia postei no face sobre isso, os fotógrafos profissionais estão tirando a cor das fotos, tornando o ambiente desbotado e as pessoas sem traços de expressão...para comida então, a cor é imprescindível!
Quanto as suas fotos Bonfa, estão perfeitas, transmitem o calor da foto!
Em breve nos veremos de novo no Chá das Blogueiras!
bjs
Ana Paula Carneiro.
www.deanaaz.blogspot.com

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana PaulaOi, querida Ana! Tá chegando a hora!!!! Na semana que vem vou me concentrar nos preparativos da festinha! Obaaaaaa! Menina, que interessante o seu comentário sobre os fotógrafos tirarem as cores das fotos... eu não percebi exatamente isso, mas tenho visto algumas imagens cheias de efeitos fotográficos que eu, leiga, considero um exagero. Tem uns efeitos tipo borrão que acho esquisitíssimos!!!! Fica tudo borrado e aparece só um pedacinho micro de algo em foco. Talvez seja algum modismo, não sei... mas se for, espero que passe logo, rsrs! Um beijão!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Duas lindas amigas blogueiras que eu adorei conhecer =)

Beijoss!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Ah é, já já vou mandar minha foto....!!

Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Gostei das dicas, muito bacanas!!!
viverosonhodedeus.blogspot.com.br

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Casar é assim...Obaaaaa, Gábi!!!! Vou aguardar a sua participação!!!! Nós também adoramos te conhecer pessoalmente! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fabiola KefferQue bom, Fabíola!!!!! As dicas da Flavinha são ótimas mesmo! Um super beijo!

gisele disse... [Responder comentário]

Super entrevsita e dicas. Adorei. Vou praticar pra incrementar....ui!

beijos
gisele

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Nossa!! Muito legal o post de hoje!

Quero muito fazer um curso de fotografia pois adoro tirar fotos de comidas!!!

Adorei a dica da cartolina, vou testar!!

Bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Adorei esse post, ele só veio complementar algo que já aprendo com a Kátia faz tempo,ver a comida sob um novo conceito, o da beleza da apresentação. Vocês podem não acreditar, mas essa perspectiva me ajudou na eliminação de 26 quilos e ainda ajuda. Além de aprender a preparar meus próprios pratos, tomei tanto gosto pela coisa, rs, que criei a minha fan page, com fotos simples, mas feitas com o capricho e carinho que percebo, tanto nas fotos da Kátia, como nas da Flávia, minhas musas inspiradoras. Mil bjux bjux e obrigada por nos presentear com matérias sempre muito, muito interessantes.

Edi Almeida disse... [Responder comentário]

Amei as dicas e as fotos. Sou novata na blogosfera e acho que fotografar é parte importantíssima pra quem gosta de brincar no mundo virtual.

Valeu.

bjs
Edi

meuladoarteiro.blogspot.com.br

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Penha NovaisPenha, que comentário lindo! Fiquei verdadeiramente emocionada! Puxa, eu não imaginava que essa perspectiva da apresentação de um prato pudesse te ajudar a emagrecer e a buscar seu objetivo! Muito legal mesmo!!!! Fico super feliz e muito agradecida com seu carinho e elogio! Seja sempre muito bem-vinda e parabéns pela conquista! E agora... que tal mandar algumas receitinhas de sopas para o concurso, hein? Mil beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhatePois é, Adri, esse macete da cartolina faz a maior diferença e ajuda a disfarçar o cenário sempre igual, rsrs! No meu caso, as fotos que tiro são quase todas nesse meio cantinho. Vou testar alguns belisquetes simples para o Dia dos Pais e pretendo fotografá-los com cartolinas coloridas ainda essa semana! Um super beijo!

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia e Flávia que coincidência, estou falando de fotografia hoje no Blog, quer dizer publiquei uma receita maravilhosa, mas falei de fotos, eu tenho bastante dificuldade para fotografar justamente pq tiro as fotos a noite, quando tiro de dia sempre ficam melhores, eu tb não uso editor, por falta de tempo e habilidade, frequentemente uso a mesa da cozinha que tem funco branco e valoriza as fotos, mas assim como vc Bonfa, tb ando enjoada, adorei a ideia da cartolina, e vou usa-la em breve, uma pena este post ter saído hoje, já fotografei a minha primeira sopa, não consegui enviar ainda, mas hoje faço isso.
Nas próximas usarei as dicas aqui colocadas, foi um excelente post pode ter certeza.

Bjs

Gélia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoGélia, vou lá correndo ver seu post! Essa história de fotografar no mesmo lugar realmente enjoa, mas às vezes não tem jeito, né? Então o legal é descobrir esses macetes e usá-los a nosso favor! Estou aguardando suas receitas, sempre muito bem elaboradas e caprichadas na apresentação!!!!! Um beijào!

Laély disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia!
Gostei muito das dicas da Flávia! Melhorar minhas fotos é uma das metas que persigo, nem sempre, com sucesso!
Que tal pedir dicas, pra fotografar pessoas, no meu caso, que fotografo looks diários?
Nos encontramos no Rio, em breve!
Beijo às duas!

Laély disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia!
Gostei muito das dicas da Flávia! Melhorar minhas fotos é uma das metas que persigo, nem sempre, com sucesso!
Que tal pedir dicas, pra fotografar pessoas, no meu caso, que fotografo looks diários?
Nos encontramos no Rio, em breve!
Beijo às duas!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LaélyLá, essa é uma boa sugestão, hein? Estamos todas animadas com a sua presença no nosso evento anual, obaaaaaa! Contagem regressiva! Beijos!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha, tudo bem?
Adorei as dicas desse post! Vocês duas tiram fotos lindíssimas, fico encantada de ver! Achei incríveis esses toques que a Flavinha deu. Coisas que eu nunca tinha pensado antes,rsrs...acho que tá mais do que na hora de aprender, minhas fotos são tão "fraquinhas", que eu ando fotografando cada vez menos, sabe?rs!Mas como eu tenho várias cartolinas coloridas em casa, vou tentar! Depois eu conto o resultado! Beijos pras duas, até breve!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammSimone, a gente está sempre aprendendo, né? Eu vejo defeitos em todas as minhas fotos, principalmente nas mais antigas, rsrs! É assim mesmo, sei que vc é exigente e perfeccionista como eu e a gente nunca fica satisfeito, tem a certeza de que há espaço para aprendizado e melhora! Você é mega criativa e suas festas são lindonas! Estou doida pra te reencontrar e saber o que vc anda aprontando nos últimos tempos... e amei a sua ideia do Chá Parte 2. Acho que todas já concordamos!!!! Um grande beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Meninas qtas dicas legais, e eu que comprei um mini studio que carrego pra qualquer parte da casa...rsrs
A ideia da cartolina é muito legal, nunca parei para pensar nestas companheiras da infância.
Katia,esta foto com o fundo vermelho ficou linda, arrebentou. E Flavinha, obrigada por dividir conosco suas experiências de fotográficas!

Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownQuerida, muito obrigada pelo elogio! Gostei desse ministudio, hein? Fiquei curiosa pra saber como é!!! Mostra pra gente! Beijos!!!

Mimosa Lingerie disse... [Responder comentário]

oláaa
nossa amei este post! gostei muito msm!!!!

amo fotografias de comida e quero começar a fotografar os produtos que minha mãe vende (lingeries) para fazer uma lojinha virtual.

tô animada em comprar uma semiprofissional e mergulhar neste mundo. O blog da Bonfa sempre me inspirou. Sempre li as dicas dela de como tratar as fotos (c/ programas), dicas de foto e tal... e hj mais uma vez, o post foi sensacional!

aliás parabéns à Flávia tb.
Gostaria mto de dicas destes tais blogs de fotos que a Flavia falou.

Um bom restinho de semana a todos os leitores.
;D

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mimosa LingeriePuxa, que bom saber disso!!!! Acho que as dicas da Flavinha podem ser aplicadas para várias modalidades de fotografias! O tratamento de imagens também dá um upgrade nas fotos que vale a pena experimentar! Um super beijo e sucesso nessa nova empreitada!

Especiarias Doces disse... [Responder comentário]

Legal as dicas da Flávia, é sempre bom aprender coisas novas. Realmente a cartolina ajuda muito, eu mesma tenho uma penca, rs. Compro papel Canson Vivaldi, sabe? As cores são lindas!
Esse concurso novo está de matar, estou querendo muito participar.
Beijo enorme para você, fazia tempo que eu não comentava e isso já estava me deixando com saudade. :)
Fernanda.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Especiarias DocesFernanda, que saudades! Suas fotos são MARAVILHOSAS, sou sua fã!!!!! Ah, participa sim!!!! Pode ser também com alguma receita que já tenha feito e publicado, não precisa ser inédita! E você pode enviar até duas receitas, o que aumenta as chances de ganhar! Já viu os prêmios?São lindos, as minhas amigas patrocinadoras capricharam! Beijos e boa sorte!

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Boa noite, Kátia
Vivendo e aprendendo, nem de longe eu poderia imaginar este recurso do uso de cartolinas de cores variadas, como pano de fundo para fotografias de comidas.
As fotos da Flávia são sensacionais, um verdadeiro espetáculo; agora, Kátia, as suas não ficam atrás, não, são muito boas, não só as das festas que você organiza, como das suas viagens, são maravilhosas.
Muito bacana as dicas da Flávia, aprendi muito.
Valeu.
Beijão pra vocês.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Maria CéliaMuito obrigada pelo carinho e elogio, Maria Célia!Realmente alguns recursos simples podem ajudar muito a quem quer melhorar a qualidade das fotos do dia a dia. Essa dica da cartolina é ótima mesmo, dá uma ideia de profundidade e continuidade e pode ser usada em qualquer lugar. Um super beijo!!!!

Isa disse... [Responder comentário]

Genteee!!!

Como vcs são especiais!!
Otimas fotos, e eu, como falei pra Caie, vou fazer o lance ai com a cartolina!!

Obrigada pelas Dicas!

e vou ver pra participar do concurso... tava muuuuuuuito gripada e nem vi o post do concurso!!

bjuus

Unknown disse... [Responder comentário]

@LaélyObrigada laély!
Eu tb ia adorar saber dicas de como fotografar pessoas!
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

@UnknownPor nada, é sempre um prazer compartilhar alguma ideia!Bjos

Unknown disse... [Responder comentário]

@Mimosa LingerieObrigada! Tem um blog bem bacana que é o Fotografe uma ideia! Dá uma olhada!
Bjos

Unknown disse... [Responder comentário]

@Especiarias DocesAs cores do Canson Vivaldi são lindas mesmo!
Bjocas e estamos aguardando sua sopa!!

Unknown disse... [Responder comentário]

@Maria CéliaObrigada,flor!Vc sempre muito carinhosa!Bjos

Unknown disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammSi,é só se dedicar um cadinho mais!Tô sentindo falta das suas postagens,onde vc está?Bjos

Unknown disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoEu vi sua postagem e deixei um comentario lá para vc.Não tenha medo de se aproximar do objeto a ser fotografado! Ouse!Bjão

Unknown disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoEu vi sua postagem e deixei um comentario lá para vc.Não tenha medo de se aproximar do objeto a ser fotografado! Ouse!Bjão

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@IsaObaaaaa, Isa! participa sim! Vou aguardar suas fotos produzidas com as dicas da Flavinha! Beijos!!!

@xxxxx_uuuuuu disse... [Responder comentário]

Olá meninas, é sempre muito bom contar com as experiências de vc´s para melhorar o que a gente faz! Valeu mesmo.
Agora preciso de uma dica preciosa em relação a fotos: Como fazer a marca d´água com o nome do meu blog?

Beijos
Elaine
http://florefuxico.blogspot.com.br/

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flore FuxicoQue bom que gostou das dicas!!! A Flavinha caprichou mesmo no post! Sobre a marca d'água, eu coloco a minha no Photoshop. Na verdade, é só o endereço do blog que coloco em uma das extremidades da foto. Você também pode usar a sua marca com uma pequena transparência para proteger as fotos dos seus produtos. Faço tudo direto no Photoshop mesmo. Um grande beijo!

Eva disse... [Responder comentário]

Que maravilha, Caiê e Kátia, um deleite olhar as fotos e as dicas super bacanas, não sou mais a mesma depois daqui, ehehe, adoro comida enfeitada, adoro esse preparo e a fotografia pura retrata melhor o sabor que quer imprimir, arrasaram!bjosss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@EvaA gente come primeiro com os olhos, né? Muito obrigada pelos elogios! Um super beijo!!!!

receberecelebrar disse... [Responder comentário]

Meninas, que post lindo e completíssimo!! Flávia, muito obrigada pelas dicas!! Eu adoro fotografar minhas artes culinárias pra colocar no blog e no instagram mas confesso que de vez em quando até perco a vontade... Fico tentando ângulos diferentes, fundos falsos com os meus guardanapos e nem sempre obtenho um resultado legal. Mas depois das suas dicas de hoje fiquei super animada!! Vou usar a cartolina com certeza! :)
Katia, nem preciso dizer que suas fotos são sempre fantásticas, né? Todas indiscutivelmente perfeitinhas!! Quem nos dera fotografar como você!

Este final de semana vou conseguir dedicar algumas horas ao blog (que ficou abandonado a semana toda por conta do trabalho...) e tomara que também dê tempo de preparar uma receita pra participar do concurso. Fiquei empolgadíssima com as dicas e quero colocá-las em prática.
Beijos e ótimo final de semana!!
Mel

Anônimo disse... [Responder comentário]

Katia e Flavia, vocês não fazem ideia do tanto que aprendi com vocês sobre fotografia. A Katia me ensinou a 'retocar' fotos com mais contraste, brilho, intensidade, cor... Desde que aprendi sempre trato as imagens que clico na câmera digital. Flavinha, ahhhh... por sua causa ganhei uma semi-profissional do meu esposo. Através do seu blog comprei o guia da National Geographic para fotografia e fiquei muito, mas muito mais cuidadosa ao tirar fotos. O esposo, vendo isso, me deu esse presentão. Parabéns pela postagem! Vocês duas são lindas! Beijos, Paula

Related Posts with Thumbnails