quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Meu molho de pimenta caseiro

Adoro molhos caseiros e amo pimenta! Até o misto quente que como no café da manhã leva esse tempero! Meu pai elaborou um molho que levava vários tipos de pimenta, além de alho, alecrim, azeitonas pretas, cebolinha, alcaparras e azeite. A princípio, a mistura me pareceu esquisita, mas algumas semanas mais tarde, o azeite absorveu os sabores dos outros ingredientes e se transformou em um molho super aromático e bem picante.

Minha irmã mais nova esteve em Fortaleza-CE há alguns meses e me trouxe de presente um molho caseiro de pimenta com ervas. Adorei o sabor do tempero e achei muito melhor do que os molhos industrializados que compro no mercado. Então decidi me aventurar na cozinha e fabricar a minha versão!

O ingrediente principal foram pimentas, claro! Os dois tipos da foto acima foram comprados na Cachoeira do Evilson em Palmas, Tocantins. Na entrada da atração, há uma venda onde encontramos alguns pacotinhos com pimentas in natura.

Como eu adoro alho e já aromatizei muito azeite com esse ingrediente, separei alguns dentes que já estavam meio velhinhos na geladeira.

Ervas frescas são sempre muito bem-vindas lá em casa e dessa vez optei por comprar ramos de tomilho para o meu molho.

Para começar, cortei as pimentas em fatias bem finas e não retirei as sementes.

Em seguida, esterilizei um vidro comprido e inseri os ingredientes em camadas: primeiro coloquei os dentes de alho, depois a pimenta e os ramos de tomilho inteiros.

Repeti o processo algumas vezes, inserindo os ingredientes na mesma ordem. Com o auxílio de um pilão, fui macerando as rodelas de pimenta para extrair seu suco e abrir espaço no recipiente para a próxima camada de tempero.

Para finalizar, completei o vidro com azeite extra virgem e deixei a mistura na geladeira por uma semana. Achei o resultado delicioso e bem aromático! Mas fica bem forte, hein? Para os que não estão acostumados com pimenta, aconselho usar só um pouquinho para temperar a comida.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia saboroso!!!!

Bonfa-ass

12 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Essa parte eu pulo...pimenta não é meu forte.Uso muito pouco a moída em algumas receita.Comer assim,como condimento em misto quente no café da manhã????É para os fortes!!!kkkkkkk
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoPois é, Flavinha! Pra você ver como adoro esse tempero! Aliás, coincidentemente, meu café da manhã hoje foi exatamente esse: misto quente com algumas pitadas do molho de pimenta caseiro, rsrs! Beijos!

Isa disse... [Responder comentário]

aIII... FICOU LINDO!!
Sempre acho vidros "temperados" com pimenta super charmoso!!

Mas eu não posso com muita pimenta...mas minha sogra faz um desses com vinagre e fica menos forte, e o deixa a comida com um tempero divino!rs

Um beijão =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@IsaQue bom que gostou, Isa!!!! Realmente, além de temperar, a pimenta também decora a cozinha, rsrs! Com vinagre deve ficar muito bom, comprei um molho assim no sul e ainda não o experimentei. Beijão!!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Que delícia!!!

Tbém AMO pimenta.

Além de ter ficado bonito e o sabor deve estar maravilhoso.

Tbém faço várias misturebas com as pimentas...rs Mas nunca fiz desse jeito e nunca me aventurei colocar ervas.

Achava que só podia aromatizar azeite com elas.

Uma pergunta:
Como vc faz para as pimentas durarem?
Uma vez eu fiz com pimentas frescas e mofou. Tive que jogar o vidro todo fora.

Vou esperar o "segredo" e com certeza vou fazer para experimentar. rs

Obrigada pela receita e dica.

Bjos
Isabela

Unknown disse... [Responder comentário]

Bom dia, Katita!

Não tenho aparecido por aqui, mas estou acompanhando tudo, viu? rsrsrsrsrs

Eu e meu marido também amamos pimenta! Eu gosto muito da dedo-de-moça é mais suave, mas não coloco as sementes senão fica muito forte. Faço com vinagre, um pouco de água e sal. Fica maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bjs!

Mirian

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Life for upOi, Isabela!!!!!Ficou uma delícia mesmo! Sua pergunta foi ótima: isso também já aconteceu comigo quando fazia azeite aromatizado, os ramos de alecriam que ficaram fora do líquido apodreceram. No caso da pimenta, mantenho ela na geladeira e a retiro de lá algumas horas antes de usar. Não sei se é amelhor forma de conservar o molho, mas tem dado certo, rsrs! Se souber de outra dica e quiser compartilhar, fique à vontade!!!! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownQue legal, Mirian! Fiquei curiosa para experimentar essa versão com vinagre! Deve ficar muito boa mesmo! Um beijào!

Leili disse... [Responder comentário]

Ótima pedida Kátia. Comprei pimentas para uma receita mas sobrou muito. Agora tenho que dar um fim nelas. E vai ser final feliz, pois adoro molho de pimenta. Já experimentou na pipoca? Adoro!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LeiliQue ideia ótima, Leili!!!! Pimenta na pipoca!!!! Olha que eu só não coloco pimenta em doces e nunca lembrei da pipoca! Vou experimentar com certeza! Beijos!

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia linda sua pimenta e tenho certeza saborosa eu só ponho uma pitadinha mesmo, então quando faço a minha é bem parecida com a sua só que coloco um pouco de vinagre para não ficar tão forte e quando faço molho eu acrescento cebola e bato tudo no liquidificador ai fica bem fraquinho mesmo, dá até para colocar no molho de macarrão.

bjs

Gélia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoÓtima dica, Gélia, adorei!!!! Percebi que muita gente acrescenta vinagre, né? Deve ficar bem legal e vou testar na próxima oportunidade! Obrigada! Bjs!

Related Posts with Thumbnails