quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Salada Waldorf em verrine: uma sugestão refrescante para a sua próxima festa

IMG_3010

Setembro vai chegando ao fim, os dias vão ficando mais quentes e daqui a pouco o verão está de volta com toda a força. Nessa época do ano fico com muita vontade de comer saladinhas refrescantes e incrementadas. Confesso que aquela salada simples de alface, tomate e cebola não me agrada. Eu gosto mesmo é de algo mais elaborado e visualmente atraente. O mais legal é que além de ser uma refeição leve e nutritiva, na maior parte dos casos é fácil de fazer e fica pronta rapidinho. No ano passado promovi um concurso de saladas de verão que rendeu 58 receitas criativas, bonitas e suculentas, como vocês podem conferir no seguinte link:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/03/as-58-receitas-dos-leitores-para-o.html

Fiquei super animada com a variedade de ingredientes, molhos e apresentações das receitas enviadas pelos leitores. Dá pra passar o verão inteirinho experimentando saladas diferentes só com as ideias que apareceram nesse concurso!

IMG_3020

Eu devo ter provado a clássica salada Waldorf antes, mas não lembro de tê-la achado tão gostosa quanto a versão que comprei no EMPÓRIO FARINHA PURA recentemente. Diz a Wikipedia que a receita foi criada em 1893 no Waldorf Hotel em Nova Iorque (o precursor do Waldorf-Astoria, inaugurado em 1931). Os ingredientes básicos são os seguintes: nozes, aipo, maçã, suco de limão, maionese, creme de leite, alface, passas e sal. No caso dessa receita que adorei, a maçã argentina ralada fininha e as nozes bem picadinhas fizeram toda a diferença. Para acompanhar, sugiro um vinho rosé bem geladinho.

Eu ainda não pensei no calendário de festas de 2014 (rs!), mas gosto muito de começar o ano com algum tipo de comemoração. Como o clima quente e praiano do Rio pede comidas leves e saudáveis, em 2012 organizei uma FESTA DE VERÃO com buffet de saladas. Foi um sucesso! Na época comprei quatro saladas prontas no HORTIFRUTI e disponibilizei para os meus convidados ingredientes extras como azeitonas pretas, batata palha, cubinhos de queijo, damascos secos, lascas de amêndoas e temperos variados. Não pretendo fazer exatamente a mesma coisa em 2014, mas gosto de servir saladinhas em verrines, o que considero prático e charmoso. Bom, a ideia está anotada e até lá terei tempo para pensar melhor.

Como mencionei anteriormente, não fui eu que fiz a salada Waldorf do post de hoje, mas gostaria de compartilhar uma variação dessa receita que encontrei no site TUDO GOSTOSO. Ela me pareceu diferente e bastante interessante:

 

Salada Waldorf à minha moda

(Retirada DAQUI)

Ingredientes:

1 abacaxi pequeno, maduro, descascado e picado
2 maçãs descascadas e picadas
10 grãos de uvas tipo itália brancas e rosadas
4 ou 5 talos de salsão (depende do tamanho)
1 erva doce de tamanho médio
1/2 xícara (chá) de uva passa sem sementes, branca
1/2 xícara (chá) de uva passa sem sementes, escura
Sal, azeite, vinagre e molho inglês a gosto
1 lata de creme de leite sem soro
1 xícara (chá) de maionese
1 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente

Modo de preparo:

Lavar bem as uvas tipo itália, cortar ao meio e tirar as sementes. Lavar os talos de salsão, a erva doce e cortar em tiras bem finas (se ficar tiras grandes, cortar ao meio). Em um vasilhame juntar todos os ingredientes, temperar com sal, azeite, vinagre e molho inglês. À parte fazer um creme com o creme de leite (sem o soro) e a maionese. Misture e junte à salada, misturando muito bem. Experimente o sal e se necessário aumente a quantidade de creme de leite e maionese.

Obs.: o sucesso desta receita depende da qualidade das frutas que usar, tem que ser frutas frescas e saborosas. Se quiser, pode acrescentar na salada pedaços de manga, morangos ou kiwi.

……………………………………………………………………………………….

Adorei a ideia de acrescentar outras frutas frescas e suculentas à salada e estou ansiosa para testar a receita!

Um grande beijo pra todos com votos de um dia saboroso!!!!

Bonfa-ass

8 comentários:

Fabiola Keffer disse... [Responder comentário]

Hum, é uma ótima sugestão, bjs
Meu blog: FABIOLA KEFFER

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Não sei que erva doce vc. se refere. Só conheço para fazer chá.
Mas está com um aspecto muito bom.
bjs, Katia.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fabiola KefferBem refrescante, né, Fabiola??? Acho que vou comprar pra festa do meu aniversário e depois vou querer experimentar a receita! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaOi, Ana! Eu também não sei, essa receita nõa é minha e ainda não experimentei, mas tem uma cara boa mesmo e a erva doce deve dar um sabor especial! Se experimentar, me conta? Beijos!

Flavia B. disse... [Responder comentário]

Hmmm, com erva doce deve ficar bom. Ana Maria, em português também é conhecida como funcho, em inglês é fennel bulb (e fennel seed são as sementes.) Fiz uma Waldorf uma vez com frango defumado (defumei em casa). Compra um defumador pequeno para fogão, vai adorar!!

Flavia B. disse... [Responder comentário]

Hmmm, com erva doce deve ficar bom... Fiz uma vez com frango defumado ( que defumei em casa) e foi sucesso total! Compra um defumador pequeno de fogão, vais adorar!!

Ana Maria, em português também é conhecida como funcho, em inglês é fennel bulb (e fennel seed são as sementes pra chá e tempero). Procura uma foto na internet!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flavia B.Que legal, Flave! Funcho, isso mesmo! O pessoal do TOP CHEF traduz Fennel como Funcho! Também vou procurar por uma foto, só não sei se é muito comum por aqui! Beijos!!!!

K disse... [Responder comentário]

Como eu ja disse, as pessoas da minha casa são muito chatas para comer começando com meu marido francês. Tenho certeza que eu amaria essa salada mas da uma preguiça cozinhar so pra mim...

Related Posts with Thumbnails