segunda-feira, 31 de março de 2014

A degustação de Queijos & Vinhos de Verão

DSC_1250

O “bolo de queijos”

DSC_1211

Os cachinhos de groselha in natura decoraram as camadas do bolo

DSC_1144

O cartaz-surpresa para o aniversariante e o buffet pronto para a degustação

DSC03852

Dip de cheddar com bacon defumado

DSC03854

Grana Padano com azeite, ervas e pimenta rosa

DSC03919

Sangria de vinho tinto bem geladinha

DSC_1395

Porta-copos customizados

DSC_1329

Plaquinha com base de rolha

Conforme comentei no post sobre os preparativos para essa festinha, ela não estava programada para acontecer tão cedo, mas a oportunidade de comemorar o aniversário do meu melhor amigo com uma produção caprichada me fez antecipar a degustação de Queijos & Vinhos e adaptá-la à estação mais quente do ano.

DSC_1279

Quando arrumo as comidinhas no buffet, às vezes percebo que é necessário mudar alguma coisa de lugar ou substituir um item do menu que não encontrei no mercado. Imprevistos acontecem e já estou acostumada com isso, mas dessa vez, como não contratei nenhum fornecedor e fiz todas as compras ao longo da semana, a chance de precisar fazer uma alteração de última hora era mínima. Essa é mais uma vantagem da degustação de Queijos & Vinhos: os comes e bebes podem ser adquiridos com antecedência e vêm prontinhos para serem servidos!

DSC_1157

Como não havia mais espaço disponível no buffet, coloquei o porta-retrato que abrigou o menu sobre um banquinho que posicionei logo ali do lado.

DSC_1023

Detalhe do menu sobre o banco ao lado do buffet

DSC_1031

O mix de pecãs com cranberries, casquinha de laranja e pimenta-do-reino estava uma delícia! Foi uma das guloseimas que mais gostei de trazer da viagem aos EUA. Ele pode ser substituído por um mix de frutas secas, cristalizadas e desidratadas.

DSC_1228

Servi dois tipos de presunto espanhol na mesma tábua de madeira em que coloquei um potinho com molho de mostarda, maçãs caramelizadas e champanhe, também comprado nos EUA. Meus amigos estavam meio desconfiados dessa mistura inusitada, mas depois que a experimentaram, ficaram apaixonados. A mostarda é um pouco adocicada, tem aroma agradável e vem com pedacinhos de maçã... aprovadíssima!

DSC_1234

Na cestinha de pães, servi croissants, baguete de provolone cortada em rodelas e pão italiano.

DSC_0985

O “bolo de queijos” foi a grande novidade da festa e, para minha surpresa, a foto que postei no Facebook assim que terminei de decorá-lo bateu meu recorde de curtidas!!!! Percebi que muita gente ainda não conhecia esse tipo de decoração, mas nos Estados Unidos já tem até um pessoal que substitui o tradicional bolo de casamento por essa versão salgada.

DSC_1066

O meu maior desafio foi enfeitar a torre de queijos de forma equilibrada, sem pecar por excesso nem por falta de elementos decorativos. Comecei pelas groselhas in natura, que tive a sorte de encontrar no FARINHA PURA na véspera da festa. Eu não estava nem procurando essa frutinha tão difícil de ver nas prateleiras dos mercados, mas a avistei de longe e achei que ficaria bem delicada no topo do “bolo”. Espalhei alguns cachinhos entre os pedaços de queijo e depois completei o espaço com nozes. Distribuí as frutas maiores na base de madeira, criando uma sequência de ameixas, groselhas, damascos, figos e nozes.

DSC03888

Percebi que o “bolo” de queijos parece maior nas fotos do que ao vivo. Pelo menos, foi essa a impressão que alguns amigos tiveram. O brie que usei na base tinha 20 cm de diâmetro e cada pedaço de queijo era um pouco menor do que o outro. Com a ajuda de um cortador redondo, finalizei a torre com um pequeno pedaço de gorgonzola.

DSC_1212

Os outros queijos que usei foram Camembert, Caciotta e Minas Padrão. Como a degustação aconteceu no verão, foi importante selecionar tipos frescos, leves, macios e suaves. Assim também fica mais fácil cortá-los. Ah, preciso destacar que o Caciotta fez o maior sucesso, todo mundo amou! Trata-se de um queijo azedinho de origem italiana produzido principalmente na região da Toscana. Eu comprei o de 600 gr da marca alemã Bergader no MUNDIAL.

DSC_1102

Numa petisqueira redonda, servi o dip de cheddar com bacon defumado que comprei nos EUA, cercado de biscoitos do tipo drink. Essa foi a única comprinha que fiz na viagem que não me agradou até agora. Parecia uma maionese temperada e não correspondeu às expectativas.

DSC_0990

Lembram dos cubinhos de Grana Padano que deixei marinando no azeite com temperos por quatro dias? Ficaram bons, mas com menos gosto de azeite do que os que experimentei em Buenos Aires. Da próxima vez, para garantir um sabor bem proeminente, vou deixar o queijo embebido no líquido por, no mínimo, uma semana.

DSC03856

Azeitonas pretas temperadas são um ótimo acompanhamento para os queijos. Para brincar com a identidade visual da festa, inseri um palitinho com a ilustração da azeitona no copo de vidro usado para servir o petisco.

DSC_1416

Para incrementar a decoração do buffet, posicionei duas taças de tamanhos e alturas diferentes cheias de rolhas ao lado do copo com grissinis e do recipiente com azeitonas.

DSC03911

É ao redor da mesa de centro que eu e meus amigos nos sentamos para bater papo, comer e beber. Dessa vez não usei a mesa de jantar como base auxiliar para os comes & bebes e por isso faltou espaço para alguns petiscos, como o Dukkah.

DSC_1409

Trata-se de um mix de frutas secas, sementes e especiarias típico da culinária egípcia. A sugestão escrita no rótulo é a de embeber um pedaço de pão no azeite e depois passá-lo nessa mistura.

DSC03879

Foi exatamente o que fizemos e os pedaços de pão receberam uma crosta crocante de amêndoas, gergelim, erva doce, coentro, anis e sal. Eu achei bem gostoso, mas o consenso é que havia sal demais. De qualquer maneira, achei bem interessante a ideia de produzir minha própria versão de dukkah usando menos sal e acrescentando alguns temperos.

DSC_1482

Minha amiga Mari sugeriu que a gente preparasse uma sangria geladinha e então ela ficou responsável por cortar as frutas (uvas verdes, maçãs e laranjas) e acrescentar cravo e canela aos líquidos (vinho tinto, refrigerante de limão e suco de laranja) que eu misturei sem muito critério dentro de uma suqueira de vidro. Como nós não gostamos de nada muito doce, optamos por não adicionar açúcar, ingrediente obrigatório em todas as receitas de sangria. Pra gente, nao fez falta, mas a maioria das pessoas provavelmente acharia nossa versão pouco doce.

DSC_1270

Para que os meus convidados pudessem comer as frutinhas que ficam acumuladas no fundo das taças, coloquei um palitinho de madeira customizado dentro de cada uma delas.

DSC_1259

No post anterior, comentei que não sabia se usaria as bandeirolas na decoração do evento, mas acabei encontrando um lugar legal pra elas atrás do sofá da sala. A seguir, vocês podem ver algumas fotos do dia da festa, com destaque para o “bolo” cortado, o Wagner acendendo a “vela de rolha” e o arranjo que ele produziu usando uma taça cheia d´água e um punhado de groselhas. Adorei o resultado e pretendo adaptar a ideia para futuros encontros!

MIX

No caso do bolo feito com queijos, a gente precisou cantar “parabéns” logo depois que os convidados chegaram. Invertemos a tradicional ordem de eventos de uma festa de aniversário, mas valeu a pena! O “bolo” estava delicioso e com certeza vou repetir a dose algum dia!

DSC_1114

No final do encontro, além do cartão assinado pelos amigos, o Wagner também levou pra casa o cartaz que elaborei especialmente para a sua festa de aniversário.

Um grande beijo pra todos com votos de muitos anos de vida repletos de momentos especiais a serem compartilhados com amigos queridos!!!!

Bonfa-ass

20 comentários:

Marta disse... [Responder comentário]

Katita, ficou lindo! Amei as cores usadas desta vez! O bolo ficou sensacional e o cartaz ficou demais!!! Certamente tudo muiiito delicioso!!! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMuito obrigada, Martinha! Eu gosto do kit coloridinho também, mas acho que é um pouco mais informal e esse em P&B ficou mais elegante, né? Eu não devo fazer outra degustação esse ano, mas fiquei com vontade de organizar uma terceira versão da festa em 2015, rsrs!

Especiarias Doces disse... [Responder comentário]

Uau!!!!!!!!!!!!!!! Gente, que perfeito!!!!
Nossa, me deu até vontade de ser o Vagner para ganhar uma festa assim :)
Tudo muito, muito e mais que muito lindo!
Não quer morar aqui em Floripa, Bonfinha? Poderia ser bem ao lado do meu apartamento.
Já perdi as contas de quantas vezes eu te dei os parabéns, mas mesmo assim eu te dou novamente. Parabéns!!
Beijo doce,
Fernanda.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Especiarias DocesFernanda, você não imagina como ganhei o dia com seu comentário! Você me inspira muuuuito! Sou sua fã, você sabe, né? Além das receitas deliciosas,suas fotos e produção para fotos são liiiindas! Muito obrigada pelo carinho! Eu moraria em Floripa sim, claro, rs! É o lugar que eu escolheria pra morar se tivesse que sair do Rio. Amo Santa Catarina! Um super beijo!

Marina Mott disse... [Responder comentário]

Katia, olá!!

Gosto de tudo que vc faz, mas desta vez vc se superou!! Está incrível e eu vou imitar seu bolo de queijo!
Beijos mil!!

Anny (Cristiane) disse... [Responder comentário]

Lindo, criativo e apetitoso como tudo o que faz. Vou copiar o bolo de queijos.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Marina MottMarina, estou morrendo de saudades! Como você está? Puxa, copia o bolo sim! Eu também copiei e o legal é que a gente pode fazer a nossa versão com os queijos e frutinhas que mais gosta! Um super beijo! Saudades!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Anny (Cristiane)Anny, muito obrigada! É super fácil de fazer, né? A maior dificuldade é encontrar os queijos inteiros de tamanhos diferentes, mas procurando com calma, dá pra achar! Um beijão!

Rezinha disse... [Responder comentário]

Bolo de queijo, meu avô já fazia isso lá nos anos 80... todo aniversário da minha avó, que era mineira, ele comprava um queijo meia cura e decorava com balinhas e jujubas. Eu que era criança de uns 4/5 anos achava aquele o bolo de aniversário mais horrível do mundo, era salgado, eca! Mas adorei essa versão repaginada, pensando seriamente em usar a idéia pro aniversário de 60 anos da minha mãe!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@RezinhaRezinha, que comentário super interessante! Quer dizer que essa ideia é ainda mais antiga do que eu imaginava... muito legal! A primeira vez que tive contato com a imagem de um bolo de queijos foi por meio da Internet há uns 2 anos, talvez. Mas só agora tive a oportunidade de reproduzi-la. Faz a sua versão sim, tem tantas maneiras de decorar esse "bolo". Já estou curiosa pra ver a sua! Beijão!

Paula Fernandes disse... [Responder comentário]

Eu adorei esse bolo de queijo. Ficou muito legal! Parabéns

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Paula FernandesOi, Paula! Eu também adorei, tanto que adaptei, rs! Procurando no google, a gente acha muitas versões! O mais legal é dar o nosso toque e personalizar a criação. E é super fácil de fazer, o que é melhor!!!! Um super beijo e obrigada pelo comentário!

Gildett de Marillac disse... [Responder comentário]

Nossa!!! Quase senti o gosto de tudo, degustei cada detalhe, ficou uma maravilha, uma grande produção com coisas simples, adoro suas festinhas.

scrap by Dri disse... [Responder comentário]

Amei essa festa, e a ideia do bolo é fantástica!!
Bj

Milena disse... [Responder comentário]

Vou comentar que o cartaz do Wagner ficou incrível,eu amei!!
E todos os detalhes combinaram,o kit é maravilhoso sem dúvida nenhuma!
Estava aqui pensando Bonfa,como o preto e branco pode ser colorido né??
Um beijão,me liga!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@gildett marillacMuito obrigada, Gildet! Adorei seu comentário "uma grande produção com coisas simples". Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@scrap by DriObrigada, querida! O melhor é que é super fácil de fazer, né? Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaMi, é verdade!!!! Preto e branco combina com tudo, isso é o mais interessante. Aí a gente pode complementar a decoração com qualquer tonalidade! Um beijão!

Desenvolvendo-se por Thalita Moreira disse... [Responder comentário]

Ola Katia, amei a sua decoração, principalmente as pla1quinhas e o quadro imitando giz. Tu fez na mão mesmo ou é digital?
Seria demais te pedir para mandar os arquivos (se for digital) para mim?!?
\meu chá de panela vai ter esse tema e queria muito usar.
Vou logo avisando que vou me inspirar (copiar) na sua decoração de tão linda!!! =)))
Espero muito que possa me ajudar.

Obrigada e beijão!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Thalita CarneiroOi, Thalita! Tudo bem? Que bom que gostou dessa festinha! Você pode comprar os arquivos digitais desse kit lá na loja. Vou copiar o link do produto aqui:

http://www.coisasdabonfa.com.br/pd-d4b68-kit-digital-queijos-e-vinhos-p-b.html?ct=&p=1&s=1

Beijão e seja sempre muito bem-vinda!

Related Posts with Thumbnails