segunda-feira, 17 de março de 2014

O almoço havaiano na casa dos meus pais

DSC_1123

Conforme comentei nos posts anteriores, não fizemos uma Festa Havaiana completa na casa dos meus pais, mas um almoço informal e descontraído à beira da piscina. Mesmo sendo uma simples reunião de família num domingo, me animei a decorar duas mesas pequenas usando alguns itens do kit digital FESTA HAVAIANA/LUAU. Também aproveitei a oportunidade para testar uma receita de belisquete, um drink e uma sobremesa, além de experimentar o risoto de camarão com abacaxi feito pelo meu pai.

DSC_1140

Encostei as duas mesas na borda da piscina e foi lá que servi a entradinha, além de grissinis, bebidas e, mais tarde, sobremesas.

DSC_1115

Os palitinhos customizados com as bandeirinhas do kit não foram usados somente de forma decorativa. O acessório foi essencial para criar a apresentação do aperitivo de queijo de cabra com castanha de caju e uva verde.

DSC_1085

O petisco é bem simples de fazer, embora eu tenha precisado improvisar uma solução para um problema com o qual não contava. Os ingredientes que usei foram 200g de queijo de cabra cremoso, uvas verdes sem caroço, castanha de caju triturada e mel. O mel não apareceu na foto acima porque foi uma ideia de última hora para fazer com que a castanha grudasse nas bolinhas de queijo. Eu achei que a textura cremosa seria suficiente para criar uma casquinha de castanhas, mas o resultado deixou a desejar. Então comecei a pensar no que eu poderia fazer para aumentar essa aderência. A princípio, minha mãe sugeriu passar as bolinhas no azeite, mas depois pensamos que o sabor poderia ficar estranho. Foi aí que surgiu a ideia do mel e deu super certo!

DSC_1134

Passei as bolinhas de queijo numa porção generosa de mel e depois cobri tudo com castanha. Pra finalizar a apresentação do aperitivo, espetei as uvas nos palitinhos, que ajudaram a mantê-lo em pé. O resultado foi um petisco leve e gostoso que uniu o sabor azedinho e a textura cremosa do queijo de cabra ao doce do mel, à crocância da castanha e ao frescor da uva.

DSC_1199

Na segunda mesa de apoio, coloquei o porta-retrato da IKEA com ilustração da mascote havaiana e os copos de plástico que comprei especialmente para servir o drink à beira da piscina, já que a presença de vidro nessa área não é recomendada.

DSC_1160

A vela vermelha, a folha de palmeira e o abacaxi complementaram a decoração desse cantinho.

DSC_1189

Inseri os canudos customizados com hibiscus dentro dos copos para que o pessoal pudesse se servir à vontade. Havia suco de abacaxi, água de coco e “Piña Colada azulada”, que mostrei no post anterior, lembram? No dia do almoço reproduzi a receita, mas dessa vez aproveitei para prestar atenção às quantidades dos ingredientes:

  • 2 partes de vodka
  • 1 parte de licor Blue Curaçao
  • 5 partes de suco de abacaxi
  • 1 parte de leite de coco
  • 1 parte de leite condensado
  • 8 pedras de gelo

Bati tudo no liquidificador e enchi uma jarra de vidro, com a qual fui reabastecendo os copos da galera.

DSC_1235

Pra ninguém beber de estômago vazio, além do petisco de queijo com uva, servi dois tipos de grissinis: cobertos com gergelim e com sabor de queijo parmesão.

DSC_1322

Enquanto o pessoal se refrescava na piscina, meu pai preparava o prato principal que, como de costume, recebeu mil elogios! Dessa vez, ele modificou um pouco sua receita original para torná-la mais “havaiana”.

Ingredientes:

- sete dentes de alho picados
- uma cebola ralada
- um molho de salsinha fresca
- pimenta do reino
- mix de pimentas vermelhas, rosas, amarelas
- leite de coco
- duas latas de creme de leite
- dois abacaxis grandes (melhor ser ananás)
- um kg de camarões médios descascados e sem cabeça
- arroz arbóreo
- limão
- manteiga
- azeite de oliva
- sal marinho (grosso)
- polpa de um tomate ralado


Modo de preparo:

Regue com caldo de limão os camarões, salpique o mix de pimentas frescas e a pimenta do reino. Prepare o arroz temperando-o somente com sal, cebola e alho, com cuidado para não deixar secar toda a água. Numa frigideira funda, doure na manteiga e no azeite de oliva o alho picado e a cebola ralada, coloque a polpa de tomate e a salsinha. Tempere com sal grosso à gosto e acrescente a pimenta malagueta curtida no azeite de oliva. Adicione os camarões e deixe cozinhar no molho por alguns minutos, até que adquiram a consistência desejada. Coloque uma colher de leite de coco e o creme de leite. Misture por alguns segundos sem deixar ferver. Apague o fogo e acrescente o arroz. Tampe a frigideira e espere alguns minutos para que o arroz complete seu cozimento. Corte um abacaxi pela metade e retire a parte de dentro, separando a parte mais macia que deverá ser cortada em pequenos pedaços. Misture esses pedaços no risoto e sirva na casca do abacaxi.

DSC_1379

Hummmmm, ficou uma delícia, gente!!!!! Meu pai disse que não quis mudar demais a receita original, que já era conhecida e aprovada por todos, e por isso só misturou o abacaxi com o risoto na hora de servir.

DSC_1434

Como estava muito quente, preferimos almoçar na sala com o ar condicionado ligado na temperatura máxima!

DSC_1429

Esperei alguns toppers de hibiscus no abacaxi a fim de recriar o clima de Luau no ambiente interno. Minha mãe colocou uma molheira com leite de coco ao lado do abacaxi para quem quisesse incrementar seu risoto.

DSC_1262

Depois do almoço, voltamos à piscina e foi lá mesmo que servi as sobremesas: muffins de coco (comprados prontos no HORTIFRUTI) e ganache de chocolate com farofa de amendoim, cuja receita mostrei no post anterior.

DSC_1246

Detalhe dos toppers

DSC_1294

Posicionei os copinhos com a ganache sobre uma bandeja de madeira rústica que lembra um tronco de árvore. Achei que tinha tudo a ver com o clima do almoço havaiano!

DSC_1289

Detalhe dos coqueirinhos decorando os copinhos de doce

DSC_1309

Essa sobremesa é sucesso garantido, pessoal! Como não sou muito fã de brigadeiro, que acho doce demais, prefiro oferecer aos meus convidados a ganache em copinhos. É menos enjoativa e dá pra variar a cobertura com chantilly, geleia, doce de leite, confeitos coloridos, coco ralado, castanhas caramelizadas, frutas cristalizadas ou desidratadas, lascas de amêndoas, nozes trituradas etc. Eu geralmente acrescento à receita da ganache um pouco de whisky ou licor, mas dessa vez não usei o ingrediente porque temos uma gravidinha na família!

Um beijão pra todos com votos de uma semana proveitosa!!!!

Bonfa-ass

15 comentários:

Elisa Barros disse... [Responder comentário]

Com sempre tudo lindo e cheio de capricho. Katia, AMEI essa receita do seu pai. Vou fazer essa semana com certeza! Parabéns!!!!
Beijos

Bell disse... [Responder comentário]

Fico lindo, colorido e no capricho.
Esses detalhes fazem a diferença.

bjokas =)

Marta disse... [Responder comentário]

Que risoto é esse????? Jesus que coisa boa! E a apresentação melhor ainda!!!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Elisa BarrosQue legal, Elisa! Experimenta sim e depois me fala! Fica uma delícia!!! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellMuito obrigada, Bell! Realmente alguns detalhes fazem bastante diferença! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, meu pai sempre se supera! No último fim de semana ele fez lula e ficou suuuuper macia, deliciosa, além de camarões com talharim... de lamber os dedos, rs! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia, almoço perfeito: receitas e decoração! Parabéns mais uma vez por tanto capricho.
Beijo

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia, almoço perfeito: decoração e receitas escolhidas. Parabéns, mais uma vez, por tanto capricho. Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Rosária LoboMuito obrigada, Rosária! Fico feliz que tenha gostado! Beijão!

Tanise Bellucci disse... [Responder comentário]

Enlouquecí com esse risoto, tenho que fazer! Dizer que tudo que você faz é lindo e criativo pode ser redundante, mas é a pura verdade! parabéns!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Tanise BellucciTanise, vc é uma fofa!!!! Muito obrigada pelo carinho e elogio! O risoto ficou delicioso mesmo, experimenta sim e depois me conta o que achou! Super beijo!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Como sempre tudo lindo!!!! Há pelo menos 3 anos você inspira nossas festinhas. Nosso pequeno blog tem muitos das suas idéias geniais!
Somos fãs de carteirinha!
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Oiiiiia olha eu por aqui novamente! Que festa linda com cores vivas, cheia de alegria! E cada coisa gostosa hein! Parabéns por mais está criação! Sou fã da sua criatividade, enche meus olhos e minha imaginação! Estava com saudades de passar por aqui! Beijos
Eliete

Unknown disse... [Responder comentário]

Oiiiiia olha eu por aqui novamente! Que festa linda com cores vivas, cheia de alegria! E cada coisa gostosa hein! Parabéns por mais está criação! Sou fã da sua criatividade, enche meus olhos e minha imaginação! Estava com saudades de passar por aqui! Beijos
Eliete

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownMuito obrigada pelo carinho e elogios, querida! Estava com saudades de te ver por aqui! Beijão!

Related Posts with Thumbnails