segunda-feira, 24 de março de 2014

Os preparativos para a degustação de Queijos & Vinhos de Verão

desenho3

Ilustração desenvolvida especialmente para o kit digital QUEIJOS E VINHOS P&B

Quando organizei uma degustação de Queijos & Vinhos lá em casa no ano passado, eu já sabia que iria repetir a dose em 2014. Acho que esse tipo de evento é super fácil de planejar porque a gente não precisa cozinhar nada, rs! Basta comprar alguns queijos, montar uma tábua de frios, escolher duas ou três pastinhas, selecionar os vinhos para harmonizar com as comidinhas e pronto! É claro que dá pra incrementar a degustação com outros petiscos, mas o que me faz gostar desse tema é justamente sua praticidade e o fato de que não é necessário fazer uma grande festa para apreciar os comes & bebes. Já comemorei muitos aniversários de namoro com uma degustação de queijos e vinhos pra duas pessoas. É também uma boa opção para receber visitas ou como entradinha antes de um jantar.

O que eu não imaginava é que essa festa aconteceria em março, quando ainda está bem quente. Pensei em esperar o tempo esfriar, mas conversando com meu pequeno grupo de amigos mais próximos, lembrei que o Wagner fazia aniversário no dia 13 de março e então convoquei a galera para uma reuniãozinha informal lá em casa. Isso foi antes do Carnaval, quando estive na Argentina e no Uruguai. Como sempre acontece quando viajo de avião, as ideias pipocam e eu aproveito os voos para fazer esboços no meu caderninho de inspirações.

DSC_0858

Detalhe de uma das páginas do meu caderninho de inspirações

Quando pisei no Rio, já sabia que o encontro informal viraria uma degustação de Queijos & Vinhos de Verão e eu precisaria substituir o vinho tinto por brancos e rosés, além de selecionar queijos mais leves e frescos. Minha amiga Mari sugeriu que a gente preparasse uma sangria bem geladinha e eu amei a ideia!
 

conviteblog

Enviei o convite acima aos meus amigos na semana anterior ao dia do encontro e elaborei um novo kit digital QUEIJOS E VINHOS P&B no estilo “quadro negro e giz” especialmente para essa festa.

DSC_0632

Imprimi um arquivo no formato A5 (14,8 cm x 21 cm) no qual diagramei o menu, que constava de:

  • “Bolo” de queijos
  • Frios, pães, torradas e grissinis
  • Dip de bacon defumado com cheddar
  • Mostarda com maçãs caramelizadas e champanhe
  • Pecãs com cranberries, pimenta-do-reino e casquinha de laranja
    + Amendoim japonês
  • Grana Padano temperado com azeite e ervas
  • Azeitonas pretas temperadas
  • Dukkah com azeite

Alguns itens do cardápio podem parecer “sofisticados”, mas não é bem assim…

DSC_0827

Aproveitei algumas comidinhas que trouxe da viagem aos Estados Unidos em dezembro para incrementar a degustação, como os pecãs com cranberries, pimenta-do-reino e casquinha de laranja, o dip de cheddar com bacon defumado, a mostarda com maçãs caramelizadas e champanhe e o Dukkah. Esse último é um mix de frutas secas, sementes e especiarias típico da culinária egípcia. A sugestão escrita no rótulo é a de embeber um pedaço de pão no azeite e depois passá-lo nessa mistura.

DSC_0873

O único trabalho que tive foi o de colocar o Grana Padano cortado em cubinhos num pote com azeite, ervas e pimenta rosa. Deixei o queijo literalmente boiando no líquido por 4 dias a fim de que ele pudesse absorver os sabores e aromas dos temperos. Essa foi uma inspiração que surgiu no aeroporto de Buenos Aires. Tomamos algumas taças de vinho antes do embarque e, junto com a bebida, o garçom nos trouxe um potinho com lascas de queijo saborosíssimas que tinham um aroma proeminente de azeite. Eu vi quando ele abriu um recipiente com os pedaços de queijo embebidos no azeite e, na mesma hora, saquei meu caderninho e anotei a ideia!

DSC_0674

Os porta-retratos da IKEA participaram de mais uma festinha lá em casa. Estão ficando muito manjados, eu sei, rs!

DSC_0678

Coloquei neles as ilustrações representando a garrafa de vinho, a taça, o pedaço de queijo e a azeitona, da mesma forma que fiz na degustação do ano passado.

DSC_0696

A ideia de usar rolhas como porta-plaquinhas não foi minha, vi isso alguma vez na internet e fiquei esperando uma oportunidade para colocá-la em prática.

DSC_0707

Para que a rolha fique estável, basta fazer um corte em sua base. Encaixei a plaquinha numa fenda que abri do outro lado da rolha usando um estilete.

DSC_0702

O kit tem dois modelos de plaquinhas: as da foto acima possuem um campo de texto maior.

DSC_0914

A etiqueta para garrafa de vinho também faz parte do kit. Não seria absolutamente necessário fazer uso desse item, mas tive a ideia de encapar as garrafas com as padronagens que criei, de modo que os rótulos ficaram escondidos.

DSC_0811

Detalhe das padronagens criadas especialmente para o kit

Nesse caso, as etiquetas tornaram-se úteis. Como o fundo é preto, comprei uma caneta com tinta branca para escrever nelas.

DSC_0750

Sempre uso toppers nas minhas festinhas, mesmo que eu não sirva cupcakes. Gosto de espetá-los em pães, sanduíches, empadas, salgados, cubinhos de queijo ou presunto, muffins, docinhos etc. Acho que isso confere um charme extra à decoração e reforça o tema do evento.

DSC_0805

Faço a mesma coisa com as bandeirinhas que normalmente enfeitam palitinhos de madeira, canudos ou hastes de taças de vinho.

DSC_0788

Como incluí no menu um mix de frutas secas e amendoim japonês, achei que seria interessante disponibilizar mini cones para que meus amigos pudessem levar esses aperitivos pra casa depois da festa.

DSC_0892

Coloquei dentro dos cones saquinhos de plástico transparente que enchi com um punhado de amendoins. Em seguida, acomodei-os num cachepô.

DSC_0742

Esse foi o item do kit digital QUEIJOS E VINHOS P&B que mais gostei de fazer. Diagramei três frases curtas sobre “vinho” em porta-copos no formato 9 cm x 9 cm. Para deixá-los mais encorpados, basta colar as folhas impressas em papel paraná ou papel pluma e, para impermeabilizá-las, o ideal é finalizar as peças com uma folha de papel contact transparente.

DSC_0781

Disponibilizei algumas páginas no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) para que meus convidados pudessem fazer anotações sobre os vinhos e queijos mais apreciados. Se a gente fizesse uma degustação mais “séria”, digamos assim, poderíamos dar notas para cada vinho e escolher o vencedor no final da festa. Fiz isso na DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS e na FESTA ALEMÃ, quando ofereci um presentinho para quem trouxesse a cerveja mais votada… foi muito divertido!!!!

DSC_0820

Eu não sabia se usaria as bandeirolas, já que tive outra ideia para decorar a parede do buffet, mas imprimi e montei uma fileira com 5 peças usando uma fita vermelha como base. O vermelho é  uma das cores do caminho de mesa que cobriu o buffet e que vou mostrar mais adiante.

DSC_0640

Dessa vez, resolvi que não faria lembrancinhas para os meus convidados, mas daria um único presente para o Wagner, o aniversáriante e  a razão da festa. Então comprei uma sacola listrada em preto e branco antes de decidir o que colocaria lá dentro.

DSC_0647

Usei uma etiqueta de agradecimento do kit para inseri-la no contexto da festa, prendendo a peça na alça da própria sacola.

DSC_0655

Se tem uma coisa que eu acho difícil é comprar presentes para homens! Tirando o meu pai, eu nunca sei o que dar pros meus amigos! Então lembrei que o Wagner gosta de chocolate… bom, praticamente todo mundo gosta, né? Escolhi 3 sabores diferentes da marca suíça LINDT, minha preferida, embalei as barras com papel celofane e coloquei-as na sacola. Acho que ele ficou feliz com o mimo!

DSC_0881

Antes de entregar o presente, pedi para os nossos amigos escreverem uma mensagem pro Wagner num cartão improvisado feito com a base no formato A5 que faz parte do kit. Como o fundo era escuro, a caneta com tinta branca entrou novamente em ação.

DSC_0832

No ano passado, eu comprei um cortador da TOKE E CRIE no formato de taça de vinho, mas ainda não havia tido a oportunidade de usá-lo. Fiz um teste com papeis purpurinados vermelho e dourado comprados na JLM e adorei o resultado. Porém, não sabia o que fazer com as pequenas taças, já que minha ideia original era salpicá-las no buffet que estava coberto com o caminho de mesa estampado. Pelo jeito, acho que vou organizar uma terceira degustação de queijos e vinhos lá em casa ainda esse ano, rs!

DSC_0686

Outra coisa que comprei, mas não sabia se usaria na festa, foram esses cachepôs de metal nas cores vermelha e preta. Acho que são ótimos para servir biscoitos, torradas e pães. Resolvi levá-los pra casa porque são neutros, versáteis e eu provavelmente terei várias oportunidades de usá-los em futuras festas.

DSC_0835

As plaquinhas de cerâmica feitas para identificar os tipos de queijo vieram da recente viagem aos Estados Unidos e eu estava doida para testá-las! Fui na papelaria mais perto de casa e comprei uma caneta para quadro branco, que é a indicada pra escrever nesse material. Depois da festa, basta passar um pano úmido para apagar o texto.

DSC_0718

O buffet da sala é o foco principal da decoração de todas as festas que organizo em casa. Adoro esse móvel exclusivo que foi feito sob medida por uma amiga arquiteta! Eu sempre tento decorá-lo de uma maneira diferente, usando louças e acessórios variados dependendo do tema do evento. Gosto de introduzir pelo menos um elemento surpresa e/ou uma ideia nova a cada encontro. Dessa vez, a novidade foi o caminho de mesa que comprei na loja ZAK DESIGN em Córdoba, Argentina.

DSC_0728

Amei as cores quentes, a padronagem assimétrica e a textura do tecido. Eu nunca tinha forrado o buffet antes, mas adorei o resultado e pretendo usar esse recurso outras vezes. Os lindos castiçais de madeira infelizmente não estão expostos na sala permanentemente porque não há mais lugar pra eles. Quando compro uma nova peça decorativa, outra tem que ir pro armário. Eles estavam meio esquecidinhos lá, mas achei que combinariam bem com o estilo rústico da decoração. Os pedacinhos de papel espalhados pelo buffet são lembretes do que colocar em cada peça. É assim que eu começo a organizar uma festa.

DSC_0724a

Vocês repararam que o espelho sumiu novamente? Nas últimas festas, optei por substituí-lo por enfeites na parede como bandeirolas, borboletinhas, adesivos imitando ovinhos de Páscoa, cristais de neve recortados em papel dourado etc. Na degustação de Queijos & Vinhos de Verão, preparei uma surpresa para o aniversariante e mandei fazer um banner com alguns dizeres, que colei bem no meio da parede. No próximo post, vou mostrar pra vocês as fotos do dia do nosso encontro com todos os detalhes!

Alguém aí sabe o que é o tal “bolo de queijos” que escrevi no menu?

SMDesserts_1072

Fonte: http://valleyandcolifestyle.com/2014/02/inspired-dessert-decadence-print-shoot/

wedding-cakes-made-with-cheese-wheels-evantine-design-blog1

Fonte: http://blog.evantinedesign.com/tag/wedding-cake-alternatives/

Não se trata de um bolo de verdade, mas uma sobreposição de diferentes tipos de queijos, que tem como resultado os exemplos das fotos acima. Há algumas semanas, minha amiga Milena Orlando me enviou a primeira imagem dessa sequência de inspirações e eu a salvei num álbum que mantenho no Facebook. Durante a viagem de Carnaval, quando decidi preparar uma festa de aniversário mais elaborada pro meu melhor amigo, a ideia de montar uma torre de queijos me pareceu tentadora.

Comprei 5 tipos de queijo no mercado, sendo que o mais difícil de encontrar foi o que usei como base, que precisava ter entre 18 e 20 cm de diâmetro a fim de ocupar boa parte da tábua rústica de madeira que separei para acomodá-lo. O único que encontrei nessa medida foi o do tipo brie. Os outros foram Minas Padrão, Caciotta, Camembert e Gorgonzola. Confesso que eu preferia ter comprado um queijo mais interessante no lugar do Minas Padrão, mas havia uma limitação por causa da questão do tamanho: cada queijo inteiro tinha que ser um pouco maior do que o outro a fim de garantir o efeito de bolo em camadas.

Para incrementar o “bolo de queijos”, comprei nozes, damascos, ameixas, figos cristalizados, uvas verdes e groselha in natura. Eu não sabia se usaria tudo isso na decoração, mas prefiro pecar pelo excesso do que pela falta, rs!

DSC_0846

Testei essa vela em formato de rolha pela primeira vez na FESTA DE OUTONO e, algum tempo depois, na FESTA SUÍÇA. Minha mãe me deu de presente um conjunto de 4 velas que comprou numa vinícola na Califórnia, EUA, há alguns anos. Eu achava que já tinha usado todas, mas descobri a última no fundo de uma gaveta quando fiz um faxinão em janeiro. Eu tinha pensado em comprar uma dupla de velas com a idade do aniversariante, mas depois achei melhor usar a vela de rolha mesmo. Já que a festa seria temática, o ideal era entrar totalmente no clima!

Antes de terminar esse post, deixo com vocês as imagens e a listagem de itens do kit digital QUEIJOS E VINHOS P&B:

queijosevinhosgizblog

queijosevinhosgizblog2

Kit digital em PDF para imprimir em casa ou na gráfica de sua preferência. Ideal para uma degustação de queijos e vinhos. Também é uma boa opção de tema para aniversários, bodas ou um jantar romântico.

Alguns campos de texto são editáveis

Peças incluídas no kit:

1. Convite vertical no formato 10 cm x 15 cm.
2. Peça em formato A5 (14,8 cm x 21 cm) que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc.
3. Peça em formato A4 (21 cm x 29,7 cm) que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc.
4. Folha de papel no formato A4 para os convidados escreverem anotações sobre os queijos e vinhos degustados.
5. Porta-copos com 9 cm x 9 cm em 3 modelos contendo frases sobre vinho.
6. Bandeirinhas para canudos e/ou para enfeitar brigadeiros de copinho, doces e cupcakes em 4 modelos.
7. Plaquinhas retangulares para identificar os comes e bebes que também podem ser usadas como marcadores de lugar ou adesivos em 2 modelos.
8. Toppers para cupcakes e/ou adesivos para pirulitos com 6,3 cm de diâmetro.
9. Adesivos para latinhas de metal com 5 cm de diâmetro que também podem ser usados como adesivos para pirulitos ou mini toppers para cupcakes em 4 modelos.
10. Forminhas para docinhos com 3 padronagens.
11. Etiquetas para serem encaixadas em garrafas com campo de texto editável para escrever o nome e/ou o tipo de cada vinho.
12. Etiquetas para lembrancinhas e/ou tags de agradecimento.
13. Ilustrações representando uma garrafa de vinho, uma azeitona no palito, um pedaço de queijo e uma taça de vinho no formato 10 cm x 15 cm para inserir em porta-retratos e decorar a festa.
14. Minicones com 3 padronagens para balas, doces, biscoitos, mix de frutas secas, amendoins, algodão doce, minipretzels etc.
15. Wrappers para cupcakes com 3 padronagens.
16. Bandeirolas para varalzinho em 4 modelos. Algumas possuem campo de texto editável para escrever SAÚDE, PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO, a idade e/ou o nome do aniversariante.
17. Cúpulas para taçajur (luminária com base de taça de vinho + vela para réchaud) com 3 padronagens.
18. Padronagens em 3 modelos que podem ser usadas para encapar potes de vidro, latas de alumínio, garrafas, além de confeccionar cones tradicionais e customizar bandejas, porta-copos personalizados, porta-talheres, anel para guardanapos, embalagens para sanduíches, chocolates e doces em geral.
19. Página com instruções sobre o uso do kit e sugestão de material para impressão e montagem.

...........................................................................

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1. Após a confirmação do pagamento, o cliente receberá por e-mail um link para poder baixar o PDF e uma senha para abri-lo.
2. Os arquivos só poderão ser abertos no programa Adobe Acrobat e você pode baixá-lo gratuitamente na internet: http://get.adobe.com/reader/
2. O PDF possui campos de texto editáveis, mas não poderá ser salvo. Portanto, é importante preenchê-lo completamente e imprimir o resultado antes de fechá-lo.
3. O material é liberado somente para uso pessoal. Não é permitida a distribuição, o compartilhamento, a comercialização das ilustrações e arquivos, assim como a comercialização das peças impressas.
4. Todos os produtos são protegidos por lei e com direitos autorais pertencentes a Katia Bonfadini.

...........................................................................

Para ver todos os meus kits de festa, cartões, convites, posters, ilustrações e padronagens, visite a loja:

assinaturablog

www.coisasdabonfa.com.br

Por hoje é só, pessoal, mas na semana que vem tem mais! Um grande beijo pra todos com votos de um dia inspirador!!!!

Bonfa-ass

19 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Tenho certeza que a festa foi ótima! Como sou uma pessoa 'de preto' , simplesmente amei a padronagem dos elementos, tudo lindo!
Tenha uma ótima semana , bjo

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Cintia FumagalliOi, Cintia! Que bom que gostou! No ano passado fiz um Queijos & Vinhos usando um kit bem colorido, mas dessa vez quis variar e achei que um preto e branco ficaria interessante! Um super beijo!

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Que lindo!! Adorei!
O seu amigo "Waguito" deve ter adorado a comemoração!

Parabéns a Ele e também pra voce que sempre faz lindas comemorações.

Bjo grande

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhateObrigada, Adri! Acho que o aniversariante ficou muito satisfeito, foi um encontro super animado! Beijinhos!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, querida, bom dia! Adorei o kit, na minha opinião , um dos mais bonitos que você já criou...amo demais preto e branco e a simplicidade das ideias e soluções encontradas pra decoração dessa festa deram um "glamour" muito especial!!!Engraçado que sempre que vejo uma decoração de festa, aqui ou em qualquer outro site eu fico pensando...que festa bacana, mas eu mudaria isso, aquilo também...rs, isso eu quero fazer...rs, mas nessa festa, juro, eu não mudaria nada, me identifiquei demais!!!Parabéns, amiga! Fiquei olhando seu caderninho cheio de ideias, eu também anoto tudo, desenho, rabisco,rs,colo amostras de tecido e papel com as cores da festa, faço uma bagunça que só eu entendo,rs! Amo muito tudo isso!
Ah, não marquei com você ainda aquele encontrinho, porque surgiram uns problemas de saúde desde a semana passada, ora o marido, ora as filhas, ainda bem que houve um certo revezamento,rs, mas creio que na próxima semana estarei livre, vamos tentar marcar para 2ª ou 4ª feira? Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammOi, querida!!!!!!!! Puxa, que elogio sensacional vindo de alguém que admiro tanto! Si, vc tem muito bom gosto e uma criatividade ímpar! Fico sempre babando na decoração das suas festas e também (principalmente) nas suas ideias super originais! Amei nosso longo papo aquele dia e quero muito mesmo te ver pessoalmente em breve! Essa semana vai ser pauleira pra mim, mas na quarta da semana que vem devo estar mais tranquila. De qualquer forma, a gente fica em contato e eu te confirmo! Um super beijo!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita! Eu amei esse kit com essa cor! Ficou demais!!! E a tábua de madeira para colocar o bolo de queijos é linda! Sucesso total!!!
Beijos

Bell disse... [Responder comentário]

Mais um trabalho lindo, parabéns =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaQue legal, Martinha! Fico feliz que tenha gostado! Essa base de madeira rústica é meu xodó! Comprei-a nos EUA em dezembro e ela já apareceu em 3 eventos! É super bonita e versátil! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellMuito obrigada, Bell!!!!!!

Milena disse... [Responder comentário]

Estou com a Simone e não abro.Achei esse kit maravilhoso.
Um dos meus preferidos sim,versátil,inteligente,chique,nota 1000!
Parabéns ao Wagner e a você pelo kit muito bem criado e executado,

bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaMi, super obrigada pelo feedback!!!! A produção de kits esse ano está mais lenta, mas sinto que estou num momento de recolhimento, aprendizado e pesquisa... e isso é muito bom! A gente se reinventa e traz novidades! Estou empolgada com os próximos temas... podem demorar a tomar forma, mas garanto que vou caprichar muuuito, rs! Super beijo!

Jack Lins disse... [Responder comentário]

Olá Katia,
Adorei sua festa de queijos e vinhos, a cor então combinou muito, e o queijinho em conserva já está pronto aqui, pretendo utilizá-lo no sábado.
Hoje marido ligou falando pra eu preparar alguma coisinha diferente pra gente, e como acompanho as suas dicas, vi tudo que tinha na geladeira, e fiz um principio de mesa de frios (claro que nem se compara a sua, e também tive menos de 1 hora pra organizar), mas o marido fofo ficou tão contente que me animou a preparar mais lanchinhos e jantinhas baseadas nas suas dicas.
Por isso, agradeço muito todas as dicas que você nos dá.
Tenha uma maravilhosa semana, beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Jack LinsOba, Jack, que legal! Muito obrigada pelo carinho! O queijimho fica uma delícia, né? Uma amiga adora comer Grana Padano com mel, eu ainda não experimentei, mas fica aqui a dica! Um super beijo e ótima semana!

Deia Bisaggio disse... [Responder comentário]

E pra comer o bolo de queijos precisa desmanchar ele todo pu vai partindo por cima mesmo?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Deia BisaggioOi, Deia! Sua resposta está no post ais recente que acabei de publicar! A gente foi partindo os primeiros que ficaram no topo e depois fomos descendo. O "bolo" teve 5 camadas e as 3 primeiras foram devoradas, rs! Sobraram as duas últimas e passei a semana comendo brie derretido com geléia e sanduíche de queijo, rs! Mas ficou uma delícia! Um super beijo!

Patrícia Martins disse... [Responder comentário]

Parabéns Katia! Realmente ficou lindo... adorei as referências do Bolo de Queijo (já salvei e anotei). Tenho certeza que seu amigo amou! Carinho e dedicação é tudo! Um beijão Tri

Patrícia Martins disse... [Responder comentário]

Ps. O Grana Padano deve ficar uma delícia com geleia de pimenta, comprei uma na Bombay esses dias... virou pequeno vício! bj Tri

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@TriMuito obrigada, Tri! Tem muitos modelos interessantes! É ótimo pra se inspirar e fazer uma adaptação! Fico feliz que tenha gostado! Beijão!

Related Posts with Thumbnails