quarta-feira, 9 de abril de 2014

Geleia caseira de maçãs, uvas verdes, laranja e vinho tinto (sobras da sangria) servida com queijo brie derretido e nozes

DSC_1596

Nem sempre consigo reaproveitar tudo o que sobra das festinhas lá em casa, até porque sou meio exagerada no que diz respeito à quantidade de comida que disponibilizo para os meus convidados. Como mencionei há pouco tempo, prefiro pecar pelo excesso do que pela falta, rs! No dia seguinte à degustação dos QUEIJOS & VINHOS DE VERÃO, fui almoçar na casa dos meus pais e levei um pedaço generoso de brie pra gente comer com a geleia de ameixa seca, gengibre e anis estrelado da marca CASA MADEIRA.

Desde que experimentei pela primeira vez o queijo brie derretido com geleia de damasco, que é a combinação mais tradicional, fiquei pensando se outras misturas teriam um resultado tão interessante. Com o passar do tempo, fiz alguns testes e, na minha opinião, as geleias cítricas são as mais indicadas para comer com o queijo macio.

Outra que adorei foi a geleia caseira de cerejas, amoras, blueberries e morangos feita com limão siciliano e vinho do Porto. Hummmm, além do agradável sabor azedinho-doce, a cor é linda demais!

Há algumas semanas estive com três amigas num barzinho perto de casa e pedimos uma porção de brie com geleia de pimenta e nozes. Além de ficar surpresa com o sabor que me agradou muito, achei interessante a ideia de acrescentar frutas secas.

Foi por isso que quando olhei para as frutinhas (maçã, uva verde e laranja) que sobraram da sangria de vinho tinto, pensei logo em fazer uma geleia! Elas ficaram marinando na mistura de vinho, suco de laranja e refrigerante de limão por 2 dias e absorveram bem os temperos das especiarias (cravo e canela) que usei para aromatizar a bebida.

DSC_1516

Então bastou colocar as frutas numa panela com duas colheres e meia de açúcar e o suco de um limão siciliano, depois mexi sem parar em fogo baixo e esperei mais ou menos meia hora até que a mistura atingisse a consistência desejada.

DSC_1552

Eu gosto quando algumas frutinhas permanecem praticamente inteiras, como aconteceu nessa receita. No caso, acho que a geleia também pode ser considerada um doce de frutas.

DSC_1611

Minha nova peripécia culinária me deixou muito satisfeita! Essa foi, com certeza, uma das melhores geleias que preparei em casa, além da sensacional geleia de cerejas que fiz pela segunda vez no início do ano e mostrei NESSE POST.

DSC_1562

Derreti o queijo junto com a geleia e, em seguida, salpiquei algumas nozes. O ideal é servir o aperitivo com torradinhas ou biscoitos de sabor neutro. Para acompanhar, como o tempo ainda não esfriou, sugiro vinho branco ou rosé geladinho.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia delicioso!!!!

Bonfa-ass

7 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Ai que deliciaaaaaaaaa

bjokas =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellBell, além de ter ficado uma delícia, fiquei feliz porque evitei jogar as frutinhas fora e aproveitei a sangria até o finalzinho, rs! Beijão!

Milena disse... [Responder comentário]

Aêêêê,está "arrebentando"!!!
bjks

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaObrigada, Mi! Testar receitinhas está sendo uma atividade muito prazerosa! Beijão!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita!! Aquela entradinha do bar estava ótima, né? E o croquete?? uaauhauahauha
Bem, mas essa daí não deixa por menos! Delícia!!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, temos que marcar outro encontrinho! Estava tudo delicioso mesmo! Beijão!

Carla Cristina Alves disse... [Responder comentário]

estou salivando! adoro queijo brie!

Related Posts with Thumbnails