quarta-feira, 30 de abril de 2014

Receitinhas para a Festa da Copa: torta salgada

DSC_0569

DSC_0592

Está aberta a temporada de receitas inspiradas na seleção brasileira e na Copa do Mundo de 2014! Vocês encontrarão aqui algumas ideias e sugestões para servir numa festa ou para receber os amigos em casa durante os jogos do Brasil.

A torta salgada do post de hoje é obra da minha amiga super criativa Mari Sawamura. As peripécias culinárias da Mari rendem muitos elogios e surpreendem pela originalidade. Vocês podem ver exemplos de seu talento na FESTA DE VERÃO e na FESTA DE HALLOWEEN, entre outros eventos. Dessa vez não foi diferente: ela se prontificou a montar uma torta salgada com camadas de recheio verde e amarelo. Isso já seria o suficiente para garantir um charmoso lanche temático, mas a Mari não parou por aí: ela decorou o topo da torta como se fosse um campo de futebol. A seguir, vocês podem conferir o passo a passo da receita.

DSC_0502

Minha amiga preparou duas pastinhas leves, gostosas, saudáveis e pouco calóricas. A primeira foi a de milho, feita com uma lata de milho e meio pote de ricota, além de um pouco de iogurte natural, sal e azeite à gosto. Para fazer a pastinha de manjericão, a Mari colocou no processador uma xícara de manjericão fresco, a outra metade da ricota, azeite, sal e algumas nozes.

Em seguida, ela começou a montar a torta salgada usando um saco de pão de forma próprio para essa finalidade. Ela não usou todo o conteúdo da embalagem e cortou as fatias do pão comprido ao meio. Cada fatia recebeu uma camada de pastinha, começando pela de milho. O “naked sandwich”, como apelidamos a torta salgada, estava quase pronto, mas ainda faltava o criativo toque final da Mari, que fez toda a diferença na apresentação do petisco.

DSC_0519

Ela envolveu a torta com uma camada de maionese light e começou a preparar o campo de futebol usando o Pesto Genovese da marca LA PASTINA.

DSC_0542

Para desenhar as linhas do campo, a Mari colocou um pouco de maionese num saco de plástico e cortou uma de suas extremidades de modo a improvisar um bico de confeiteiro. Como ela é detalhista, usou um palitinho para corrigir as falhas e traçar as linhas mais finas.

DSC_0553

E a torta ficou assim: temática e original!

DSC_0606

Na foto acima, vocês podem ver a torta cortada com as camadas verdes e amarelas bem definidas.

DSC_0599

O recheio levinho ficou uma delícia e eu comi sem culpa! Para quem não gosta de milho e/ou de manjericão, deixo aqui algumas sugestões de ingredientes para preparar recheios nas cores da bandeira brasileira:

VERDE

  • Ervilha
  • Pimentão verde
  • Aipo
  • Azeitona
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Pepino
  • Alho-poró
  • Rúcula
  • Alface
  • Geleia de figo

AMARELO

  • Ovo
  • Cenoura
  • Abóbora
  • Pimentão amarelo
  • Maionese com curry
  • Mostarda
  • Geleia de damasco
  • Geleia de laranja
  • Geleia de manga

Existem muitas opções, mas no momento só consigo me lembrar dessas. Se vocês quiserem deixar outras sugestões no formulário de comentários desse post, fiquem à vontade!

Um grande beijo pra todos com votos de que a gente sinta cada vez mais orgulho de ser brasileiro!!!!

Bonfa-ass

12 comentários:

Fernanda Furtado disse... [Responder comentário]

Sua amiga é realmente muito talentosa, o dedo da bruxa que ela fez na festa de halloween é inesquecível!
Gostei muito desta ideia também, super original. Aqui em casa não curtimos futebol e viajaremos durante a Copa, mas achei a ideia muito interessante e ideal pra ser usada em várias outras ocasiões.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fernanda FurtadoConcordo totalmente, Fernanda! Os dedinhos do Halloween ficaram ótimos, bem realistas, e renderam muitos elogios à minha amiga super talentosa! Eu também não ligo pra futebol, mas gosto da ideia de reunir os amigos durante os jogos. Um super beijo!

Bell disse... [Responder comentário]

Ficou uma graça e eu fiquei com vontade de provar rs...

bjokas =)

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Oi Kátia
Que belezura de torta, deve ter ficado deliciosa e bem light, independente de Copa, podemos fazer em qualquer ocasião.
Gostei muito das outras sugestões de recheios.
Um beijo

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellBell, ficou uma delícia e bem levinha! É pra comer sem culpa, rs! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Maria CéliaMaria Célia, é verdade! Lembro que a minha mãe sempre fazia essa torta salgada com recheios variados para os nossos aniversários e outros eventos. Me lembra dia de festa! Já comi com pasta de atum e até com camadas de geleia. Dá pra variar bastante e é muito prática. Um beijão!

Marta disse... [Responder comentário]

Ficou linda! E além disso deve ter ficado muito gostosa!!!
Beijos

Milena disse... [Responder comentário]

Eu adorei a torta e a ideia pode ser estendida para outras festas,adaptando as cores da mesma para o "naked sandwich"!
Mari,sempre uma participação mais que especial!
bjs

RENATA RZ disse... [Responder comentário]

Estou adorando as receitas da Copa. Vou curtir um jogo no estádio (que não vai ser do Brasil) e também adoro a idéia de curtir um jogo do Brasil em casa com os amigos. Parabéns a você e à sua BFF pelas idéias!
Beijocas verdes

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, a Mari sempre se supera!!!! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaPois é, Mi, dá pra usar uma grande variedade de recheios, por isso essa torta é um coringa! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@RENATA RZQue bom, Renata! Vou sair de férias em breve, mas ainda tenho outra receitinha inspirada na Copa para postar na semana que vem. Quando eu voltar em junho, tenho mais ideias para compartilhar! Um super beijo!

Related Posts with Thumbnails