segunda-feira, 5 de maio de 2014

Receitinhas para a Festa da Copa: gelatina campeã

DSC_0936

Experimentei uma sobremesa de gelatina em camadas pela primeira vez em Manaus no ano passado, na casa da querida Kelly Nomura, que nos recebeu com um delicioso banquete! Depois de saborear o melhor peixe da minha vida, a Kelly colocou na mesa uma travessa com a gelatina colorida. Adorei a apresentação e pensei em testar a ideia em casa na primeira oportunidade. O tempo passou e, ao listar os comes & bebes que eu pretendia fazer para a Festa da Copa, lembrei da gelatina e resolvi adaptá-la para servir em porções individuais, usando as cores da bandeira brasileira.

DSC_0841

Separei algumas taças e convoquei novamente minha amiga super criativa Mari Sawamura para me ajudar a preparar a sobremesa. Bom, na verdade, ela fez tudo sozinha do início ao fim, enquanto eu jogava conversa fora admirando sua paciência em seguir a receita prestando atenção aos mínimos detalhes, rs!

DSC_0931

O passo a passo é simples, mas um pouco chatinho e meio demorado (pelo menos pra mim, que não tenho paciência para seguir receitas à risca, rs!). A receita original retirada DAQUI é a seguinte:

Rendimento: serve 8 pessoas
Tempo de preparo: 4 h

Ingredientes:

30 g de gelatina de uva;
30 g de gelatina de tutti-frutti;
30 g de gelatina de limão;
30 g de gelatina de abacaxi;
30 g de gelatina de tangerina;
30 g de gelatina de morango;
900 ml de água quente;
900 ml de água gelada;
390 g de leite condensado.

Modo de fazer:

1
Dissolva cada gelatina separadamente em 150 ml de água quente.
2 Adicione 150 ml de água gelada a cada gelatina.
3 Divida cada gelatina em duas partes. Adicione 65 g de leite condensado em uma das partes de todas as gelatinas; reserve.
4 Forre uma travessa (ou o fundo de oito copinhos) com a porção de gelatina de uva sem leite condensado. Leve para gelar por 10 minutos ou até firmar.
5 Acrescente a outra parte da gelatina de uva (com leite condensado) e leve para gelar por mais 10 minutos.
6 Repita esse processo com todas as gelatinas, sobrepondo-as. Conserve em geladeira.

………………………………………………………………………………

Na nossa adaptação, usamos gelatinas sabor limão, abacaxi e tutti-frutti e fizemos somente cinco camadas. Nesse caso, o tempo de preparo foi reduzido, assim como o número de porções.

DSC_0970

Para finalizar a apresentação com um toque criativo, comprei um pacotinho de confeitos coloridos em forma de estrelinhas e separei somente as brancas.

DSC_0952

Salpiquei os confeitos sobre a gelatina azul a fim de reproduzir o céu estrelado presente na bandeira do Brasil.

DSC_0926

E assim ficou pronta a Gelatina Campeã, que pode ser saboreada antes, durante ou depois dos jogos do Brasil na Copa do Mundo ou em qualquer outra ocasião.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana estrelada!!!!

Bonfa-ass

16 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa, estou um tempão sem passar por aqui.Vou precisar atualizar minha leitura,mas antes de mais nada deixa eu te dar os parabéns pela qualidade das fotos!
Estão fantásticas!
Meu blog? Ah...não sei...vou respirar fundo e ver se coloco ele em dia.
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoFlavinha, estou mega feliz com seu elogios! Muito obrigada!!!! Estou praticando com a câmera nova. Viajo de férias daqui a uma semana e vai ser a primeira vez que ela sairá de casa, rs! Não estou acostumada com máquinas grandes e acho ela meio inconveniente nesse sentido, mas penso que vale a pena levá-la nesse passeio. Aliás, quero ver mais fotos da sua viagem linda!!!! Atualiza o blog sim, estou ansiosa pelas novidades! Beijão!

Bell disse... [Responder comentário]

Fica lindo, e eu fiquei com vontade de comer gelatina rs..
bjokas =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellBell, gelatina nunca sai de moda, né? Rs! E dá pra variar muito nas combinações de cores!!! Um beijão!

Kelly Nomura disse... [Responder comentário]

Kátia, quanta honra ser mencionada por você aqui no blog. Estou radiante de tanta alegria, por saber que até hoje você lembra com carinho do nosso encontro, dos quitutes preparados especialmente para esse dia (créditos da talentosa Nazaré Nomura, minha mãe): Peixe (tambaqui assado na folha da bananeira), Pirarucu à casaca, Tucunaré no tucupi, Tapioca com açaí, enfim ... Somente a gelatina colorida (a estrela de hoje) os créditos são meus... hehehe.
Um fato desse dia que não esqueço, foi a do cupuaçu, lembra?!? Fruto que você gosta, e que não conhecia, nesse dia por sorte, tinha caído um no quintal (rs).
Kátia, todos aqui adoramos conhecer vc e o Marcelo, pessoas excepcionais... Estamos devendo agora uma visitinha ai no Rio. Quem sabe até levar minha mãe para preparar novamente aquele peixe assado ... heim?!? ... Humm, delícia!!!!

Marta disse... [Responder comentário]

Ficou lindo demais! Haja paciência para cada camada endurecer...rsss
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Kelly NomuraAi, Kelly, vamos combinar!!!!!!!!! Se vcs vierem ao Rio, a gente pode fazer a receita na casa dos meus pais, que tem mais espaço. Puxa, eu adoraria! Vou cruzar os dedos! Aquele dia foi muito especial e amei conhecer sua família linda! Vocês foram extremamente gentis, fiquei emocionada com tanta generosidade e carinho! Muito obrigada mesmo! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, essa parte é chatinha, mas com menos camadas, é mais fácil, rs! Um beijão!

Milena disse... [Responder comentário]

Essa gelatina,eu fazia em forma de mosaico,uma receita bem retrô.
Ai apareceu essa com a um update e ficou bem legal.Sendo que ficar fazendo camada por camada haja paciência,coisas que os gens da Mari explicam,rs!!
bjs

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Ai Bonfa...fica linda, mas tbm não tenho paciência não!!! rsrs..

Beijosss!!!!
Gábi

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaEu lembro dessa estilo mosaico, bem legal e retrô mesmo! Pois é, paciência é o que me falta na cozinha, mas a Mari tem de sobra, rs! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Gabriela RodriguesHehe, Gábi, acho que pouca gente tem, rs! Beijão!

Fete a Fete disse... [Responder comentário]

Ficaram lindas!! Fiz dessa gelatina pra festa de 1 ano do Mateus, você chegou a ver? Mas como não comemos carne, fiz com agar agar e suco ao invés do pó de gelatina. Ainda estou na dúvida se faço uma festa na Copa ou não. Tanta coisa acontecendo... Mas volto aqui pra me inspirar :-)
Beijos!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Qual gelatina vc colocou na parte branca? Ou só tem leite condensado?

Unknown disse... [Responder comentário]

Qual gelatina vc usou na parte do meio branca? Ou só foi leite condensado mesmo? Pode adicionar coco ralado nessa parte branca?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sheila SouzaOi, Sheila! Fiz essa receita há 4 anos e então não lembro dos detalhes. Pelo que escrevi, essa parte entre uma e outra gelatina é leite condensado com ummpouco dessas gelatinas, uma de cada cor. Mas você pode ver a receita original, cujo link estã nesse post. Beijão!

Related Posts with Thumbnails