segunda-feira, 30 de junho de 2014

Os preparativos para o jantar indiano

Indiano5

Ilustração desenvolvida especialmente para o kit digital FESTA INDIANA

Essa semana vai ter festa indiana lá em casa para comemorar os nove anos de vida em comum com o Marcelo. Há um mês eu não tinha ideia do que poderia fazer para o jantar romântico que estava planejando até o dia em que entrei no Google e comecei a procurar inspirações para uma festa indiana. Encontrei tantas referências criativas e interessantes que me deu vontade de desenvolver um kit de festa com esse tema e usá-lo na primeira oportunidade. Então lembrei da data especial e achei que essa seria uma ótima maneira de relembrar nossa recente viagem de férias à Índia. Como eu trouxe algumas comidinhas do Duty Free de Delhi, os pratos principais e a sobremesa já estavam garantidos. Para as entradinhas e acompanhamentos, o ORIENTHAI (21 2535-7990) seria perfeito. Trata-se de um restaurante que oferece pratos típicos da Tailândia, Índia, Burma, Hong Kong, Indonésia, Paquistão, Bangladesh, Nepal, Ceilão, Malásia, Filipinas e Mongólia. É tudo isso mesmo! Estivemos lá algumas vezes e pedimos comida em casa para o PRIMEIRO JANTAR INDIANO que preparei há três anos e também para a FESTA TAILANDESA.

Aproveitei a oportunidade para testar o kit e imprimi vários itens. Sei que não vou usar tudo no jantar porque falta espaço em casa, mas gosto de ver as peças montadas para depois selecionar as que farão parte da decoração.

Antes de compartilhar com vocês os preparativos para a nossa festinha, gostaria de mostrar quatro imagens que resumem o que é o estilo indiano de design de festas.

Day-1-Pic1

Fonte da imagem: http://westislandmommies.com/vivaah-decor-giveaway/

food stations suggested for the lobby

Fonte da imagem: https://www.flickr.com/photos/berberevents/5715478059/

jsshower13

Fonte da imagem: http://www.lilyshop.com/fabulous-moroccan-baby-shower
JSshower7
Fonte da imagem: http://www.lilyshop.com/fabulous-moroccan-baby-shower

Apesar das últimas duas fotos terem sido retiradas de um post sobre uma festa marroquina, os elementos usados na decoração do ambiente são bem semelhantes aos dos eventos indianos. Resumindo: o que não pode faltar numa festa “estilo Bollywood” é COR e BRILHO! De acordo com a minha pesquisa e com as imagens da viagem que guardei na memória, os indianos amam cores vibrantes e usam muitos acessórios cheios de brilho. Até na comida tem brilho, gente! Eles adoram doces decorados com uma camada de prata comestível. É só dar uma olhadinha em algumas fotos que publiquei recentemente no blog pra confirmar o que estou dizendo.

20140514-083

DSC_1003

DSC_1029

DSC_0566

Isso é ótimo porque eu adoro cores vibrantes e acho que brilho é tudo de bom numa festa! Outros elementos que podemos usar e abusar para decorar um evento temático indiano são tecidos, espelhos, lanternas, velas, incenso, especiarias, pot-pourri, gérberas, pétalas de rosas, almofadas, purpurina, lantejoulas etc.

Outras boas referências que encontrei durante a minha pesquisa estão nos seguintes links:

http://blog.hwtm.com/2013/12/40th-themed-bollywood-birthday-party/

http://blog.hwtm.com/2010/07/real-parties-bollywood-bling-theme/

DSC_0847

O convite é um dos primeiros itens que incluo nos kits de festa porque antes de pensar em qualquer coisa, é preciso marcar uma data para o evento e convidar os amigos, né?

DSC_0854

Fiz quatro opções de convite, cada um contendo uma das personagens indianas que desenhei especialmente para esse kit.

DSC_0664

Como não vou cozinhar nada e já conheço bem os pratos indianos do ORIENTHAI, foi fácil montar o cardápio do jantar. De entrada, teremos:

Onion Bhajee
Bolinhos de cebola empanados numa mistura de farinha de grão de bico, chili, cominho, cúrcuma e coentro fresco.

Samosa de legumes
Pasteizinhos triangulares fritos recheados com batata, ervilha, cenoura e cebola temperados com cominho, coentro, garam masala e chili.

Os pratos principais vieram em caixinhas e espero que sejam gostosos: Punjabi Chole (grão de bico em molho picante) e Shahi Paneer (cubos de queijo marinados em creme de tomate com castanha de caju). Para acompanhá-los, Paratha e Naan, os pães típicos, e também Arroz Pilau, que é o arroz basmati com temperos diversos, o que o torna colorido e aromático.

A sobremesa será Soan Halwa, um doce feito com amêndoas e pistache, ingredientes que adoro! E, para finalizar, teremos Lassi, uma bebida digestiva à base de iogurte com especiarias.

Deu pra perceber que o cardápio é vegetariano, né? Isso foi de propósito porque passamos os 20 dias da viagem à Índia sem comer nenhum tipo de carne.

DSC_0672

Incluí no kit outras três opções para o cardápio nos formatos A4 (21 cm X 29,7 cm) e A5 (14,8 cm X 21 cm), que também podem ser usadas como convite impresso e/ou virtual, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc.

DSC_0802

Elaborei plaquinhas para identificar os comes e bebes usando uma tipologia que lembra a escrita indiana (sânscrito).

DSC_0814

Fiz dois modelos de plaquinhas, um com borda decorada e outro com fundo liso e moldura.

DSC_0897

Gosto sempre de imprimir todas as opções disponíveis para depois decidir qual delas combina melhor com a decoração. Nesse caso, achei que o fundo liso seria mais interessante e, para sustentar as plaquinhas, lembrei dos elefantinhos que usei na FESTA TAILANDESA e na FEIJOADA DO MEU ANIVERSÁRIO de 37 anos. Essas peças tem tudo a ver com o tema porque o elefante é venerado pelos hindus como animal sagrado, além de ser considerado símbolo de boa sorte, sabedoria e prosperidade.

DSC_0682

Os toppers para cupcakes, muffins, bolos, tortas, pães etc. receberam as ilustrações das quatro personagens indianas.

DSC_0781

Para os wrappers, criei quatro padronagens com cores diferentes utilizando desenhos que lembram tatuagens de henna.

DSC_0997

Os bolinhos de coco que vou servir como sobremesa extra foram cobertos por uma camada de mel na qual salpiquei confeitos prateados pra adicionar um toque de brilho à guloseima.

DSC_0696

Os mini toppers possuem os mesmos desenhos inspirados nas tatuagens de henna que usei como base para as padronagens dos wrappers.

DSC_0708

Essas peças também funcionam como adesivos para latinhas de plástico ou metal. Gosto de recheá-las com balinhas de hortelã ou menta e acho que elas são ótimas lembrancinhas para os convidados de uma festa. Bom, nesse caso, meu evento só vai ter um convidado, o Marcelo, mas preparei essa latinha verde no caso de eu não conseguir reproduzir a ideia da foto abaixo.

20140515-588

Esse simpático carrinho contendo erva doce e açúcar em pedrinhas foi colocado na nossa mesa no final do jantar em Jaipur. Que coisa mais fofa! Foi a primeira vez que vimos algo assim e eu perguntei ao garçom como é que a gente comia aquilo. Ele disse que deveríamos colocar um pouco de cada coisa na palma da mão com a ajuda da colher de madeira e depois levar o conteúdo à boca. Essa mistura serve como um refrescante bucal e digestivo.

Eu achei a ideia tão interessante que me surpreendeu o fato da gente ter comido em vários restaurantes indianos ao longo da vida sem nunca ter visto isso. Mais tarde descobrimos que essa combinação era o tipo mais básico porque existe uma boa diversidade de receitas que misturam ao açúcar ingredientes como coentro, cardamono, açafrão, coco, sementes de melão, limão, tâmaras secas, betel etc.

jod69

Fonte da imagem: http://www.nikdaum.com/news/2008/10/the-wonderful-blue-city-of-jodhpur-india.html

Experimentamos alguns semelhantes à mescla da foto acima. Nesse caso, reparem que entraram até balinhas do mesmo tipo das verdes que coloquei na latinha de metal.

20140519-006

Nós gostamos tanto dessa ideia que compramos alguns pacotinhos da marca PASS PASS pra levar na bolsa. É algo super fácil de encontrar na Índia em pequenas lojas que vendem água, refrigerantes, balas e biscoitos. Eu me estendi falando sobre isso porque acho que uma mistura caseira bem feita é uma boa opção de lembrancinha para os convidados de um jantar indiano. Vi algumas receitas interessantes aqui:

http://www.sweetadditions.net/food-drinks/make-mouth-freshener-at-home

DSC_0729

Além dos toppers redondos, incluí no kit esses em forma de elefantinho que também podem ser usados para confeccionar móbiles.

DSC_0751

As bandeirinhas para canudos e/ou para enfeitar brigadeiros de copinho, doces e cupcakes tem a expressão “Bem-vindos” sobre quatro diferentes fundos de cor.

DSC_1052a

Para esse jantar vou usar somente peças de metal e, coincidentemente, quase todas as que escolhi foram feitas na Índia, apesar de terem sido compradas em outros países. A da foto acima foi adquirida aqui mesmo no Brasil, na loja TUTTO PER LA CASA.

DSC_0888DSC_0892

Ainda não decidi se vou usar as forminhas para docinhos no jantar, mas imprimi algumas pra fazer um teste. São dois modelos: um com estampa localizada e outro com a padronagem inteira.

DSC_0765

Imprimi também os porta-copos do kit e esses eu vou usar com certeza!

DSC_0629DSC_0637

Montei duas lembrancinhas para o único convidado do jantar, o Marcelo, rs! Como eu ainda não tinha testado o “mouth freshener” e nem sei se vou conseguir testar a tempo, resolvi colocar um mix de frutas secas num saquinho plástico que inseri nos mini cones junto com uma etiqueta personalizada.

DSC_0650

Essas etiquetas estão incluídas no kit e possuem um campo de texto editável, mas também podem ser impressas em branco para receber uma mensagem manuscrita, o que acho bem charmoso!

DSC_0821DSC_0832

Imprimi as bandeirolas com ilustrações e padronagens, mas ainda não sei se vou usá-las no jantar por falta espaço.

DSC_1042a

Desde a primeira vez que resolvi tirar o espelho que normalmente fica em cima do buffet da sala, eu decoro a parede com algum elemento temático. Já usei banners, cristais de neve recortados em papel dourado, ovos de Páscoa, bandeirolas, borboletas para a Primavera, morcegos para o Halloween etc. Dessa vez, aproveitei os elefantinhos do kit para montar um móbile.

DSC_1042

Os elefantes maiores ocupam metade de uma folha de papel no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) e quatro móbiles deram conta de cobrir a área do buffet. No próximo post, vou mostrar pra vocês a decoração completa, mas hoje vou fazer suspense, rs!

DSC_0945

Adoro esses porta-retratos brancos com um jeitão retrô! Inseri as personagens indianas com o Taj Mahal ao fundo nas quatro peças que tenho em casa.

DSC_0966

Essas garrafinhas foram um achado super interessante porque têm as cores da festa e um belo trabalho no vidro. São a cara da Índia! Acrescentei canudos coloridos e vou colocar lassi dentro delas, que é a bebida à base de iogurte mencionada no início desse post.

DSC_0870

Para acrescentar um toque de glamour no “estilo indiano” a essa peça de metal comprada nos Estados Unidos, mas feita na Índia, usei água, velas flutuantes e lantejoulas pink e prata.

DSC_1059

Outros elementos decorativos que vou usar no jantar são almofadas e lanternas, como essas que tenho em casa. De que maneira? Vou reponder a essa pergunta no próximo post mostrando as fotos das comidinhas prontas e dos detalhes dessa comemoração!

Antes de terminar esse relato, deixo com vocês as imagens e a listagem de itens que fazem parte do kit digital FESTA INDIANA.

Festa-IndianaBLOGFesta-Indiana2blog

Kit digital em PDF para imprimir em casa ou na gráfica de sua preferência. Ideal para uma festa ou jantar indiano.

Alguns campos de texto são editáveis.

Peças incluídas no kit:

1. Convite horizontal no formato 10 cm x 15 cm em 4 modelos que pode ser impresso ou enviado aos amigos por e-mail.
2. Peça no formato A5 (14,8 cm x 21 cm) em 4 modelos que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc.
3. Peça em formato A4 (21 cm x 29,7 cm) em 4 modelos que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc.
4. Peças no formato 10 cm x 15 cm contendo ilustrações das 4 personagens indianas com o Taj Mahal ao fundo que podem ser usadas para decorar a festa. Sugestão: inseri-las em porta-retratos.
5. Bandeirinhas para canudos e/ou para enfeitar brigadeiros de copinho, doces e cupcakes em 4 cores.
6. Plaquinhas com borda decorada em 4 modelos para identificar os comes e bebes que também podem ser usadas como marcadores de lugar ou adesivos.
7. Plaquinhas com fundo liso em 4 cores para identificar os comes e bebes que também podem ser usadas como marcadores de lugar ou adesivos.
8. Etiqueta com desenho do elefantinho em 4 cores para lembrancinhas e/ou tag de agradecimento pela presença dos convidados.
9. Adesivo com desenhos inspirados em tatuagens de henna para latinha de metal com 5 cm de diâmetro que também pode ser usado como adesivo para pirulito ou mini topper para cupcake em 4 cores.
10. Forminha para docinhos em 8 modelos com 4 cores.
11. Topper para cupcake e/ou adesivo para pirulito e/ou peça para móbile com 6,3 cm de diâmetro em 4 modelos.
12. Topper para cupcake e/ou adesivo para pirulito e/ou peça para móbile em formato de elefantinho com 4 cores.
13. Wrapper para cupcake com 4 padronagens.
14. Porta-copo redondo no formato 9 cm x 9 cm em 4 cores com desenhos inspirados em tatuagens de henna.
15. Bandeirolas para varalzinho em 12 modelos com personagens e padronagens. Algumas possuem campo de texto editável para escrever BEM-VINDOS, NAMASTÊ, FELICIDADES, SAÚDE, PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO etc.
16. Elefantinhos em 4 cores que podem ser colocados no varalzinho junto com as bandeirolas ou usados para decorar a festa de outras maneiras. Basta soltar a imaginação!
17. Cúpulas para taçajur (luminária com base de taça de vinho + vela para réchaud) com 4 padronagens.
18. Página no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) com 4 padronagens que podem ser usadas para encapar potes de vidro, latas de alumínio, garrafas, além de confeccionar cones tradicionais e customizar bandejas, porta-copos personalizados, porta talheres, anel para guardanapos, embalagens para sanduíches, chocolates e doces em geral.
19. Minicones com 4 padronagens para balas, doces, biscoitos, mix de frutas secas, amendoim, pipoca, algodão doce, minipretzels etc.
20. Página com instruções sobre o uso do kit e sugestão de material para impressão e montagem.

...........................................................................

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1. Após a confirmação do pagamento, o cliente receberá por e-mail um link para poder baixar o PDF e uma senha para abri-lo.
2. Os arquivos só poderão ser abertos no programa Adobe Acrobat e você pode baixá-lo gratuitamente na internet: http://get.adobe.com/reader/
2. O PDF possui campos de texto editáveis, mas não poderá ser salvo. Portanto, é importante preenchê-lo completamente e imprimir o resultado antes de fechá-lo.
3. O material é liberado somente para uso pessoal. Não é permitida a distribuição, o compartilhamento, a comercialização das ilustrações e arquivos, assim como a comercialização das peças impressas.
4. Todos os produtos são protegidos por lei e com direitos autorais pertencentes a Katia Bonfadini.

...........................................................................

Para ver todos os meus kits de festa, cartões, convites, posters, ilustrações e padronagens, visite a loja:

assinaturablog

www.coisasdabonfa.com.br

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana bem alegre e colorida!

Bonfa-ass

12 comentários:

Marta disse... [Responder comentário]

Katita, ficou lindo e super colorido, do jeito que vc gosta!!! Parabéns pelos 9 anos casados!!! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaObrigada, Martinha! É verdade, eu adoro essas cores vibrantes! Nesse momento, estou dando os útimos toques na decoração, rs! Um super beijo!

Bell disse... [Responder comentário]

Tudo lindo demais.
O que eu mais gosto são as cores, eles são um povo alegre.
A cortina de elefante que coisa mais lindaaaaaaa.
Parabéns!!

bjokas =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellMuito obrigada, Bell! Os indianos realmente são muito alegres e extravasam isso através das roupas coloridas, dos brilhos, da maquiagem, das tatuagens de henna etc. A cortina ficou fofinha, né? Na semana que vem vou mostrar a festa prontinha! Um super beijo!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, querida, que lindas ideias para um jantar romântico!!!O kit está maravilhoso! Adorei a combinação de cores e estou "in love" com os elefantinhos móbiles!!!Que legal aquele carrinho com erva doce e açúcar, hein? Muito fofo e útil!Refrescar o hálito depois de todas as comidinhas, cheias de especiarias, dá pra beijar muuuuitooo, né?rs!Definitivamente esse detalhe me escapou nas minhas pesquisas sobre a India,rsrs! Suas peças de metal também são lindas, perfeitas pra usar na festa!Minha filha, Vanessa, vive pedindo pra que eu faça outro jantar indiano, mas confesso que ando devagar-quase-parando,rs, no quesito "cozinhar"...rs, espero que seja só uma fase minha. Do seu cardápio já fiz as Samosas, os pães e o Lassi, os outros pratos eu não conheço, mas pela descrição devem ser ótimos também! Que o seu jantar vai ficar lindo e apetitoso, eu já sei, mas desejo que seja um dos mais românticos e felizes que vocês já tiveram até hoje!!! Parabéns ao casal, beijão pra você, amiga!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, querida, que lindas ideias para um jantar romântico!!!O kit está maravilhoso! Adorei a combinação de cores e estou "in love" com os elefantinhos móbiles!!!Que legal aquele carrinho com erva doce e açúcar, hein? Muito fofo e útil!Refrescar o hálito depois de todas as comidinhas, cheias de especiarias, dá pra beijar muuuuitooo, né?rs!Definitivamente esse detalhe me escapou nas minhas pesquisas sobre a India,rsrs! Suas peças de metal também são lindas, perfeitas pra usar na festa!Minha filha, Vanessa, vive pedindo pra que eu faça outro jantar indiano, mas confesso que ando devagar-quase-parando,rs, no quesito "cozinhar"...rs, espero que seja só uma fase minha. Do seu cardápio já fiz as Samosas, os pães e o Lassi, os outros pratos eu não conheço, mas pela descrição devem ser ótimos também! Que o seu jantar vai ficar lindo e apetitoso, eu já sei, mas desejo que seja um dos mais românticos e felizes que vocês já tiveram até hoje!!! Parabéns ao casal, beijão pra você, amiga!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammSimone, querida, muito obrigada!!!!!!!!!!!!! Você também foi minha inspiração pra essa festinha, é claaaaro! Eu só não me aventuro a cozinhar, ainda bem que tem o Orienthai aqui pertinho de casa, rs! Se você fizer uma segunda versão dessa festa pra Vanessa, eu vou implorar pra ser convidada! Será uma honra e um aprendizado! Você arrasa no quesito criatividade e capricho! Um super beijo e muito obrigada pelo carinho e elogios!

Geltha Dubon disse... [Responder comentário]

Parabéns,Katia!
Quanta lindeza!!!!!!!!!!!!!!!
Que venham 90 anos a mais...
bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Geltha DubonOi, Geltha! Muito obrigada!!!!! O jantar foi terça-feira e na segunda vou publicar as fotos e o relato... te espero aqui! Um super beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia, os textos...comprando o kit como incluo os textos do cardápio com essa letra que vc usou ? Fonte ?

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia, os textos...comprando o kit como incluo os textos do cardápio com essa letra que vc usou ? Fonte ?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@rose joiaoI, rOSE! É bem simples, as caixas de texto já estão prontas e basta você começar a digitar. Na página "Perguntas Frequentes" vc pode tirar outras dúvidas: http://www.coisasdabonfa.com.br/perguntas-frequentes-pg-1f0ca

Related Posts with Thumbnails