segunda-feira, 9 de junho de 2014

Receitinhas para a Festa da Copa: manteiga aromatizada com pesto

DSC_0386

Dando prosseguimento às receitas inspiradas nas cores da bandeira brasileira para os jogos da Copa 2014, hoje vim mostrar pra vocês uma manteiga aromatizada com molho pesto, que pode cobrir torradas, pães, biscoitos, grissinis ou ser aquecida num réchaud a fim de preparar um inusitado fondue de pipoca!

DSC_0429

Minha memória talvez esteja me enganando, mas a primeira lembrança que tenho de provar manteiga aromatizada foi no final dos anos 90 durante uma viagem a Nova Iorque. Uma amiga americana me levou para um brunch no restaurante GOOD ENOUGH TO EAT e lá experimentei uma manteiga de morango (strawberry butter) que achei deliciosa. Espalhei a pastinha adocicada por cima de panquecas e bagels e adorei o resultado!

Muitos anos mais tarde, fiz uma versão salgada com ervas frescas que mostrei AQUI. Para assistir aos jogos do Brasil, pensei numa maneira ainda mais fácil e rápida de preparar uma manteiga de cor verde. A seguir vocês podem conferir o passo a passo da produção…

DSC_0115

Escolhi o Pesto Genovese da marca LA PASTINA e misturei duas colheres de sopa cheias do molho com 100 g de manteiga parcialmente derretida no microondas. Para um sabor menos pronunciado, basta reduzir a quantidade de molho.

mixmanteiga

Levei a mistura ao microondas novamente e fui controlando o tempo para a manteiga não ferver. Deixei esfriar e depois cobri a tigela de porcelana com filme plástico. Levei à geladeira por algumas horas antes de usar um cortador de metal redondo para conseguir um acabamento mais uniforme.

DSC_0345

Na hora de servir, coloquei a manteiga numa mantegueira pequena com tampa e ao redor dela enfileirei biscoitos do tipo água e sal, além de um potinho com grissinis.

DSC_0358

O aroma da manteiga com pesto é delicioso e o sabor… hummm, me agradou bastante! Pra quem não gosta de manjericão, sugiro substituir o Pesto Genovese por Pesto Rosso (feito com tomate seco) ou então usar outras ervas como alecrim, tomilho, salsinha e sálvia. É divertido soltar a imaginação e experimentar diferentes combinações com mostarda, pimentão, vinho tinto, alho, anchovas, alcaparras, cebolinha etc. O céu é o limite e inventar receitas de manteiga aromatizada é viciante!

DSC_0437

Outra maneira de degustar a manteiga é colocá-la em um mini réchaud e aquecê-la.

DSC_0471

Mergulhei cubinhos de pão e pipocas em garfinhos para fondue no líquido. Fica sensacional! A manteiga aromatizada é muito versátil e também pode ser usada sobre frango, peixe ou filé grelhado. Uma vez experimentei um ravióli de ricota com molho de manteiga e sálvia que estava divino!

Fica aqui a dica, pessoal! Pretendo fazer uma nova versão para receber os amigos quando houver jogo do Brasil, dessa vez usando alho e alguma erva fresca.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia saboroso!!!!

Bonfa-ass

2 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Nossa Kátia!!!

Simplesmente AMEI !!!

Obrigada pela dica, com certeza vou experimentar.

Deve ser DIVINO!!!

Bjos
Isabela

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Life for upOi, Isabela! Sou eu que agradeço pelo comentário! Fica uma delícia mesmo e o mais gostoso é inventar novas receitas de manteiga aromatizada! Beijão!

Related Posts with Thumbnails