segunda-feira, 7 de julho de 2014

A Festa Indiana

DSC_0048aaaa DSC_0106
Buffet decorado para o jantar indiano com os pratos principais, as entradinhas, as bebidas e as sobremesas

DSC_0287

Shahi Paneer (cubos de queijo marinados em creme de tomate com castanha de caju)

DSC_0966

O enfeite que lembra fogos de artifício adicionou um toque de brilho aos pratos principais

DSC_0388

Adorei o efeito resultante da mistura de água, lantejoulas e velas flutuantes na tigela de metal

DSC_0819

Elefantinhos porta-plaquinhas em ação

DSC_0039

Garrafinhas coloridas com Lassi, bebida digestiva à base de iogurte com especiarias

DSC_0756

Jarra com água fresca para aliviar a “picância” dos pratos principais

DSC_0994

Bolinho de coco com cobertura de açúcar prateado para a sobremesa

DSC_0108

Gérberas em vidros cor de rosa decorando a mesa de centro da sala, onde foi servido o jantar

A sequência de fotos acima é uma amostra da nossa pequena festa indiana. Conforme mencionei no post anterior, preparei esse jantar romântico para comemorar os nove anos de vida em comum com o Marcelo depois de encontrar muitas inspirações na internet. Fiquei doida pra colocar as ideias em prática, mesmo sabendo que o evento teria um único convidado, rs! Os preparativos duraram uma semana, tempo que precisei para pensar no cardápio, separar as louças e acessórios para decorar o buffet, além de imprimir, recortar e montar os itens do kit digital FESTA INDIANA.

DSC_0209A

Lembram dos móbiles de elefantinhos? Pendurei quatro peças na parede do buffet para acrescentar um toque lúdico, alegre e divertido a esse espaço. Em seguida, cobri o móvel com uma toalha pink. Normalmente ele fica cru, mas no início do ano ganhou um caminho de mesa para a DEGUSTAÇÃO DE QUEIJOS E VINHOS DE VERÃO e gostei do resultado. De acordo com as minhas pesquisas sobre festas indianas, tecidos acetinados de cores vibrantes são itens fundamentais na decoração de um evento com esse tema. Para complementar o visual, encostei duas almofadas com bordados coloridos num dos cantos do buffet.

DSC_0138

Usei somente peças de metal nesse jantar e, coincidentemente, quase todas as que escolhi foram feitas na Índia, apesar de terem sido compradas em outros países.

DSC_0073

As colheres com cabo de bolotas da PIER 1 combinaram perfeitamente com os pratos altos da WORLD MARKET que possuem o mesmo acabamento em suas extremidades.

DSC_0082

Posicionei um porta-incenso num dos cantos do buffet. Pessoalmente não sou fã de incenso e prefiro perfumar a casa com óleos aromáticos, mas achei que valia a pena entrar no clima e lembrar do cheiro onipresente em todos os templos hindus que visitamos na Índia.

DSC_0006

Mostrei os bolinhos de coco que cobri com mel e açúcar prateado no post sobre os preparativos da festa, lembram? O brilho deu um toque especial à guloseima.

DSC_0367

Nas colheres de degustação coloridas coloquei a sobremesa principal, Soan Halwa, um doce de massa dura feito com amêndoas e pistache.

DSC_0222

Para aliviar a “picância” dos pratos principais, enchi minha jarra preferida da ANTHROPOLOGIE com água fresca. Para que a peça entrasse no clima indiano, virei uma petisqueira de cabeça para baixo e transformei-a numa base, como se fosse um pedestal.

DSC_0565

As Samosas de Legumes (pasteizinhos triangulares fritos recheados com batata, ervilha, cenoura e cebola temperados com cominho, coentro, garam masala e chili) foram decoradas com mini toppers contendo desenhos inspirados nas tatuagens de henna.

DSC_0538

Detalhes dos mini toppers

DSC_0921

A segunda entradinha que servi foi o Onion Bhajee (bolinho de cebola empanado numa mistura de farinha de grão de bico, chili, cominho, cúrcuma e coentro fresco). Estava mais gostoso e suculento do que o último que comi no PRIMEIRO JANTAR INDIANO há três anos.

DSC_0278

Comprei o Shahi Paneer (cubos de queijo marinados em creme de tomate com castanha de caju) no Duty Free do aeroporto de Delhi e fiquei com receio de que o prato tivesse aquele gostinho artificial de tempero para miojo, mas felizmente não foi assim. Estava bem saboroso e apimentado na medida certa.

DSC_0313

O Punjabi Chole (grão de bico em molho picante) também estava gostoso e, portanto, vou ficar de olho na marca NEESA quando procurar por comida indiana no mercado. As embalagens vão direto ao microondas por 2 minutos em potência máxima e isso foi tudo o que precisei fazer para oferecer um jantar bem caprichado!

DSC_0064

Na hora de servir os pratos principais, decorei-os com palitinhos de madeira enfeitados com papel laminado prateado que lembra fogos de artifício, algo que os indianos adoram e usam para iluminar o céu no DIWALI, o festival das luzes.

DSC_0075

Detalhe do enfeite que lembra os fogos de artifício lançados no Diwali

DSC_0895

Quando comprei esses vidros coloridos, pensei em usá-los como vasos para flores, mas logo mudei de ideia quando lembrei que eu tinha incluído Lassi no cardápio, uma bebida digestiva à base de iogurte com especiarias.

DSC_0900

Dividi o Lassi entre as garrafinhas e finalizei a apresentação com canudos nos mesmos tons. Para complementar a decoração, espalhei pot-pourri no prato de metal, o que deixou o ambiente ainda mais perfumado.

DSC_0031sem sombra

O buffet completo ficou assim, com os “fogos de artifício” espocando sobre os pratos principais.

DSC_0916

O foco principal de luz e brilho foi a tigela de metal com água na qual flutuavam velas e lantejoulas.

DSC_0908

A luz das velas refletiu nas lantejoulas e produziu um efeito bem bonito.

DSC_0004

Posicionei o menu do jantar num banquinho ao lado do buffet com algumas velas de réchaud dentro de recipientes de vidro nos tons da decoração.

mesa

Eu já havia preparado a mesa de jantar quando minha assistente Margarida comentou que na novela “Caminho das Índias” os protagonistas sentavam ao redor de uma mesa baixa para fazer as refeições. Não vi a novela, mas gostei da ideia e então resolvi transferir as coisas para a mesa de centro da sala.

DSC_0101

Usei um caminho de mesa verde cítrico com fios dourados para decorar esse cantinho. Substiuí os pratos por sousplats de metal, já que os indianos comem com as mãos e não vimos facas (que poderiam arranhá-los) em nenhum restaurante que conhecemos na viagem à Índia.

DSC_0115

A querida Mônica da FLOR E ARTE (Rua General Polidoro, 58, Loja 116, Botafogo - Rio de Janeiro. Tel.: 21 2295-4547) me ajudou a escolher as gérberas para inserir nos vidros em tons de rosa com diferentes tamanhos e formatos.

DSC_0243

Repeti a ideia da tigela de metal contendo água, velas flutuantes e lantejoulas na mesa de centro.

DSC_0255

Para acrescentar um toque “étnico” e “exótico” à decoração da mesa, usei um moedor de pimenta turco que ganhei da amiga Cath Vale. Apesar de ter sido comprado na Turquia, ele possui um design que também lembra a Índia.

taças

Lembram dos descansos de copos que mostrei no post sobre os preparativos da festa? Como os tons de rosa predominaram na mesa de centro, optei por usar esses modelos com fundo pink.

DSC_0154

Como não havia espaço no buffet, os acompanhamentos ficaram nessa mesa. Os pães típicos indianos (Paratha e Naan) foram colocados no prato de metal com tampa de vidro da TUTTO PER LA CASA, loja que adoro!  Disponibilizei uma pinça de metal para que a gente pudesse se servir dos pães com muito estilo, rs!

DSC_0144

O Pilau é o arroz basmati com temperos diversos, o que o torna colorido e aromático. Aliás, muuuuito aromático! Não sou fã de arroz, mas esse me conquistou de vez pela aparência e pelo cheirinho de especiarias. Eu me apaixonei na primeira garfada!

Pessoal, como vocês sabem, faço propaganda gratuita quando algo me agrada e foi por isso que mencionei o ORIENTHAI (21 2535-7990) no post sobre os preparativos do jantar. Trata-se de um restaurante que oferece pratos típicos da Tailândia, Índia, Burma, Hong Kong, Indonésia, Paquistão, Bangladesh, Nepal, Ceilão, Malásia, Filipinas e Mongólia. Estivemos lá algumas vezes e pedimos comida em casa para o PRIMEIRO JANTAR INDIANO que preparei há três anos e também para a FESTA TAILANDESA. Infelizmente já tivemos dois ótimos restaurantes indianos no Rio de Janeiro, mas eles fecharam as portas há alguns anos. Eu até me arrisco a montar petiscos simples para as festas que faço em casa, mas normalmente prefiro me dedicar à decoração e terceirizar a comida.

Antes de terminar esse relato, preciso mencionar minha querida amiga Simone Scharamm. Ela preparou uma festa indiana caprichadíssima para o aniversário de sua filha Vanessa em 2010. Além da extensa pesquisa que costuma fazer antes de cada evento que organiza, a Simone foi para a cozinha e fez diversos quitutes indianos, incluindo uma surpreendente trufa de chocolate com leite de coco e curry, huummmmm! Pena que não fui convidada, rs! Para conferir as peripécias dessa minha amiga criativa e caprichosa, basta clicar no seguinte link:

http://simonescharamm.blogspot.com.br/2010/09/festa-indiana-comidinhas-e-mais.html

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana divertida!!!!

Bonfa-ass

11 comentários:

Marta disse... [Responder comentário]

Que festa alegre e romântica!!! Adorei tudo...
E a Si tb capricha mesmo nas decorações e na cozinha!!! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, muito obrigada!!!! Nossa amiga é maravilhosa mesmo, né? Eu acho que ela devia fazer uma segunda versão da festa e convidar a gente, hehe! Um super beijo!

Anônimo disse... [Responder comentário]

A profusão de cores está fantástica, Kátia! Essa combinação de turquesa, rosa, laranja, amarelo... Hmmmm... Muito linda, muito alegre, cheia de vida! Amei o arroz colorido. Me inspirou para fazer experiências por aqui. Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Executiva de PanelaOi, Paula, que saudades, querida!!!!!!! Ah, menina, eu tentei representar a Índia que conheci e amei! Cor e brilho é tudo por lá, rs! Fico muito feliz que tenha gostado e admiro tanto sua decoração para festas que já estou curiosa pra ver o que vai aprontar! Um super beijo!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha, tudo bem? desculpe por não comentar antes, mas só hoje finalmente consegui ver todas as fotos do seu maravilhoso jantar! Ele me trouxe muitas recordações agradáveis, à medida que ia vendo as fotos, pude quase "sentir" os aromas maravilhosos que se espalhavam pela sua sala,rs e você sabe o quanto o olfato é ativador de memórias, né? Lembrei do gosto das samosas e minha boca ficou cheia d'água,rsrs! O que eu mais gostei? Tudooo!!! Você conseguiu uma harmonia perfeita entre as cores que usou, os utensílios lindíssimos, o ambiente ao mesmo tempo sofisticado e romântico! Não tenho dúvidas de que esse jantar ficou marcado como um dos mais especiais que vocês já tiveram!
Agradeço muito a menção à festa que preparei para a Vanessa e que ela vive pedindo bis,rs, só não sei se tenho coragem de repetir, deu muuuito trabalho,rs!
Parabéns, amiga, por mais uma festa única e maravilhosa! Beijos e abraços!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammOi, querida!!!!! Muito obrigada pelo comentário, carinho e elogios! VocÊ me inspira sempre e isso vai além das festas que prepara. Sua pequisa minunciosa e sua dedicação e capricho são perfeitos! Você mergulha fundo na cultura de outros países e faz uma interpretação linda do que aprende. Te admiro muito! Ah, vou fazer coro com a Vanessa, sua festa merece BIS, rs! Mas cozinhar deve dar um trabalhão mesmo, nem posso imaginar! Beijão!

Milena disse... [Responder comentário]

Katia,amei as cores e a estampa que escolheu para o kit!Além do fato de não ter ficado caricato tampouco exagerado,apesar de colorido e bem representativo!show!
Estou planejando os meus 45 para janeiro,vamos ver se dá certo!
Falando na Simone,estou sempre olhando os painéis dela no Pinterest!
bjs

Gelia disse... [Responder comentário]

Katia que coisa mais linda, amei os elefantinhos o souplast de metal maravilhoso e esta jarra azul sonho, tudo isso é lindo separadamente, juntando ao seu bom gosto é fantástico.

Bjs

Gélia

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi boa tarde, como faço para comprar essas garrafinhas coloridas ?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ariellen TinocoOi, Ariellen! Tudo bem? Obrigada pela visita! Puxa, não lembro mais onde comprei essas garrafinhas porque a festa já tem alguns anos... Mas se lembrar, eu te falo! Beijão e seja sempre muito bem-vinda!

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá sou estudante de gastronomia e me apaixonei no seu blog

Related Posts with Thumbnails