quinta-feira, 24 de julho de 2014

Brigadeiros de pistache para a festa do Dia dos Pais

DSC_0408

Bom dia, pessoal!!!! Ultimamente ando numa escassez de tempo tão grande que ainda não consegui parar pra definir o cardápio do brunch do Dia dos Pais que acontecerá no primeiro domingo de agosto, no final de semana anterior à data oficial da comemoração. Apesar disso, sei que teremos quiche, salada e sopa como opções principais, além de petiscos, mini sanduíches, cupcakes, geleias, frutas secas e outras guloseimas.

Desde que os docinhos de amêndoas fizeram sucesso na FESTA DE RÉVEILLON em janeiro desse ano, fiquei com vontade de repetir a dose, só que dessa vez escolhi outro ingrediente que também adoro: pistache.

Quando eu era pequena, não queria saber de sorvete de chocolate ou de morango, meu sabor preferido era pistache e continuou sendo assim por muitos anos. Infelizmente, acho difícil encontrar o pistache já descascado por aqui, a não ser os que vem naquelas embalagens importadas e caras. É por isso que só compro o ingrediente em ocasiões especiais. E o Dia dos Pais é uma delas, concordam?

Procurando por receitas na internet, encontrei essa que me pareceu uma das mais simples e fáceis de fazer:

Brigadeiro de Pistache

Receita da Chef Ana Tazbir Amaral (retirada DAQUI)

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher(es) de sopa de manteiga sem sal
  • 2 xícara(s) de chá de pistache triturado para decorar
  • 3 colher(es) de sopa de farinha de pistache (pistache bem moído)

Modo de preparo:

Despeje o leite condensado na panela. Acrescente a manteiga em temperatura ambiente e a farinha de pistache. Leve a panela em fogo baixo mexendo constantemente até a massa ficar uniforme. Depois de aproximadamente 10 minutos (ou até a massa desgrudar da panela), o doce está pronto. Passe para um refratário e deixe esfriar completamente. Unte as mãos com um pouco de óleo e com uma colher retire uma pequena porção da massa e enrole bolinhas na mão. Em seguida, passe-as no pistache. Coloque em forminhas e sirva a seguir.

DSC_0329

O passo a passo da receita é bem tranquilo, né? O problema foi encontrar a farinha de pistache! Vocês sabem onde posso comprá-la no Rio de Janeiro? Procurei nos grandes supermercados e não achei nada. No HORTIFRUTI só tinha esses com casca da foto acima e achei que daria um trabalhão descascar tudo pra depois triturar. Fiquei desanimada, mas então lembrei do Pesto di Pistacchio que comprei na viagem à Itália e usei no “sanduíche” de queijo de cabra na FESTA DE RÉVEILLON. O pote de vidro estava meio escondidinho na geladeira doido pra ser redescoberto! Quando comprei a iguaria, achei que fosse um molho salgado feito com manjericão, queijo, alho, azeite e outros temperos que normalmente encontramos no pesto, só que não. Os ingredientes eram só pistache, óleo de semente de girasol e sal.

DSC_0333

Sendo assim, decidi arriscar e tentei seguir a receita original com alguns ajustes. Achei que o sal não iria atrapalhar e não adicionei manteiga por causa do óleo de girasol. No fim das contas, deu tudo certo (ficou uma delícia!) e esperei a massa esfriar para começar a fazer as bolinhas.

DSC_0363

Em seguida, tirei a casca de alguns pistaches para decorar os docinhos.

DSC_0375

Eu preferi uma finalização mais “rústica”, digamos assim. Normalmente os docinhos de pistache são cobertos com lascas do ingrediente, como vocês podem conferir na foto abaixo.

produto_3_57

Fonte da imagem: http://www.ateliedodoce.com.br/produto/brigadeiro-de-pistache/57/

Acho linda essa apresentação, mas eu queria resgatar um pedacinho da minha infância, algo que lembrasse meus primeiros aniversários e o doce que eu mais gostava: cajuzinho.

DSC_0418

Por esse motivo, finalizei o docinho com um pistache inteiro e optei por não incluir corante verde na minha receita improvisada. Vi muitas variações com esse ingrediente e achei o resultado atraente, mas preferi manter minha versão com um aspecto natural.

DSC_0402

Em seguida, inseri os doces nas forminhas do kit digital FESTA DO PAPAI/DIA DOS PAIS e segui essa dica para congelá-los até o dia do brunch:

http://www.oquecomerhoje.net/2013/09/como-congelar-docinhos-de-festa-e-como-descongelar.html

É a primeira vez que congelo docinhos e estou meio insegura. Espero que dê certo e a textura permaneça a mesma. Depois eu conto!

Na semana passada eu disse que o blog entraria em recesso por um tempinho, mas não resisti e apareci por aqui, rs! Agora é sério, vou sumir por uma semaninha, mas volto em breve com os preparativos para a festinha e as imagens do dia do evento.

Antes de terminar esse post, gostaria de mostrar a vocês o kit digital FESTA DO PAPAI/DIA DOS PAIS completo e avisar sobre a promoção da loja COISAS DA BONFA.

De hoje até quinta-feira (31 de julho), o kit estará com desconto e seu valor caiu de 55 reais para 35 reais.

Poster-e-cartão545 Festa-do-Papai545Festa-do-Papai2545

Kit digital em PDF para imprimir em casa ou na gráfica de sua preferência. Ideal para comemorar o Dia dos Pais de um jeito surpreendente e especial! Também é uma boa opção para comemorar o Aniversário do Papai.

Alguns campos de texto são editáveis.

Peças incluídas no kit:

1. Poster no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) com os dizeres "Pai, nenhum presente pode expressar o que sinto por você. Eu te amo muito!"
2. Cartão no formato A6 (10,5 cm X 14,8 cm fechado) com os mesmos dizeres
3. Convite no formato 10 cm x 15 cm. Pode ser impresso ou enviado por e-mail aos convidados da festa
4. Peça no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas, papel de carta etc.
5. Peça no formato A5 (14,8 cm x 21 cm) que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas, papel de carta etc.
6. Bandeirinha para canudos e/ou para enfeitar brigadeiros de copinho, doces e cupcakes
7. Plaquinhas retangulares para identificar os comes e bebes que também podem ser usadas como marcadores de lugar ou adesivos em 8 padronagens
8. Toppers para cupcakes e/ou adesivos para pirulitos em 12 combinações de cores
9. Adesivos para latinhas de metal com 5 cm de diâmetro que também podem ser usados como adesivos para pirulitos ou mini toppers para cupcakes em 15 combinações de cores.
10. Wrapper para cupcakes com padronagem de gravatinhas.
11. Etiqueta para lembrancinha e/ou tags de agradecimento.
12. Forminhas para docinhos em 8 padronagens
13. Bandeirolas para varalzinho no formato de gravatas em 8 modelos/padronagens. Algumas possuem campo de texto editável para escrever SAÚDE, PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO, EU TE AMO, BEM-VINDOS, a idade e/ou o nome do aniversariante. Outra sugestão é prender um elástico nas gravatas e usá-las no pescoço como um acessório divertido!
14. Minicone para balas, doces, biscoitos, pipoca, mix de frutas secas, algodão doce, minipretzels etc.
15. Cúpula para taçajur (luminária com base de taça de vinho + vela para réchaud)
16. Padronagem que pode ser usada para encapar potes de vidro, latas de alumínio, garrafas, além de confeccionar cones tradicionais e customizar bandejas, porta-copos personalizados, porta-talheres, anel para guardanapos, embalagens para sanduíches, chocolates e doces em geral.
17. Página com instruções sobre o uso do kit e sugestão de material para impressão e montagem.

...........................................................................

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1. Após a confirmação do pagamento, o cliente receberá por e-mail um link para poder baixar o PDF e uma senha para abri-lo.
2. Os arquivos só poderão ser abertos no programa Adobe Acrobat e você pode baixá-lo gratuitamente na internet: http://get.adobe.com/reader/
2. O PDF possui campos de texto editáveis, mas não poderá ser salvo. Portanto, é importante preenchê-lo completamente e imprimir o resultado antes de fechá-lo.
3. O material é liberado somente para uso pessoal. Não é permitida a distribuição, o compartilhamento, a comercialização das ilustrações e arquivos, assim como a comercialização das peças impressas.
4. Todos os produtos são protegidos por lei e com direitos autorais pertencentes a Katia Bonfadini.

...........................................................................

Para ver todos os meus kits de festa, cartões, convites, posters, ilustrações e padronagens, visite a loja:

assinaturablog

www.coisasdabonfa.com.br

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana bem doce!!!!

Bonfa-ass

19 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Fiquei com vontade de experimentar...

Lindo Kit

bjokas =)

Bell disse... [Responder comentário]

Fiquei com vontade de experimentar...

Lindo Kit

bjokas =)

Marta disse... [Responder comentário]

Adorei!!! Tenho um saco em casa :)
Beijos

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia, hum que delicia hein!!ainda não sei o que vou fazer no sia dos pais, mas quem precisa de data pra comer docinhos lindos assim.

bjs

Gélia

Unknown disse... [Responder comentário]

Meu Deus eu a-do-ro pistache. O que vc poderia adicionar seria a pasta de pistache, que é usada para sorvete mas serve para outras coisinhas tb. Mas ele ia ficar bem verdinho..... Seria uma saída caso vc não tivesse o pesto. Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellObrigada, Bell!!!!!!! Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaAi, que delícia, Martinha! Pistache é o tipo de coisa que não dá pra comer um só... devoro tudo! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Gélia CarvalhoGélia querida, os docinhos ficaram muito bons mesmo. Quero saber onde encontrar essa farinha de pistache pra fazer mais vezes! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownPasta de pistache, que dica legal, obrigada! Vou procurar por ela! Pistache é bom demais, né? Também adoro!!!! Beijão!

Rotina de Advoganda disse... [Responder comentário]

Adorei o seu blog! E adorei a dica de hoje para festinha do dias dos pais! Vou tentar fazer! Beijinhos

Especiarias Doces disse... [Responder comentário]

Oi Katia!! Adoro brigadeiro de pistache! Aliás, pistache é uma delícia.
Quando li o seu texto, me lembrei de quando era criança, eu e a minha irmã, íamos tomar sorvete e eu sempre pedia de chocolate e ela de pistache. Um dia, no caminho de casa, o meu sorvete caiu no chão e ela ficou com dó e me deu o dela de pistache. Achei horrível e fiquei pensando como uma pessoa poderia gostar de pistache... Depois de adulta, eu experimentei novamente e adorei! Sorvete de pistache é delicioso!!
A dica da pasta de pistache é excelente! Eu usava para fazer brigadeiros e colocava também o pistache triturado. Em loja para confeitaria nós podemos encontrar o pistache sem casca e sem sal.
Achei super interessante esse pesto e muito lindo o seu kit, assim como todo o seu trabalho.
Um beijão e um ótimo restinho de semana.

Unknown disse... [Responder comentário]

Olha que ideia legal! Gostaria de tentar essa receita mas, nunca vi a farinha de pistache por aqui... será que eu conseguiria uma farinha se passasse o pistache pelo processador?
Capaz que cega as lâminas do coitado...rs
Kátia, já congelei bolo de aniversário , e depois de descongelado fica igualzinho a feito no dia, imagino que com docinhos funcione também , afinal eles fazem isso em grandes 'buffets' . Só uma dica, tira do freezer em tempo hábil,pois houve uma ocasião em que eu comi bolo de aniversário em uma festinha infantil que estava ainda congelado no miolo ..o pessoal do buffet infantil errou no tempo , muito ruim!
Boa festa :)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@passosjessikaOi, Jessika! Que legal! Seja super bem-vinda ao meu cantinho virtual! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Especiarias DocesMuito obrigada pelo carinho de sempre, Fernanda! Ah, então eu encontro a farinha de pistache em lojas especializadas, né? Desconfiei disso, bom saber! Vou procurar os endereços de lojas assim aqui nos arredores. É engraçado como nosso paladar muda, né? Tem muita coisa que gosto hoje em dia e que não suportava quando era criança. E o contrário também é bastante comum. Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Cintia FumagalliMuito obrigada pela dica, Cintia! A pessoa que deu a dica de congelar os doces sugeriu colocar na parte baixa da geladeira um dia antes da festa. Preciso lembrar disso!!!! Acho que dá pra triturar o pistache no processador sim, talvez não fique tão fininho, mas deve dar certo. Pra mim, o maior problema é ter paciência pra descascar um por um, rs! Um super beijo, Cintia!

Unknown disse... [Responder comentário]

Hummmm...boa pedida para vc fazer pro nosso Chá,heim?aliás...bora agitar isso!!
beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoObaaa, ótima ideia! Ai, vamos agitar mesmo, estamos muito paradas esse ano, rs! Falta definir a data, acho que podemos começar por aí! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia, Que delícia esse Brigadeiro de Pistache...aah eu quero o kit nessa promoção(vou usar para o aniversário de meu papito) mas não consigo depositar hoje teria como segurar valor promocional até amanha?? bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@alessandra sanjuanQue legal, Alessandra! Oba, serve pros aniversário também, com certeza! Eu vou tirar o kit da prmoção na sexta, mas me manda um e-mail pra coisasdabonfa@gmail.com e a gente conversa! Beijão!

Related Posts with Thumbnails