segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Criação de Identidade Visual para SAPATILE

LOGO

 

 

embalagens

caixas

NOVA-Apresentação-SAPATILE25

 poltrona poltrona2

 

Adorei trabalhar com a Fabrícia Carralón e desenvolver a Identidade Visual da SAPATILE. Foi a primeira vez que criei uma marca para uma loja de sapatilhas e acessórios. No briefing para esse projeto, minha cliente incluiu algumas imagens como referência que me ajudaram a conhecer melhor seus gostos e preferências antes de partir para a fase de pesquisa e conceituação da marca.

 

mix

 

A Fabrícia listou algumas cores que gostava e a que mais me chamou atenção foi a goiaba. Gostei da ideia desse tom que foge do rosa, mas não completamente. Penso que é uma cor intrinsecamente feminina, delicada e sofisticada. A combinação sugerida pela minha cliente de goiaba com cinza também me pareceu interessante e foi a primeira que experimentei. Entretanto, quando acrescentei alguns detalhes em cinza à ilustração das sapatilhas, percebi que estes ficariam mais harmônicos num tom quente. Então testei outras cores fechadas, puxando para um tom mais próximo ao goiaba, até chegar a uma cor que chamei de “goiaba escuro”. Dessa forma, o contraste entre as cores ficou delicado e o resultado manteve a suavidade do desenho.

 

fontes

 

Com relação à tipologia, escolhi duas fontes bem desenhadas e estruturadas com traços fortes, porém delicados. São fontes modernas que possuem ótima legibilidade. A usada na palavra SAPATILE é originalmente bastante estreita e por isso resolvi modificá-la um pouco para que ficasse mais legível e equilibrada. Os traços das letras A, P e E; que “saem” um pouco pela esquerda; conferem charme e personalidade à ela.

A fonte usada no complemento SAPATILHAS E ACESSÓRIOS é uma tipologia clara e bastante legível que usei toda em caixa alta sem que ela perdesse a leveza, garantida por seu desenho reto, letras “quadradas” e espaçamento generoso.

 

LOGO

 

Em vez de uma única sapatilha, como vi num dos exemplos de Logomarcas que minha cliente enviou como referência, optei por usar 3 modelos diferentes a fim de passar uma ideia de variedade, diversidade e criatividade. Para decorar os calçados, escolhi acessórios clássicos de sapatilhas, como o laço, a flor estilizada e a padronagem de poás. O fato de serem clássicos torna-os, de certa forma, neutros e atemporais, o que faz com que o desenho das sapatilhas não fique desatualizado nem perca sua contemporaneidade.

 

goiaba1

 

goiaba2

 

Elaborei uma opção vertical, outra horizontal e uma terceira versão simplificada. Fiz alguns testes sobre fundos de cor e também elaborei versões em preto e branco.

 

pb

 

Todas as versões estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da Identidade Visual não será comprometida se minha cliente optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.

 

padronagens

 

Em seguida, isolei os elementos gráficos de apoio e elaborei 8 padronagens a partir ou inspirada neles. Simulei a aplicação das três versões da Logomarca em conjunto com as padronagens em cartões de visita, etiquetas e/ou adesivos, folheto promocional, embalagens para acessórios, caixas para sapatos, sacolas, camisetas, xícaras, bolsas de lona ou sacolas reutilizáveis, revestimento para poltronas (que podem ser usadas na decoração da loja), canetas, chaveiros, sacos de tecido para sapatilhas e marca d´água para ser inserida em fotos no site/blog da empresa.

 

 sapatilecartao

 

cartoes

 

folder

Fonte da imagem usada na simulação: http://www.pinupgirlclothing.com/tiara-fuchsia-flats-fi.html

 

sacolas

 

camisetas 

xicarasbolsas1

bolsas2

canetas

sacos

Fonte da imagem usada na simulação: http://www.rakuten.com.br/blog/3-tipos-de-organizadores-para-viagem/

 

marca

Fonte da imagem usada na simulação: http://www.sedty.com/

 

Logo após a aprovação da Fabrícia, finalizei o projeto desenvolvendo o estudo dos limites de redução da marca, algo que não pode faltar num projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarca em várias situações, oferecendo sugestões de aplicações em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.

 

 reducao


Limites de redução para as assinaturas da Logomarca SAPATILE. As mesmas medidas se aplicam às versões com fundo de cor e P&B. Na necessidade de uma redução maior do que a sugerida, deve-se retirar o complemento “SAPATILHAS E ACESSÓRIOS”.

 

Espero que tenham gostado do meu trabalho e, se estiverem interessados em um orçamento, basta enviar um e-mail para coisasdabonfa@gmail.com. Vocês podem ver meu portifólio completo no seguinte link:

HTTP://WWW.COROFLOT.COM/KATIABONFADINI

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana criativa!!!!

Bonfa-ass

2 comentários:

Fabricia Carralon disse... [Responder comentário]

Bonfa! Muito obrigada por realizar este sonho antigo da minha vida! é muito bom poder contar com profissionais como vc! Ficou simplesmente D+!!! beijão Fabrícia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fabricia CarralonOi, Fabricia!!!! Muito obrigada pelo seu comentário carinhoso e elogios! Foi um enorme prazer trabalhar na identidade visual da sua empresa! Adorei nossa troca de ideias! Um super beijo e sucesso! Te espero aqui para um BONFA CONVIDA em breve, hein?

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