quinta-feira, 14 de maio de 2015

A Festa do Dia das Mães

DSC_0766

Bolo com cascata de flores modeladas em açúcar

DSC_0921

DSC_0773
Panorama do buffet de sobremesas e bebidas

DSC_0813

Muffin de chocolate, brigadeiro de pecã no copinho e brigadeiro de damasco com farofinha de macadâmia

DSC_0680

Sucos, frutas frescas e frutas secas caramelizadas

Conforme mencionei no post anterior sobre os preparativos para a festa, eu havia me programado para oferecer um “pós-almoço” lá em casa com direito à bolo, sobremesas e buffet self-service de mimosas. Entretanto, minha família sugeriu levar salgadinhos e a famosa carne assada da vovó Carmota para que a gente não precisasse sair. Sendo assim, ficamos em casa degustando beliquetes e sanduíches de carne assada na baguete fresquinha antes de partir para a mesa de doces.

DSC_0962a

Eu já tinha decorado todo o espaço antes do bolo chegar e só estava esperando a querida Luana trazer a peça principal do buffet para começar a fotografar esse cantinho.

DSC_0795

Eu havia pedido à Luana, da ROSA PÉTALA, um bolo com cascata de flores. Eu nunca tinha visto um bolo desses ao vivo, mas encontrei vários exemplos na internet. Durante a minha pesquisa, vi bolos muito carregados de flores, o que tirou a delicadeza e a harmonia do conjunto, e outros com um pequeno punhado de flores muito espalhadas, o que resultou num bolo inexpressivo. Separei os que mais gostei e enviei à Luana como referência da quantidade de flores que eu gostaria a fim de que o bolo ficasse esteticamente agradável e equilibrado.

DSC_0926

Eu costumo ser uma cliente fiel e por isso procuro a Luana para fazer meus bolos de aniversário desde 2012, que foi o primeiro ano em que decidi customizar o bolo com o tema da festa. Dessa vez, eu sabia que o meu pedido seria mais elaborado e de difícil execução porque as flores de açúcar são modeladas uma a uma. A Luana dá aulas dessa técnica e eu já tinha visto o resultado do trabalho dela. Portanto, eu tinha certeza de que havia escolhido a pessoa certa para essa produção!

DSC_0908

Eu só não tinha a ideia exata do resultado porque não selecionei uma imagem a ser copiada. Pelo contrário, confiei na criatividade da Luana e a proposta era a de que ela se inspirasse nas cores que eu usei na ilustração do kit digital DIA DAS MÃES/ANIVERSÁRIO DA MAMÃE para criar as flores e, posteriormente, arranjá-las no bolo em forma de cascata, seguindo seu senso estético e sua habilidade.

DSC_0479

O resultado me agradou bastante, fiquei encantada com a delicadeza e a riqueza de detalhes das flores de açúcar, tão frágeis e, ao mesmo tempo, tão cheias de vida e de personalidade. O mais interessante foi a expressão de surpresa dos meus convidados, que também ficaram apaixonados pelo bolo e teceram mil elogios à Luana.

DSC_0713

Detalhe das flores de açúcar

DSC_0868

Na extremidade esquerda do buffet, posicionei um prato alto com muffins de chocolate e outro menorzinho com brigadeiro de pecã servido em copinhos, além de uma pequena travessa horizontal contendo brigadeiros de damasco com farofinha de macadâmias.

DSC_0588

Os brigadeiros de noz pecã são bem fáceis de fazer e ficaram deliciosos! A seguir, compartilho a receita com vocês.

DSC_0440

Ingredientes

  • 1 caixa de leite condensado
  • 100 g de noz pecã
  • 1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo

Misture o leite condensado e as nozes no liquidificador ou processador de alimentos até chegar a um resultado mais ou menos homogêneo. Eu optei por deixar alguns pedaços maiores a fim de garantir a crocância do doce. Em seguida, acrescente a manteiga e leve ao fogo baixo mexendo sempre até um pouco antes do ponto de brigadeiro. Insira o doce nos copinhos e decore com uma noz inteira.

Como eu não encontrei essa receita na internet e fiz da minha maneira, sugiro testar quantidades menores de pecã para quem prefere um sabor mais suave e consistência bem homogênea.

DSC_0827

Inseri os brigadeiros de damasco com farofinha de macadâmias, cuja receita compartilhei AQUI, nas forminhas do kit digital DIA DAS MÃES/ANIVERSÁRIO DA MAMÃE.

DSC_0966

A garrafa de prosseco customizada com uma das padronagens do kit ficou ao lado do bolo, dentro de um balde com gelo.

DSC_0839

DSC_0974

DSC_0704

A intenção do bar self-service de mimosas, conforme comentei no post anterior, era de que meus convidados se servissem das bebidas por conta própria, misturando metade do prosseco com metade do suco que preferissem, de forma a criar um drink leve e refrescante. Os sucos que servi foram os de tangerina, cranberry e morango. Para dar um toque de charme e finalizar os drinks, disponibilizei morangos em pequenos pedaços e physalis inteiras.

DSC_1004

Mimosa de tangerina

DSC_0845

Panorama do buffet

DSC_1033

Antes de cortar o bolo, retiramos as flores de açúcar com cuidado e cada mamãe presente na festa levou sua preferida para casa.

DSC_1053

Apesar de não ser muito fã de chocolate e de preferir o recheio de creme de limão com frutas vermelhas do bolo do meu aniversário do ano passado, este com massa de amêndoas, creme de avelãs e ganache de chocolate estava delicioso, molhadinho e fartamente recheado.

DSC_1047

E assim terminou minha festinha de Dia das Mães, cercada por essas mulheres lindas que eu amo e admiro tanto!!!!

Um grande beijo pra todos com votos de um dia doce e florido!!!!

Bonfa-ass

20 comentários:

Carolina Novaes disse... [Responder comentário]

Eu fiquei apaixonada por essa festa e principalmente pelo bolo. Tudo ficou divino (como sempre)!

Beijos,
Carol Novaes

Marta disse... [Responder comentário]

Katita, ficou tudo mais que lindo! Amei o bolo e cada detalhe!!! E que mulheres lindas na foto! Parabéns a todas! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Carolina NovaesOi, Carol! Obrigada, o bolo é mesmo apaixonante, né? Ficou ainda mais bonito do que eu esperava! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaValeu, Martinha! A mulherada adorou a festinha, foi bem divertida! Beijão!

Izis Borck disse... [Responder comentário]

Linda festa.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Izis BorckOi, Izis!!!! Obrigada, fico feliz que tenha gostado! Beijão!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Para nós, foi um imenso prazer participar desse momento de alegria em família. Isso move nosso trabalho, nós dá alegria para continuar adoçando a vida dos nossos clientes e amigos. Obrigada, Katia, mais uma vez pela oportunidade de participar de uma festa sua. É sempre um desafio muito bacana. Já estamos esperando pelo próximo!!!

Beijos,

Luana e Cris

Kelly Nomura disse... [Responder comentário]

Katia minha flor, que festa, todas as mães merecem uma festa nesse nível ...

Agora ... Pára tudooooooo ....

Que tentação é essa mulher .... que bolo ... que perfeição ... e pelo visto o sabor estava maravilhoso ....

ARRASOU !!!!

ps. Ainda to te devendo as fotos do nosso dia das maes com seu lindo kit...

um beijo ...
Kelly

piteis da dinha disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Parabéns pelo carinho e capricho. Ficou tudo lindo demais!
Com certeza fez a felicidade dessas mamães especiais...
Bjssss

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Lindo, lindo, Katinha!!! Dá pra ver que foi um encontro muito especial!!! Tô aqui salivando com todas essas camadas de recheio nesse bolo!kkk
Adorei cada detalhe! Beijos!

Fernanda Furtado disse... [Responder comentário]

Nossa, esse bolo me surpreendeu! Que coisa mais linda e delicada. Quanto talento tem a Luana!
Como sempre, tudo ficou muito lindo! Parabéns!
As receitinhas de brigadeiros já foram para os meus favoritos e pretendo executá-las em breve.
Para o dia das mães aqui em casa, fiz os figos com mel, tomilho e o sorvete de doce de leite. Ficou perfeito e muito sofisticado. Agradou até o paladar mais exigente da casa, que é o meu marido.
Bom restinho de semana!
Beijos!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Rosa PétalaOi, queridas! Sou fã de vocês e confio plenamente na criatividade e bom gosto da dupla! Sucesso sempre e até o meu aniversário! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Kelly NomuraOi, Kelly! Ahhhh, estou doida pra ver o que você aprontou com o kit, a festa deve ter ficado linda! Manda s fotos sim, estou ansiosa! Beijão

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@piteis da dinhaMuito obrigada! As mamães gostaram sim e ficaram impressionadas com a beleza do bolo, assim como eu! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammSimone, além de lindo, o bolo estava saboroso e deu pra perceber a fartura do recheio, né? Bom demais! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fernanda FurtadoOi, Fernanda! Ah, que legal, fiquei super feliz com seu feedback! Essa sobremesa de figos é fácil de fazer e realmente fica bem elegante, né? Gosto de testar essa mistura de frutas com ervas aromáticas! Obrigadíssima pelo carinho e elogios! Beijão!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Querida Katia, a festa ficou linda demais! Os detalhes... O rótulo da garrafa, as cores dos enfeites da parede combinando com o bolo e tudo o mais, as frutinhas... Que bom que vocês ficaram em casa, é tão mais aconchegante, né? Beijos, Paula

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Tudo muito lindo, delicado e de bom gosto. Parabéns, especialmente às mulheres mais importantes da sua vida <3 É muito amor <3

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Executiva de PanelaObrigada,querida! Realmente adoro receber pessoas em casa. Meu apê é pequeno, porém aconchegante! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Taia AssunçãoValeu, Taia! Foi um dia muito especial cercada das mulheres mais importantes na minha vida! Um super beijo!

Related Posts with Thumbnails