segunda-feira, 18 de maio de 2015

Geleia de morango com canela e vinho tinto

DSC_1234 DSC_1125

Na semana passada bateu uma saudade de preparar geleias caseiras e então lembrei de uma versão deliciosa que experimentei na casa da minha sogra recentemente: morango com canela. É comum encontrar canela e outras especiarias em doces feitos com maçã, pêra, abóbora ou mamão, por exemplo, mas a combinação com morango eu ainda não tinha visto. O sabor me surpreendeu positivamente e então decidi que iria reproduzir o doce em casa. Usei a minha receita básica de geleia de frutas e acrescentei o tempero acompanhado de uma taça de vinho tinto para um “toque gourmet”, rs!

DSC_1060

Ingredientes

  • 4 caixinhas de morangos
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • Metade de um limão siciliano
  • 1 taça de vinho tinto seco de boa qualidade
  • 3 colheres de chá de canela em pó

DSC_1074

Modo de preparo

Piquei os morangos e coloquei-os numa panela juntamente com o suco de meio limão siciliano e o açúcar. Misturei tudo e levei a panela ao fogo médio, mexendo de tempos em tempos. Quando a mistura ficou homogênea, acrescentei a canela e a taça de vinho. Continuei mexendo até que toda a água evaporasse e o doce adquirisse a consistência de geleia.

DSC_1243

O resultado foi uma geleia densa, encorpada, saborosa e com uma linda tonalidade vermelho escura, realçada pelo vinho. As quantidades que sugeri na receita são ideais para quem não gosta de geleias muito doces e adora frutas azedinhas, OK? Se você prefere geleias mais açucaradas, reduza a quantidade do suco de limão e acrescente mais algumas colheres de açúcar.

DSC_1260

O meu objetivo era degustar a geleia com biscoitos neutros e torradinhas, mas depois que ela ficou pronta, vi por acaso uma receita de mousse de queijo cremoso que pede uma generosa cobertura de geleia. Hummmm, não resisti e decidi experimentar. Ficou ótimo e em breve compartilho essa segunda receita aqui com vocês!

Um super beijo com votos de uma semana com açúcar e com afeto!!!!!

Bonfa-ass

4 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Fiquei com água na bocaaaaa

bjokas =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellFicou bem gostosa, Bell! Foi meu lanche de hoje, rs! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Que coisa linda! De comer com os olhos, inclusive a louça, rs.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Rosangela betiniObrigada, Rosangela! Eu estava doida pra fazer a estreia dessa peça que eu trouxe de viagem! Também achei linda, rs! Beijão!

Related Posts with Thumbnails