quinta-feira, 18 de junho de 2015

Uma ideia para colocar em prática: buffet self-service de crostinis

DSC_1469

Crostini de figo com queijo de cabra e creme de balsâmico; crostini de cream cheese, mel e noz pecã e crostini de queijo de cabra com pimenta do reino

DSC_1532

Crostini de caponata de berinjela; crostini de tapenade de azeitonas pretas com lasca de Grana Padano e crostini de Parma com gorgonzola

DSC_1566

Crostini de geleia de figo caseira e crostini de queijo de cabra, mel e framboesa

No dia seguinte da última degustação de Queijos & Vinhos que organizei lá em casa, me vi cercada de baguetes, queijos, geleias, pastinhas e frutas que sobraram da festa. Tenho tentado conter o exagero das compras porque meu lema sempre foi “melhor sobrar com folga do que faltar”. Até agora não tive sucesso na empreitada, mas, pelo menos, consegui fazer a conta certa dos frios, que foram quase todos consumidos. Só restaram algumas fatias de presunto de Parma.

Para aumentar a durabilidade das baguetes, resolvi transformá-las em crostinis, ou seja, torradinhas incrementadas com azeite, sal marinho e pimenta do reino, que por isso ganham um nome “chique”. Foi a própria Martha Stewart que definiu os crostinis desse jeito quando publicou a receita em seu site:

http://www.marthastewart.com/340368/simple-crostini

DSC_1368

Ingredientes

  • Baguetes cortadas em fatias com mais ou menos 1 cm de espessura
  • Azeite extra-virgem
  • Sal marinho (usei sal marinho defumado)
  • Pimenta do reino moída

DSC_1397

Modo de preparo

Pincele as fatias de pão com o azeite e, em seguida, acrescente sal e pimenta à gosto. Leve ao forno pré-aquecido num tabuleiro e doure o pão por 15 ou 20 minutos. Se for necessário, vire as fatias ao contrário na metade desse tempo para que elas dourem uniformemente dos dois lados. Retire o pão do forno e espere esfriar totalmente antes de guardar num recipiente de vidro com tampa, se não for consumir imediatamente.

DSC_1501

Depois de prontos, os crostinis podem ser servidos com uma infinidade de acompanhamentos. Encontrei tantas ideias na internet que foi impossível anotar tudo. Para aproveitar as sobras da festinha, testei (e aprovei) as seguintes combinações:

  • Crostini de caponata de berinjela
  • Crostini de tapenade de azeitonas pretas com lasca de Grana Padano
  • Crostini de Parma com gorgonzola

DSC_1441

  • Crostini de figo com queijo de cabra e creme de balsâmico
  • Crostini de cream cheese, mel e noz pecã
  • Crostini de queijo de cabra com pimenta do reino

DSC_1559

  • Crostini de geleia de figo caseira (receita AQUI)
  • Crostini de queijo de cabra, mel e framboesa

Gostei de todas as misturas improvisadas, mas fiquei com vontade de fazer algo mais incrementado e então pensei em convidar os amigos para uma degustação de crostinis. Procurei referências na internet e separei as ideias mais legais para compartilhar com vocês.

aa2a0f631b562466fab579e2427dc8ff

Fonte: http://www.yummymummykitchen.com/2012/08/backyard-summer-dinner-party-100.html

A ideia de um buffet de antepastos no estilo “monte o seu crostini” me agradou muito. Assim como uma degustação de queijos, é algo simples de organizar porque não há necessidade de ir pra cozinha preparar pratos mirabolantes. Basta comprar os acompanhamentos e concentrar os esforços na decoração (minha parte preferida!).

2c3103c5f6c1ad50fc8270a70601b884

Fonte: http://themelideos.com/weddings/theresa-chriss-smogshoppe-wedding

IMG_0743_zps167ca6e4-(1)

Fonte: http://www.heirloomdc.com/

Os dois buffets de crostinis das fotos acima oferecem os petiscos já montados. Acho a ideia interessante, mas não funcionaria nas minhas festinhas. Prefiro que meus convidados montem seus belisquetes na hora porque só assim dá pra garantir que o crostini permaneça crocante.

SATYA-494-1

Fonte: http://www.brit.co/creative-wedding-buffets-to-save-your-budget/

Crostini

Fonte: http://peachesandcake.com/beautiful-buffets/

Tenho visto muitos buffets nos quais gavetas são usadas como elementos decorativos e/ou bandejas e/ou cachepôs para arranjos florais. Taí uma coisa que todo mundo têm em casa: gavetas! Já anotei a ideia para usar em alguma festa futura.

Crostini-Station-Housewarming-Party-Bird-is-the-Word-1-of-14

Crostini-Station-Housewarming-Party-Bird-is-the-Word-4-of-14

Fonte: http://birdisthewordpdx.com/category/appetizers/

Se o número de convidados for pequeno, as matérias-primas para os crostinis podem ser dispostas numa única tábua, como o exemplo acima.

crostini-seven-ways-lead-image-1024x539

LaCrema5

Fonte: http://waitingonmartha.com/la-crema-virtual-vitner/

Uma ideia legal é deixar alguns crostinis montados como referência. Perto deles, seria interessante colocar uma lista contendo sugestões de ingredientes que podem ser combinados, como por exemplo: cream cheese, salmão defumado e alcaparra. Seria somente um guia de sugestões, já que as possibilidades são inúmeras e o objetivo desse tipo de evento é justamente comparar experiências e compartilhar as combinações que deram certo de maneira informal e divertida.

oe8

Fonte: http://waitingonmartha.com/outdoor-entertaining-ideas/

Temperos como azeite aromatizado, creme de vinagre balsâmico e molho de pimenta são sempre bem-vindos num buffet de crostinis.

cf22731c7e07b906e425e40ca108dd22

Fonte: http://www.onewed.com/food/

No fim das contas, o espaço self-service de crostinis se assemelha a um buffet de antepastos. O crostini em si é somente a base para montar diversas combinações, sejam elas tradicionais ou inusitadas.

Espero que tenham gostado dessa compilação de ideias e desejo a todos uma semana deliciosa!!!!

Bonfa-ass

10 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Tudo lindo e gostoso

bjokas =)

Marta disse... [Responder comentário]

Adorei as imagens inspiradoras e as torradas! Gosto de fazer em casa tb! Fiz ontem para comer com creme de ervilha!!! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellObrigada, Bell! Estou doida pra fazer uma festinha usando essa ideia! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaQue bom, Martinha! Hummm, eu adoro sopa com torradinhas. Com esse friozinho que tem feito nos últimos dias, é perfeito! Beijão!

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Impossível não gostar, Kátia, você e suas ideias sensacionais, gostei demais, numa oportunidade colocarei em prática algumas destas sugestões.
Valeu mesmo.
Um beijo.

Unknown disse... [Responder comentário]

gostei acho que vou receber minhas amigas com essa ideia da próxima vez, faço alguns antepastos, umas duas sobremesas o resto é só decoração, muito boa ideia bjs

Anônimo disse... [Responder comentário]

Quantas festas voce faz por ano?


Eu tenho receio de faher muitas festas e que meus amigos e familiares começem a cansar.

Beijinhos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana LopesOi, Ana!!!!! Ah, mas festa é tão gostoso... acho que ninguém cansa não, rs! Eu concentrei muitas festas próximas recentemente, mas geralmente faço uma a cada 2 meses e vario os grupos de amigos e familiares. Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu nunca havia pensado nisso. Adorei as sugestões! Seu blog é um dos mais inspiradores que eu vejo, nunca vou me cansar de dizer isso.
Katia, quanto tempo os crostinis podem ficar guardados num vaso com tampa? O tempo deve ser menor do que de torradas comuns, não é?
Bjokas!
Manu
www.simplichique.com.br

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Manuela LopesOi, Manu! Muito obrigada pelo carinho!!!! É fácil de montar um buffet de crostinis, né? Gosto desse tipo de belisquete prático e rápido, que não dá muito trabalho. Sobre o prazo de validade dos crostinis, infelizmente não sei dizer... eu consumi tudo nos 3 dias seguintes e ainda estavam frescos. Um Beijão!

Related Posts with Thumbnails