segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Ideias e inspirações para uma festa mexicana de DÍA DE LOS MUERTOS

Esqueleto545

Ilustração elaborada especialmente para o kit digital DÍA DE LOS MUERTOS/FESTA MEXICANA

Dia-de-Muertos545

Dia-de-Muertos2545

Kit digital DÍA DE LOS MUERTOS/FESTA MEXICANA

Agendei quatro eventos lá em casa até o final do ano e o segundo deles será uma festa de Día de los Muertos, celebração mexicana de origem indígena em homenagem aos mortos, que começa no dia 31 de outubro e termina no dia 2 de novembro. Pode-se dizer que é equivalente ao nosso Dia de Finados, mas a maneira de comemorar a data é bem diferente.

É uma das tradições mexicanas mais animadas, pois acredita-se que durante esse período os mortos vêm visitar seus parentes todos os dias. E isso é motivo de festa com direito à casa decorada, comida, bebida, música e muito bom humor! Os doces preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar coloridas. Os mexicanos enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas geralmente fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

Além do México, essa festividade também acontece em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde há uma concentração maior de mexicanos e seus descendentes. A UNESCO declarou-a como Património da Humanidade.*

*Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Mortos

20060207-112[7]

Cancún, México, 2006

Antes de visitar o México em 2006, eu pensava que as palavras “cemitério” e “divertido” nunca poderiam estar numa mesma frase. Alguns podem discordar, mas eu acho que a única certeza que nós temos na vida é a de que um dia vamos morrer. Todo mundo morre, não tem escapatória. Na cultura ocidental, normalmente a morte é um tabu, um assunto que é pouco comentado. Sempre encarei o Dia de Finados no Brasil de um jeito triste e meio mórbido, mas os mexicanos me ensinaram que não precisa ser assim. Em vez de lembrar da doença, do acidente, da agonia e da dor, que tal focar nos episódios alegres, nas conquistas, nos sorrisos e nos momentos saborosos na companhia de quem partiu?

20060207-095[3]

20060207-098[3]

20060207-089[5]20060207-101[3]

As fotos acima são de um cemitério fictício instalado no parque aquático de Xcaret em Cancún, no México. Quando estive lá, achei engraçado e criativo, mas não tinha a menor ideia do que se tratava. Os túmulos eram todos coloridos, cheios de frases divertidas e referências sobre as pessoas que morreram. Foi só quando escrevi um post sobre a viagem que descobri que o cemitério decorado representava as tradições do Dia dos Mortos.

Sendo assim, hoje vim compartilhar com vocês algumas boas ideias e inspirações que selecionei entre tantas referências a essa festividade que encontrei na internet.

F592968F_01_fullF592968F_03_fullF592968F_02_full

Fonte das imagens: http://www.partycity.com/product/day+of+the+dead+party+supplies.do

Tanto no México quanto nos Estados Unidos, é fácil encontrar kits de festa prontos para serem usados durante as comemorações do Día de los Muertos. Na sequência de fotos acima, vocês podem observar vários itens de decoração à venda na loja Party City.

649143

Fonte da imagem: http://lynlees.com/2014/10/day-of-the-dead-party.html

Essa foi uma das festas mais criativas que encontrei e está entre as minhas preferidas. Gostei muito da toalha preta constrastando com a decoração coloridíssima e adorei a ideia do candelabro gótico como base para os cupcakes, além dos copos de vidro em formato de caveira e dos pompons. O mais legal é que dá pra perceber que o espaço utilizado para a decoração da festa é pequeno, assim como o espaço que eu tenho em casa.

IMG_8881IMG_8933

Fonte da imagem: http://www.sweetcitycandy.com/blog/2014/10/27/event-of-the-week-day-of-the-dead-party-from-soireeeventdsgn/

A decoração da festa acima é o oposto da festa anterior. As cores são usadas na toalha e no painel, enquanto vários acessórios são pretos, incluindo o bolo. Entretanto, o que mais se destacou pra mim foram os diversos potes de vidro contendo balas coloridas.

day-of-the-dead-cakeday-of-the-dead-costumeday-of-the-dead-cookiessurgar-skull-candy-applescolorful-halloween-skull-decor

Fonte das imagens: http://blog.hwtm.com/2014/10/dia-de-los-muertos-day-dead-party/

A terceira festa que selecionei usa e abusa do glitter, dos paetês e dos acessórios dourados. Acho interessante incluir um pouco de brilho na decoração.

1149286294

Fonte das imagens: http://www.brit.co/dia-de-los-muertos-wedding/

Para a minha surpresa, encontrei várias referências de casamentos com esse tema. A famosa frase “Até que a morte nos separe” tem tudo a ver com esse tipo de festa!

dia-de-los-muertos1dia-de-los-muertos23dia-de-los-muertos29dia-de-los-muertos30dia-de-los-muertos34dia-de-los-muertos13

Fonte das imagens: http://www.weddingchicks.com/2013/10/31/dia-de-los-muertos/

Gostei bastante da sequência de fotos acima. Talvez por se tratar de uma festa de casamento, as cores são mais suaves e os detalhes da decoração são bem delicados e elegantes de um modo rústico.

enhanced-30030-1414434740-35

Pan de Muertos

enhanced-29628-1414435764-1

Abóbora assada com mole verde

enhanced-8075-1414434896-44

Elote (milho assado com queijo, pimenta e suco de limão)

enhanced-8094-1414434712-30

Sopa Azteca

enhanced-8088-1414435579-39

Empanadas de abóbora

enhanced-1891-1414435165-22

Arroz doce

Fonte das imagens: http://www.buzzfeed.com/ryankincaid/dia-de-los-muertos-recipes#.aodp8v9Gn

No link acima vocês vão encontrar as receitas correspondentes às fotos e algumas outras. São comes & bebes tradicionais mexicanos que se consomem durante as festividades de Día de los Muertos, mas que são bem diferentes da comida típica que a gente conhece no Brasil.

dia-de-los-muertos-makeup

Fonte da imagem: http://www.skullspiration.com/skull-sugar-meaning/

maxresdefault

Fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=v1ncho3lNgc

face3

Fonte da imagem: http://shannonshortcake.blogspot.com.br/2012/10/day-of-dead-sugar-skull-make-up-look.html

IMG_2293

Fonte da imagem: http://narshada.co.uk/dia-de-los-muertos-sugar-skull-makeup-photoshoot-in-ely

maxresdefault-(1)

Font da imagem: http://www.latintimes.com/day-dead-makeup-tutorial-13-amazing-videos-shocking-transformations-272267

Dead-12-OutsideDead-7-FinishingTouches

Fonte das imagens: http://www.brit.co/sugar-skull-makeup/

As caveiras coloridas aparecem em todas as celebrações de Día de Los Muertos e as mulheres normalmente capricham na maquiagem pintando o rosto inteiro ou somente metade da face. Em alguns dos links acima, vocês podem encontrar tutoriais com o passo a passo de como se produzir dessa maneira.

Antes de terminar esse post, deixo com vocês a descrição dos itens que constam no kit digital DÍA DE LOS MUERTOS/FESTA MEXICANA.

Kit digital em PDF para imprimir em casa ou na gráfica de sua preferência. Ideal para uma FESTA MEXICANA ou para comemorar o DÍA DE LOS MUERTOS.

Alguns campos de texto são editáveis.

Peças incluídas no kit:

1. Convite horizontal no formato 10 cm x 15 cm que pode ser impresso ou enviado aos amigos por e-mail.
2. Bandeirinhas para canudos e/ou para enfeitar brigadeiros de copinho, doces e cupcakes.
3. Etiquetas para lembrancinhas em dois modelos.
4. Peças no formato 10 cm x 15 cm contendo as ilustrações dos esqueletos em quatro cores que podem ser usadas na decoração da festa. Sugestão: inseri-las em porta-retratos.
5. Toppers em formato de caveirinha e/ou adesivos para pirulitos e/ou peças para móbiles em quatro cores.
6. Toppers para cupcakes e/ou adesivos para pirulitos e/ou peças para móbiles com 6,3 cm de diâmetro em quatro cores.
7. Adesivos para latinhas de metal com 5 cm de diâmetro que também podem ser usados como adesivos para pirulitos, mini toppers para cupcakes ou peças para móbiles em quatro cores.
8. Plaquinhas em dois modelos para identificar os comes e bebes que também podem ser usadas como marcadores de lugar ou adesivos.
9. Forminhas para docinhos em duas cores.
10. Peça no formato A5 (14,8 cm x 21 cm) com campo de texto editável que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc.
11. Peça no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) com campo de texto editável que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc.
12. Wrappers para cupcakes em duas padonagens com variações de cor.
13. Mini caixões para colocar balas, doces, biscoitos, mix de frutas secas etc. Sugestão: usar as peças para enfeitar a festa e/ou oferecê-las como lembrancinhas aos convidados.
14. Ilustrações de caveiras em quatro cores que podem ser usadas para decorar a festa de diversas maneiras: bandeirolas, móbiles, máscaras, enfeites de parede etc.
15. Bandeirolas para varalzinho em dezesseis modelos. Algumas possuem campo de texto editável para escrever BEM-VINDOS, FELICIDADES, PARABÉNS, BOA SORTE, OBRIGADO etc.
16. Minicones para balas, doces, biscoitos, mix de frutas secas, amendoim, pipoca, algodão doce, minipretzels etc. em duas padronagens com variações de cor.
17. Cúpulas para taçajur (luminária com base de taça de vinho + vela para réchaud) em duas padronagens com variações de cor.
18. Páginas no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) contendo duas padronagens com variações de cor que podem ser usadas para encapar potes de vidro, latas de alumínio, garrafas, além de confeccionar cones tradicionais e customizar bandejas, porta-copos personalizados, porta talheres, anel para guardanapos, embalagens para sanduíches, chocolates e doces em geral.
19. Página com instruções sobre o uso do kit e sugestão de material para impressão e montagem.

...........................................................................

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1. Após a confirmação do pagamento, o cliente receberá por e-mail um link para poder baixar o PDF e uma senha para abri-lo.
2. Os arquivos só poderão ser abertos no programa Adobe Acrobat e você pode baixá-lo gratuitamente na internet: http://get.adobe.com/reader/
2. O PDF possui campos de texto editáveis, mas não poderá ser salvo. Portanto, é importante preenchê-lo completamente e imprimir o resultado antes de fechá-lo.
3. O material é liberado somente para uso pessoal. Não é permitida a distribuição, o compartilhamento, a comercialização das ilustrações e arquivos, assim como a comercialização das peças impressas.
4. Todos os produtos são protegidos por lei e com direitos autorais pertencentes a Katia Bonfadini.

...........................................................................

Para ver todos os meus kits de festa, cartões, convites, posters, ilustrações e padronagens, visite a loja:

assinaturablog

www.coisasdabonfa.com.br

Um super beijo pra todos com votos de uma semana divertida!!!!

Bonfa-ass


11 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Tudo tão lindo, adoro!!

Um dia quero conhecer o México e ver toda essa beleza de pertinho.
Amei os cupcakes com os rostinhos dos desenho.

bjokas =)

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa, adoro esse tema, e aqui em São Paulo costumamos fazer festas de halloween e de dia dos mortos para nos divertir, é muito comum em casas noturnas e o pessoal vai à caráter , eu mesma já usei essa pintura da caveira de açúcar algumas vezes. E, aquela decoração que voce mencionou ter gostado muito , ela é baseada em tema da animação ' Festa no Céu' é muito bacaninha o longa !
Tenho certeza que será uma festa bem divertida essa ai na sua casa, esperando para ver as fotos ;)

bjo

Geltha Dubon disse... [Responder comentário]

Muito legal,Katia!
Adoro colorido...
bjks

Denise disse... [Responder comentário]

Acho essa festa fantástica. Além de que, qualquer festa mexicana é sempre linda, divertida e colorida. Adorei o post. E a papelaria ficou lindíssima!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Uouo UoYou´re welcome! I´m glad you liked this post!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellE eu sou doida pra voltar, Bell! Só conheci um cantinho do México: Cancún + a Cidade do México. É um país lindo mesmo! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Cintia FumagalliCintia, a minha irmã comentou sobre esse filme outro dia, ela e minha sobrinha de 4 anos adoram! Tem no NOW da NET, vou ver! Obrigada pela dica! Ah, eu adoro festas de Halloween, são muito divertidas! Não sei se consigo pintar a caveira, mas pretendo tentar! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Geltha DubonEu também, gosto de tudo coloridíssimo! Passa uma ideia de alegria, né? Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@DeniseSim, as festas mexicanas são sempre muito coloridas e animadas! Muito obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado da papelaria! Beijão!!!!

Danyela Guedes disse... [Responder comentário]

Quanta coisa linda!! Deve ser muito especial ir para o México em uma época como essa. Meu casamento em 2012, marcamos para dia 27 de outubro pois queriamos ir para o México de lua de mel e pegar as festividades do dia de los muertos, porém não deu certo... espero poder um dia conhecer!

Bjs!!


www.exitandosemh.com

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Danyela GuedesDanyela, sabe que eu não tinha pensado nisso? Deve ser mesmo muito interessante visitar o México na época das festividades e vivenciar as comemorações. Uma boa ideia! Super beijo!

Related Posts with Thumbnails