quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Confirme sua presença!

09

Tenho certeza de que você já recebeu um convite, provavelmente de casamento, com a inscrição RSVP. Logo após, devia haver um telefone, e-mail ou site. Talvez estivesse no rodapé, ou então nos cartõezinhos individuais para a festa. Não importa. A questão é: você sabe o que esta sigla quer dizer? Sabe qual a sua importância?

Coluna3A

Crédito: Site www.papeleestilo.com.br

RSVP é a abreviatura de Répondez s'il vous plaît, expressão em francês que significa Responda, por favor. Isto quer dizer que você deve confirmar a sua presença no evento em questão. Há quem ache este procedimento estranho, há quem diga que só decide se vai ou não quando chega mais perto da data. Muita gente não dá a devida atenção a este pedido de confirmação. Mas, acredite: ele é muito importante para o anfitrião.

Sabemos que nem todos comparecem à festa para a qual foram convidados. Por isso, cerimonialistas recomendam que se convide sempre pessoas a mais. De acordo com as confirmações que vão sendo recebidas, vão sendo feitos ajustes no buffet, na quantidade de bebidas e comida, na disposição das mesas, no número de assentos e até em itens de decoração do ambiente. Preparar um espaço para receber 100 pessoas é definitivamente diferente de prepará-lo para receber 50.

Coluna3B

Crédito: Site www.notonthehighstreet.com

Apesar de ser muito mais usado em eventos mais formais, ou mais chiques, nada impede que você gentilmente peça a seus convidados que confirmem a presença no aniversário do seu filho, por exemplo. O aniversário de um ano da minha filha foi realizado em uma casa que tinha um limite bastante rígido de pessoas por questão de segurança, já que o espaço não era muito grande. A minha lista inicial tinha muito mais parentes e amigos. Recorri a um RSVP informal. Conforme distribuía os convitinhos, explicava que a casa precisava de uma lista de presença para ter certeza de que não haveria superlotação no dia.

Deu certo? Praticamente. A maioria das pessoas compreendeu o meu pedido e informou de antemão se iriam ou não. Tivemos faltas, algumas delas devido a imprevistos. No fim das contas, ficamos dentro do limite e até tivemos uma folga. Claro que isso provocou aquela dorzinha no coração por termos cortado algumas pessoas da lista original. Mas, faz parte. Acertar 100% é quase impossível.

Agora, você já sabe. Da próxima vez que receber um convite com RSVP, procure responder. Ajude o dono da festa a planejar tudo sem sobras ou faltas. Festa com comida e bebida de menos é constrangedor, mas desperdício também não é nada legal.
Até a próxima coluna!

Patricia Haddad

https://www.facebook.com/Just.Made.Studio/

logo

4 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Eu já organizei esse serviço 2 x.
Ligava para os convidados para confirmar. O fato é que aqui no Brasil o povo deixa tudo para ultima hora.
Muita gente não gosta qdo você diz que precisa confirmar naquele momento.
Eu acho que é uma forma de manter a festa organizada sem surpresas desagradáveis.

bjokas =)

Executiva de Panela disse... [Responder comentário]

Achei super pertinente essa postagem explicando o drama de quem organiza um evento, seja ele para 2 pessoas ou para 10. Acho fundamental responder a um convite - seja confirmando ou não. Também há outra questão muito chata: atrasos. Eu já sofri horrores com atrasos, gente "dando cano", gente que não responde e aparece. Por conta disso, fui ficando cada vez mais seletiva com meus convidados. Uma convidada nota 10 é minha mãe, que sempre aparece na hora certinha! Valeu a dica meninas! Beijos, Paula

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Ótimas dicas! Acho super importante a confirmação dos convidados. Demonstra respeito e consideração. Por outro lado, já deixei de ir a um determinado evento por conta da desagradável insistência na confirmação 3 meses antes. E quando digo desagradável, não estou exagerando, rs, a anfitriã passou uma semana exigindo a resposta para um evento que seria dali a três meses. E como eu não tinha certeza, avisei que confirmaria depois, mas ela foi tão insistente, que acabei dizendo não ao convite só pra me livrar do "tormento". Concluo então que seja um aprendizado válido pra convidados e também para anfitriões, não é mesmo? Aproveito para perguntar. Com quanto tempo de antecedência pedimos a confirmação do convidado e quando convidados com quanto tempo de antecedência não é deselegante pra responder. Parabéns pelo post! Beijos!

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

Meninas, obrigada pelos comentários sobre o meu post.

Executiva de Panela, organizar um evento realmente não é tarefa fácil. No chá de fraldas da minha filha, metade - exatamente METADE - faltou. Isso não seria um enorme problema se eu tivesse chamado 20 pessoas. A questão é que eu tinha chamado 120. Minha família é enooooorme, e ainda tem muitos amigos queridos. Imagina comida e bebida para 120, mesas alugadas para 120 e apenas 60 pessoas. Teve distribuição de salgados e refrigerantes no final.

Simone, eu acho que em uma festa em casa, 15 dias antes, ou 10, está de bom tamanho. Veja bem, é uma opinião apenas. Eu penso que com 10 dias, eu consigo fazer os ajustes necessários nos comes e bebes que vou preparar. Ah, sim, estou considerando que eu mesma vou preparar tudo.

No caso de eventos em casas de festas, geralmente tem uma cerimonialista, e ela deve informar o prazo máximo para essa confirmação de acordo com o que o buffet exige. Quanto maior e mais requintada for a festa, talvez maior antecedência seja necessária. Ainda assim, eu não consigo imaginar um prazo de mais de 20 dias antes. Nossa vida não é tão cronometrada assim, não planbejamos tudo com tanta antecedência. Aí, acaba acontecendo o que você falou: muita gente deve logo dizer não para se livrar, ou mesmo dizer sim, e na hora simplesmente não aparece.

Related Posts with Thumbnails