segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Uma pastinha que rende quatro belisquetes para o Natal

DSC_0044

Como o Natal e o Réveillon esse ano caem no final de semana, decidimos não viajar e então participaremos das tradicionais festas familiares. Comemoramos o dia 25 na casa dos meus pais e entrei na lista da divisão dos comes & bebes. Foi sugerido que eu levasse um aperitivo, o que topei na hora porque é a minha especialidade, rs. Na semana passada comecei a pensar em opções, dei uma olhadinha na geladeira e anotei o que eu poderia usar. Em seguida, listei o que faltava e parti para o mercado com o objetivo de testar algumas combinações.

DSC_0110

A bandeja da designer Flavia Del Pra que eu me dei de presente de Natal chegou na segunda-feira e então aproveitei a oportunidade para fazer a estreia da peça. Montei um cantinho na sala com uma garrafa de vinho e um mix de aperitivos a fim de receber o Marcelo depois do trabalho.

DSC_0020

Além da bandeja, coloquei na pequena mesa lateral algumas bolas vermelhas, duas taças e um porta-vela no formato de anjinho.

DSC_0192

Para complementar a decoração natalina desse espaço, acrescentei um raminho de alecrim que perfumou o ambiente e lembrou um pequeno galho de pinheiro.

 

Os belisquetes

Bom, agora vou compartilhar com vocês as receitas que testei e aprovei. Fotografei todos os ingredientes que pretendia usar, mas acabei não precisando de tudo. Como base para os quatro belisquetes, fiz uma única pastinha de gorgonzola e então vou começar por essa receita.

Ingredientes:

  • 250 g de gorgonzola*
  • 150 g de creme de ricota light*
  • Azeite
  • Pimenta-do-reino a gosto

DSC_1512

Modo de preparo:

Amasse o gorgonzola com a ajuda de um garfo e, em seguida, acrescente o conteúdo da  embalagem do creme de ricota light. Tempere com um filete de azeite e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e reserve.

*Se você prefere um sabor de gorgonzola mais intenso, mantenha as quantidades indicadas. Em caso contrário, reduza a quantidade do gorgonzola e aumente a do creme de ricota.

DSC_0055

Para o petisco que mais gostei, que foi o canapé de gorgonzola com uvas verdes, nozes e alecrim, você pode espalhar o creme de queijo numa torradinha (de preferência feita em casa) e, em seguida, acrescentar uvas verdes fatiadas em lascas. Para finalizar, coloque uma noz e algumas folhinhas de alecrim fresco em cada canapé.

DSC_0113

Os outros belisquetes também foram bem fáceis de fazer. Para o canapé de salmão, você só precisa adicionar ao creme de queijo uma fatia enroladinha de salmão defumado e um raminho de endro. Para o tomatinho cereja, basta o creme de queijo, um punhado de pimenta calabresa e uma folhinha de alecrim. Por último, para o figo recheado, corte a fruta ao meio, acrescente o creme de queijo, um filete de mel e uma noz.

Dica: vale a pena fazer um pequeno corte na base dos tomatinhos e dos figos para que eles fiquem mais estáveis.

DSC_0236

Coloquei o mix de aperitivos na bandeja nova e posicionei-a na mesinha lateral para fazer uma pequena surpresa quando o Marcelo chegasse em casa. Foi ótimo porque tive uma “cobaia” para me ajudar a decidir e confirmar que o belisquete mais diferente e saboroso foi o canapé de gorgonzola com uvas verdes, nozes e alecrim. É esse que vou fazer na festa de Natal para abrir os trabalhos!

DSC_0197

Tenho outra ideia para colocar em prática e acho que o resultado ficaria perfeito nessa mesma bandeja. Se eu conseguir testar antes do Natal, volto aqui pra compartilhar com vocês, combinado? De qualquer forma, o último post do ano já está prontinho e será publicado no dia 26/12, antes do recesso do blog.

Para ver a mesa que decorei com tema natalino no ano passado, clique AQUI.

Um super beijo pra todos com votos de um Natal maravilhoso, recheado de sorrisos e cercado por gente amada!

Bonfa-ass

6 comentários:

Marta disse... [Responder comentário]

Amei os belisquetes! Não sou muito fã desse queijo por ser forte, mas colocando mais do creme de ricota fica divino! E com salmão defumado? hummmm
Amo!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaQue bom que gostou, Martinha! Vc também pode substituir o gorgonzola por um queijo mais leve ou ntão usar um brie ou camembert em vez da pastinha. Super beijo!

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Oi Kátia
Que belisquetes deliciosos, exceto o de salmão, não gosto de peixe, pro meu paladar eu tenho que diminuir o gorgonzola e aumentar o creme de ricota.
Sua mesa ficou muito fofa, você tem muito bom gosto.
Beijos.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Maria CéliaOi, querida! Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado! Isso, reduz o gorgonzola ou então substiui por outro queijo. A combinação do queijo com a uva e a noz fica muito gostosa. Beijão!

Márcia Carvalho disse... [Responder comentário]

Devem ter ficado maravilhosos! Feliz Natal e um ano novo repleto de realizações!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Márcia Carvalho de SouzaOi, Márcia! Super obrigada pelo carinho e pela mensagem! Um final de ano maravilhoso pra vc! Beijão!

Related Posts with Thumbnails