quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Criação de Identidade Visual para a marca NO JARDIM DA DAY

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Bom dia, pessoal! Hoje vim compartilhar com vocês uma pequena amostra da minha atividade principal como designer, que é a criação de Identidade Visual para empresas. O trabalho envolve a elaboração de uma Logomarca principal, além de versões para serem aplicadas em fundos de cor, versões P&B e assinaturas simplificadas. Mas isso é só o começo porque a Identidade Visual reúne muitos outros elementos importantes e tem como objetivo unificar a comunicação visual de uma empresa, de forma que todo o material impresso e as estratégias de marketing possuam a mesma linguagem.

Nesse SITE, encontrei uma explicação resumida e direta que deixa clara a importância de uma Identidade Visual de qualidade:

Afinal, o que é uma identidade visual?

Sua empresa, assim como você e as pessoas à sua volta, precisa de uma identidade própria: algo que a defina e a torne única. No contexto empresarial, a identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos, principalmente gráficos, que é concebido para representar os valores e ideais do empreendimento e apresentá-los ao cliente.

Fazem parte desse conjunto itens como a logo, a tipografia, as cores escolhidas e o modo como interagem, os materiais promocionais (cartões de visita, flyers e afins), além de muitos outros elementos presentes no ambiente da empresa.

Qual é a importância da identidade visual para meu empreendimento?

Criar uma identidade gráfica equilibrada, marcante e versátil é o primeiro passo para transmitir confiança e estabilidade ao cliente, além de facilitar a identificação da sua empresa nos mais variados locais. Pense no case da Coca-Cola: o rótulo vermelho com a clássica tipografia em branco é reconhecível à distância, em qualquer lugar do mundo, fixando a marca na memória visual dos clientes e ajudando a gerar bilhões de dólares por ano em vendas.*

*Fonte: http://www.guiaempreendedor.com/importancia-identidade-visual/

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Antes de iniciar qualquer projeto, envio ao meu cliente um pequeno questionário, cujas respostas são usadas para montar o “briefing” do trabalho e me auxiliar na percepção dos valores, missão e ideais que a empresa deseja transmitir a seus clientes. Seguem as principais perguntas que costumo fazer:

1. Qual o nome da sua marca?

2. Que conceito deseja passar com a marca?

3. Qual é o seu público-alvo e que tipo de produtos vai comercializar?

4. Tem alguma preferência por cores ou estilo de letra?

5. Você poderia me enviar Logomarcas, sites, imagens ou qualquer outra referência visual que possa me ajudar a conhecer melhor seus gostos, preferências e expectativas com relação ao projeto? Podem ser imagens de empresas concorrentes ou não, qualquer coisa que te agrade, que considere interessante, estimulante, que reflita a sua personalidade etc.

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No caso do projeto que mostro hoje, a minha cliente Dayane, proprietária da marca NO JARDIM DA DAY, queria uma marca feminina que refletisse afetividade. A empresa comercializa artigos para festas e todos os produtos são feitos artesanalmente para atender eventos como casamento, chás, bodas, 15 anos, noivado, aniversário, batizado, maternidade, corporativo etc.

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Depois da primeira apresentação com algumas sugestões de Logomarca que enviei para a Dayane, fizemos vários testes e ajustes até chegar a uma solução que a agradasse plenamente. Aliás, esse é o meu objetivo, que o cliente fique satisfeito com a marca que vai representar o seu trabalho e esteja verdadeiramente seguro dessa escolha. Para isso, acho importante não limitar a quantidade de modificações que o cliente pode requisitar até chegar a um resultado satisfatório.

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Em seguida à aprovação da Logomarca, desenvolvo um mini manual de uso que contém informações sobre tipologias e cores usadas na Identidade Visual, além de informações técnicas como as medidas das margens de proteção, o estudo dos limites de redução e uma série de simulações/sugestões de aplicação da Identidade Visual em itens como cabeçalho de site/blog, camisetas (uniformes para funcionários ou brindes para clientes), cadernos, canetas, louças, bolsas de lona ou sacolas reutilizáveis etc.

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Esses itens variam de acordo com a área de atuação do cliente, obviamente. Por exemplo, para um dentista, faço simulações de aplicação da marca em cartão de horário, receituário e jaleco, entre outros. Para um provedor de Internet, simulo a aplicação em outdoor, crachá de funcionário, folheto institucional, carro de serviço etc.

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No meu Pacote de Identidade Visual Completa, o cliente também recebe seis padronagens exclusivas, desenvolvidas a partir dos elementos gráficos e cores da Identidade Visual.

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Simulação de aplicação da Identidade Visual em blog/site da empresa

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Simulação de aplicação da Identidade Visual em camisetas

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Simulação de aplicação da Identidade Visual em caderno

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Simulação de aplicação da Identidade Visual em canetas

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Simulação de aplicação da Identidade Visual em louças

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Simulação de aplicação da Identidade Visual em bolsas de lona ou sacolas reutilizáveis

Para ver meu portifólio completo, acesse o site www.katiabonfadini.com.br e para solicitar um orçamento, escreva para katiabonfadini@gmail.com.

Por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado do post e, se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para comentar aqui.

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana feliz!!!!

Bonfa-ass

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