Bom dia, pessoal! Hoje vim compartilhar com vocês uma pequena amostra da minha atividade principal como designer, que é a criação de Identidade Visual para empresas. O trabalho envolve a elaboração de uma Logomarca principal, além de versões para serem aplicadas em fundos de cor, versões P&B e assinaturas simplificadas. Mas isso é só o começo porque a Identidade Visual reúne muitos outros elementos importantes e tem como objetivo unificar a comunicação visual de uma empresa, de forma que todo o material impresso e as estratégias de marketing possuam a mesma linguagem.
Antes de iniciar qualquer projeto, envio ao meu cliente um pequeno questionário, cujas respostas são usadas para montar o “briefing” do trabalho e me auxiliar na percepção dos valores, missão e ideais que a empresa deseja transmitir a seus clientes. Seguem as principais perguntas que costumo fazer e as respostas da minha cliente Evelin Candido:
1. Qual o nome da sua marca?
MISS SUGAR FASHION
2. Que conceito deseja passar com a marca?
Eu gostaria de passar a imagem de uma marca feminina, fashion, estilosa e sofisticada. Gostaria que as clientes tivessem uma ideia de que a minha “empresa” venderia produtos mais sofisticados.
Digo isso, porque produtos personalizados em tese devem ser mais caros, pois são desenvolvidos conforme a necessidade e desejo do cliente. Além de serem mais bonitos que os produtos que são produzidos em larga escala.
Por isso, preciso que minha cliente entenda que ela comprará numa “loja boutique”, apesar de eu começar a produção em casa, eu vou vender online. Como será delivery a cliente não saberá que será produzido na minha casa, ela pensará que é um studio para produção dos doces.
3. Qual é o seu público-alvo e que tipo de produtos vai comercializar?
O público em alvo na sua maioria serão mulheres e casas de festas (pretendo ofertar os meus produtos para empresas que organizam festas).
Os produtos são doces estilizados, tais como trufas, merengues, cupcakes, verrines para festas e lembrancinhas. Coloquei em anexo um documento para você ter uma ideia dos produtos.
Os doces serão comercializados sob demanda. Em alguns casos serão comercializados somente os doces e em outros casos os doces serão comercializados com embalagens personalizadas.
É importante esclarecer que aqui na Austrália os doces para festas ainda são muito básicos e as mesas de doces tanto para festas de casamento, bem como para aniversários são muito básicas. E as lembrancinhas são no máximo uma sacolinha ou plantinha com Thank you.
A minha ideia é trazer a proposta do Brasil das nossas festas que são super produzidas e mostrar para o público australiano que os doces não precisam ser só gostosos, mas estilizados e as festinhas de aniversário podem ter uma mesa com super produção na decoração dos doces.
4. Que serviço ou produto você pretende que seja destaque na sua empresa, seu carro-chefe?
Cupcakes e trufas. Bolo não será o foco.
5. Tem alguma preferência por cores ou estilo de letra?
Sim, gosto de letra desenhada, coloquei abaixo alguns estilos de letra para você entender melhor.
Cores que eu adoro são: azul Tiffany, azul da Le Cordon Bleu, preto e branco. Também gosto de marrom.
Eu gosto muito da ideia do preto e branco com uma cor em destaque.
6. Você poderia me enviar Logomarcas, sites, imagens ou qualquer outra referência visual que possa me ajudar a conhecer melhor seus gostos, preferências e expectativas com relação ao projeto? Podem ser imagens de empresas concorrentes ou não, qualquer coisa que te agrade, que considere interessante, estimulante, que reflita a sua personalidade etc.
A Evelin mora na Austrália e, por causa da diferença de fuso, trocamos muitos áudios por whatsapp em horários fora do comum. Foi muito interessante desenvolver um projeto que vai ser visto do outro lado do mundo.
Depois que enviei a apresentação das sugestões para o design da marca, trocamos algumas ideias, aparamos as arestas, fizemos alguns testes de cor e chegamos ao resultado que vocês podem ver hoje aqui.
Acho extremamente importante que o designer chegue a um resultado que satisfaça plenamente o cliente, de forma que este fique seguro com a marca que escolheu para representar o seu produto, serviço ou expertise. É por isso que não limito a quantidade de modificações que o cliente pode requisitar até chegar à versão final.
Em seguida à aprovação da Logomarca, desenvolvo um mini manual de uso que contém informações sobre tipologias e cores usadas na Identidade Visual, além de informações técnicas como as medidas das margens de proteção, o estudo dos limites de redução e uma série de simulações/sugestões de aplicação da marca em itens como cabeçalho de site/blog, camisetas (uniformes para funcionários ou brindes para clientes), cadernos, canetas, louças, bolsas de lona ou sacolas reutilizáveis etc.
Esses itens variam de acordo com a área de atuação do cliente, obviamente. Por exemplo, para um dentista, faço simulações de aplicação da marca em cartão de horário, receituário e jaleco, entre outros. Para um provedor de Internet, simulo a aplicação em outdoor, crachá de funcionário, folheto institucional, carro de serviço etc.
No meu Pacote de Identidade Visual Completa, o cliente também recebe seis padronagens exclusivas, desenvolvidas a partir dos elementos gráficos e cores da Identidade Visual.
Simulação de aplicação da Identidade Visual em diferentes modelos de cartões de visita
Simulação de aplicação da Identidade Visual em folhetos no formato A5 (14,8 cm x 21 cm)
Simulação de aplicação da Identidade Visual em embalagens
Simulação de aplicação da Identidade Visual em aventais
Simulação de aplicação da Identidade Visual em guardanapos e porta-guardanapos
Simulação de aplicação da Identidade Visual em canetas
Simulação de aplicação da Identidade Visual em prato
Simulação de aplicação da Identidade Visual em bolsas de lona ou sacolas reutilizáveis
Para ver o meu portifólio completo, acesse o site www.katiabonfadini.com.br e para solicitar um orçamento, escreva para katiabonfadini@gmail.com.
Por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado do post e, se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para comentar aqui.
Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana feliz!!!!
0 comentários:
Postar um comentário