Outro dia experimentei um babaganoush delicioso na casa da minha irmã. Ela havia encomendado o antepasto em um restaurante árabe e fiquei pensando se o modo de preparo seria complicado. Como não tenho muita habilidade na cozinha, gosto de receitas simples e fáceis.
Sempre ouvi dizer que as melhores versões de babaganoush têm um sabor defumado e, pessoalmente, concordo com essa afirmação. Então fui buscar algumas receitas no Google e encontrei uma que me chamou a atenção. Vocês podem conferir a publicação original no seguinte link:
http://www.saboresdeisrael.com.br/receitas/babaganush.html
Em geral, o modo de preparo é fácil e rápido e os ingredientes não variam tanto. Mas, como gosto de testar diferentes versões para uma mesma receita, devo repetir a empreitada acrescentando temperos e alterando quantidades. A seguir, copio a versão original.
Autor: Sabores de Israel
Tipo da receita: Patês
Cozinha: Israelense
Serve: 2-3
Ingredientes:
- 2 Berinjelas
- ⅓ copo de Tahine
- 1 Limão siciliano
- 2 dentes de alho amassado
- Sal a gosto
- Opcional - Salsa
Modo de preparo:
- Lave as berinjelas em água. Não tire a cabeça da berinjela. Você vai precisar dela na hora de assar.
- Coloque papel alumínio debaixo das grades do fogão, para ajudar evitar sujeira.
- Coloque as berinjelas direto no fogo. A cada 1-2 minutos vire um pouco as berinjelas até, depois de mais ou menos 10 minutos, dependendo do tamanho da berinjela, toda a superfície ter ficado em contato direto com a boca do fogão. A casca vai parecer um papel queimado.
- Tire do fogo e deixe esfriar.
- Descasque as berinjelas. Tire os pedaços da casca com suas mãos. Não é importante se sobrar poucos pedaços, eles vão trazer o sabor para o babaganush.
- Coloque as berinjelas em uma grande tigela e misture tudo com um garfo (de mesa) grande. Misture bem até ficar homogêneo. Se sobrarem alguns pedaços maiores ou fibras, pode-se usar uma faca para cortar, dentro da tigela mesmo.
- Adicione a pasta de Tahine cru, suco de Limão, Alho e Sal, e continue mexendo. Mexa muito até a textura ficar bem homogênea.
Segui a receita ao pé da letra, com exceção do limão*. Usei o tahiti mesmo porque já tinha em casa e fiquei com preguiça de sair para comprar o siciliano, que acho mais aromático e saboroso.
Achei a pastinha bem gostosa, mas fiquei com vontade de experimentá-la com um pouco mais de alho, pimenta do reino, azeite e hortelã. Fica para uma próxima vez!
Um grande beijo pra todos com votos de uma semana saborosa!!!
2 comentários:
Hum Katia, acho que e uma receitinha ótima para comer com biscoito ou aqueles palitinhos ne, fiquei desejando.
Como sempre lindas fotos
@Gélia CarvalhoHummm, comer com aqueles palitinhos deve ser bom mesmo, ótima ideia, Gélia!!!!! Muito obrigada, beijão!
Postar um comentário