quarta-feira, 1 de abril de 2009

O que eu fiz na semana passada?

O compromisso de escrever um post toda quarta-feira tem feito com que eu aproveite melhor os meus momentos de lazer. Estou me permitindo experimentar coisas novas e sair da rotina com mais frequência. Antes do blog, adorava chegar em casa, preparar um sanduíche e me aboletar na frente da TV pra ver um filme ou assistir à "Oprah" no GNT. Nos dias em que chego cansada do trabalho esse ainda é meu programa favorito. Mas essa rotina acaba "cansando" e hoje em dia acho que é essencial pra minha saúde mental poder me ocupar de outras maneiras no meu tempo livre.

Sabe aquela receita ou artesanato que um dia te chamou a atenção numa revista, que você recortou e guardou na gaveta, prometeu que um dia experimentaria e depois esqueceu? Pois é, eu já fiz isso muitas vezes mas agora resolvi revirar essa gaveta em busca das promessas esquecidas!

Descobri que, na maior parte das vezes, a falta de tempo era só uma desculpa que me impedia de sair da inércia, da minha zona de conforto. É verdade que meu dia é longo e começa às 5:20 hs da manhã, quando acordo pra ir à academia. Depois trabalho no horário comercial até às 18 hs e chego em casa às 18:30 hs. Durmo cedo, por volta das 22:30 hs, mas, mesmo assim, ainda me sobram quatro horas livres pra fazer o que eu quiser!

O blog tem me incentivado a desenvolver uma espécie de "mini-projeto" toda semana e isso é muito estimulante. Logo depois de postar meu texto às quartas-feiras, já penso no que gostaria de falar ou fazer na próxima semana. Começo rabiscando num pedaço de papel. Minha bolsa é cheia desses pedacinhos de papel mal dobrados e mal cortados cheios de listas e desenhos que só eu consigo entender!

Semana passada escrevi sobre minha experiência com a culinária indiana na série "Aventuras gastronômicas" (vem mais por aí), mas essa semana resolvi me propor um desafio: preparar lanches leves, novos drinks e uma peça de artesanato que nunca tinha experimentado. E foi assim que brotou a idéia pro post de hoje. Ao invés de encarar isso como uma obrigação, a tarefa me deu muito prazer!!! Quero compartilhar aqui com vocês minhas peripécias da semana passada e também agradecer o apoio e carinho que tenho recebido através dos comentários que vocês deixam aqui!

AZEITE AROMATIZADO

Super fácil de fazer e muito saboroso. É só misturar o azeite ao alecrim, cortar o alho em fatias finas e acrescentar algumas bolinhas de pimenta branca. Guarde por uma semana até o azeite absorver o aroma e sabor dos temperos. Está pronto pra ser usado em saladas, molhos, pizza e pão.

SALADA COLORIDA

Essa saladinha não é exatamente uma receita nova, mas dessa vez usei alguns ingredientes inéditos.

Ingredientes
Alface americana
Alface roxa
Rúcula
Agrião
Tomate cereja
Cebola roxa
Cubos de queijo minas padrão
Queijo parmesão ralado
Castanhas de caju
Passas brancas

Pra temperar
Suco de um limão siciliano (bem aromático, delicioso!)
Azeite aromatizado com alho, alecrim e pimenta branca
Vinagre de framboesa*

* Usei o vinagre da marca Borges. Eu não sou muito fã de vinagre, mas esse aromatizado com framboesas é mais suave e adocidado. Eu recomendo!

Modo de fazer
É só misturar tudo, tem coisa mais fácil???


ABOBRINHA COM TOMATE SECO

Ingredientes
Abobrinha fatiada fina no sentido do comprimento
Sal
Tomate seco
Queijo minas padrão
Azeite aromatizado com alho, alecrim e pimenta branca
Queijo parmesão ralado

Modo de fazer
Passe as fatias de abobrinha por uma fervura de dois minutos. Escorra-as e arrume sobre uma tábua e espalhe uma pitada de sal sobre elas. Corte o queijo em pedaços que caibam na largura das fatias de abobrinha e possam ser enrolados. Coloque um pedaço de tomate seco e enrole. Arrume os rolinhos na travessa onde serão servidos. Se preferir, salpique um pouco do queijo de parmesão ralado por cima. Regue com o azeite aromatizado e sirva.





PÃO ÁRABE CROCANTE

Esse é ridiculamente fácil de preparar e o resultado é muito bom!

Ingredientes
Pão árabe cortado em tiras
Azeite aromatizado com alho, alecrim e pimenta branca
Queijo parmesão ralado
Tomate seco


Modo de fazer
Corte o pão árabe em tiras e disponha numa assadeira. Cubra com o azeite e depois salpique o queijo parmesão e o tomate seco por cima. Leve ao forno até o queijo derreter e o pão estiver crocante. E pronto! Fica ótimo acompanhando uma sopinha, hummmmm!





ÁGUA AROMATIZADA

De tanto ver fotos lindas de jarras com sucos e águas aromatizadas nas páginas da revista Casa Cláudia, resolvi testar. Ficou uma delícia, bem refrescante!

Ingredientes
1L água mineral gasosa
1 limão siciliano
Folhas de hortelã

Modo de fazer
Corte o limão em rodelas e separe algumas folhas de hortelã. Mais uma vez, é só misturar tudo! E os ingredientes nem precisam ficar muito tempo na água pra liberar o aroma e sabor.



BELLINI

Ingredientes
3/4 de Espumante brut (não precisa ser dos melhores)
1/4 de Suco de pêssego
1 colher de chá de Licor de pêssego

Modo de fazer
Primeiro coloque o suco de pêssego e depois o licor. Complete a taça com o espumante e sirva bem gelado!



ÁRVORE PASCAL

Há algum tempo vi num dos blogs que frequento a imagem de uma árvore feita de metal com ovinhos coloridos pendurados. Era o enfeite central de uma mesa decorada para a Páscoa. Resolvi adaptar a idéia: comecei a fazer uns esboços e planejar a lista de compras. Antes imprimi os "ovos" decorados de um lado com a Logomarca CRIATIVE-SE e do outro com as carinhas das bonecas CRIATIVAS. No Sábado, fui ao centro da cidade procurar o material que precisava pra fazer minha "Árvore Pascal". Comprei fitas com as três cores do blog (azul turquesa, pink e laranja), celofane roxo, vidro cilíndrico, pedras brancas de aquário e bombons recheados de creme de avelã. Era uma surpresa pras minhas companheiras criativas, mas já que nosso encontro foi adiado pra semana que vem, vou ter que estragar a surpresa e mostrar o resultado aqui!!!!








Tenho um novo projeto em mente que é a organização da festa de aniversário da minha irmã em maio. Ela acabou de se mudar e a festa será também a oportunidade de apresentar o novo lar aos amigos mais chegados. Com isso, já tenho uma pastinha no meu computador cheia de referências e idéias pra decoração da mesa, lembrancinhas, comidas e drinks. Não vejo a hora de começar a colocar a mão na massa e preparar o convite! E é claro que vou mostrar o passo-a-passo aqui!

Beijão e até semana que vem!


14 comentários:

Casamento feliz disse... [Responder comentário]

Adoro quando vc escreve , sempre gosto dos assuntos ... esses dias fui almoçar em um restaurante e tinha essa abobrinha com tomate seco , me deu uma vontade enorme de fazer em casa , vamos ver se eu me animo e faço no fds

Beijos , bom dia

Lucia Laureano disse... [Responder comentário]

Katia querida!
Você é incrível! A árvore ficou magnífica, fiquei sorrindo sozinha aqui na minha mesa... Que pena que nosso encontro não saiu esta semana, mas na proxima sem dúvida nenhuma vamos nos encontrar!
As comidinha estão fantásticas, mas depois que o meu pequeno sapeca chegou para alegrar a casa, nunca masi consegui vazer estes quitutes para o maridão, que inclusive vive reclamando sobre isso... Acho bom eu me organizar! Ainda bem que tenho você sempre a me inspirar!
Parabéns!

Nicinha disse... [Responder comentário]

O que eu acho interessante no blog é justamente isso, você quer passar algo legal para os leitores, então termina tomando gosto em fazer algo mais caprichado, e isso termina fazendo bem para nós mesmo.
Adorei a idéia do azeite, vou fazer e servida com essa salada deve ficar ótimo.
E essa salada super prática de fazer, bem melhor do que comer um sanduiche.Estou começando a tomar gosto pela cozinha.Depois vou te mandar um receita bem legal, para você experimentar, agora tem que chamar os amigos, porque é um prato único mais para várias pessoas.
Linda a jarra, e nesse calor, deve ser muito refrescante.
Adorei Kátia a idéia da árvore, ficou muito linda, você também tem muita criatividade na parte artesanal.
Posso copiar a idéia? Vou colocar uma na clinica e outra em casa mesmo.
Adoro passar todos os dias aqui!!!
Beijão meninas e ótimo dia!!!
Nicinha

Wagner disse... [Responder comentário]

As receitas parecem tão práticas quanto apetitosas — o que vem bem a calhar para quem não quer perder tempo e não abre mão de pratos saborosos.
Cada vez mais gosto do seu jeito de escrever: sempre tão descontraído e simpático! É um prazer ler (e ver!) seus posts.
Fico contente que eles (os posts) estejam te estimulando ainda mais.

Beijo!

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

Tenho vários "gostares" com o conteúdo do post. Gosto do azeite aromatizado, me encantei com a imagem linda da abobrinha com tomate seco e vou fazer a receita do pão árabe crocante. Gosto também do conceito do mini-projeto por semana. Não tenho desconforto com compromissos. Talvez com rotinas imutáveis. O blog com postagem semanal é também um experiência legal porque mescla compromisso com prazer. Mas sem dúvida a sensação do post é a árvore pascal personalizada. Adorei constatar e me sentir parte do projeto. Lindo, doce, cativante, afetuoso e encantador.
Tá certo que estou num dia superlativo, até nos adjetivos elogiosos, mas você - que mora no meu coração - merece sempre.

bjss.

Karla Lemos disse... [Responder comentário]

Nossa, apesar de acompanhar as suas idéias de tão perto, fiquei surpresa com o resultado e adorei a árvore!! Claro, aqui é para gente trocar mesmo, vou aproveitar essa sua idéia, em alguma reunião familiar.... As receitas vou experimentar...depois te falo sobre a abobrinha.
Karla

Prosopopéias Cintilantes disse... [Responder comentário]

Kátia
Adoro seus posts!
Acho que vou ter que abrir uma pasta no computador com as idéias maravilhosas que vejo aqui.
Você está de parabésn!
Aliás, todas as CRIATIVAS estão!!!
Bjs,
Stela

Beta Bernardo disse... [Responder comentário]

Katita, que post gostoso, em todos os sentidos!!!! Gostoso de ler, de ver, de imaginar!!
A receitinha de pão árabe crocante vou fazer com certeza.
Ameeeeei ver nossas carinhas na árvore Pascal. Uma prova de todo esse carinho que nos ronda. Pena a surpresa não ter sido pessoalmente. E essa arvorezinha é uma idéia que tenho pro chá de bebê da minha irmã... pensei em algo bem semelhante. Transmimento de pensação.
Já tô começando a pensar no meu post de segunda... não posso deixar a peteca cair, né? srsrsrsrs
Bjks

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Kátia, gostei muito das receitas e das ilustrações delas. Como sei que todo o processo do post requer um bom trabalho (preparar as comidinhas, tirar as fotos, redigir os textos...), não posso deixar de pensar como vc faz pra render as suas horas. Ou vc faz tudo na velocidade da luz ou engana a gente e dorme apenas umas 2 horas por dia! rsrsrs! Já anotei as receitas da abobrinha e do bellini pra fazer! Estão com a cara ótima!!
Valeu! Bjs

Buttman disse... [Responder comentário]

Kátia, se desejar pega com a Lucia o e-mail do meu irmão que ele tem uns truques muito bons e faz uns azeites maravilhosos. Ele fez Gastronomia, diversos cursos no SENAC e outros lugares, com vários chefs e teve um restaurante que eu adorava.
Parabéns!
Tb sou louco por cozinha!
Beijos,
Rodrigo (Butt)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Rodrigo, vou pegar o e-mail sim, obrigada pela dica!!!! Adoro azeite! Se for aromatizado, melhor ainda! Beijão!

Aline Amthor disse... [Responder comentário]

Kátia!
Parabens mais uma vez.
Eu não resisto em comentar em seus posts.
Adorei a abobrinha... vou fazer este fim de semana.
Eu adorei a árvore também, aqui na Alamanha usa-se árvore pascal no quintal. Adorei a versão personalizada e dentro de casa, ideal para colocar os ovos e chocolates.
Para mim você é a Martha Stwart brasileira!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Aline! Super obrigada, que baita elogio!!!! É muito bom receber esse carinho!

Beijão!

Eduardo Nassife disse... [Responder comentário]

Mesmo não podendo temporariamente (e você sabe o porquê), eu não resisti e salvei suas receitas, que aliás, são sempre refinadas, de muito bom gosto. Você é simples e isso que a torna sofisticada. Assim como você, odeio bolsas LV. Hahahahahaha... Se chique é ser inteligente, Katinha, você é a personificação da frase! Continue iluminando nossos olhos e fazendo nossa boca salivar desesperadamente! Hehehehe...
Você é nosso Philippe Starck de saia!

Um beijo carinhoso!

Related Posts with Thumbnails