terça-feira, 24 de novembro de 2009

Os preparativos para a degustação de cervejas lá em casa

Voltando do trabalho na quinta feira, véspera de feriado no Rio, decidi passar no Farinha Pura pra dar uma olhada nas cervejas que estavam nas prateleiras e escolher as duas que serão minha contribuição para a degustação.

Depois de comparar preços e ler muitos rótulos de cervejas, escolhi uma de origem Tcheca, a Starobrno e outra escocesa, a Old Engine Oil. Essa última aguçou minha curiosidade pelo que li no rótulo. Traduzindo: “Old Engine Oil (Óleo de motor velho, em português) é uma cerveja forte e escura, porém surpreendentemente suave. O chocolate domina o sabor, mas este é agradavelmente equilibrado com um amargor final. O fundador da cervejaria Harviestoun, Ken Brooker, passou grande parte de sua juventude criando protótipos em madeira para a FORD. A natureza viscosa dessa cerveja lembrava Ken do óleo de motor com o qual estava acostumado a conviver em seu trabalho. E é essa a explicação para a cerveja ter sido batizada com esse nome curioso”.

Aproveitei a ida ao mercado pra comprar um pouco de presunto alemão e uma baguete coberta com provolone. Eu adoro presunto alemão e o Farinha Pura é o único lugar nas redondezas onde consigo encontrar esse tipo de frio que é meu preferido: defumado, com uma crostinha meio apimentada e cortado bem fininho, é uma delícia! Não sei porque é tão difícil de encontrá-lo, ele é inclusive, mais barato do que o presunto de Parma, por exemplo, que é muito mais comum de se ver por aí.

Chegando em casa, resolvi montar um sanduíche, recheando a baguete com o presunto alemão, queijo de cabra pastoso, alface roxa, alface crespa, tomate cereja e azeite. Hummmm… ficou uma delícia e me arrependi de não ter comprado outra baguete pra repetir a dose no café da manhã do dia seguinte.

No dia da degustação, pretendo preparar dois tipos de sanduíches com frios, queijos e pastinhas diferentes. Acho que combinam bem com as cervejas que provaremos e serão importantes para “forrar o estômago” antes de começarmos a beber. Algumas dessas bebidas importadas tem um teor alcóolico bem superior ao das brasileiras.

Comprei esses “quadraletes”, que são cestinhas de massa fininha, tipo biscoito, pra preparar canapés com recheios diferentes. Pensei em usar algum queijo forte, tipo gorgonzola ou roquefort, combinado com uma fatia fina de pêra embebida em vinho do porto. Nunca experimentei, por isso não sei se vai dar certo… outra opção mais garantida seria rechear as cestinhas com pasta de alho e aipo, acrecentando uma fatia fina de tomate cereja e uma folha de manjericão. Durante a semana vou pesquisando outras opções, mas se vocês tiverem sugestões, adoraria que deixassem comentários nesse post!

Ontem fui ao Hortifruti fazer as compras da semana e aproveitei para comprar alguns ingredientes pros belisquetes que pretendo preparar na sexta. Um dos ítens da minha lista de compras era um ramo de alecrim fresco, para aromatizar o azeite que será usado na preparação dos sanduíches. Adoro incrementar o azeite com alecrim, alho e pimenta do reino e deixar a mistura descansar por mais ou menos uma semana. Assim, na hora de fazer os sanduíches, o azeite vai estar no ponto e terá incorporado bem os sabores dos outros temperos.

Depois de ter colocado parte do ramo de alecrim dentro do vidro com azeite, notei que havia sobrado uma grande quantidade da erva. Então pensei em improvisar uma bruschetta com pão francês mesmo e acabar com o resto do alecrim. Cortei os pães ao meio e retirei o miolo. Depois besuntei-os com azeite e espremi um dente de alho para cada metade de pão (sei que é um exagero, mas adoro alho!). Acrescentei um pouquinho de molho de tomate, alguns tomates cereja cortados em rodelas finas, lascas de queijo parmesão e pimenta do reino em grãos moída na hora. O resultado foi um jantarzinho simpático e uma outra opção para o dia da degustação.

Pretendo usar algumas garrafinhas de cerveja usadas como vaso para flores e, já que a festa é temática, achei melhor manter os rótulos mesmo.

Para o “Kit do degustador iniciante”, separei duas bolachas de chopp da minha coleção, plaquinhas numeradas de 1 a 5 (que serão usadas na brincadeira de pontuar cada cerveja degustada) e uma cópia da tabela periódica dos estilos de cerveja existentes.

Coloquei o material dentro de pequenos sacos plásticos transparentes e depois fechei-os utilizando um retângulo de papel onde imprimi a Logo que criei especialmente para esse kit.

Logo impressa em papel vergé 120 gr., frente e verso.

E o kit está prontinho à espera dos meus amigos na sexta-feira!

Lembram da prancha que encontrei perdida na garagem da casa dos meus pais e que usei na Happy Hour da Primavera? Pois bem, ela está aqui novamente, dessa vez servindo como base para a nossa ficha de degustação.

Amarrei as etiquetas nos pequenos baldes coloridos de modo que estes ficassem “personalizados” para a festinha.

Sobre minha busca por um abridor de garrafas interessante pra dar de presente aos amigos… desisti. Não tive tempo suficiente para procurar o que queria e decidi deixar o “mimo” pra segunda degustação de cervejas lá em casa. Sim, espero que essa seja a primeira de muitas!

Na sexta-feira, pretendo usar meu abridor “fantasminha”, que acho muito fofo. Na cozinha, uso um outro abridor que considero bem prático e que fica preso na parede. Para minimizar o estrago, fizemos dois furos no rejunte dos azulejos e o instalamos ali, ao lado do meu porta-temperos.

No Hortifruti perto da minha casa, existe uma seção de objetos para cozinha, onde dou sempre uma espiadinha à procura de novidades, antes de me dirigir ao caixa. Dessa vez, encontrei esses espetinhos pra petiscos perdidos num cantinho, acho que estavam esperando por mim… não resisti e os trouxe pra casa!

E o prêmio para quem tiver trazido a cerveja com a pontuação mais alta será…. que rufem os tambores!!!!!

Essa super caneca com capacidade para 1 litro de cerveja, que vem junto com uma lata enooooorme da cerveja alemã Paulaner!!!!!

Galera, caprichem na escolha das cervejas!!!! E eu também estou concorrendo ao prêmio, hein????

Beijos pra todos e até a próxima postagem!

Bonfa ass

35 comentários:

BubbleDesign/Bruno disse... [Responder comentário]

nossa que legal que vai ser esta festa hein!!!^^
esses dias eu e a thalita estávamos na livraria e eu encontrei um livro sobre cervejas do mundo inteiro... acho que você iria gostar.rs*
achei mto legal o abridor fanstaminha hehe...
boa festa para vocês!!!
abs

Fabiana disse... [Responder comentário]

Está tudo lindo Kátia. Sua habilidade para a criatividade é perfeita!
Amei tudo!

Bjs!

KEKA disse... [Responder comentário]

ai, que tudo lindo!
acho que vou fazer minhas reuniões ao seu estilo... sempre decoradinho, tudo com muito carinho e cuidado.

esse ano vou fazer a ceia de natal em casa... tô perdidinha! primeira vez, sabe como é?!

ah! já experimentou a cerveja "Patrícia"? acho que é Uruguaia.
Coloca ela na lista, pois é maravilhosa!!!

beijinhos

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse... [Responder comentário]

A desgustação vai ser tudo de bom, hein?!? Adorei suas dicas com pa~es, eo amooooo pão... grande abraço!

P.S.: Adorei o abridor fantasminha, rsrsrs!

Mari disse... [Responder comentário]

AAAAAAAAAAAAHHHHH!!!! EU QUERO ESSA CANECONAAAA!!!! AMOOO! Coleciono copos e canecas de cerveja!!!! (Aliás, depois das mudanças, ainda não achei os copinhos do Delirium Tremens!! Saco!!)
Bonfa, não vejo a hora!!! Adorei o Kit do Degustador Iniciante!!!
Está tudo muito fofo e caprichado, como sempre, né?

Beijocas e até lá!!!!

Claudia e Adriana disse... [Responder comentário]

Adorei!! Como os detalhes fazem a diferença. A degustação vai ser boa, hein. Bjo Claudia

Claudia disse... [Responder comentário]

Uau! Vai ser um show com certeza!

Sei que não é bem o espírito da noite, mas eu uso estas quadraletes pra dar um toque docinho nas minhas festividades, recheando as bonitinhas com musse de limão ou de maracujá ou brigadeiro mole. Além de lindinhas, ficam deliciosas.

beijocas

Wagner disse... [Responder comentário]

Bonfinha, cada vez mais caprichado o seu trabalho! O kit ficou tão bonito que vai dar até pena abri-lo. O prêmio tem tudo a ver com o evento: adorei! Só me resta desejar que a sexta-feira chegue logo!!!
Beijo.

Beto disse... [Responder comentário]

Oláááááá Katinha!!!!!
Finalmente consegui!!!!!

Karaka, não sei se a minha máquina virou carroça ou o velox está lento demais, mas deixa pra lá, o importante é que estou por aqui.
Pena que não saco nada de cerveja, sou ruim até para degustação, um copo me deixa tontão. kkkkkkkk
Mas vendo esse post lindão assim, dá até vontade de beber um copinho, e lembrar dos meus tempos de Karfthanlagen AG., trabalhei dez anos em uma empresa alemã, com projetista de engenharia elétrica, e até arranhava um Deustchzinho, e o meu chefe Franz dizia que para beber bem, tem que tomar antes da cerveja - Pilzen daqui, porque a da região de Pilzner de lá é bem diferente - uma dose de xarope de urubu, "Underberg (acho que é isso), e olha que o cara bebia, hein!!!
Mas mesmo assim, sou suspeito para falar do blog, já que sou fã seu. rsrsrsrsrs
Quando falar de fogão, eu escrevo mais. kkkkkkkkkkkkk

Lindo, lindo!!!!

Beijão e fique com Deus.

Beto.

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia acho legal que você tenha achado o texto lá do meu post interessante, só não entendi muito bem o porque?

E essa festa promete e adorei as ideias de comidas que você vai preparar, esses pães devem estar deliciosos.

Gostei muito também da arte que você fez para fechar o kit para cada participante.

Katia você arrasa mesmo.

bj!

Quero ver as fotos do evento depois.

Rosi disse... [Responder comentário]

Puxa, essa é uma das festas que adoraria ir....
Muito triste morar em outro estado! Rssssssss
Essa festa vai ser um arraso.
bjs

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Kátia, atualizei o último post do Bicha Fêmea com teu pitaco, que é para o trololó ficar melhor. :)

Obrigada!

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Sou assim também, Kátia. Estou sempre mudando meus "trecos" de lugar. Um pequeno detalhe diferente e a gente tem algo novo, uma visão nova... deve ser característica feminina. :D

Gratissima disse... [Responder comentário]

Ai KÁTIA, eu não me canso de ver os detalhes que você providencia...
E estou me aperfeiçoando... rssssss... um dia eu chego la... rssss..
bjos e tenha um evento ma-ra-vi-lho-so!!!
Rô Gratão

Nanda disse... [Responder comentário]

Olá!
Apesar de não beber, estou amando acompanhar a preparação dessa festa, como sempre você é fantástica nesse assunto e extremamente criativa. Parabéns Kátia está ficando tudo muito lindo e interessante!
Beijos!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa amei seu blog e assinei! vc tem muito bom gosto!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oba, Marcelle, que bom que você gostou!!! Seja sempre bem-vinda no meu cantinho!!!!

Fer Lorenzoni disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, achei o prêmio fantástico, hilário e bem temático mesmo, n poderia ser melhor... E o kit, ficou muito legal... vc vai surpreender em mais este quesito...
Estou bolando algo p o Natal, algo do tipo "lembrancinha personalizada". Pois mesmo quando a gente acha q comprou presente para todo mundo, sempre fica alguém sem, q veio sem avisar ou q eu tenha realmente esquecido... então, algo tipo o teu kit, mais voltado para o Natal ficaria muito legal... Veja só, lendo seu post, me veio um surto criativo, kkk.
Bj p vc e a degustação será um sucesso.
Fer Lorenzoni

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Fer!!!! Obrigada pelo comentário! O objetivo é esse mesmo: trocar ideias e dicas, sugerir, palpitar e inspirar!!!! Hoje mesmo já fui inspirada por um comentário e tive uma ideia que estou louca pra colocar em prática! O que falta é tempo pra isso!!!!! Fico feliz de ter provocado seu surto criativo! Depois mostra pra gente o que fez, tá? Beijão!

Fer Lorenzoni disse... [Responder comentário]

Sugiro um patê de Beringela p os quadradinhos. Corte 2 beringelas em tiras e disponha em uma assadeira, cubra com duas cebolas cortadas em rodelas, regue com azeite, salpique cominho e orégano (pode variar os temperos de acordo com o seu gosto) e leve p assar. Depois de bem molinhas tire do forno, acrescente 100g de azeitonas (verdes ou Pretas), eu prefiro as pretas. Acrescente sal, maionese ou ricota, ou cream cheese, misturando bem. Fica booooom.
Bj.
Fer Lorenzoni

Luci Cardinelli disse... [Responder comentário]

Olá Katia! Acabei de chegar aqui na sua casa nova :) demorei um pouco porque estava viajando e até colocar toda aleitura em dia.. ufa!
Li todos os posts e gostei muito!!

Na padaria aqui perto de casa tem essa baguete coberta com provolone e adoro juntamente com a coberta de gergelim. Esse seu sanduíche ficou o máximo, deu água na boca.
Com certeza essa degustação será um sucesso. Conheço muito pouco de cervejas, sou mais do vinho, porém com esse calor :(
Tudo muito caprichado e com muita criatividade como sempre.

Beijos e muitas alegrias nesse seu cantinho

♥ Flor de Cheiro disse... [Responder comentário]

Nossa...vc sempre surpreendendo todos com sua criatividade...
Obrigada por compartilhar conosco.

Bjão

*-...-* Ana Anita *-...-* disse... [Responder comentário]

Preciso ter algumas aulas com vc pra receber amigos... hehehehehe

Não sou fã de cervejas, prefiro vinhos, mas é lindo ver a sua criatividade e preparação com tudo...

bjssssssssssss

Elaine disse... [Responder comentário]

Kátia!
amo suas ideias! menina como vc é criativa rsrsr!!!
estava "visitando" a loja virtual da gift express q eu adoro... e vi um abridor de latas diferente, nao sei se vc já viu... mas se não viu, fica aí a dica...
http://www.giftexpress.com.br/produtos_descricao.asp?codigo_produto=2405&codigo_categoria=51
bjoes

Elaine disse... [Responder comentário]

ops, abridor de garrafas... rs

Camilla Mello disse... [Responder comentário]

AMEI a ideia!!! Sensacional, meu arido vai amar! Já temos motivo para reunir o pessoal! Acompanho vc pelo Criativese e sou apaixonada pelos seus minos... você é 10! e Obrigada por dividir.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Camilla! Muito obrigada pelos elogios!!!! Sei que muitas mulheres não gostam de cerveja, mas, em geral, os maridos sim. Lá em casa é o contrário: Marcelo prefere vinho e eu gosto mesmo é de uma boa cerveja geladinha!!!!! Beijão e seja sempre bem-vinda!

Carol Silva disse... [Responder comentário]

Sou suuuper fã do criative-se!! E agora que achei seu blog, me encantei mais ainda!!

Adorava ver o criative-se as quartas! Agora posso ver aqui todos os dias! :)

Parabéns pelas idéias e pelo lindo blog!
Bjos

Bianca Bohnert disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, acompanho seeeeempre os seus post no criative-se e fico muito feliz em poder segui-la no seu blog pessoal também.
Sei que não dá mais tempo para personalizar seus abridores de garrafa, mas encontrei um atelier que faz lembrancinhas personalizadas. A maioria são bem comuns, mas quem sabe com o seu toque de designer, você não pode dar um upgrade nos objetos e utilizá-los num próximo evento?
O link é esse: http://www.rosanafavalli.com.br/lojarosana/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=7
Beijos e boa festa!

Kaira disse... [Responder comentário]

Amei o kit, as ideias, as bebidas, os comes, as lembranças...sempre tudo fantástico!
Quando vc for famosa, continue nos mostrando tudinho!
Sim, porque tenho certeza, e já te disse isso, que você vai longe!
Bjs!

Dani disse... [Responder comentário]

A sua preparação ta novamente ótima, adorei o kit de iniciantes.

Seus amigos devem adorar seu convite, pois além da diversão garantida, sempre chegam com a certeza de que tudo será muito bem oferecido.

Adorei essa praticidade do abridor na parede. Quando encontrar um presentearei o amado...rs

Bjs

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Esse kit degustação ficou um barato!! Super criativo!
Achei bem legal esse evento de degustação de cervas, pois é uma forma de se conhecer outros rótulos (principalmente os importados)sem gastar muito.
Tenho que dar uma atenção especial também à parte gastronômica desse evento, pois como fã que sou, só posso dizer que esse sanduiche de presunto alemão com queijo de cabra tá de dar água na boca!!
Realmente vai ser um evento SHOW!! Curta bastante!!
bjs!!

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Nao conhecia nenhuma das duas cervejas que voce escolheu. Mas pela descricao parecem ótimas :-)
O kit ficou meeeega professional! Ótima idéia arrematar o saquinho plástico com o logo da festa: idéia ótima, adorei!
Beijocas, Angie

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

P.S. Tbm amo alho de paixao!!! :-)

Related Posts with Thumbnails