quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O ato de quebrar o próprio recorde

Hoje tenho mais um convidado especial aqui no blog. Trata-se do meu querido amigo Eduardo Nassife, com quem estagiei no CENPES (Centro de Pesquisas da Petrobras) há onze anos… caramba, como o tempo voa, né? Na época, eu tinha 25 anos e o Eduardo apenas 17. Depois que nosso estágio terminou, tivemos trajetórias diferentes e ficamos muitos anos sem nos falar até que um dia nos reencontramos através do Orkut. Sei que muita gente torçe o nariz pro Orkut, mas eu já encontrei tantos amigos queridos com os quais eu havia perdido o contato, que só tenho a agradecer a invenção dessa ferramenta!

Bom, já falei demais… com vocês, o talentoso, inteligente, simpático e gentilíssimo Eduardo:

Eduardo

Vencer engloba muitas definições. Algumas simplistas; outras, filosóficas. Mas nunca a teoria suplantará a prática do desafio superado.

Em minha vida, particularmente, superação sempre foi a palavra-chave. Desde a minha infância, vencer meus próprios limites era algo assustador – porém, imprescindível. Meu pai sempre foi um cara que adorava estudar, falava Inglês, foi criado em Copacabana, mas não teve tanta sorte na vida. Minha mãe sempre foi mais simples, não chegou a se formar, mas tem muita força para o trabalho, já foi micro-empresária e herdei deles a vontade de não ficar parado. Mas também, não queria ter o mesmo destino que eles – falando francamente.

Sempre fui muito ambicioso, sempre planejei a minha vida e fui atrás das oportunidades que tinha. Algumas, eu mesmo fiz. Quando cheguei à idade adulta, passei como um trator sobre os típicos questionamentos da geração: O que fazer? O que cursar? Onde estudar?

A certeza de ser escritor me acompanha desde meus primórdios. Sempre gostei de TV e Cinema e aí que me encontraria, pensava. De fã, tornei-me amigo da Gloria Pires – quem eu considero, sem pretensão, uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos. De amigo, tornei-me seu biógrafo, numa escalada que ia além das expectativas que eu tinha. Era a tal superação tomando forma, impregnando-se na minha trajetória de maneira eficaz.

mix

Na primeira foto, Eduardo Nassife e Glória Pires na pré-estreia do filme É Proibido Fumar, de Anna Muylaert.Na segunda, foto exclusiva que estará no livro, do ensaio que ela fez especialmente para compor a biografia. Fotos de Marcelo Faustini.

Isso é coisa de Deus! Era o que eu mais ouvia das pessoas. Bom, se Ele realmente existe, eu não sei. Não quero entrar nesse mérito. Apenas enaltecer o meu, de ter chegado aonde cheguei – ainda acho pouco e sei que é só o começo.

2009 foi um ano de mudanças significativas na minha vida. De obeso mórbido, a um corpo esbelto. De lá pra cá, ao passo que eliminava os quilos sobressalentes, ganhava pontos na carreira que escolhi – às vezes, tenho dúvida sobre quem escolheu quem, se eu a ela ou ela a mim.

Superar-se é algo que exige paciência. Humildade. Vontade. E, mais do que isso tudo, certeza do que se quer. É bom esse duelo entre você e você mesmo, como num jogo de xadrez – onde um desses “eus” vai dar o xeque-mate. O bom disso tudo é saber que, por mais perdedor que seja o seu outro “eu”, ele será vencedor, pois estará dentro de você. Meio confuso, filosofia de botequim, mas só quem vivencia essa experiência de quebrar seu próprio recorde vai entender o que estou dizendo. Ainda mais quando olho para trás e vejo que eu tinha tudo para estar fadado à mediocridade. Dela, eu fugi como o diabo foge da cruz – se é que ele também existe.

Muito obrigada por ter aceito meu convite para escrever no blog, querido Eduardo!!!! Fiquei super feliz ao receber seu texto e já combinamos que este é somente o primeiro de muitos que virão por aí!!!!

Beijos e um ótimo dia pra todos!!!!

bonfa2

17 comentários:

Eduardo Nassife disse... [Responder comentário]

Minha querida amiga, eu quem agradeço pela oportunidade oferecida! Eu quero escrever sempre que puder neste espaço super bacana e transado! Tenho um grande orgulho de ser seu amigo e vamos nos encontrar muito ainda - na vida e na arte! Um beijo carinhoso, Dudu.

Eduardo Nassife disse... [Responder comentário]

Só uma correção: já somos amigos há 12 anos, Katinha! Nosso estágio começou em 1998 e terminou em 1999. Um beijo bem grande e que mais 12 anos e seus múltiplos venham celebrar nossa amizade, respeito e admiração mútuos. Um beijo deste seu amigo que te adora!

Nana disse... [Responder comentário]

Amiga, superar limites é que todo o ser humano tem que fazer, eu tento todo dia superar algo, para dizer que eu vivi, só acho que não pulo de para quedas hehehe
Eduardo, adorei seu texto, continue assim.
Bjss

Bird disse... [Responder comentário]

Eduardo,

Que trajetoria interessante!! Adorei seu post!!

Mais uma vez Katia, arrasou com a escolha!! "Surrounded by great people!!" :)

beijocas

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Muito bom conhecer mais esse seu amigo, Eduardo. Gosto de saber das trajetórias de cada um. Bjs.

@NelCavalcanti disse... [Responder comentário]

Adorei a história!!!
Sucesso pra vc, Eduardo.

PS: Qnd vi o nome CENPES, corri logo pra ler. Trabalho na Transpetro e sempre leiosobre o CENPES, só tem fera lá! rsrsrs

Unknown disse... [Responder comentário]

Que inspirante, Eduardo!
Dicas anotadissimas!
Super sucesso pra vc e um beijo pra Gloria linda!

Kaira disse... [Responder comentário]

É, o sucesso vem pra quem não se acomoda, e literalmente corre atrás!
Parabéns!!!
Bjs!

Priscila Ferreira disse... [Responder comentário]

Nossa, ler este texto é pra se inspirar mesmo... Quando a gente simplesmente se acomoda no mesmo lugar! Adorei!!
E muito sucesso na carreira de escritor, pq no texto aqui do blog já arrasou!!
Bjuuu
Pri

Marta disse... [Responder comentário]

Adorei o post de hoje! Sucesso nessa jornada e no lançamento do livro! A atriz realmente é deslumbrante!
Beijos

Vanessa Romanelli disse... [Responder comentário]

Boa Katia!!!!É sempre bom, escutar historias como essa!
Parabens aos dois!!
beijos!

Eduardo Nassife disse... [Responder comentário]

Obrigado, meus queridos! Eu quem tenho a agradecer! Combinei com a Katinha que quero escrever mais e mais neste espaço maravilhoso! Esse cantinho que é dela, é nosso e é super especial! Um beijo em todos!

Obs: O livro será lançado dia 05 de abril; pedirei à Katinha que avise a vocês, quero todos lá!

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

Eduardo, amei seu texto que só tem um defeito: muito pequeno... e eu aqui super curiosa... acho que eu devia ter feito jornalismo e ter virado repórter, hahahahaha!

O que mais me chamou atenção no seu texto é que você tem orgulho dos saltos que você dá e acho que os brasileiros deveriam ser assim: aqui quando elogiamos uma pessoa ela logo se justifica... até se esquece de ficar feliz. Se você fala nossa, que carro bonito o seu, a pessoa já vem falando que comprou numa época boa, sem imposto e dividido... como se fosse uma vergonha ter dinheiro pra comprar alguma coisa... se você elogia a roupa é a mesma coisa... aff, acho que temos que ter orgulho de ter um trabalho, de ganharmos dinheiro quando bem sucedididos e de poder usufruir das coisas boas que temos por mérito nosso! Amei sua forma de escrever e só fui ver que te um blog pq vc respondeu aqui nos comentários... mas ele tá parado né? Continua vaaaaai! beijos de quem virou sua fã!
P.S: tbm acho a Glória Pires demais!

Diego disse... [Responder comentário]

Katia, que bom que gostastes das dicas. Foi só em coisa boa mesmo por lá. Tô louco pra ver o post aqui.
Bjs Diego

Gi - Oh so Jolly! disse... [Responder comentário]

Que bela história de vida, Eduardo! Parabéns e Sucesso!

Verônica Cobas disse... [Responder comentário]

Eduardo,

Bom saber sua história, seu relato, seu olhar sobre seu próprio texto. Só discordo de uma coisa: ninguém está fadado à mediocridade. Ela também é uma escolha. Que bom que você escolheu melhor. beijo grande

Sabor e Alquimia disse... [Responder comentário]

Katinha sempre falou de você e poder conhecer um pouco mais sobre sua vida foi interessante. Saber que a superação e sua força de vontade foram a alavanca do seu caminhar, é inspirador. Parabéns pela suas conquistas e sucesso na vida!! Um grande abraço!!

Related Posts with Thumbnails