segunda-feira, 26 de abril de 2010

A linda Estocolmo, capital da Suécia (Parte II)

Nessa segunda parte do post sobre a viagem à Estocolmo, vou mostrar o que fizemos no segundo dia que passamos na mais linda capital da Escandinávia (na minha opinião). Era o dia do meu aniversário, 27 de setembro, e programamos um dia inteiro de visita a museus e a um parque temático, além do Bar de Gelo e do jantar em algum restaurante interessante próximo ao hotel.

Como eu já havia comentado no post anterior, adoro observar e registrar em fotos as fachadas interessantes e detalhes da arquitetura local que encontro pelo caminho durante minhas viagens. Repararam nos lindos edifícios das fotos acima?

Também gosto muito de ser surpreendida por algo inusitado como, por exemplo, essa escultura que representa um trabalhador saindo de um bueiro. Como sou meio desligada e míope, quase acreditei que tratava-se de uma pessoa real até chegar mais perto!


Desse ponto, já conseguíamos observar a ilha de Djugarden, um local obrigatório a visitar em Estocolmo. A ilha é uma imensa área verde onde se localizam alguns museus como o Vasa Museet que abriga o navio real de guerra Vasa, o Nordiska Museet que mostra a história cultural sueca dos últimos 500 anos e o museu ao ar livre Skansen onde podemos apreciar casas e edifícios suecos de outros séculos.

Essa é uma das fotos que mais gosto de toda a viagem. Já contei no post sobre a Finlândia que tirei centenas de fotos de árvores, né? Essa tonalidade amarelada das folhas pareceu surreal pra mim. Era um amarelo vivo, luminoso, quase fluorescente… uma coisa!

Nossa primeira parada foi no Vasa Museet, cuja principal atração é o navio de guerra Vasa, construído da década de 1620, que afundou no porto de Estocolmo e foi recuperado em 1956. Ao que parece, seus construtores se preocuparam mais com a decoração da embarcação, que possui parte do costado e da popa lindamente entalhados, do que com sua navegabilidade. O Vasa afundou em sua viagem inaugural! Ele só zarpou e afundou a alguns metros do porto. Que mico!!!

Painel com pintura representando a vida cotidiana no porto de Estocolmo na época em que o Vasa foi construído. Tirei essa foto no Vasa Museet.

O navio não pode ser visitado por dentro, mas as reproduções em tamanho natural do convés e da cabine do seu comandante sim. O Vasa é considerado uma das principais atrações turísticas de Estocolmo.

Essas são as fotos do navio original…

…muito bem conservado.


Na foto acima, vocês podem ver uma maquete representando o navio antes do naufrágio.

Eu não imaginava que os navios Vikings possuíssem tantos detalhes ricamente entalhados e coloridos. Reparem como os tons são fortes e vibrantes!

Nessa outra maquete, podemos observar como o navio se dividia internamente em vários patamares com utilidades e funções diferentes.

Essas duas figuras de madeira em tamanho real decoravam a lateral do navio.


Na foto acima, exemplos de elementos decorativos usados para ornamentar os navios Vikings da época.

Detalhe dos enfeites em madeira.

Essas fotos foram tiradas em outra parte do museu, onde havia uma réplica da embarcação original.

O Nordiska Museet está instalado em um belo edifício em estilo renascentista  e tem seu acervo composto por todo tipo de objetos de uso diário utilizados na Suécia desde o começo do século XVI, como jóias, roupas, móveis, útensílios etc. Só o Marcelo conseguiu entrar no museu, que já estava fechando, e fez uma rápida visita de 15 minutos por algumas salas. Gosto de conhecer a cultura de um povo através dos hábitos cotidianos, da maneira de se vestir, de arrumar a casa, de cozinhar etc. Como tínhamos pouco tempo livre, pensei que em 15 minutos não daria pra ver praticamente nada, mas o Marcelo achou que valeu a pena.

A fachada do museu é muito bonita!

Enquanto caminhávamos em direção ao Parque Skansen, tivemos a oportunidade de passar por esse jardim lindo e muito bem cuidado.


Achei muito fofa a fachada do Biologiska Museet (Museu de Biologia), mas não o conhecemos por dentro devido à escassez de tempo.

Passamos nosso último dia em Estocolmo conhecendo o Parque Skansen e, mais tarde, o Bar de Gelo (ABSOLUT STOCKHOLM ICE BAR). Eu já havia escrito um texto sobre esses dois lugares super interessantes que vocês podem ver nesse link e podem considerar essa postagem como a parte III da série Suécia!

A seguir algumas fotos do parque e do Bar de Gelo…

Entrada do Parque Skansen

Dentro do parque com um cavalinho muito fofo que parecia de brinquedo

Dentro do Bar de Gelo

Copos feitos de gelo contendo drinks preparados com vodka Absolut

Para ler o texto completo sobre o Parque Skansen e o Bar de Gelo, clique nesse link.

Estocolmo foi a capital da Escandinávia que mais me encantou. Voltaria para passear por lá muitas vezes. Só não gostaria de morar em um lugar tão gelado!!!!

Vou ficar devendo os relatos sobre nossa viagem à Noruega e Dinamarca porque não consegui ter tempo suficiente para prepará-los antes das férias. E quando voltar, tenho certeza de que estarei cheia de novidades e ansiosa pra contar minhas aventuras mais recentes!

Muitos beijos cheios de saudade!

Bonfa ass

 

 

 

Fontes:

http://www.destinoseviagens.com/2009/viagens/europa/estocolmo/
http://www.manualdoturista.com.br/detalhes7.ASP?pesquisa=1161
http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Runas
http://www.culturabrasil.pro.br/runas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll
http://dicasprabonvivant.blogspot.com/search/label/Estocolmo%20-%20Stockholm
http://www.estocolmo.com.pt/citywalks.htm

17 comentários:

Driks Barreto disse... [Responder comentário]

Oi Linda!!!que saudade de vc...qta foto maravilhosa!em especial gostei de vc e da árvore com folhas amarelas,e também o carinha saindo do bueiro é o maximo!!!rsrsrs
Bj gde!!!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia,
Esse bar de gelo deve ser maravilhoso! Morro de vontade de conhecer!
Lindas fotos!
Saudades!
Beijos!

Leticia disse... [Responder comentário]

Querida
Estou acompanhando os seus tweets... rs. Vc parece estar aproveitando muitoooo a sua viagem! Assim espero.
As imagens são lindas!!! Adorei. Sempre ouvi falar bem de lá... o tio do meu noivo é de lá... quem sabe um dia não conheço tb, né?
Beijos e aproveite!
lelê

Jussara disse... [Responder comentário]

OLA BONFA!!
QUE LUGAR FOFO.
A SUA FOTO NA ÁRVORE É DE ENCANTAR!!
E EU COMO AMO UMA ARVOREZINHA FIQUEI MAIS QUE ENCANTADA.

UM GDE ABRAÇO E CONTINUE NOS PRESENTEANDO COM ESTAS FOTOS MARAVILHOSAS.

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia, que cidade linda e gostei bastante da escultura do trabalhador saindo do bueiro, bem inteligente e suas viagens como sempre encantadoras e que sempre dando vontade de ir para esses mesmos lugares.
bj!

Débora Fouraux disse... [Responder comentário]

Oi Katiaa! Obaa vai ter presentinho! xD! Será que dessa vez eu ganho?! Vou ficar torcendoo! Estou esperando as novidades hein! adoro esse bar do gelo!Acho muito legal! Saudades! Beijoss

Larissa Lieders disse... [Responder comentário]

Que legal! Assim nem preciso mais viajar, é só ler os seus relatos!! Adoro!

Bj

Marly disse... [Responder comentário]

Kátia,

Muito interessante o seu relato da viagem, 'viajei contigo', rsrs. E o doce de maçã do post abaixo, que tudo!

Beijinho e boa semana.

Vanessa disse... [Responder comentário]

Lindas as fotos, as paisagens, a arquitetura. Amei o navio, que riqueza de detalhes!!
Foi ótimo vijar com vc novamente!!! =)

Continue aproveitando muitoo sua viagem!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, pessoal!!!!! Obrigada pelos comentarios!!!!! Falta pouco pra eu voltar ao Brasil, mas a gente faz tanta coisa em 5 dias que parece que ainda falta um mes pra eu voltar!!!! Estou com saudades de visitar as amigas blogueiras e ficar por dentro das novidades! Beijos de Viena, Austria! Amanha vamos a Salzburgo, depois Innsbruck e finalmente, Munique. Bjs!!!!!

Anna disse... [Responder comentário]

As fotos estão lindas.
Esse bar deve ser diferente, acompanhando sua viagem e como eu estivesse por aí, adoro sua maneira de escrever no post.
Beijos

BilaCaldas disse... [Responder comentário]

Que coisa mais linda essa viagem...Que fachadas, embarcações, adornos e natureza maravilhosos!!! Parabéns pelas fotos e dicas! Já tinha feito um post sobre o bar de gelo também, mas ver vc lá dentro foi surreal. Bjo

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. que fotos lindas... e paisagem e tudo maravilhoso!!!
Tenho uma amiga que morou 4 anos lá!!!
Beijocass

Luciana Casado disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!! Que lugar lindo, adorei as fotos e os relatos!!
Bjus, Lu

Déa Café disse... [Responder comentário]

cada foto liiinnndaaaa!! ai, ai... rsrs. aproveita!! beijos!

Telma Maciel disse... [Responder comentário]

Que lugar mais maravilhoso!!! Lindas paisagens, lindos (e interessantes) monumentos... e achei tãããão fofo o cavalinho... aown...

Nádia Argeri Burghi disse... [Responder comentário]

Que delícia!!! Vou para lá.

Beijocas,
Nádia

Related Posts with Thumbnails