segunda-feira, 31 de maio de 2010

Minha mais recente ilustração: é bom demais trabalhar com o que a gente mais gosta de fazer na vida!

bonecas-finais

Programei essa postagem com antecedência, como faço normalmente e, no momento em que ela for publicada, imagino que eu esteja dormindo no ônibus que estará me trazendo de Ouro Preto-MG ao Rio de Janeiro-RJ. Pois é, eu e Marcelo passamos o final de semana nessa cidade mineira que eu só havia visitado uma vez quando tinha 12 anos. Pegamos o ônibus na rodoviária na sexta-feira e retornamos na segunda (hoje) às 6 horas da manhã.

Quero mostrar a vocês meu mais recente trabalho de ilustração, feito para uma cliente que integra um time de beach tennis e pratica o esporte na famosa praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Meu processo de criação é o seguinte: primeiro faço a ilustração à mão livre, espero a aprovação do cliente e depois, refaço o desenho no programa Illustrator da Adobe, de modo que a imagem digitalizada se transforme em “vetor” ou “traço”, como vocês preferirem.

No decorrer do processo, podem haver modificações e correções no desenho e isso é natural, já que o programa oferece ferramentas que ajudam a corrijir alguns erros e a traçar linhas perfeitamente retas ou curvas, o que não é possível conseguir em ilustrações feitas à mão livre.

Pra vocês terem uma ideia do que citei acima, vejam a ilustração original que desenhei:

BEACH_tenisDepois que minha simpaticíssima cliente (o elogio é mais do que merecido) aprovou as ilustrações feitas à lápis 6B, escaneei os desenhos e comecei o processo de vetorização dos mesmos. Fiz muitas correções, a começar pelo modelo da raquete de beach tennis, que é bastante diferente da raquete de tênis tradicional. Parece mais com uma raquete de paddle, disse o Marcelo, conhecedor do assunto e praticante de squash.primeirabonecaEsse foi o primeiro modelo de bonequinha que redesenhei e submeti à aprovação da cliente. Ela deu o OK e eu comecei a redesenhar as outras participantes do time de beach tennis.

Ah, antes de terminar o post, gostaria de avisar que na sexta-feira vou disponibilizar o molde da luminária que
mostrei aqui com um modelo romântico que pode ser usado no Dia dos Namorados, além de divulgar as regras do novo CONCURSO DA BONFA, cujo prêmio será o ítem mais votado até o momento na enquete que fica na lateral direita do blog: os marcadores de copo da marca holandesa VACU VIN!!!!! Fiquem ligados e boa sorte, além de um bom dia e uma boa semana, pessoal!

Mil beijos!

Bonfa ass

46 comentários:

Construindo Laços Boutique de Festas disse... [Responder comentário]

Katita...
Realmente seu talento é extraordinário... Adoro!
Como foi a viagem?
Precisamos conversar...
Beijos

Simplesmente Luísa disse... [Responder comentário]

queria aprender... deve ser tudo de bom fazer...
Beijos!

Marina Mott disse... [Responder comentário]

Muito legal seu trabalho!! Gostei imensamente! Espero que tenha feito uma viagem ótima e que tenha aproveitado muito!! beijo grande e boa semana!

Leticia disse... [Responder comentário]

Kátia
Adorei! Eu adoraria saber fazer ilustração... eu até desenho razoavelmente bem a mão, mas nunca consegui traduzir isso no computador (mexo em outras ferramentas, é claro... vetorizo, mas no autocad, as plantas... rs).
Adoro comunicação visual e adoro o seu estilo tão feminino e tão alegre!
Beijos
lelê

Lulu disse... [Responder comentário]

Aaahhh veio pasesear aqui pelas bandas da minha terrinha???
Ouro Preto é o máximo, né? Espero que vocês tenham aproveitado bastante, essa época de tempo frio e dias ensolarados é a melhor :)
Bjs!

Anna Lucia disse... [Responder comentário]

Ai amiga, adorei suas bonequinhas!!
Eu voltei a desenhar nesse final de semana (bonequinhas cabeçudas, lógico) e preciso urgentemente aprender a vetorizar !
Sei muito pouco de Corel e nada de Illustrator!
bjos!

Coisas da Gigi disse... [Responder comentário]

Fala sério Bonfa, vc arrebenta!

Luciana Penido disse... [Responder comentário]

Parabéns!!!Precisa ser muita criativa,ter conhecimento e bom gosto para trabalhar nessa área.Gosto muito do seu blog e estou seguindo.Abraços.

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia as ilustrações ficaram lindas e sabe queria ter esse dom de desenhar, acredito que esse tipo de dom, nascemos com isso não é verdade, ou será que dá para adquirir em cursos?
Então muita sorte e sucesso.
Parabéns!

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Lindas demais Kátia. Como já falaram o seu trabalho é muito lindo e delicado. Eu adoro o seu estilo!
Parabéns e muito sucesso (que com certeza virá).
Grande beijo e boa semana!

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

Muito lindos os desenhos! Cada menina representa uma pessoa do time? Não entendo nada de beach tennis... nem sabia que existia... se fosse farm tennis talvez eu saberia, rs :)
Brincadeiras a parte, admiro a vetorização de desenhos e como publicitária sei o trabalho que dá! Mas você arrasou! Boa sorte na empresa e espero que a viagem tenha sido boa... Acredita que sou de minas, moro em Uberaba e não conheço BH, nem ouro preto e as cidades históricas por perto? Que vergonha, rs!
beijos e boa semana!
p.s: esperando ansiosa pelo molde! ;)

Natália disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!

Seu trabalho ficou lindo, parabéns!

bjokas,NA

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

ah, esuqeci de falar uma coisa: há tempos estou curiosa com a ilustração do casal com o cachorro! Mata minha curiosidade vai! :)
beijos!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Nossa Katia...Que DOM maravilhoso q vc tem. Essa ilustração ficou linda demais!!! ADoro passar por aqui sempre pra me encantar e me inspirar nos seus projetos.
PARAbÉNS!!!!

Danielly Tiepo disse... [Responder comentário]

Ahhh como eu queria ter esse dom.... mas estou a caminho de realizar meu sonho tbm e trabalhar no que gosto...

Adoro seu blog...
Beijo

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Meninas, nem tenho como agradecer toda essa energia positiva e incentivo que vocês estão me dando nesse momento da minha vida que, apesar de ser muito especial e gratificante, é bastante trabalhoso! Qualquer mudança de vida e de rotina requer um período de adaptação e sinto que ainda não encontrei uma metodologia de trabalho que contemple minhas necessidades no momento. Mas um dia eu chego lá e é bom saber que tem tanta gente legal torcendo por mim!!!!

Luiza, que bom que vc lembrou da ilustração do casamento! Foi o primeiro trabalho que surgiu através do Criative-se! O post está semi-pronto há séculos! Aliás, ideias sobre o que postar não me faltam, o que me falta é tempo!!!!! Ai se o dia tivesse 48 horas, rsrsrsrs!!!!!!

Obrigadíssima a todas mais uma vez!

Luciana Casado disse... [Responder comentário]

Nossa, Bonfa!! Deve dar um trabalhão mas fica lindo!! Já pensou em sortear uma ilustração como prêmio de algum sorteio?! Acho que todo mundo iria amar!! Eu pelo menos, sim! hehehehe
Bjus, Lu

Renata disse... [Responder comentário]

Oi!
Eu adoro as suas bonequinhas!
Preciso aprender a transformar imagens em vetor , me ajudaria muito, pois uso a cricut e os cartuchos originais são caríssimos!!!

Beijos

Anônimo disse... [Responder comentário]

Seu trabalho é lindo e vai ser sucesso com certeza! Mas não custa verbalizar: Sucesso nessa nova empreitada, que ela te traga ainda mais prazer em fazer o que gosta!

Beijo!

Michele Bragança disse... [Responder comentário]

Sexta-feira fiz as bruchettas e de sobremesa??????? : Verrines. Mudei um pouquinho a sua dica( Intercalei a geléia de damasco com chantilly).
Posso copiar a idéia das bandeirolas nos canudinhos? é que achei canudinhos amarelos e verdes.
O seu trabalho.... LINDO, PARABÉNS

Larissa Lieders disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Que legal conhecer seu processo de criação! E ter uma turma de beach tennis deve ser o máximo também, né? Aliás, morar na praia também... Deixa eu parar de devanear por aqui!
Bj

janete disse... [Responder comentário]

Estou ansiosa pelo Post do dia 04, rsrsrs, acho que vc devia uma promoção e incluir uma dessas luminárias lindas...rsrsrsr!! Boa sorte nesse novo trabalho e até sexta-feira!!! janete

Rosi disse... [Responder comentário]

Bonfa

Nem adianta falar sobre o seu talento. Sou sua fã, meu bem.

Mas a Luiza falou tudo. Vc está devendo o post sobre a ilustração do casamento. Pensou que iríamos esquecer? Rsssssss.

Bjs enormes

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Adorei as bonequinhas, Katinha! Aliás, seu talento é indiscutível, como disse Rosi.
Bjks

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Janete, vocë praticamente acertou sobre o que serah a nova promocao!!!!!! Aguardem, acho que vai ser bem divertido!!!!! Bjs!

Wagner disse... [Responder comentário]

Ficaram lindas as jogadoras de beach tennis, Bonfa! Adorei o traço e as cores escolhidas.
Concordo plenamente com o que você disse: trabalhar com aquilo que se gosta dá um sentido todo especial à nossa vida.

Beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá amiga

Trabalho perfeito!Parabéns!!!


Bjo

Luiza Scortegagna disse... [Responder comentário]

Kátia amada! Adorei este post, estva esperando por ele, vi a propaganda na barra lateral e estava anciossísima para ver. Você sabe o quanto gosto do seu trabalho. Adorei as bonequinhas. Acho tão legal o que você faz. Queria tanto poder trabalhar e ter me dinheiro, encomendaria tantas coisas das blogueiras :) E uma seria de ti, queria um design super legal para o meu blo, ao menos o cabeçalho e uma boneca, por que criativade tenho, mas não sei aplicar ela, por mais que eu seja bem destrinchada no computador. Perfeito trabalho Kátia, parabéns mais uma vez. E obrigada pelo e-mails carinhosos de sempre querida, respondo todos meu anjo. Beijinhos e ótima semana, Lu!

Ana Carla Benet disse... [Responder comentário]

Amiga, um espetáculo seu trabalho. Parabéns.

Bju

Vero Kraemer disse... [Responder comentário]

Ká, que trabalho LINDOOOOOOOOOO!!! um dia ainda te peço pra fazer uma mini me!!!rsrsrsrsrsrs Fica tão fofo!!!
Parabéns, vc. é muito talentosa!!!
espero que sua viagem tenha sido mará, posta as fotos depois!!!
Beijosssssssssssssss
Vero

Janelas e Caminhos disse... [Responder comentário]

Katinha..você só pra variar fazendo coisas lindas!!
E quanta coisa linda e gostosa que você tem postado... parabéns!!
eu quero saber com que material voce fez estas "frescurinhas" para copa..ficou lindinho!!
Uma semana abençoada pra você....beijos.

Mª Rita
(Janelas e Caminhos)

Erika Kohler disse... [Responder comentário]

Oiêe, Bonfaaa!! (já na intimidade).
Adorei sua passadinha lá no Pinguim. E que honra pra mim ter uma nova amiga tão talentosa assim!!! \O/
Adorei seu blog e tudo o que faz. E já tô te seguindo tb!
Eu tb dou minhas cacetadas desenhando, mas não chega nem aos pés das suas ilustrações. É mais por diversão mesmo. Desde pequena convivo com toda forma de arte. E fala sério, quando o bichinho da arte morde vc, não tem como escapar... E na maioria das vezes não é só uma área. Quando vem, vem acompanhada de várias outras formas. Aí entra no sangue e já era... não é? Uma de-lí-cia!!!

PARABÉNS! Pelo talento e pela decisão que tomou de trabalhar com o que gosta. É muito difícil tomar a decisão, jogar tudo pro alto e seguir sem olhar pra trás. Mas quando a gente consegue, é muito bom, não é?

Desejo todo sucesso do mundo pra vc. Que Deus te abençoe de montão nessa nova etapa da vida.
E pode contar com a nova amiga aqui quando precisar, ok?

Bjuuxx!!!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Ouro Preto, que maravilha!!! Eba, tô louca para ver seu post sobre a viagem e mostrar para namorido: é um dos lugares que quero que ele (e eu também, já que nunca estive lá) conheca.
Lindas as suas ilustracoes!!! E eu adorei ver o antes e depois!!! Conta mais, conta mais :-)
Beijos, Angie

Jeferson Cardoso disse... [Responder comentário]

Tem um belo dom.
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

*-...-* Ana Anita *-...-* disse... [Responder comentário]

Queria ter esta habilidade... vc contando até parece ser fácil...hehehehehe

ficou lindo amiga

bjssssssssssss

Karla G. F. disse... [Responder comentário]

Bonfa queria eu ter um dom desses!!!! Parabéns, suas ilustracoes sao lindas!
Eu fiquei super, super feliz que meu blog tá linkado no seu, obrigada!
Um beijo e to aguardando o concurso :P

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

Nesta vida nem todo mundo consegue se "encontrar" fazer o que realmente lhe da alegria de viver. Vc é uma das poucos previlegiadas. O desenho feito a mão já ficou perfeito, vc se "encontrou" mesmo e com certeza fará sucesso.
Parab;éns sempre. Sou sua fã de verdade, passo por aqui todos os dias, leio os posts antigos que ainda não conhecia e sempre saio com idéias novas. Além de talentosíssima é muito simpática. Que tanha uma viagem de volta super tranquila.
Com carinho
Eliete
Ps.: Nas atualizaçoes do Blog aparece um post com a receita do drink temático com as cores do Brasil, mas eu clico e aparece página nao encontrada. ESTOU NUMA AFLIÇAO esperando por esta receita menina, rs! Imagina o sucesso que irá fazer por aqui - rs

Luci Cardinelli disse... [Responder comentário]

Trabalhar com o que se gosta, não tem preço, sei bem disso! E nem preciso mais elogiar seu trabalho, né? adoro! Quem sabe um dia eu encomende uma arteira prá você? Mas aí vai ter que ser gordinha a lá Hilda hehehe no meio de suas artes :D

Ando inquieta há uns dois naos para conhecer as cidades históricas de minas...

beijos e ótima tarde!

Ypsilon Yvone disse... [Responder comentário]

Adorei conhecer seu processo de trabalho. Fico imaginando a trabalheira.
Já estou aqui há um tempão; já fui para africa, europa... voltei com fome de tantas delicia que tem por aqui...
Parabéns por partilhar tanta coisa bacana!
Cada visita por aqui é um flasch!
bjus

Priscila Ferreira disse... [Responder comentário]

Lindas as ilustrações! E realmente ter prazer no que se faz é fundamental!!
Tenho certeza que vai ter muito sucesso nessa nova empreitada!
Bjuu
Pri

Carola disse... [Responder comentário]

Uau que talento "Bonfa"!!! Obrigada pela visita tá?!? Volta sempre. Adorei seu blog, vou te seguir.

abç
http://entraminhacasa.blogspot.com/

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia,
Ficou lindo esse trabalho! Adorei! Você é muito talentosa, amiga!
Boa sorte!
E esse final de semana, já foi uma prévia do dia 12, hein?
Beijos!

Fernanda Reali disse... [Responder comentário]

Lindo o processo de transformar a ideia em desenho, como foi-se modificando cada traço. Nem imaginava que fosse dessa forma. Gostei!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. que linda a ilustração.. deve ser um trabalho super gostoso, mesmo que trabalhoso!
Adorei.. ficou um encanto!
Beijocas

DOIDINHA DA SILVA disse... [Responder comentário]

Eu também amo o seu estilo tão Alegre e Feminino...Aliás, você podia fazer um concurso e sortear uma ilustração sua para as suas leitoras, né ?
Eu adoraria ter uma ilustração feita por você, com exclusividade...

Patricia Berquó disse... [Responder comentário]

Parabéns, Bonfa! É muito legal mesmo fazer o que se gosta. Estou começando a experimentar isso e não dá vontade de parar mais. Realmente, se o dia tivesse umas 48 horas, talvez desse tempo pra tudo. rsrs
Kisses

Related Posts with Thumbnails