sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mulheres também gostam de boas cervejas

FC-3581
Fiquei super animada quando conheci as meninas que fazem parte do FemAle Carioca porque, além de serem apreciadoras de cervejas especiais como eu, são extremamente simpáticas e possuem um blog didático e cativante, no qual narram suas experiências como degustadoras de cervejas dos mais variados tipos, além de promoverem encontros, apresentarem bares interessantes e participarem de congressos e eventos sobre cerveja pelo mundo afora. Na minha opinião, viajar e degustar cervejas diferentes é tudo de bom! Por isso, tenho o pazer de compartilhar com vocês a história dessas mulheres cervejeiras que me conquistaram e fizeram com que eu me tornasse uma grande fã. Preciso aprender muito com elas!!!!

bonfaconvida
Junte seis mulheres frenéticas, cheias de personalidade e com uma paixão em comum, misture tudo direitinho e vocês terão FemAle Carioca, que comemora no mês de setembro dois anos de degustações de cervejas especiais, harmonizações e amizade. O grupo se uniu para tentar solucionar um grave problema: a quantidade de rótulos de cervejas especiais disponíveis no mercado, mas não na geladeira de casa. A advogada Tatiana Mello convocou a jornalista Talita Figueiredo para ajudá-la nessa dura empreitada e, a partir daí, foram convocadas a também advogada Flávia Melo, a consultora empresarial Eduarda Dardeau, a administradora Luciane Tavares e a engenheira Regina Carvalho para formar um grupo feminino de degustação de cervejas.

A escolha das mulheres foi natural: todas estavam ligadas, de uma forma ou de outra, à Acerva Carioca. Tatiana e Talita já eram cervejeiras caseiras. Hoje, todas são e o grupo já tem fermentando sua segunda leva coletiva: a Ninkasi (Deusa da Cerveja), uma Imperial Stout de 8,5% de teor alcoólico. A degustação é uma ótima oportunidade para apurar os sentidos dos amantes da bebida e dos cervejeiros caseiros que precisam identificar melhor os defeitos e qualidades das receitas que fabricam. Além do mais, é uma bela chance de difundir a cultura da boa cerveja, principalmente, para o universo feminino.

Os encontros são mensais, sempre na casa de uma das FemAles. Algumas degustações são feitas às cegas e quase todas são precedidas de uma palestra sobre o estilo escolhido para a noite e um jantar de harmonização pós-degustação. Para ajudar e, principalmente, para servir as mulheres são convidados homens, nossos maridos, namorados e amigos da Acerva Carioca. Além desses encontros fixos, a FemAle também visita bares que vendem cervejas especiais e viaja pelo país em busca de novas experiências sensoriais.

Em dois anos de vida, a FemAle Carioca experimentou um interessante cardápio de degustação, com Pilsen, Trigo, Rauch, Stout, Porter, Índia Pale Ale, Bock, Barley Wine, Weizenbock, Blond e Imperial IPAs, desbravou muitos bares, colocou a mão no malte, o pé na estrada, foi notícia. Em 2009 lançou o logotipo durante a Brasil Brau em São Paulo (maior feira da América Latina do mercado cervejeiro) e um vídeo comemorativo durante sua festa de 1 ano. Além de ter como madrinha a Mestre Cervejeira Kátia Jorge, mestre cervejeira da Gattopardo e criadora da Cervejaria Devassa.

As FemAles são:

Eduarda
Eduarda Dardeau - 32 anos, administradora e consultora empresarial, irmã e prima de cervejeiros, filha da Regina. Cervejeira caseira criou a Rosas 1 e 2 – Red Ale com pétalas de rosas e 6% de teor alcóolico e a Sex-a-Holic - uma Pale Ale com pimenta malagueta e 7% álc entre outras. Com o cervejeiro caseiro Ricardo Rosa criou a Luxúria, uma Old Ale de pimenta com chocolate e 7,5% de teor alcóolico;

Flavia
Flávia Melo
- 33 anos, advogada, apreciadora inveterada de cervejas especiais e aprendiz de cervejeira;

020Lu
Luciane Tavares - 37 anos, administradora e publicitária, apreciadora de boas cervejas, trazida para a ACervA e FemAle pela Eduarda – uma amizade construída em um bar. Cervejeira caseira aprendiz, nomeia suas levas de Lulúpulo. Já fez duas Indias Pale Ale, uma Special Bitter e recentemente uma Oatmeal Stout em parceria com Mauro Nogueira da Confraria do Marquês;

Regina
Regina Carvalho - 57 anos, engenheira, mãe e tia de cervejeiros e super apoiadora do movimento, conhecedora de vinhos. Cervejeira caseira, criou a Magarataia, uma Pale Ale com gengibre e 5 % álc. E uma American Pale Ale, com canela e 4,5% alc.;

Talita
Talita Figueiredo - 33 anos, jornalista, diretora da ACervA Carioca. Cervejeira caseira há três anos, produziu vários estilos de cervejas. Criou uma Bitter com cardamomo e 6% álc. Que de tanto sucesso já teve várias edições;

Tatiana
Tatiana Mello - 32 anos, advogada, atual Presidente da Acerva Carioca e cervejeira caseira há quatro anos. Suas levas são batizadas de SiniXtra. No V  Concurso Nacional de Cervejas Caseiras, realizado em Porto Alegre, ficou em 2º lugar com a sua SiniXtra Gloriosa Browntafoguense, uma Brown Porter de respeito.


Blog: http://femalecarioca.blogspot.com/

Emails para contato:

femalecarioca@gmail.com
Eduarda Cabral Dardeau eduardar@ig.com.br
Flavia Melo flacmelo@terra.com.br
Luciane Tavares luguerreira@gmail.com
Regina Carvalho reginamca@gmail.com
Talita Figueiredo talitaf@hotmail.com
Tatiana Mello Gomes tatiana@bottobier.com.br

……………………………………………………………………………………………………………….

Meninas, parabéns pela iniciativa e muito obrigada por aceitarem meu convite para participar dessa seção! Fiquei curiosíssima pra experimentar a Ninkasi (uma Imperial Stout de 8,5% de teor alcoólico). Meus tipos preferidos de cerveja são a Stout e a Porter, mas também aprecio muito a India Pale Ale. Quero aprender a produzir cervejas artesanalmente como vocês!!!!!!! Quem sabe um dia vocês me convidam pra participar dessas degustações, hein? Ah, como profissional da área de design, tenho que dizer que adorei a Logomarca do FemAle Carioca! Achei super criativa a ideia da marca de batom no copo e gostaria de parabenizar o autor do trabalho pelo belo resultado.

Ah, pessoal, não deixem de assistir o video das meninas: é bem divertido e inclui os erros de gravação!!!!!

……………………………………………………………………………………………………………….

Atualizando o post antes mesmo dele ser publicado, gostaria de dizer que tive a oportunidade e o imenso prazer de conhecer três das FemAle ontem no Buena Beer em Ipanema. Eu, Marcelo, minha amiga-alma-gêmea Mari e Joan fomos conhecer o bar indicado pelas meninas e amamos o lugar. Provamos algumas cervejas que ainda não conhecíamos e pedimos outras das quais já éramos fãs. E ainda tivemos a oportunidade de conhecer o cara que inventou a fórmula da cerveja que eu e Mari mais gostamos, a COLORADO DEMOISELLE!!!!!!! Ganhamos o dia, ou melhor, a noite!!!!!!

DSC04090

Marcelo concentradíssimo analisando a carta de cervejas e os vários rótulos de diferentes países expostos nas prateleiras…

DSC04093

Eu e Mari degustando a belga Delirium Nocturnum… não resistimos e levamos os copinhos com elefantinhos cor-de-rosa pra casa, que estavam à venda no bar!!!!

DSC04098

Tem outro belisquete melhor do que croquete de carne com gorgonzola e molho de mostarda picante pra acompanhar as cervejas encorpadas que experimentamos? Não!!!!!

DSC04103

Eu, FemAle Lu e Eduarda e Mari.

DSC04108

ATENÇÃO: momento histórico e emocionante!!!!! Provei a cerveja belga DEUS, generosamente oferecida pela Tatiana!!!!!!! Um dos ítens na minha lista de desejos do Orkut que já posso eliminar! Adorei!!!!!

DSC04106

Eu e Mari degustando nossa cerveja preferida…

DSC04114

E depois sendo fotografadas junto ao criador da fórmula da COLORADO DEMOISELLE, nosso ídolo Ricardo!!!!!

Espero que todos tenham um lindo final de semana e voltem revigorados e cheios de energia na segunda-feira!!!!! 

Bonfa ass

38 comentários:

Rita Tavares disse... [Responder comentário]

Bonfaaaaaaaaa, amei o post!!! Eu quero fazer a degustacaooooo! Q delicia mesmo, amo cerveja!!! Em novembro vou ministrar um curso no Mexico, depois vou ao Brasil, e devo ficar no Rio uns 2 dias, com certeza, ja esta anotado a dica.
Beijosssssssssssssssssss

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Oi, Katia, que legal o post!! Me diverti com o filminho. E os erros no final, ri demais. Que bom reunir com amigos. Como não bebo nada e nem entendo de cervejas, fico só com o tira-gosto. Mas o melhor de tudo, é fazer amigos. Isso é demais.Beijos e tenhas um ótimo final de semana.

Doces Abobrinhas disse... [Responder comentário]

menina adorei chegar aqui, fazia tempo nao encontrava um post tão gostoso cheio de alto astral e originalidade! em tempo: eu amo cerveja!! podem me convidar para a próxima rodada?
apareça nas abobrinhas!! tem selinho lá para vc trazer açucar aqui para o seu cantinho!!
um beijo doce e bom final de semana!!
Roberta Dalsenter

Doces Abobrinhas disse... [Responder comentário]

entao querida me desculpe estou com problemas para postar ... meu link
mundou para
www.docesabobrinhas.com

*-...-* Ana Anita *-...-* disse... [Responder comentário]

Muito legal sua postagem...pena que não sou nenhum pouco fã de cervejas... prefiro um bom vinho...

mas a postagem, perfeita como sempre...

bjsssssssssssssss

Milena disse... [Responder comentário]

Katia,que bom começar o dia vendo meninas fazendo algo diferente,animador e inspirador.
Apesar de não apreciar a cerveja,aprecio movimentos diferentes,pessoas com hobbies tão interessantes.
Há muito tempo atrás,bota muito tempo nisso,meus sogros compraram um kit para fazer cerveja.Você chegou a conhecer???
Mas a ideia parou no kit,nunca evoluiu,pelo que eu saiba.
Bjs e bon voyage

JANA disse... [Responder comentário]

Um ótimo post pra uma sexta feira com o sol dando as caras, pelo menos aqui em São paulo.Eu adoro a Colorado não sei qual eu gosto mais e a DEUS ainda é meu "sonho de consumo".

Bjus

Marília Alves disse... [Responder comentário]

Juro, queria demais gostar de cerveja, canso de falar pro maridão aqui em casa, mas não me acostumo com bebida alcólica. Sei lá coisa de sabor sabe? E o mais engraçado é que todo mundo acha que eu bebo, toda vez que sento em uma mesa de bar tem alguém logo colocando um copo pra mim, aí vem a deixa: Desculpe mas não bebo. Vc tem que ver a cara das pessoas tipo: COmo assim? Sei lá, sou do tipo que canta me leva amor por onde for quero ser seu par, no barzinho, daí todo mundo acha né?

Mari disse... [Responder comentário]

Bonfa, ameeeeeeeeeei a noite de ontem! Pena que não dava pra ficar bebendo mais (pelo horário e pelos preços rsrs)!! Mas foi o máximo (UEBA, UEBA, UEBA!!) conhecer o criador da fórmula da Colorado Demoiselle!! As meninas da FemAle Carioca são uma simpatia, adorei conhecê-las, pena que não estavam todas!!

Também quero aprender a fazer cervejaaaaa!!!

UEBAAA final pelos meis copinhs de elefantinhos cor de rosa!!!

Bonfa, mais uma vez, obrigada pelo convite, ADOREI conhecer as FemAle Cariocas e o bar Buena Beer!!

Beijocas e divirtam-se muuuito no finde!!!

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

Adorei o post e gosto de pessoas de atitude que levam um hobbie a sério, pesquisam, se aprofundam, se divertem! Não gosto de cerveja e nem de chopp (pelo menos das básicas, já que não posso dizer que não gosto de cerveja pois depois desta mini aula, sei que existem milhares de tipos e sabores)... as cervejas que já tomei não me desagradam no sabor mas pelo fato de que eu tomo um gole e aquilo não me desce bem, parece que eu comi e não que bebi, rs... não sei explicar mas eu prefiro vinho, vodka, saquê... na verdade prefiro drinks.
Rolei de rir com o comentário da Marilia pois me identifiquei demais... como sou expansiva e alegre todos acham que sempre bebo... e na verdade comecei a beber por causa disso... eu falava que não bebia e as pessoas não acreditavam e aí, na faculdade (período propício) eu comecei a beber vodka com coca cola, rs! E a vodka era uma barata de 4 e pouco a garrafa... chamada balalaika... nossa, vou acabar o comentário por aqui... já tô fazendo confissões... daqui a pouco você vai achar que bebi algo pa comentar... e hoje é sexta hein?!
beijos, post original e cultural!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Que post incrível, Katinha!
Nossa, é muita variedade de cerveja, que eu desconhecia...já tentei convencer o marido a degustar algumas cervejas diferentes comigo, mas ele não é grande apreciador...e sozinha, não tem graça, não é?rsrs! Ficamos sempre nos vinhos, então, que eu amoooo!
Beijos e ótimo fds!

Mônica Schmidt disse... [Responder comentário]

Oiii flor..
tem novidades bem cutes lá no bog, te espero por lá!
Beijinhos com carinho Mô =)

Mônica Schmidt disse... [Responder comentário]

Oiii flor..
tem novidades bem cutes lá no bog, te espero por lá!
Beijinhos com carinho Mô =)

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. que legal! Adorei o grupo criado. Vou ver o blog delas depois! E o local que elas indicaram parece ótimo para quem aprecia uma, ou umas, boa cerveja!
Beijocas

Edna disse... [Responder comentário]

Não sou fã de cerveja, mas do jeito que vc fala dá até vontade de provar todas!!!
Post muito interessante.
Bjks e bom fds

Fer Lorenzoni disse... [Responder comentário]

Oi Katia, parabéns, nada como conquistar um item de desejo. Agora tira este da lista e põe logo outro, pq a vida tem q ser baseada em nossos sonhos e desejos, p a gente nunca esquecer de correr atrás, e do porque de corrermos tanto,(risos).
O post foi novidade p mim, nunca tinha ouvido falar em cervejas caseiras, vou pesquisar o assunto, achei bem legal.
Bjos e bom fim de semana.
Fer Lorenzoni

Rosi disse... [Responder comentário]

Bonfa

Eu também adoro cerva, vc sabe. Claro que não experimentei nem metade da "sua coleção", quem me dera.

O post de hoje é muito inusitado. Não sabia que existia um grupo assim. Muito bom mesmo.

Ótimo final de semana, minha linda!!!

Larissa disse... [Responder comentário]

Como diz aqui em Aracaju, essas mulheres são arretadas!!!!!!!!

Driks Barreto disse... [Responder comentário]

Também sou apreciadora de uma boa cerveja!Esse bar é tudo de bom em...ai que vontade!!!
www.badulaquesdadriks.blogspot.com
www.momentosdadriks.blogspot.com

Flavia disse... [Responder comentário]

Oie, adorei o post!!!!
Meu marido tb ama essas cervejas, e meu sogro mais ainda, ele SÒ bebe essas cerveja, não bebe nenhuma cerveja "comum"... E q bom q vc deu uma dica de lugar legal pra degustar essas cervejas, pq qdo ele vier nos visitar levaremos la.
Meu sogro gosta mto das cervejas de trigo e pra cada cerveja ele tem um opo diferente, pra fermentar... coisa d doido!!! kkk!!! meu marido gosta das escuras, e eu fico so no vinho... rsss!!!
bjsss
Flavia
http://cheiadecoisinha.blogspot.com/

Lu Tavares disse... [Responder comentário]

Meninas,
o mundo da cerveja é imenso, são milhares de estilos, tentem, provem. As cervejas pilsens comerciais (brasileiras ou não)tem o seu valor, mas nem de longe devem fazer com que vocês achem que a cerveja se resume a elas. Testem novos sabores e aromas. Sejam curiosas e descubram um mundo novo. Assim como o vinho as cervejarias estão descobrindo o Brasil e nosso mercado está crescendo muito. Isso é ótimo pq aos poucos os preços estão melhorando. Em SP e BH já existem muitos bares e restaurantes dedicados a variedade cervejeira. O Rio está entrando nessa lista e a cada mês um novo bar é aberto, um novo chopp lançado.
E se além de experimentar vocês decidirem fazer procure a ACervA Carioca. Lá indicamos cursos e temos um fórum gratuito de emails, onde ocorre muita troca de informação. É um hobby delicioso, que faz com que voltemos a estudar e façamos muitos novos amigos. Para quem não é do Rio já existem ACervAs espalhadas pelo Brasil.
Katia, adorei te conhecer, você é uma simpatia!!! Agora sou mais sua fã ainda.
beijão

Vero Kraemer disse... [Responder comentário]

Ká querida, amei este post, nem acredito que vc. provou a Deus!!!
É meu sonho também!!!
Menina se você morasse aqui iria te convidar pra ir no boteco de um amigo, ele tem a Deus e outras maravilhosas, mas com certeza vc.iria me ensinar, porque entendo lhufas de cervejas, apesar de AMAR!!!
Essa garotas são um must, irei conhecê-las agora!!!
Adorei suas comprinhas do post passado, que bom gosto você tem!!!
Beijossssssssssss pra ti, e um lindo final de semana!!!
Te adoro muito!!!
Vero

Leticia disse... [Responder comentário]


Eu adoro cerveja! Adorava provar cervejas diferentes... mas isso foi em outra época. O noivo (quase marido agora) não curte cerveja nenhuma... ele nem bebe muito, portanto, é meio chato beber sozinha, né? Fico sem companhia...
Mas eu adoro!!!!
Sinto falta... rs.
Beijos
lelê

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Olá Kátia
Muito legal o post!
Vc como sempre linda
com um sorriso radiante
e super elegante..
Eu acabei de chegar so
supermercado e vivendo
cá a Bélgica não tem
como naõ gostar de uma
cervejinha.
AS minha predileta é
a Kríek de cereja e a Grisette
de Framboesa,lindo final de semana
querida,bjkas

Maria disse... [Responder comentário]

Oi Katia, adorei o post. Não sabia que havia tanta cerveja caseira assim. Queria provar um pouco de cada. Parabéns a essas mulheres que mostram que não somos apenas boas pra fazer comidinhas, mas também bebidinhas. Vou conhecer mais de perto o blog das cariocas. Bjus.

Francine Stein disse... [Responder comentário]

Que vontade de tomar uma cerveja, hummmm.
Também sou fã de cerveja mas não conhecia tantas assim, obrigado pela dica.
BJS

Viviane Mendes de Andrade disse... [Responder comentário]

Oi Katia, tentei te mandar um comentário ontem, n sei se chegou então tô mandando hj de novo. A única pessoa com a qual fiquei muitoooooooooooooooo chateada foi comigo mesma, pelo micooo. Eu podia ter passado sem essa né? "Viajei" um bocado achando que os arquivos (desenhos) das postagens das festinhas eram pra gente se contagiar pelo seu jeito maravilhoso de receber as pessoas e se inspirar nas suas dicas, mostrando os resultados pra vc depois...algo desse tipo.
viajei mesmoo! Quem sabe um dia vc n faça um concurso assim? Sei que tem muita gente que age de má fé por aí, mas se vc tiver compreendido as minhas boas intenções já ficarei imensamente feliz por isso! Você e seu blog tornaram-se muito queridos pra mim portanto, continuarei assídua, pois pra mim é um prazer e uma alegria! bjs e receba todo o meu carinho!

Viviane Mendes de Andrade disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Viviane Mendes de Andrade disse... [Responder comentário]

Olha, esse post foi muito legal... apesar de não ser fã de bebidas alcóolicas e detestar cerveja(pelo menos as comuns são muito amargas)gostei de aprender um pouco mais sobre cervejaria. Nunca imaginei que houvessem tantas modalidades de cerveja e muito menos que houvessemm tantas mulheres especializdas! Um bom blog é assim, deixa suas leitoras mais instruídas a cada visita... bjs!

Mari Hart disse... [Responder comentário]

Tô completamente encantada por esse blog!Vim ler um post e não consegui parar de ler!Qto bom gosto,criatividade,astral...Certamente vai pra lista dos meus favoritos!
Bjo grande!

Andanhos disse... [Responder comentário]

Esse post ficou ótimo! Assim como é ótimo tomar uma boa cerveja em companhia das amigas.
Beijos e bom final de semana.

Samantha disse... [Responder comentário]

Simplesmente adorei o seu conteúdo e também o design do blog!! As ilustrações são também muito graciosas, coloridas, nem sei explicar. Tudo de bom! XD

Marly disse... [Responder comentário]

Kátia,

O seu entusiasmo é tão transbordante, que até eu, que não sou lá muito fã de cervejas, fiquei desejando provar essa 'Deus' e a sua preferida, 'Colorado Demoiselle'.

Um beijo e bom dia.

Ypsilon Yvone disse... [Responder comentário]

Katia adorei o post! Conhecer cervejas gostosas e especiais , com pessoas que conhecem e nos ajudam apurar o paladar, comer esses belisquetes apetitosos, neste bar charmoso, em IPANEMA com os amigos que a gente ama:>> "Não tem preço!!!!
Parabéns a todos viu!
bjs e linda semana

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, foi muito instrutivo este post. Eu nunca imaginaria que dá pra fazer cerveja em casa. Tampouco conhecia essa variedade toda de cerveja. E olha que gosto de cerveja! Mas pelo que vi, meu gostar é ignorante.
Um cheiro grande e parabéns pelas convidadas.

Nata Fernandes disse... [Responder comentário]

Kátia!
Olha, faz pouco tempo que acompanho seu blog, mas estou te encontrando muito nesse mundo virtual, ultimamente! Hoje já foram duas vezes:
1. Digitei "padronagem" no google, vou em imagens e não é que me aparece uma foto da Katia Bonfadini, com o seu simpático sorriso?
2. Visitei o blog bubble design e quem é que ganhou o último sorteio?
Katia Bonfadini!

Hahaha....abraços para você!

Priscila Ferreira disse... [Responder comentário]

Achei muito legal!!! A gente acha que quem entende de cerveja é só homem... estamos enganadas mesmo!!
Eu não gosto de cerveja, prefiro bebidas mais doces, mas acho muito legal a iniciativa de gostar, apreciar e principalmente degustar! Ainda mais ler tudo isso, alguém como eu que acha que só os vinhos são degustados!
Foi um post maravilhoso, li todo o texto sem piscar praticamente! Foi um aprendizado!!
Bjuuu
Pri

Lucila Zahran Turqueto disse... [Responder comentário]

Kátia, como vc e a Giselle Itié se parecem!!!! Bjs, Lú

Related Posts with Thumbnails