quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Primavera em Praga: atrações turísticas, aventuras gastronômicas e curiosidades – Parte I

Gente, como eu estava com saudade de escrever meus relatos de viagem!!!! Gosto muito de relembrar e de compartilhar com vocês minhas aventuras por aí afora, mas como esse tipo de postagem necessita de mais pesquisa e tempo para organizar e escolher as imagens, são as que me dão mais trabalho. No final de semana passado, finalmente consegui um tempinho pra separar as fotos que tirei em Praga, capital da República Tcheca e meu destino preferido entre as cidades que visitei nas últimas férias. Não é a toa que Praga é considerada uma das capitais mais bonitas da Europa. Em cada esquina, eu encontrava um prédio, uma escultura, um parque, uma igreja, uma ponte, um detalhe etc. dignos de serem fotografados!!!!

Nas fotos acima, vocês podem ver a estátua de Carlos IV, imperador do Sacro Império Romano, além da famosa Ponte Carlos, ou Karluv Most, um dos cartões postais da cidade. Essa obra gótica com 520 m de extensão teve sua construção iniciada em 1357, por ordem de Carlos IV, e hoje é um dos símbolos de Praga, ligando as duas partes da cidade por sobre o rio Vltava. Desde 1950, é proibido o tráfego de veículos sobre a ponte, que se transformou em um calçadão movimentado.*


Em cada uma das extremidades da ponte há belíssimas torres de onde se pode vislumbrar o colorido dos telhados e as centenas de agulhas das igrejas de Praga.*

Dos dois lados da ponte há trinta estátuas góticas e barrocas com imagens de santos católicos.*

A estátua mais procurada é a de São João Nepomuceno, jogado da ponte por ordem de um rei por não revelar um segredo confiado a ele pela rainha. Dizem que tocar na estátua dá sorte, e todos passam a mão.* Só não tenho certeza de que tocamos a estátua certa porque havia grupos tocando duas estátuas diferentes… por via das dúvidas, tocamos as duas!

Depois da Karluv Most, fomos direto conhecer o Castelo de Praga, ou Pražský hrad, que encontra-se na Colina Hradcany, local onde foi fundada a cidade.

O Castelo de Praga é uma das construções mais importantes da cidade. Foi fundado no século IX e atualmente serve como a residência presidencial, antigamente habitado pelos reis da Boêmia. Em seu interior encontra-se a Catedral de S. Vito, a Torre da Pólvora, o Palácio Real do Castelo de Praga, a Torre Dalibor, o Convento de São Jorge, o Palácio Lobkowicz e a Viela Dourada.*

O Castelo de Praga ocupa uma área superior a 72,5 mil m². Por causa disso é considerado, conforme o Guinness World Records Book, o maior castelo do mundo.*

Tentei, sem muito sucesso, conseguir um espacinho entre as centenas de turistas que se acotovelavam para buscar um lugar onde poderiam assistir à cerimônia da troca da guarda no palácio real. O evento ocorre de hora em hora, mas é ao meio dia que acontece a cerimônia mais pomposa, onde os soldados vestidos em trajes cerimoniais fazem a troca da bandeira, com direito ao acompanhamento da banda do exército. A única foto que consegui tirar sem cabeças na frente foi essa com os soldados aparecendo de costas.

A Catedral de São Vito, ou Katedrála svatého Víta, é uma das principais construções da cidade de Praga e a maior igreja da República Tcheca. Situada no Castelo de Praga, a construção da catedral no seu atual estilo gótico foi iniciada em 1344 e finalizou-se, depois de uma interupção das obras no século XV, só em 1929.*

A catedral é bem imponente e suas proporções avantajadas impediram que eu conseguisse tirar uma foto dela inteira. Não havia ângulo para isso. Adoro igrejas góticas, esse é o meu estilo arquitetônico preferido e por isso posso ficar muitos minutos reparando nos detalhes das torres, arcos, portas, colunas, esculturas e gárgulas.

Sou fascinada por vitrais! Adoro igrejas cheias dessas peças bem coloridas e repletas de detalhes e acho que nessa catedral ficam os vitrais mais bonitos que já tive a oportunidade de ver.


Nas fotos acima, vocês podem observar mais detalhes do interior da catedral.

As construções acima também fazem parte do complexo do Castelo de Praga.

Logo em seguida, fomos conhecer a Viela Dourada e aproveitei para fotografar essa placa de restaurante, que considerei bem curiosa e interessante.

A viela dourada é uma ruazinha estreita contendo minúsculas casas construídas no século XVI e hoje ocupadas pelo comércio local. A casa de número 22 foi, por um curto período, residência do escritor Franz Kafka. Para vocês terem uma noção de como as casas eram baixinhas, basta comparar minha estatura (1,60 m) com a altura das portas.


Dentro de uma dessas construções, havia uma espécie de museu medieval, onde ficam expostos vários modelos de armaduras, armas de guerra, roupas, objetos do cotidiano e intrumentos de tortura utilizados na época.

Na foto acima à esquerda, vocês podem observar uma exótica armadura na qual o capacete me lembrou uma cabeça de galinha e, na foto à direita, a réplica de um banheiro medieval. Ou seja, um buraco feito em um caixote de madeira. Era só isso mesmo.

Em uma outra parte do complexo havia um calabouço com alguns instrumentos de tortura orginais e fomos lá conferir do que se tratava.


Não sei exatamente qual era a função desses aparatos, mas acho melhor ficar na ignorância!

Circulando pelos arredores do castelo, descobrimos o Palácio Schwarzenberg, uma linda construção no estilo renascentista, que tem sua fachada e pátio interno inteiramente cobertos por desenhos geométricos e figurativos.


Apesar de não entender nada do que estava escrito, achei interessante fotografar essa placa fincada na praça em frente ao Palácio, contendo a foto de um cachorrinho envergonhado fazendo xixi. Será que era proibido fazer xixi por ali?

Depois de circular por todo o Castelo de Praga, resolvemos parar um pouquinho para descansar os pés (os meus sempre ficam latejando de tanto andar!) e experimentar nossa primeira cerveja do dia. O bar que escolhemos ficava no pátio interno de um prédio e para chegar até lá, precisamos atravessar um arco e um longo corredor. Pelo que pudemos perceber, esse tipo de construção é bem comum na República Tcheca e na Alemanha, e eu achei um charme!!!

A Pilsner Urquell foi a marca de cerveja mais vi por lá e, como de costume, eu pedi a escura, que normalmente é mais amarga que a versão clara. Não achei nada de mais, mas nesse bar não havia outra opção. Foi uma ótima parada pra tomar um solzinho e relaxar…

Em seguida, passamos em frente ao Loreto de Praga, um dos edifícios barrocos mais importantes da cidade, onde encontra-se um impressionante campanário composto de 27 sinos, que a cada hora tocam uma canção antiga dedicada à Virgem Maria.

Na descida para a parte baixa da cidade, tivemos a oportunidade de contemplar mais uma linda vista de Praga.

Na foto acima, pode-se observar um dos vários monumentos espalhados pela cidade que remetem à história política do país.

Charmosos bondes elétricos circulam pelas ruas da cidade, mas nós não tivemos a oportunidade de experimentar esse meio de transporte, só andamos a pé ou de metrô.


Dessa outra ponte sobre o rio Vltava, pudemos observar a charmosíssima Ponte Carlos de um ângulo diferente.

Finalmente chegamos ao fantástico centro histórico e na foto acima eu estou na Praça Central, ou Staromestke námesti, o ponto vital de Praga, onde têm lugar os principais eventos, além de ser um excelente ponto de partida para conhecer o resto da cidade. Ao redor da praça, bares e restaurantes tomam conta das pequenas galerias que se escondem por trás das arcadas que emolduram o local.*

Praga foi a cidade onde encontramos mais turistas nessa viagem em que passamos também pela Alemanha, Áustria e Eslováquia. O centro histórico é realmente incrível e você nem precisa de uma mapa para circular por este lugar. Basta entrar nas estreitas ruas sinuosas e ter o prazer de descobrir várias construções com fachadas recobertas por pinturas elaboradíssimas representando cenas medievais e também se encantar com as lojas de cristais e vidros coloridos, marionetes, matrioskas, luminárias e todo tipo de souvenir. O bom mesmo é se perder e passar horas explorando calmamente cada detalhe desse lindo lugar.

Matrioskas e marionetes são encontradas em diversas lojas espalhadas pelo centro histórico.

Fiquei completamente apaixonada pelo prédio acima, que é conhecido como Casa Storch e está decorada com uma ilustração de São Wenceslau a cavalo. Amei o desenho da fachada com seus arcos, suas pequenas janelas, o balcão todo trabalhado e a lindíssima pintura…


Uma das maiores atrações da Praça Central é o Relógio astronômico, em torno do qual uma multidão se aglomera a cada hora cheia.

Isso acontece porque uma caveirinha representando a morte aciona um carrilhão por onde desfilam bonecos dos 12 apóstolos seguindo São Pedro. A peça, construída em 1410, mantém o mecanismo original reformado entre 1575 e 1592.* A vista do alto da torre é magnífica.

Lá de cima, a cidade parece de brinquedo. Está tudo muito bem conservado e as fachadas parecem recém-pintadas.

Adoro esse acabamento das fachadas, que vão se estreitando no topo. Algumas edificações também possuem pequenas janelinhas no telhado.

A Igreja Tyn também é um dos símbolos de Praga e eu até comprei um íma de geladeira com um desenho estilizado e bem coloridinho dela. O exterior dessa igreja é um dos melhores exemplos da arquitetura gótica em Praga e as duas torres encimadas por longas coberturas cônicas e pequenas torres laterais lhe conferem ao longe uma aparência de castelo. A construção se iniciou em 1461. A entrada para a igreja fica atrás das arcadas, pela casa de número 604.*

Eu e um dos símbolos da cidade (Igreja Tyn) vista da torre do Relógio astronômico.


Essa outra linda torre parecia meio deslocada entre prédios mais modernos...

... e perto dela fica a Casa Municipal, que tem uma fachada estonteante! Durante o mês de maio acontece o Festival de Primavera, composto por diversos shows de música clássica apresentados em diferentes pontos da cidade.


Ainda estava bem claro quando decidimos jantar lá pelas 19 horas. Decidimos conhecer um dos restaurantes indicados pelos DESTEMPERADOS, O Kampapark. O restaurante fica ao lado de um parquinho infantil e possui uma vista incrível para a Ponte Carlos de qualquer um de seus três pavimentos. Como estava começando a esfriar novamente, preferimos ficar no nível mais próximo do rio, que possuía calefação e tratava-se de um salão decorado no estilo rústico, por meio do uso de madeira, vidro, pedras no piso e nas paredes e quadros feitos com arranjos de flores secas.

A entrada para o Kampapark é bem simples e discreta, mas chegando à recepção, nota-se que o restaurante é bem bonito e tem aspecto sofisticado.


Ficamos no piso que seria equivalente ao subsolo e achei o lugar bastante aconchegante. Adorei o detalhe das mantas brancas no encosto das cadeiras!


O jantar tornou-se ainda mais romântico por causa da vista do cartão postal da cidade logo ali do nosso lado. Que cenário deslumbrante!!!!!


Começamos pedindo a bebida e preferimos tomar umas cervejas porque a carta de vinhos estava com preços meio salgados…

Amei esse pão preto quentinho cheio de sementes bem crocantes que chegou à nossa mesa acompanhado por outros pães igualmente saborosos.

Logo em seguida, foi servido um "amuse bouche" feito com geleia de figo e um quadradinho cremoso não-identificado, mas delicioso, sobre um crocante pedacinho de pão preto.

Meu prato foi um medalhão apimentado com bolo de batata crocante, acompanhado de ciboulette e abobrinha ao molho de conhaque.

O prato do Marcelo mais parecia uma entradinha e foi meio decepcionante, tanto em termos de quantidade quanto de sabor.


As porções pequenas no prato faziam parte do "Trio de Pato" que continha foie gras, peito de pato e confit de canard acompanhado de purê de aipo, terrine de batatas, alho poró crocante e redução de suco de laranja com caldo de pato.

Já as sobremesas agradaram bastante!!! Meu petit gâteau com sorvete de especiarias e espuma de framboesas estava sensacional!

A sobremesa do Marcelo era feita de ravioli de baunilha com chocolate e marshmellow com avelãs sobre uma base de abóbora e chocolate. Hummmmm... simplesmente divina!

Uma coisa que preciso destacar no restaurante foi o atendimento impecável. O rapaz que nos recebeu foi simpaticíssimo e muito gentil. No Kampapark os preços não eram baixos, mas em geral, na República Tcheca, come-se muito bem por um ótimo preço, como vocês puderam conferir no post que escrevi sobre Cesky Krumlov e como também poderão observar na segunda parte dessa postagem.

E assim terminou nosso primeiro dia nessa cidade deliciosa!!!! Vou postar a segunda e melhor parte dessa aventura na semana que vem e vocês poderão conferir mais fotos do belíssimo centro histórico, além de outras experiências gastronômicas (uma delas bem exótica!!!!), uma obra de arquitetura especial do renomado Frank Gehry, uma casa de espelhos que distorciam nossas imagens e renderam boas gargalhadas etc.!

Tenham uma ótima quarta-feira e espero vocês na sexta, quando poderão se encantar com uma receita fantástica desenvolvida pela querida Claudinha Ramalho, que participará do BONFA CONVIDA!

Um grande beijo!!!!!

Bonfa ass


 

 


* Fontes:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/europa/republica_tcheca-praga-atracoes.shtml
http://www.eujafui.com.br/3067696-praga/18274-igreja-de-nossa-senhora-diante-de-tyn/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Praga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_S._Vito
http://www.pragaturismo.com/?p=479
http://www.guia-em-praga.com.br/fotos.htm
http://viajeaqui.abril.com.br/vt/materias/vt_materia_582490.shtml?page=2

57 comentários:

Jana Oliveira disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, que delícia deve ter sido essa viagem!!! Fotos lindas e sobremesas de dar água na boca. Confesso que doce é a minha perdição!!!
Beijãoooo

Unknown disse... [Responder comentário]

Suas postagens de viagem são tão detalhadas que viajamos junto!
Muito legal!
Bjos

chica disse... [Responder comentário]

Que maravilha de viagem.Adorei os relógios, vitrais, tuuuuuudo...beijos,chica

Santa Imaginação disse... [Responder comentário]

Que bom que compartilha essas maravilhas com a gente!!!!Realmente é demais... as pinturas e os vitrais principalamente...amei!!!
Bjs
Zu

Leticia disse... [Responder comentário]


Vejo9 as suas fotos e fico maravilhada... sonhando com a minha viagem para a Europa... mesmo arquiteta, ainda não consegui ir. Meu irmão está lá e volta 5 dias antes do meu casamento (chego a dizer q não estou com inveja branca não... rs).
O noivo conhece bem os vários cantos... e disse que a nossa vai ser mais mais legal... rs. Espero. Mas só vou em 2012, já que 2011 já está planejada outra viagem...
Beijos
lelê

Elza Carrara disse... [Responder comentário]

Uau Kátia, quantas fotos e eternas lembranças! A arquitetura é mesmo linda, fiquei encantada pela Catedral de São Vito, tão grandiosa e histórica.
Acho que a visita ao calabouço trouxe uma inevitável sensações de tristeza, não é mesmo?
Mas que viagem linda, uma lembrança para a vida toda mesmo. Estava frio, parecia frio, apesar do sol.
Bjs e obrigada por dividir com a gente suas viagens :)

Beatriz disse... [Responder comentário]

Que viagem Katia!
Me apaixonei predidamente por aquele relógio astronômico, quanta delicadeza!!! Pude me imaginar em cada cantinho de Praga, tamanha a descrição! Quando minha irmã esteve em Praga teve a mesma impressão: é a cidade mais linda do mundo! Acabei ganhando uma bonequinha Matrioska de recordação...e agora então, me deu mais vontade ainda de conhecer!
Beijocas,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, minha net está péssima, nem todas as fotos descarregaram, mas deu pra ver esses pratos maravilhosos. E já fiquei com água na boca. Adoro ver suas fotos de viagem. Se um dia, ou melhor, quando eu for à Praga, já sei onde buscar dados... rsrsr Programação Neurolinguística é tudo.
BJks

aninha disse... [Responder comentário]

Que lugar maravilhoso!
A viajem deve ter sido ótima né?!
e essas comidas... hummm
bjOOO

c r i s disse... [Responder comentário]

Sempre fico maravilhada com as construções góticas e imagino que estar nestas igrejas e catedrais, além da experiência visual, também conta com uma espiritual...lindo demais!! Belo passeio, estou pronta prá próxima!! Boa quarta prá vc também!! Bjo!!

Telma Maciel disse... [Responder comentário]

Nossa... fiquei fascinada por Praga tbm! Adorei toda arquitetura e as pinturas em algumas fachadas!!! Fantástico! Viajei com vc tbm... lindo, lindo lindo...
Beijo

Milena disse... [Responder comentário]

Bonfa,eu amo esses telhados com cara de pequeno arquiteto.
Praga é linda!!!Não tenho muito mais o que falar.Parabéns pelo trabalho e pelo texto,
bjs

Mari disse... [Responder comentário]

Bonfa, sempre quis conhecer Praga (ainda vou!), mas sinto que já conheço um pouco através de vc!

Menina, que pão é aquele???? Hmmmm!!!

Adorei o post, as fotos estão lindas e vocês estão com cara de férias que dá gosto!

Beijocas mil!

P.S. Adorei te ver ontem, ainda que em estilo "drive thru" kkkk

Dani Franken disse... [Responder comentário]

Adorei!!!! Que lugares, que fotos, que sobremes... Babei amiga!
Beijocas,
Dani

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia, vendo os relatos de suas viagens percebo o quanto seus olhos já observaram coisas lindas e maravilhosas e de você proporciona para a gente coisas lindas e interessantes.
O que me chamou a atenção foi o banheiro da época, sabe sem comentários. E belissímas paisagens e os pratos pareciam deliciosas.
bj!

Marília Alves disse... [Responder comentário]

Além das fotos fantásticas, o lugar muito bem escolhido, vc dá um show de turismo? Eu disse...Eu te disse. Vc é multifuncional.

Gina disse... [Responder comentário]

Praga é lindíssima, as fotos não deixam dúvida!
Você conhece os vitrais do Santuário Dom Bosco, em Brasília? São lindos!
Os geométricos me fizeram lembrar os tempos de escola, das aulas de desenho. Nunca esqueci as maravilhas dos resultados que obtínhamos.
As vistas parcias são fantásticas! E ainda tem a melhor parte? .
Belo Post!
Bjs.

Fer Lorenzoni disse... [Responder comentário]

Katia, q posso eu dizer, .... o post está fan-tás-ti-co!!!!!
Amei cada detalhe. Vou ficar esperando a parte II.
Um bj enorme,
Fer Lorenzoni

Beto Ribeiro disse... [Responder comentário]

Olá Katinha!!!!
Que legal!!! quantas coisas lindas e interessantes!!!
Fico em estado de graça quando você nos mostra os detalhes fotografados e verbalizados, de uma viagem que poderia ser somente sua e do Marcelo, porém, a todo momento dá nitidamente para perceber que quando faz o relato, em cada foto ou momento pensou em dividir com alguém, ou melhor com todos os "milssss" seguidores deste espaço.
Maravilha!!!! Você faz por merecer tantos seguidores.
Ah! Acho que aquela coisa tipo uma prensa, era para tortura mesmo.
Já tem material para um livro, né? rsrsrs

Beijo grandão e fique com Deus!

Beto.

PS: Obrigado pelo comentário lindo no meu bloguinho.rsrsrs

Brechó&Beleza disse... [Responder comentário]

Sei que os posts de viagem te dão muuuito trabalho, mas vale a pena,viu?
Esse está nota 1000! Imagino como será a parte 2 - de arrasar!
Beijos

LUCIANA ALMEIDA disse... [Responder comentário]

menina quanta coisa linda ,,que belo que è poder viajar e conhecer outras culturas,paisgens monumentos historicos ,fazer tantas fotos e è claro provar as dlicias culinarias de cada pais,,,arrasou nas fotos ,,adoro seu blog dou sempre uma passadinha,,,bjucssss

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Que delícia de viagem. Lugares lindos, diferentes e exóticos. Adoro os seus relatos e fico morrendo de vontade de um dia poder conhecer lugares como esse.
As suas fotos sempre ficam lindas e transmitem uma realidade impressionante. ADORO!!
Já estou aguardando a segunda parte.
beijos.

Unknown disse... [Responder comentário]

Como a Flávia disse lá em cima, suas postagens me fazem sentir como se estivesse lá.
Fotos apaixonantes. E que aula de história!!
Amei tudo.
Bjuss

Francine Stein disse... [Responder comentário]

Amoooo teus relatos sobre as viagens, você explica tudo tão detalhadamente que parece que a gente está lá junto com você.
Praga deve ser linda mesmo, ainda mais vendo todos os detalhes que você mostrou por meio das fotos a arquitetura da cidade é marvilhosa!
Aquele banheiro medieval, nem é tão medieval assim, viu? Bem no interior ainda achamos uns desses por aqui hehehe
Delícia a vista desse restaurante, hein? Super romantico.
BJS

Ly Mello disse... [Responder comentário]

Amiga, viajo com esses seus posts!
Nada melhor que ter amiga chique quando a gente é pobre, pelo menos não fico sem viajar! hahahaha

E por falar em viajar, tenho viajado nos seus posts sobre festas. Dia 04/09 é festa de niver do maridão, e quero bombar na mesa!

Beijocas.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bonfinha, eu bem imagino a trabalheira que deve dar escrever posts tão detalhados e ilustrados como estes das suas viagens. Pra quem ainda não conhece os lugares, acaba sendo não apenas um prazer para os olhos mas também um estímulo para que se visite as cidades. Mas creio que estes posts podem ser ainda mais úteis para quem está com viagem marcada, pois as dicas são valiosas!
Lindas fotos, sobretudo as dos detalhes! Adorei o design do relógio astronômico!

Beijo,
Wagner.

Thiara Ney - Tuty disse... [Responder comentário]

Bonfa! Quero uma caneca de chopp daquela DJÁ!
Deu até sede, rs.

Bjos!
Thiara

Sabor e Alquimia disse... [Responder comentário]

Praga parece ser uma cidade encantadora!! Sua arquitetura rica é um verdadeiro convite à exploração de todos detalhes. Katinha, é sempre bom navegar nos seus comentários e detalhes de viagem!! bjs!

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Ola Kátia
Parabéns pelas fotos
e pelo post tão detalhado.
Muito carinho e capricho
com suas leitoras.
Um guia fantastico!
Praga é realmente magnifique!
Amei o post,bjkas

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, katinha,
Adoro quando você me leva assim pra viajar! Os seus posts de viagem me dão essa sensação mágica de ter ido também,rsrs! Adorei! as fotos, o relato, o restaurante, as comodinhas...tudo!
Beijos, queridona!

Tati disse... [Responder comentário]

Ai, ai...que vontade que dá de fazer a mala e irrrrrrrr... bom é que vc divide conosco este prazer!
Nas fotos da Catedral de São Vito me senti nas minhas maravilhosas aulas de história da arte...hummm

tenho uma dúvida!? deixam tirar fotos nas igrejas ou vc usa um jeitinho "ninja blogueira" de ser?
bjs, bjs

K disse... [Responder comentário]

Que destino maravilhoso! Fotos belíssimas,de fazer vontade forte de conhecer pessoalmente.Sem falar na cerveja....

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. que fotos maravilhosas! Não conheço Praga, mas todos dizem que é uma cidade belíssima e pelas fotos podemos ver que é mesmo! Adorei cada detalhe e as casas... a limpeza e o cuidado com tudo!
Aquelas comidas são divinas.. que apresentação! E as casinhas vistas do alto, parecem de brinquedo mesmo!
Beijocas

Jana disse... [Responder comentário]

Olá Fatia, realmente Praga é uma cidade linda. É mesmo a pérola do Oriente!
Quanto a placa do cachorrinho, ela é uma sinalização para lembrar os moradores de limparem a sujeirinha deles. Repareou que tem até um saquinho para recolher a "caquinha"? Legal, né?

Marly disse... [Responder comentário]

Kátia,

Lugar lindo e comida saborosa! A atriz Ali MacGraw menciona Praga, no livro dela 'Adeus Love Story', e diz igualmente, que amou a cidade!

Beijão.

Mary disse... [Responder comentário]

Kátia, que tanta foto linda!!!! Essa viagem deve ter sido maravilhosa! Adorei!!!
Bjos

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Hum, que cidade maravilhosa. Parecia que estava frio pelas suas roupas. Mas, com esse céu azul dá até para esquecer do frio...
As ruas de Praga parecem de uma cidade em miniatura tal a riqueza da arquitetura.
Simplesmente lindo!!!!
Beijos
Claudia

Jen of MadeByGirl disse... [Responder comentário]

SO LUCKY that you get to visit so many wonderful places... :) You make me want to vacation! I also really loved the CHOCOLATE dessert, wow. :)))

Uska Hope disse... [Responder comentário]

Minha linda!! Que delícia de lugar, que arquitetura, quantos detalhes... e a comida então, cheguei a sentir o cheiro... rsrsrsrsrsr Bjs

Flora Maria disse... [Responder comentário]

Nunca imaginei que a cidade fosse tão bonita !
E as sobremesas...

Aguardo a 2ª parte.
Beijo

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Jana, obrigada pela informação!!!! E pessoal, pra quem gostou desse post, tenho quase certeza de que vão preferir o segundo porque, além de mostrar outras belezas da cidade, tem muitas curiosidades interessantes! Terminei de prepará-lo ontem à noite e vou publicá-lo na segunda-feira! Até lá!!!!!! Grande beijo e que bom que gostaram de viajar comigo!!!!!!

Karla G. F. disse... [Responder comentário]

Katia as fotos estao lindas, lindas!!! Eu também sou fa nº1 de Praga!! Já fui 2 vezes, uma na primavera e outra no Ano Novo, embaixo de muito gelo, mas nao importa a estacao, a cidade é maravilhosa. Sempre digo que por existirem inúmeros lugares que eu queira visitar, eu nao gosto de repetir os destinos, mas eu poderia ir sempre que pudesse à Praga!!!
Um beijo!

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Bela viagem. É um universo muito diferente do nosso aí no Brasil e ainda mais diferente daqui do Congo, aliás com exceção do céu azul tudo mais é diferente...rsrsrs. Tem promoção lá no blog. Beijocas!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

PUBLICANDO UM COMENTÁRIO BEM LEGAL QUE RECEBI POR E-MAIL:

Kátia,

Estou com alguma dificuldade de publicar comentários no seu blog... deve ser meu servidor!!! Rsrsrsrs.

Então, estava em Praga até o domingo passado foi à última cidade que visitei em uma viagem de 15 dias na Europa e sem dúvida nenhuma para mim foi a mais encantadora.

Resolvemos ir para Europa de repente, para poder matar a vontade do meu “namorido” de assistir a uma chegada do Tour de France (Corrida de bicicletas, caso você nãos seja tão fã assim de esportes...rsrsrsrs) e o roteiro foi definido depois de muitas consultas a blogs e ao viajenaviagem do papa Ricardo Freire.

Passei por Paris, Berlim, Amsterdam e finalmente Praga e ao chegar lá no começo da noite resolvi tomar um banho e sair para jantar logo em seguida (com o dia ainda claro). Quando saímos do restaurante, com a noite caindo, vimos a Praça Wenceslau completamente iluminada e ali começou meu encantamento. Resolvemos então dar uma caminhada despretensiosa e ao chegar a Old Square quase tive um treco ao ver o até então "Castelo da Cinderela" iluminado. No dia seguinte, depois de passar pelo impacto causado pelo excesso de coisas bonitas a serem vistas, percebi que meu castelo na verdade era a Igreja Tyn. Simplesmente me apaixonei pela aqrquitetura... tenho fotos na parte de trás, da frente, do lado... várias delas!!! rsrs.

Sem dúvidas nenhuma Praga é uma cidade que não pode deixar de ser visitada e explorada sem pressa e sem mapas, porque com aquele tamanho o gostos mesmo é se perder nas ruelas. Uma pena que não estou com fotos de Praga aqui no meu computador, mas qualquer dia desses te passo algumas.

Todas as outras cidades também são lindas demais e o melhor de tudo é que cada uma tem suas particularidades de acordo com os processos políticos e financeiros a que estiveram expostas. De uma coisa eu tenho certeza, nada melhor do que uma bela viagem para aprendermos muito das outras culturas, para vivenciarmos a história e também para termos a certeza de que apesar de lindo nosso país e o RJ ainda precisa de muito investimento e de muitos políticos que tenham atitude e não apenas boa lábia. Durante essa viagem cheguei a conclusão que ser turista aqui não deve ser tarefa nada fácil a ser desempenhada por estrangeiros, principalmente no quesito transporte público e comunicação. Enfim, vamos torcer para que um dia cheguemos pelo menos a metade do que os países europeus são.

Obs: Fiquei em um hotel em Berlim na Friederichstrase e quase surtei quando vi a galeria do Romero Britto, passei 3 dias tentando me convencer que tenho que me contentar com minha gravura e que aquela prateleira de obras dele não caberiam no meu apartamento... rsrsrsrs. Louca total!!! Parecia cachorro em frente a televisão de franguinhos!!!

Durante a viagem, estive em alguns restaurantes indicados pelos Destemperados e com certeza eles sabem do que falam. Em Praga visitei o Mlejenice para um almoço.

Nossa, minha mensagem já está gigante!!! Mas acaba sendo impossível ser sucinta depois de ver tantas coisas legais. Seu site sem dúvida nenhuma permite que aqueles que não tem a oportunidade de viajar possam conhecer um pouco dos lugares.

Parabéns e bjs,
Cláudia Oliveira

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

PUBLICANDO UM COMENTÁRIO BEM LEGAL QUE RECEBI POR E-MAIL:

Kátia,

Estou com alguma dificuldade de publicar comentários no seu blog... deve ser meu servidor!!! Rsrsrsrs.

Então, estava em Praga até o domingo passado foi à última cidade que visitei em uma viagem de 15 dias na Europa e sem dúvida nenhuma para mim foi a mais encantadora.

Resolvemos ir para Europa de repente, para poder matar a vontade do meu “namorido” de assistir a uma chegada do Tour de France (Corrida de bicicletas, caso você nãos seja tão fã assim de esportes...rsrsrsrs) e o roteiro foi definido depois de muitas consultas a blogs e ao viajenaviagem do papa Ricardo Freire.

Passei por Paris, Berlim, Amsterdam e finalmente Praga e ao chegar lá no começo da noite resolvi tomar um banho e sair para jantar logo em seguida (com o dia ainda claro). Quando saímos do restaurante, com a noite caindo, vimos a Praça Wenceslau completamente iluminada e ali começou meu encantamento. Resolvemos então dar uma caminhada despretensiosa e ao chegar a Old Square quase tive um treco ao ver o até então "Castelo da Cinderela" iluminado. No dia seguinte, depois de passar pelo impacto causado pelo excesso de coisas bonitas a serem vistas, percebi que meu castelo na verdade era a Igreja Tyn. Simplesmente me apaixonei pela aqrquitetura... tenho fotos na parte de trás, da frente, do lado... várias delas!!! rsrs.

Sem dúvidas nenhuma Praga é uma cidade que não pode deixar de ser visitada e explorada sem pressa e sem mapas, porque com aquele tamanho o gostos mesmo é se perder nas ruelas. Uma pena que não estou com fotos de Praga aqui no meu computador, mas qualquer dia desses te passo algumas.

Todas as outras cidades também são lindas demais e o melhor de tudo é que cada uma tem suas particularidades de acordo com os processos políticos e financeiros a que estiveram expostas. De uma coisa eu tenho certeza, nada melhor do que uma bela viagem para aprendermos muito das outras culturas, para vivenciarmos a história e também para termos a certeza de que apesar de lindo nosso país e o RJ ainda precisa de muito investimento e de muitos políticos que tenham atitude e não apenas boa lábia. Durante essa viagem cheguei a conclusão que ser turista aqui não deve ser tarefa nada fácil a ser desempenhada por estrangeiros, principalmente no quesito transporte público e comunicação. Enfim, vamos torcer para que um dia cheguemos pelo menos a metade do que os países europeus são.

Obs: Fiquei em um hotel em Berlim na Friederichstrase e quase surtei quando vi a galeria do Romero Britto, passei 3 dias tentando me convencer que tenho que me contentar com minha gravura e que aquela prateleira de obras dele não caberiam no meu apartamento... rsrsrsrs. Louca total!!! Parecia cachorro em frente a televisão de franguinhos!!!

Durante a viagem, estive em alguns restaurantes indicados pelos Destemperados e com certeza eles sabem do que falam. Em Praga visitei o Mlejenice para um almoço.

Nossa, minha mensagem já está gigante!!! Mas acaba sendo impossível ser sucinta depois de ver tantas coisas legais. Seu site sem dúvida nenhuma permite que aqueles que não tem a oportunidade de viajar possam conhecer um pouco dos lugares.

Parabéns e bjs,
Cláudia Oliveira

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia,

Demorei a comentar, pois quis ver cada detalhe desse post delicioso!
Não conhecia seus relatos de viagem, e vou reservar um tempo para ler alguns, pois já descobri que devemos ter muitas afinidades. rs

Não conheço Praga ainda. Mas sou completamente apaixonada pela Europa (Já morei na Alemanha)
As fotos que mais me chamaram a atenção são as da Igreja Gótica, que eu também sou aficionada por esse tipo de arquitetura!
O passeio parece ter sido maravilhoso e o restaurante no final, que delícia! Seu prato parecia mesmo mais apetitoso!

Aguardo os outros posts sobre Praga! ;)

Beijos

Sicores disse... [Responder comentário]

Minha internet voltou, Graças a Deus!
Agora vou poder trabalhar em paz, e passear pelos blogs que mais gosto. COmo o seu, por exemplo.
Sei que perdi muitas coisas, mas aos poucos vou me atualizando.
beijos e parabéns pelo post,
Simone

Heloísa Sérvulo da Cunha disse... [Responder comentário]

Katia,
Adorei! E pude relembrar minha viagem a Praga, há quase 20 anos.
Gostei demais da cidade, mas encontramos algumas dificuldades pois estivemos lá logo após a queda da cortina de ferro, e quase que só se falava a lingua tcheca. Com o fim do regime comunista é que o pessoal passou a aprender e falar inglês.por isso, a comunicação era difícil. Nos restaurante todos os cardápios eram em tcheco (seria esse o nome da lingua deles?) e tínhamos que adivinhar o que pedir. MAs a viagem foi maravilhosa.
Ainda quero escrever sobre ela no meu blog Fotos: Lazer e Memórias, mas não sei quando conseguirei (tenho que localizar as fotos e escaneá-las).
Por falar nesse meu blog, convido-a para conhecê-lo. Ontem escrevi sobre Wellington, capital da Nova ZeIândia.
Eis o link:
www.helofoto.blogspot.com

Beijos.

MirianCS disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Praga é maravilhosa! Foi uma das cidades que visitei que mais gostei! Adorei relembrar os locais por mim visitados através das suas fotos, que por sinal ficaram lindas! Visitei Praga no finalzinho do inverno, mas não cheguei a pegar nevasca... Nevou um pouquinho apenas um dia. Mas fez muito frio! Fiquei uma semana lá... deu pra conhecer vários lugares! Eu adoro um museu, uma igreja, sinagoga, ... não posso ver um que já quero entrar! Quando fui a Praga aproveitei para conhecer o campo de concentração de Terezin (Theresienstadt) (cidade próxima a Praga). Foi o primeiro campo de concentração que visitei na minha vida. A princípio fiquei com receio, mas fui assim mesmo. Valeu muito à pena conhecer tudo aquilo para dar valor à vida e lutar a cada dia para ser uma pessoa melhor, mais solidária e respeitar as diferenças nas pessoas! Outro lugar que eu gostei ter visitado foi a pequena igreja de Nossa Senhora Vitoriosa (Kostel Panny Marie Vítězné) onde está alocada a imagem do Menino de Jesus de Praga. E para minha surpresa ao lado da estátua do Menino Jesus está a única estátua de Nossa Senhora Aparecida fora do Brasil (com o manto cheio da bandeirinhas do Brasil). Gostei muito! Vou ficar esperando o próximo post para relembrar mais um pouquinho dessa maravilhosa cidade.
Bjo
Mirian CS

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ahhh.. saudades de você e do seu blog. Estou sem computador :(
Lindo esse lugar. Montei um quebra-cabeça de uma das fotografias em que você esta :) Muito lindo mesmo!
Gostaria de estar comentando mais sobre suas coisas e entrando mais em contato, mas fora o fato de estar sem computador (agora estou usando o do meu irmão que não esta em casa), também estou fazendo um curso e trabalhando.
Espero que esteja tudo bem :D Seja feliz e continue sempre com esse sorriso no rosto!
Muitos beijos! :*

Mila

Família Ramos disse... [Responder comentário]

Olá Katia,

Já tem um bom tempo que penso em conhecer a Rep. Tcheca, em especial Praga, e essas suas fotos e o post só fizeram aumentar essa vontade. Definitivamente é um dos próximos destinos a se pensar. Mais uma vez parabéns pelas excelentes fotos e obrigado por compartilhar conosco, e acho que passar a mao nas estátuas nao fez muito bom efeito para o time do Marcelo na lbh nao!! hehehe :)

Abraços,
Alessander

Anna disse... [Responder comentário]

Lugar maravilhoso, quero um dia conhecer, por enquanto meu marido só quer brincar nos parques da Disney,mas vamos ver se consigo ir para outro lugar em breve.
Saudades de seus relatos.
Beijos

Priscila Ferreira disse... [Responder comentário]

Quantos cenários lindíssimos! Praga está na minha lista para minha próxima ida a Europa... que espero que não demore muito hehehe
Mas pelas fotos não parecia uma primavera muito quente com tantos casacos heheh
Te prepara para o frio de Porto Alegre heheh
Bjuuu
Pri

Ana Medeiros disse... [Responder comentário]

Seu blog sempre tão cheio de boas informações,rs. Fotos lindas, histórias bacanas e delicias apetitosas.
Parabéns Katia, seu bloguito só melhora a cada dia.

Beijos

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Estava eu aqui, anotando suas dicas quando me deparei com o comentário que eu postei no ano passado. E não é que eu estava certa? PNL é tudo!!!!!
bj

Corinne disse... [Responder comentário]

Oi Katia! Adorei o seu blog! Muito caprichado e informativo. As suas dicas vão nos ajudar bastante na nossa viagem para Praga agora em Abril. Eu já estava animada, mas depois de ler o seu relato fiquei ainda mais empolgada! hahaha Já até fizemos reserva para jantar no Kampapark. Muito romântico hehe Uma coisa que me interessou bastante e que não vi muito em outros blogs foi o Bairro Judeu. Eu só não entendi se você tem que pagar o "ticket" se entrar nas atrações (sinagoga, cemitério) ou paga-se mesmo até para somente entrar no bairro. Outra dúvida: como você fez para trocar dinheiro por lá? Eu li em algum lugar que as melhores casas de câmbio são aquelas em ruelas afastadas e não turísticas, mas confesso que fiquei receosa de entrar em algum lugar qualquer assim...Será que é seguro? Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog. Ah, e se você quiser dar uma passadinha lá no meu blog (pontodepartida021.blogspot.com.br), ficaria feliz hehe :) Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@CorinneOi, Corinne! Muito obrigada pelos comentários e elogios! Fico feliz que tenha gostado do relato! Mas, puxa, infelizmente já tem alguns anos que fizemos essa viagem e é meu marido que cuida dessa parte logística, então não sei como responder as suas perguntas... mas seja sempre muito bem-vinda e faça uma excelente viagem!

Related Posts with Thumbnails