Conheci a Joana Freire há alguns meses e me encantei com sua maneira de pensar e com a forma como escreve. Ela é bem clara, sensível e inteligentíssima e seus textos são muito gostosos de ler! Tenho que confessar que posts com muito texto e poucas imagens não costumam me atrair à primeira vista, mas os da Joana me deixam grudada na tela até que eu chegue à última linha! A variedade de temas abordados no blog DOCES VERDADES também me anima a voltar sempre pra conferir as novidades.
Recentemente li um post que me chamou a atenção e convidei a Joana a reproduzi-lo aqui. Vamos saber do que se trata?
Pessoal,
Tenho que me apresentar, né? Eu tenho um blog (óóóóó), que se situa logo ali, é só descer o blog da Bonfa, passar por ilustrações, fotos, culinária, drinks, viagens, decoração... até que vocês encontrarão o link em "Gente Boa".
Doces Verdades é o nome dele. E para ser verdadeira, igual ao título, não sei o motivo da escolha, testei vários nomes e todos que eu pensava já existiam, fiz uma pesquisa e ao final decidi por este.
No começo não tinha idéia do que ia falar, tratei de tudo - alimentação, twitter, comportamento, BBB, futebol, tradições, cinema, etc. Imaginaram como minha cabeça ficava uma loucura?
Então li esses sites que dão dicas para blogs e fiquei mais confusa ainda, diziam para eu ter foco, falar de um tema apenas!
E o que eu ganharia com isso? Só visitantes que gostassem de um tema específico e que acabassem simpatizando com essa blogueira aqui?
Por fim me organizei e hoje escrevo sobre o que eu gosto, mesmo que os assuntos sejam variados. Quem conhece o Doces Verdades já está acostumado. Segunda meus textos são sobre Cinema, na terça o assunto é Esportes, na quinta trato sobre Mundo Virtual (normalmente blogs e twitter) e Sexta, que foi o tema que a Katia selecionou, Carreira. E vocês me perguntam, e os outros dias? Nesses eu me dou total liberdade! Escrevo sobre algo que me agrade, que esteja em pauta no momento ou que me motivou a produzir um post.
Estou com receio de me prolongar (tenho esse grave problema). Então vamos ao BONFA CONVIDA!
Quando a Katia me fez o convite, eu li, reli, li mais uma vez e juro que pensei, "Por que ela quer que faça parte desta seção? Eu não me encaixo nela!" Eu surtei na hora - dando uma de louca, né? Tanto que não respondi nada coerente para a Katia. rs
Eu considero o BONFA CONVIDA um dia em que a Bonfa fala sobre pessoas super talentosas, com alguma habilidade manual, que preparam coisas gostosas, têm um algo a mais para mostrar para vocês, alguém realmente especial. Eu adorei todas as pessoas que ela convidou até hoje e viajava a cada post para um mundo diferente. Por isso, ao ser convidada, eu fiquei nervosa, insegura, mas acabei aceitando. E estou aqui escrevendo sem parar. E também num momento "briga interna" para acabar logo com esse blábláblá e chegar ao post selecionado pela Bonfa.
O texto escolhido pela Katia, das opções que conversamos, é sobre um tipo bem comum de pessoa que encontramos no nosso dia a dia, nas empresas, e que podem ou não ocupar uma posição de chefia. Esse "Gustavo" não trabalhou diretamente comigo, mas ele é real, e assim como ele outros "Gustavos" passaram pela minha vida e acho que pela de vocês também.
O FANTÁSTICO MUNDO DE GUSTAVO
de... Gustavo, Danilo, Fernando, Gabriel, João, Pedro, realmente o nome não importa. E sim a historinha que irei contar para vocês (baseada em acontecimentos reais). Irei nomear o personagem principal de Gustavo e o resto... o resto vocês tiram a conclusão que acharem melhor.
Gustavo já passara dos 30 tem alguns poucos anos, casado e sem filhos, seu único objetivo é a carreira e o status. Começou seus estudos em uma Universidade de renome, não terminou, e acabou concluindo o curso em outra instituição (a famosa pagou passou), em seu currículo afirma que se formou com louvor na 1ª. Também fez um curso de especialização numa faculdade famosa e floreou no mesmo currículo como se tivesse cursado MBA.
Línguas? Diz que é poliglota, apesar que quando é necessário que fale inglês, ele se enrola, gagueja, solta cada pérola e deixa os colegas dele com vergonha alheia. Nem com sua língua materna, o português, possui muita afinidade. Comete erros grotescos de concordância e grafia das palavras.
Mas teve "sorte" na vida. Vem de uma família abastada e influente e logo conseguiu um bom emprego como gerente de uma área em desenvolvimento. Apesar que ele se apresenta ao mercado como diretor, concede entrevistas em nome da empresa e posa de pessoa de destaque. E é um exímio vendedor de sua imagem, consegue vender um fusca como se fosse uma ferrari! Seu grande desejo é abandonar o atual emprego por algo maior e mais vistoso, talvez ser vice presidente ou CEO de uma grande empresa. É muito bom nas relações com o mercado e clientes, mas dentro da organização possui uma conduta questionável. De início todos o acham o boa praça, o carismático, mas, passado algum tempo, a máscara cai totalmente.
Todos a sua volta são seus concorrentes ou pretendem algum dia te derrubar. Considera seus pares inferiores a ele e incompetentes e faz de tudo para diminuí - los. Seus subordinados são tratados igualmente, todos servem para o mesmo propósito: fazê - lo brilhar. São apenas degraus para o seu sucesso. É inseguro e tem medo que eles se destaquem. Por isso não dá feedbacks, não deixa eles se destacarem, não valoriza as boas idéias e muito menos compartilha as informações.
Mesmo assim, utilizando do suor e trabalho das pessoas à sua volta, e por ser bastante persuasivo, vende-se muito bem com seus superiores. "Vive" atolado de trabalho, reuniões e nunca tem tempo para nada. Na verdade, aparenta mais do que faz. Sabe que imagem é tudo, por isso consegue angariar a simpatia temporária de algumas pessoas.
Também gosta de ser o dono da verdade, mas é esperto, se todos conversam sobre um assunto ele se intromete e dá o seu pitaco. Quer demonstrar que é inteligente e que pode conversar sobre qualquer tema: vinhos, economia, história, engenharia, psicologia, novela, viagens, culinária, artes... e mesmo que não saiba nada, sempre solta uma frase de efeito ou algo que leu por alto para se destacar. Se fala besteira ou alguém o desarma ou discorda, muda o contexto e diz que era aquilo mesmo que ele estava falando.
Nunca assume os erros, nunca diz que não sabe, quer ter toda atenção e flashs para ele e jamais parabeniza as outras pessoas. Seu ego é gigantesco, não cabe mais apenas no seu singelo corpo. No seu dicionário só existe uma palavra: Eu! Se algo o atinge ele revida. No entanto, se é colocado contra a parede, desconversa, tenta engabelar a pessoa e muda o foco da conversa. Depois prepara a cova desta pessoa, começa falar mal com um e com outro, critica as coisas que ela faz. Na frente é só sorrisos e elogios e é só darem as costas que ele fala o que realmente pensa. E assim ele toca sua carreira, em busca do sucesso absoluto, acreditando em suas mentiras, passando como um trator por cima de todos e vivendo em um mundo em que ele mesmo criou:
No Fantástico Mundo de "Gustavo"!
Gostei muito de um texto que li tem pouco tempo no qual o tema era a inveja, mas existiram alguns pontos nele em que vi o "Gustavo", e esse post é novamente do Blog Lost in Japan, do Alexandre Mauj: A Invejada Maria Caras - Leiam!
Obrigada a Katia pelo convite! Sinceramente, eu me senti lisonjeada, pois você sabe como acho seu blog um lugar espetacular e você uma blogueira talentosa e alto astral. E uma mulher maravilhosa!
Cabô? ;(
Até uma Próxima! Beijão!
…………………………………………………………………………………………………..
Joana, eu também já conheci alguns “Gustavos” na vida. É interessante observar que algumas vezes o comportamento típico de um “Gustavo” parece encobrir um complexo de inferioridade, baixa auto-estima ou insegurança. Mas já conheci “Gustavos” que realmente eram super seguros de si e tinham o ego inflado, a arrogância de dizer que conheciam tudo sobre um determinado assunto mesmo que nunca tivessem ouvido falar de tal coisa, falta de humildade, orgulho, competitividade e vaidade extremas. Alguns “Gustavos” são realmente inteligentes, cultos e talentosos e não precisariam ficar alardeando essas qualidades aos quatro ventos. Acho que essa atitude tem o efeito contrário ao esperado pelos "Gustavos". Ao invés de serem admirados, eles são considerados arrogantes, metidos e pedantes, o que faz com que as pessoas se afastem.
Obrigadíssima pela participação no BONFA CONVIDA, Joana!!!! Espero que você volte mais vezes trazendo textos super interessantes pra compartilhar com a gente!!!!
Para conhecer melhor essa simpática e talentosa blogueira, basta acessar o seguinte link:
http://verdadeiramentedoce.blogspot.com/
Um grande beijo e um lindo final de semana pra todos!!!!
20 comentários:
Kátia, esta semana assisti a um documentário no GNT: "Pais neuróticos, filhos mimados".
Lendo a descrição do "Gustavo" feita pela Joana não pude deixar de associar ao documentário, pois ele parece ser um exemplo da geração "millenial": cresceu superprotegido e superestimado pelos pais. Na verdade ele não é inseguro e, esconde isso com a arrogância. Ele realmente se acha superior a tudo e a todos, incluisve às regras de relacionamento numa empresa ou, na sociedade.
Apesar de serem até bem preparados (afinal, os pais investiram pesado na formação dele, para que fosse o "melhor de todos"), têm dificuldade em assumir compromissos de trabalho e relacionamentos estáveis.
Ninguém é super-herói, não é mesmo?
Abraço!
É uma pena, mas de Gustavos o mundo tá cheio, né?!
Eu amei a entrevista e vou agora comecar a garimpar o Blog dela, que deve ser cheio desses textos gostosos!
Um beijo e bom findi =)
O mal que esses "Gustavos" fazem a quem é obrigado a conviver com eles é enorme. Experiência própria. Por conta disso, cada vez mais me decepciono com o (meu) mercado de trabalho e tento usar todos os meus neurônios para ter uma ideia genial que me faça dar uma guinada de 180 graus.
Ká,
Nem preciso dizer que AMO a blogueira que você escolheu para a sessão! Está super de parabéns! Adoro o jeito que a Joana escreve sobre os temas mais diversos do dia a dia... já sou fã de carteirinha do blog dela, desde que conheci.
Ela é minha "vizinha" e vamos nos conhecer na semana que vem!
Parabéns mais uma vez pela coluna linda!
Beijos
lelê
Pessoal, acabei de ler o texto recomendado pela Joana: "A Invejada Maria Caras" no blog Lost in Japan, do Alexandre Mauj. Que texto maravilhoso e que história incrível!!!! Deixei um comentário lá e li cada linha até mais de uma vez. Recomendo que vocês leiam também! Um grande beijo!
Nao há quem já nao tenha passado por um 'Gustavo' no ambiente de trabalho :-( Infelizmente! :-( Seufz!
Beijocas pra voces,
Angie
Oi Kátia!
Mais uma convidada super esppecial!
E que postagem verdadeira .. em nossa vida encontramos vários "Gustavos" na profissão então, é revoltante encontrar aguém assim que acaba te prejudicando..
Tb li o post do Alexandre. que incrível.. li tudinho com muita atenção.. Fico me perguntando como que pode haver pessoas assim?
bjos querida e ótimo final de semana!
Aff que vontade de estrangular esse Gustavo, kkkkkk. Conheço vários assim e não suportaria conviver com um desses.
Beijos
Perfeito!
Neste post tem tudo o que eu gosto: diversão, informação e gente querida!
@docesverdades Joana é excelente articulista de futebol - pasmem - foi ela quem fez a maioria dos posts sobre copa do mundo no meu blog-bbb.
Além de ser futeboleira, é cinéfila, leitora voraz, amiga preocupada, tuiteira boa de piada e de links bacanas. É essencial na minha TL.
O Alexandre citado, @mauj77, é o dono do meu blog favorito, coração "bão" e extremamente culto.
Este teu post é perfeito: reuniu a inteligentsia bloguística! hehe
Um beijooooo e muito obrigada!
Meninas, adorei!!!
Conheci o blog da Jô tem pouco tempo e gosto muito, e tu é tudo de bom, né, Ká?
Adoro vocês!!!
Beijosssssssssssssssss
Vero
Eu também não gosto de textos longos, mas os da Jô realmente me fazem viajar. Eu amo os textos dela.
Quando leio tenho mais vontade de escrever cada dia melhor, ela é uma das minhas inspirações para escrever =)
Eu adoro ela, ela é uma pessoa querida, carismática! Mesmo sem conhecê-la pessoalmente digo que ela é uma pessoa adoravel e de sucesso!
Eu já conheci um "Gustavo" e acredito que esse tipo de pessoa é a mais arrogante o possível!
Enfim adorei a participação da Jô por aqui.
Beijoooos
Olá Kátia querida!
Estou te devendo algumas visitas...rsrs...mas ando numa correria entre mudanças e planejamentos...uma loucura! Estou saindo de Curitiba e voltando para São Paulo, então pode imaginar, não é?
Bem, mas não podia deixar JAMAIS de vir aqui para deixar registrada a minha enorme admiração por essa pessoa linda (hoje vi o seu rosto...hehehe) que é a Joana! Sou frequentadora, admiradora e leitora do Blog Doces Verdades e concordo com todos os elogios à nossa amiga! Se pudesse ainda inventava algumas palavras novas para descrevê-la.
Joana, minha querida, sabe o quanto a admiro e o quanto me é significativa a sua amizade! Mesmo que virtual, mas ainda assim podemos trocar energias muito boas, acrescentar valores e conhecimentos em nossa vida. Sou bem simples, você sabe, e talvez essa simplicidade me impeça algumas vezes de demonstrar o tamanho do meu carinho e respeito...mas, se puder, sinta-se hoje aqui, publicamente QUERIDA E ADMIRADA por mim!!!
Kátia, parabéns pela seleção. Pelo pouco que te conheço, percebo o seu gosto, talento, bom trato e sensibilidade. E é isso que te diferencia entre tantos e tantos blogueiros que encontramos pela net...
Grande beijo, minhas queridas! Sucesso sempre!
Jackie
Meninas, arrasaram. Adorei a dica de blog da semana, adorei o post adorei a charge. Vou favoritar o blog imediatamente. Abraços
Meu discurso... a la premiação do Oscar!!
Katia,
Obrigada pela oportunidade de me apresentar para seus leitores e leitoras e mostrar um pouco do que escrevo lá no blog.
Obrigada pelos elogios. Por ser uma pessoa que recebe tão bem e ser ultra mega simpática.
Obrigada pelo carinho e pela atenção!
Fiquei feliz - de verdade - por fazer parte da história do seu blog.
Meninas,
Obrigada a todas que comentaram e que gostaram do texto.
Obrigada a quem leu, mas não comentou.
Obrigada a quem visitou meu blog para me conhecer melhor - foram centenas de visitas.
Obrigada aos novos seguidores, também vindos daqui.
Obrigada ao "Gustavo", porque sem ele esse texto não existiria.
Obrigada aos que dividiram comigo as loucuras dele também.
E muito obrigada aos amigos e parceiros da blogosfera, pelo imenso carinho e elogios que recebi. Me emocionou bastante!
Espero que tenha agradado a algumas pessoas...
Beijos!! E que venha o próximo convidado!
Bonfinha,
Adorei a entrevista, e principalmente o texto que me fez pensar como é fácil atropelar as pessoas quando o que elas tem de mais forte são os sentimentos.
Lástima só é saber que os "Gustavos" utilizam um escudo protetor tão poderoso que são imunes a compreensão do que não pertença ao seu fantástico mundo.
Bjks
Kapin
Incrível como encontramos Gustavos por aí. No meu caso, acho que não encontrei muitos, mas ouvi falar de muitos deles!
Quem é bom mesmo, não precisa passar por cima dos outros. Cresce naturalmente, por mérito e capacidade. ALém disso, a humildade é uma virtude incrível!
Beijocas
Menina, parece até que conheço o Gustavo só que com outro nome.Megalomaníaco, mitômano, esse até que falava inglês muito bem.Mas recentemente, ao ler o livro da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, Mentes Perigosas,descobri outra, digamos assim, característica, do sujeito: psicopata.Consegui me afastar dele há algum tempo mas ele quase destruiu minha vida, juro.
Bonfa, muito legal o texto da Joana e sabe "Gustavos" existem aos montes por aí e como é chato convivermos com eles. Chega a ser nojento.
bjos e até sábado com o resultado do sorteio idade interior.
bjocas!
Muitos Gustavos e Gustavas, diga-se de passagem, pela vida afora... Gente que, ao primeiro contato, você imagina exatamente o que está escrito no texto: que pessoa megablasterfantásticamenteótima! Aí, na medida em que você vai conhecendo...E, são éssoas com as quais vc mal consegue entabular um debate, porque sua lógica é pessoa, únical e absurda, fugindo daquela espinha dorsal da sociedade.
Na minha vida como advogada há muita gente assim; na minha vida doceira, bem menos (mas também há!).
Enfim, ótimo post! Vou lá conhecer o Alexandre! Bjs!!
Kátia,
Primeiramente, é um grande prazer chegar ao seu blog, que pelo que vi é ótimo e com excelente conteúdo, nem vou perder mais tempo e vou seguí-lo logo!
Sua convidada é uma pessoa espetacular, a Jô realmente escreve textos fantásticos, super inteligente, e que nos instiga a refletir, sempre nos acrescenta mais conhecimento e amadurecimento.
Alexandre é outra pessoa espetacular e o texto dele sobre Maria Caras é sensacional.
Gustavo...ou melhor Gustavos, tantos dele estão espalhados pelo mundo corporativo, fui lendo o texto e de cara identifiquei um Gustavo que conheço, no final das contas quem os suporta?
Beijos.
Postar um comentário