domingo, 10 de outubro de 2010

Criação de Identidade Visual + Letreiro para o Ateliê Simone Guimarães

Bom dia!!!!! Hoje gostaria de mostrar a vocês o porquê da minha falta de tempo de visitar meus queridos amigos blogueiros nos últimos tempos. Como a maioria sabe, estou trabalhando por conta própria há seis meses e assim como tudo na vida, existem prós e contras com relação a esse tipo de rotina. O tempo parece passar mais depressa e quando se ganha por produtividade, quanto mais ágil você for, mais recompensante será seu mês. Ser free-lancer permite ter mais flexibilidade de horários mas também traz o problema da disciplina, que é um elemento importantíssimo para a gestão de prazos e cronogramas de trabalho.

Recentemente desenvolvi um projeto de Criação de Identidade Visual e aplicação em letreiro para o Ateliê Simone Guimarães e o enviei como exemplo a uma outra cliente, que tinha dúvidas sobre o que constava no orçamento. Este geralmente é composto de: elaboração da Logomarca nas versões colorida e P&B, assinaturas vertical e horizontal, elementos de apoio, estudos de redução mínima e indicação de fontes a serem utilizadas em conjunto com a Logomarca, além de exemplos de aplicação da mesma em objetos do cotidiano.

O conceito para o desenvolvimento do projeto do ateliê foi a busca pela sintonia entre os caminhos lúdico e orgânico do trabalho de um artesão. Lúdico porque, tal qual o processo artístico, não procura somente o resultado, mas a valorização do trajeto criativo. Orgânico porque mergulha em elementos que promovem a simbiose do conceito gráfico com símbolos que pertencem ao cotidiano criativo de um ateliê de artesanato. Nesse caminho, a escolha da fonte buscou brincar com desenhos e elementos universais, como as formas geométricas e curvas, que simulam movimento e criação, ousadia e aconchego. O mesmo trilho fez nascer a identificação da marca através de complementos gráficos. Os círculos superpostos traduzem harmonia, equilíbrio e profundidade. As cores em roxo, lilás e verde seguiram não apenas o desejo da cliente, mas a expressão de um roteiro criativo que traduzisse a ideia de uma marca original, elegante, criativa e sedutora.

Exemplo-Idendidade-Visual 

Exemplo-Idendidade-Visual2

Exemplo-Idendidade-Visual3

Exemplo-Idendidade-Visual4 

Exemplo-Idendidade-Visual5 

camisetas

canecas

Letreiro-FINAL2

IMG_8885

Letreiro em arquivo e aplicado na fachada do ateliê

A seguir, vocês podem conferir o depoimento da cliente sobre o projeto que desenvolvi:

“Assim que começamos a tratar a documentação para montar a sociedade, a minha primeira preocupação, após a escolha do nome (já que a Simone tinha aceito dar o próprio nome ao ateliê), foi a escolha da logo. Como fazer? Com quem fazer? Dinheiro para investir no local, montagem, estoque, documentação, etc, etc, e ainda por cima com logo? Seria um supérfluo? Seria exagero meu? Na verdade, a nossa ideia sempre foi a de passar uma imagem de respeito pelo trabalho manual, responsável, quando se trata de passar conhecimento de uma arte para o outro, e para isso eu e Simone queríamos algo igualmente sério, elegante, clean, sóbrio, mas sem ser sisudo. Imediatamente me veio o nome Katia Bonfadini, que tem um blog (Casos e Coisas da Bonfa) que é um sonho! E neste momento a Simone confiou, mais uma vez, em uma dica minha e assim, depois de algumas trocas de mensagens e pequenos ajustes, nasceu a Logo do ateliê.

O bom de termos feito esse processo de criação com uma profissional, é que agora não corremos o risco de ter que pensar em trocar a Logo, por termos feito algo amador, temporário. E sem contar que não teremos que refazer papelaria, ou confundir a cabeça de alunos e clientes no futuro (a não ser por um upgrade da própria Logo). Além disso, devemos confessar que não foi caro o trabalho. Foi uma verba muito bem empregada, pois tivemos assessoria de primeira.”

Ana Paula Portela
Sócia do Ateliê Simone Guimarães

ATELIÊ SIMONE GUIMARÃES
Av. das Américas, 15.000 sala 204 - Shopping São Francisco Toptown,
Recreio dos Bandeirantes – RJ. Tel: (21) 2437.9418
http://atelie-simoneguimaraes.blogspot.com/ 

……………………………………………………………………………………………………………

Ana Paula e Simone, muito obrigada pela confiança no meu trabalho. Fico muito feliz que tenham gostado do resultado e desejo todo o sucesso do mundo ao ateliê!!!!!

Um grande beijo e uma linda semana pra todos!!!! Na quarta-feira vou postar as fotos do Chá entre Blogueiras e espero vocês aqui!!!!

P.S.: Se você deseja requisitar um orçamento para seu projeto de identidade visual, cartão de visita, folheteria, layout de blog ou ilustração personalizada, basta enviar um e-mail para katiabonfadini@gmail.com, que eu responderei assim que possível!!!!

Bonfa ass

24 comentários:

Gina disse... [Responder comentário]

Kátia,
Nada como um trabalho bacana para formar uma identidade visual.
Sabe que já fiz muitos produtos artesanais, como biscoitos, geleias e chocolates pra vender, mas não tinha um adesivo legal, algo personalizado, sabe?
Atualmente, não estou mais trabalhando com isso...
No cd do meu filho foi feito um trabalho gráfico bem diferente. Bom conhecer um pouco mais do seu trabalho. Vou enviar um e-mail pra você.
Bom feriado!

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Ola katia
Adorei o resultado.
Vc é super,bjkas
Patricia Merella
http://wwwmaisonduchocolat.blogspot.com/

Raissa Kahn disse... [Responder comentário]

Nossa ficou bacana mesmo...adorei as assinaturas, ficaram hiper fofas e bem marcadas :)

Jane disse... [Responder comentário]

Ficou muito bom! De muito bom gosto.
Parabéns pelo trabalho!

Marina Mott disse... [Responder comentário]

Que bárbaro seu trabalho!! Adorei!! bjs!!

Prosopopéias Cintilantes disse... [Responder comentário]

Kátia
Mais um lindo trabalho!
Você é mesmo muito talentosa!
Beijos,
Stela

Unknown disse... [Responder comentário]

Trabalho primoroso!
Sucesso sempre!
Bom feriado!
Flávia

Karine disse... [Responder comentário]

Kátia! Que trabalho lindo, vc é muito talentosa... adorei a identidade do Ateliê, e é como vc mencionou "a expressão de um roteiro criativo que traduz a ideia de uma marca original, elegante, criativa e sedutora. "
parabéns pelo excelente trabalho!

bjos e estou louca pra ver as fotos do chá :)

Miss Docinho disse... [Responder comentário]

Kátia..Adorei!!!!Muito bom gosto..
Eu tbm to que nem vc na correria faz exatamente 6 meses resolvi mudar a minha vida larguei meu trabalho e me tornei uma doceira em tempo integral...Foi otimo ,mas como vc mesma disse precisamos ter diciplina....Obrigada pelas visitinhas la no blog e pelos comentários carinhosos..bjs
Maristela

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. estou aqui para dizer o quanto adorei te conhecer! Fiquei tão contente em poder estar com vocês ontem! Foi muito bacana e adorei cada uma das meninas!
Muito obrigada pela recepção e pelo carinho!
Estava tudo maravilhos e vamos marcar mais encontros ou happy hour!
Beijocas

Beatriz disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Trabalho reconhecido é a melhor coisa que há!!! Por enquanto ainda trabalho para os outros e estudo p/ o mestrado, totalmente sem tempo! Mas quando aparece algum projeto de consultoria...a minha conta no final do mês agradece!
Beijos e MUITO sucesso!!!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Boa noite, Kátia
Muito bom seu trabalho, de muito bom gosto, aliás, como tudo que você faz e posta no seu blog maravilhoso.
Parabéns!!
Maria Célia

Ana Paula R. Portela disse... [Responder comentário]

QUerida, é um orgulho para o Ateliê ter a logo feita por Ti.
Um grande beijo, obrigada pelo carinho, e boa semana!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Bonfa, muito boa a ideia criativa em torno da marca, o uso das cores, a ideia de movimento, reflete bem o serviço atelie. Como sempre vc acertou na concepção da marca. As cores verde e roxo, ficaram lindas... Parabéns, tenho certeza que o cliente tenha ficado satisfeito. E aproveito a oportunidade de dizer aos que querem criar sua marca (identidade) o faça com bons profissionais, não com os piratas da profissão, que cobra pouco e muitas vezes o serviço não fica de boa qualidade. A Katia mostrou como um bom profissional pode fazer coisas de bom gosto e com qualidade. A Simone esta certissima e tdos que querem deve seguir o exemplo dela: contrate profissionais da área.
Bjos Bonfa e até quarta, mesmo na correria vc ainda encontra um tempo para postar no Percepções e digo que me sinto especial por isso.
Fui!

K disse... [Responder comentário]

Nada como começar com o pé direito.A empresa tomou a decisão certa ao te escolher pra desenvolver sua marca.Ficou lindo e com muita personalidade.

Coisas do Casal (Cynthia) disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!! Já havia escutado falar sobre você, mas hoje vendo seu blog fiquei tão maravilhada que não podia deixar de te escrever!

Estou fazendo curso de Web Designer e você e seu blog pra mim está sendo uma enorme inspiração...

Beijokas!!

Erika disse... [Responder comentário]

Olá,
É a primeira vez que comento em seu blog, que acompanho a alguns meses. Parabéns pelo trabalho! Ficou muito bem feito, ainda mais com todos os estudos próprios para a elaboração da marca, tamanhos, etc. Também trabalho por conta nessa área, e sei o quanto ralamos para conseguir chegar a um resultado satisfatório para ambas as partes.
Sucesso!
Erika

Bird disse... [Responder comentário]

adorei Katia!!

como sempre impecavel gosto e talento!!!!

estou esperando as fotos do niver dos pimpolhos para terminar o post...faz 3 semanas que minha irma mandou e pelo visto vai ter que enviar denovo... :(

o texto ja esta pronto, so falta as fotos!

espero que vc nao fique zangada rsrsrsrsrs

beijocas

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia,

Nunca vou cansar de elogiar seu trabalho, você é muito talentosa e consegue agradar aos clientes pois sinto que você entende a essência do que eles querem e imaginam e muitas vezes não conseguem expressar em palavras.
Amei a logo e desejo sucesso para a Simone e a Ana Paula!!

Parabéns para as 3!

Beijos ;)

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

A carta da cliente muito bem escrita. A logo é um investimento e vale muito a pena fazer algo que nao seja temporário e que consiga expressar o que é a sua empresa. Kátia vc tem sensibilidade e criatividade para captar o que seus clientes desejam. Uma profissional com suas qualidades artisticas e com esses quisitos essencias que citei acima, sensibilidade e criatividade e mais o PROFISSIONALISMO s;o pode resultar em belíssimas criaçoes e satisfação do cliente. SOU MUITO SUA FÃ!!! NOOOOOOSSA, vc nao tem noçao o tanto que admiro vc e seu trabalho.
Um beijo carinhoso.
Eliete

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ficou muito legal o resultado, Bonfinha!
Adorei as cores e formas.
A aplicação da marca nos produtos dá uma ótima ideia de como elas podem ficar na realidade.
Parabéns!!!

Beijo,
Wagner.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Kátia, ame o resultado.
Qdo trabalhava fora, sempre tive a sorte de trabalhar com designer bem conceituais que mergulhavam na campanha, isso é ótimo.
Em relação a trabalhar em casa penso que temos que ter um controle maior do tempo, pois temos outras coisa para fazer tmb.
Bjo o coração.

acasinhaencantada.blogspot.com

Priscila disse... [Responder comentário]

Olá Katia, posso te acompanhar o blog?!

Sou novata e abri o meu primeiro blog!!
Vou falar sobre várias experiências de noiva, futura casada e mamãe!!

Vou sortear o prêmio para inaugurar o primeiro blog!!

Beijos...

Pri

Luci Cardinelli disse... [Responder comentário]

Parabéns! Adorei o resultado! :)

Related Posts with Thumbnails