sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Os surpreendentes salgadinhos caramelados da Simone Scharamm

Minha convidada de hoje esteve lá em casa recentemente e pude constatar ao vivo o que eu já desconfiava: a Simone é uma mulher super cativante, carismática, simpática, gentil e generosa, além de ser dona de um belo e largo sorriso!

Entre as participantes do Chá entre Blogueiras que aconteceu há duas semanas, a Simone era minha conhecida virtual há menos tempo. Não lembro como cheguei ao blog dela, mas bastou ler dois posts para que eu me encantasse com a criatividade, talento e disposição dessa talentosa artista! Sim, ela é uma verdadeira artista auto-didata que pesquisa bastante antes de produzir suas festas, comes & bebes, peças de decoração e artesanato. Dá gosto de ver como a Simone mergulha de cabeça nos processos de preparação e criação e não tem como não perceber e admirar o envolvimento e capricho que ela coloca em tudo o que faz, sempre pensando nos mínimos detalhes.

Acho que posso dizer que tanto eu quanto as outras meninas participantes do Chá ficamos surpresas e encantadas com a quantidade de mimos que a Simone preparou pra nossa festinha. Eu nem consegui imaginar o trabalho que ela teve em preparar as lindas forminhas para os salgadinhos e os palitinhos decorados com tanto esmero. Mas, conforme a Simone comentou, quando a gente tem prazer no que faz, o tempo passa rápido e a gente nem percebe. Isso me lembrou a famosa frase de Confúcio: "Escolha o trabalho de que gostas e não terás de trabalhar um único dia em tua vida." É a mais pura verdade!!!!!

bonfaconvidaEu adoro receitas diferentes! O trivial (apesar de amar arroz+feijão,rs), não me interessa muito. Então quando vi que teria um curso de salgados caramelados aqui em Niterói, fui me inscrever rapidinho. Não houve muita procura, o curso foi numa dessas lojas que vendem artigos para festas e as pessoas não se interessaram muito. O que mais me chamou a atenção foi o fato de se assemelharem a doces de festa, com o sabor salgado do recheio. Infelizmente, não é uma receita fácil de ser executada, devido à dificuldade do ponto da calda...isso requer treino, paciência, clima adequado e principalmente, que não se tenha filhos,rsrs...como eu estava dando atenção às meninas na véspera do chá, acabei bobeando com  a calda, mas acredito que o resultado final tenha agradado, apesar de não terem ficado com a aparência tão boa quanto da última vez que fiz. Uma alternativa é não fazer a calda. Os recheios dentro das ameixas/damascos já ficam bem bonitos, são rápidos de fazer e dão aquela incrementada à mesa de frios, que fica com um visual diferente.

Vamos às receitas?



Ameixas ao Roquefort

250 g de ameixas pretas macias, sem caroços
50g a 100g de queijo Roquefort ou Gorgonzola(eu coloco 100g, porque eu adoooro o sabor!)
100g de queijo catupiry de caixinha(não serve o rerqueijão de pote)
1 pitada de noz moscada

Modo de Fazer: Coloque o Roquefort, o Catupiry e a noz moscada no processador. Processe bem e leve para gelar em média 8h. Corte as ameixas no meio, sem separá-las. Recheie-as com uma bolinha de massa, como o docinho olho-de-sogra. Espete um palito e reserve para caramelar.

Damasco ao Lombinho

250g de lombinho defumado
50g de picles picadinho
damascos macios
1/2 colher de chá de Fondor
Molho de pimenta(opcional)
2 colheres
de sopa de creme de leite de caixinha

Modo de Fazer: Coloque o lombinho sem a casca, no processador e triture.  Acrescente os demais ingredientes(exceto o damasco) e bata novamente até formar uma massa que dê para fazer bolinhas e leve para gelar, em média 4h. Corte os damascos ao meio, recheie com uma bolinha de massa, espete um palito e reserve para caramelar.


Calda de caramelo

2 xíc. (chá)de açúcar granulado
1 xíc. (chá) de água
3 colheres (sopa)de  vinagre branco de álcool
1 pitada de cremor tártaro (vendido em lojas de artigos para festas)

Modo de Fazer: Leve a água, o açúcar e o cremor tártaro na panela anti-aderente e não mexa. Ao levantar fervura, coloque o vinagre. Deixe ferver até adquirir a coloração de guaráná. Passe os salgados no caramelo e deixe escorrer sobre o papel alumínio. Retire os palitos e acondicione os salgadinhos em forminhas, com tapetinhos de celofane dentro.

Agora é só "enganar" os convidados,rs!

…………………………………………………………………………………………

Simone Scharamm, obrigadíssima por ter compartilhado essa receita deliciosa com a gente hoje!!!! Eu adorei os salgadinhos caramelados que realmente tem a aparência de doces e enganam qualquer convidado desavisado. O bom de ter sido a anfitriã da festinha é que minha geladeira foi presenteada com alguns desses salgadinhos, devidamente consumidos nos dias seguintes ao Chá!!!!

Fica aqui uma ideia charmosa pra vocês e um convite pra Simone retornar muitas vezes à seção BONFA CONVIDA!!!! Nesse meio tempo, vocês podem se esbaldar com as criações maravilhosas dessa minha querida amiga virtual (e agora também real) no seguinte link:

http://simonescharamm.blogspot.com/

Um grande beijo pra todos e tenham um lindo final de semana!!!!

Bonfa ass

39 comentários:

Camilla Nesti disse... [Responder comentário]

Amei!! Quero muito prepará-los logoo!!
Desevem ser maravilhosos mesmo..

bjoks

Paty disse... [Responder comentário]

realmente querida Bonfa...
eu fico impressionada com a criatividade e disposição de mulher!
agora mesmo estou indo ao blog dela, pois ela faz lindas forminhas para doces... e estou procurando pra fazer pra festinha da minha filha...
bjks

Jalile e Ricardo disse... [Responder comentário]

Parabens! a Ideia vai ser devidamente executada e servida na primeira boa oportunidade!

beijao

Karla G. F. disse... [Responder comentário]

huuum que receita deliciosa!!! Os salgadinhos estavam tao lindo que eu teria até pena de come-los!!!
Eu adoro receitas que misturam doces com salgado e vou experimentar qualquer tempo desses!
Beijos Katia e bom findi =)

Débora disse... [Responder comentário]

Devem mesmo ser uma delícia ! Parabéns a Simone . Ele é mesmo uma mulher muito gentil, criativa e talentosa !

Bird disse... [Responder comentário]

Ah esse post esta divino!!! Sabe que nunca provei salgadinhos assim? Deve ficar muito luxuosos! Vou ter que testar né, Simone? :)

Obrigada pleas receitas deliciosasa e quando eu tiver tempinho e testar te aviso ok?

beijocas pras duas lindas!

Leticia disse... [Responder comentário]


Sou super fã da Si... ela é uma fofa... nos conhecemos na época que comecei a ver as coisas do meu casamento, isto é, no começo deste ano. Desde então, ela me deu dicas fantásticas sobre festa, inclusive me mandou imagens lindas do casamento dela...
Ela é realmente muito talentosa, não tem o que dizer...
Ainda é cedo para me jogar no mundo dos doces, mas logo logo eu tento. Estou ficando destemida nesse lance de cozinha. Estou amando cozinhar! Quem diria?
Beijos
lelê

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Kátia, querida!
Obrigada pelo post, ficou maravilhoso! Os elogios me deixaram sem graça, mas me encheram de alegria,rsrs!
Você é uma anfitriã perfeita, tanto em casa, quanto no blog...tenho certeza de que todos os seus convidados se sentem contagiados pela sua simpatia e generosidade em receber.
Obrigada pelo convite! Agora, que já vi que é tão bom estar aqui, vou querer voltar,rs!
Depois eu volto pra comentar mais, viu?rs!
Tenha um lindo dia!

Unknown disse... [Responder comentário]

Hummmm...babei!rsrsr
Devem ser deliciosos e surpreendentes!Só para moças muitissimo prendadas como vc Si!
Parabéns pela inovação!

Bom fim de semana para todos!

Bjocas

Flávia

http://ateliedacaie.blogspot.com

Lívia Carolina disse... [Responder comentário]

Afff Santa!
Que coisa mais gostosa!!!

Eu adoro damasco/ameixa com queijo e etc, mas nunca comi caramelado!

Deve ser divino!

Cate disse... [Responder comentário]

Huuummm... Fiquei com água na boca!
Será que acerto fazer, hein!?

Bom Final de Semana!

Bjosss =*

Milena disse... [Responder comentário]

Simone é realmente como você descreveu,pelo menos para mim.
E os falsos docinhos estavam deliciosos,vendo de novo,deu água na boca,principalmente o de damasco,
bjs as duas

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Oi, Katia!!! :D
Oi, Simone!!! :)
Simone, minha filha, tenho que admitir: minhas limitações na cozinha não me deixam arriscar certas coisas, sabe? Só posso ficar na vontade de ter provado essa delícia que a Katia está fazendo a propaganda bem positiva... ô vontade! E por falar em propaganda da Katia, precisso engrossar o coro numa coisa: é latente o seu talento e empenho em tudo o que você se propõe a fazer. Quer acompanha o seu blog tira confirma isso constantemente. Parabéns, parabéns e parabéns! :)

Unknown disse... [Responder comentário]

Bom Dia Katia mais esse blog esta de dar água na boca! Tudo de muito bom gosto! Sem falar em suas ilustrações menina páaara tudo! Beijinhos e ótimo final de semana!

Maria disse... [Responder comentário]

Me pegou direitinho!! No post do chá eu vi e podia jurar que eram docinhos. Adorei areceita. Qualquer dia me atrevo a fazer sem a calda porque não tenho muita prática. Deve ter ficado super gostoso o doce com o recheio salgado. Parabens. Bjus.

® disse... [Responder comentário]

Cumadi,
Tem um tempin que nóis num prosêia...
E tamén fiquei un di môio...
Kátia, hoje não poderia deixar passar em branco... já tinha uma admiração pela força e garra da Simone, vc só ajudou a confirmar! Pessoa purdimais talentosa e humana, esse é seu diferencial.
Tinha que ter tido um post para Sih e um para o docin salgadin =}
Estão maravilhosos e nem imaginava a existência de tal iguaria minha flor...
Parabéns Kátia, pela iniciativa de reunir amigas, abrir as portas de seu lar em tempos de violência é realmente um desafio...
por nos apresentar cumadis queridas também.
E parabéns para Simone por tão doce coração!
Um bejim procê e tenha um final de semana cheio de muitas alegrias...

® disse... [Responder comentário]

*un cadin di môio
escrever in minerês td bem, esquecer as palavras não, né :)Bjim!

Maya Segers disse... [Responder comentário]

OLá tudo bem??? adorei a receita vou tenta fazer ... acho seu blog um maximo vc enche a gente de vontade der fazer coisas gostosas e legais.
beijos

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Que incrível! Amei, super criativo.
Parabéns
Um abraço
Léia

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Como tem mulheres habilidosas nesse mundo de blogueiras !!! Cada dia encontro mais. Parabéns para simone. Os quitutes estão lindos.
Vc. tirou a postagem do encontro de blogueiras na sua casa ?
Aproveito para desejar um ótimo final de semana. Bjs

Marina Mott disse... [Responder comentário]

Super diferentes!
Bjs

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Bonfa, como disse no post anterior parecem deliciosos esses salgadinhos caramelados e como a Simone disse parece ser bem difícil mesmo de fazer.
O de ameixa....hummmm.... que delícia.
bjos e até segunda.

Chaianne Magalhães disse... [Responder comentário]

Eu adoro a Simone, ela é minha amiga só virtual por enquanto.. rs Ela é muito talentosa!! adorei !!

Marta disse... [Responder comentário]

Eu que o diga... super prendada essa menina! E que salgadinhos deliciosos! Estavam super gostoso! Comi uns 3 ou 4..rssss
Ela é um amor e esse dia foi mais que especial!
Beijocas

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Katinha, adorei os comentários e fiquei muitíssimo feliz e emocionada de receber o carinho dos seus leitores!
Obrigada a todos!!!
Um beijo!
O dia de hoje se tornou especial!
Obrigada!

Francine Stein disse... [Responder comentário]

Já anotei todas as receitas, nunca imaginei fazer salgadinhos assim lindos e com toda certeza deliciosos.
Parabéns Simone pela criatividade!
BJS

Danielly Tiepo disse... [Responder comentário]

Aproveitando a visitinha, venho divulga o novo endereço do meu blog.... é to de casa nova... o site, ainda nao terminei mas o blog jah... passa la, me segue tbm... e indica *-* nao qro perder os seguidores queridos.

O antigo ainda ta no ar... mas por pouco tempo. O novo é danitiepo.com.br/blog

Te espero la!

Bianca disse... [Responder comentário]

Bonfa, há um tempo atrás achei seu blog e coloquei nos favoritos. Pc queimou perdi tudo. E minha cabeça... qual era mesmo o nome do blog que eu gostava de ver? Te achei de novo, que bom! Seu blog é uma gostosura de ler, e sempre me inspira. Beijos

Faith in God disse... [Responder comentário]

AMEI seu blog. Qta criatividade e coisa linda.
Eu faço scrapbook e tenho um blog de beleza tbém.
Vou linkar vc lá no meu blog
Aguardo sua visita e parabéns
www.passaporteparaabeleza.blogspot.com
www.aartedoscrapbook.blogspot.com

bjks
Vivi

Faith in God disse... [Responder comentário]

AMEI seu blog. Qta criatividade e coisa linda.
Eu faço scrapbook e tenho um blog de beleza tbém.
Vou linkar vc lá no meu blog
Aguardo sua visita e parabéns
www.passaporteparaabeleza.blogspot.com
www.aartedoscrapbook.blogspot.com

bjks
Vivi

Luci Cardinelli disse... [Responder comentário]

Fiquei muito curiosa para experimentar, deve ser uma delícia. Gosto muito da mistura de doce e salgado.

A Simone é uma fofa! Sou fã!

beijos e ótimo final de semana!!

Pri Bragança disse... [Responder comentário]

Caramba, risos...

Deliciosos de ver! Imagina de comerrrr... Eu que ando me aventurando na cozinha os porei na minha lista... rsrs

Um beijão lindona!

Pri.

a responsável pela casa disse... [Responder comentário]

Oiiiis meninas...
Katia, eu conheci o blog da Simone procurando umas dicas pra festas e tb me apaixonei por ela logo de cara pena não conhece-la pessoalmente...
Já vi esses salgadinhos por lá e agora surgiu uma dúvida esse açúcar é o mesmo que açúcar cristal???
Bjinhus e bom restinho de domingo!!!

Fernanda Reali disse... [Responder comentário]

Ai, que delíciaaaa! Simone é talentosa mesmo, caprichosa, com bom gosto e faz tudo com amor. Transparece em cada detalhe. Obrigada por nos dar a receita!
Beijooo

Karine disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!!
Hummm fiquei com água na boca com todas estas gostosuras :)
Gosto muito do blog da SImone ela tem uma criatividade incrível, sempre planejando festas lindas..
E sabe daonde eu conheci ela? De ti, claro hehehe

bjos

Jana Oliveira disse... [Responder comentário]

Ai que perdição!!! Adorei essa mistura de doce com salgado!!! Vou experimentar!!!
Bjão

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse... [Responder comentário]

A Simone é mesmo uma pessoa encantadora e dedicada em tudo que faz e o melhor é que deposita amor em todos os cantos.
Parabéns por essa oportunidade aos leitores e adorei o seu blog, é todo lindo, delicado e charmoso!

beijinhos

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

Simone, parabéns e obrigada por desponibilizar a receita! Vc é uma pessoa encantadora.

Kátia, adorei a convidade.
beijocas para as duas.
Eliete

thuthuca disse... [Responder comentário]

Gostaria de lhe convidar a me seguir no blog, amo seus posts, te aguardo, um abraço.

Related Posts with Thumbnails