sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cores na decoração: dicas de quem entende bem do assunto!

bonfaconvida

Olá, queridos leitores do Casos e Coisas da Bonfa. Tive o prazer de receber este convite da Katia para escrever um post neste espaço pra lá de especial. No primeiro momento pensei: “putz! O que vou escrever? O que vou falar?”. Como a nossa anfitriã é pra lá de gente boa, me deixou totalmente a vontade e é assim que espero que se sintam hoje por aqui.

Como vários dos convidados do Bonfa Convida, tenho um blog chamado Casa de Catarina, que fala de arquitetura, decoração e outras coisinhas do dia a dia. Sou arquiteta e gosto de dividir as minhas pesquisas, dúvidas (dos leitores e minhas) e “tititis” com os meus leitores, por isso, criei um blog. Conheci a Katia logo no início do blog dela, quando iniciou o seu projeto solo. Eu também era novata na blogosfera e sempre gostei de acompanhar todo o talento dela de perto.

Procurei um tema que tangenciasse as duas áreas: decoração e design, para os leitores se sentissem o mais em casa possível. Escolhi falar sobre o uso das cores e seus efeitos, um assunto que adoro e que me dá muito prazer estudar.

Cores e a decoração

Sei que muitas pessoas têm medo de ousar no uso das cores. Fixam naquela frase “para não ter erro, usar brancos ou beges”. O objetivo deste pequeno resumo, não é convencê-las do contrário, e sim apresentar possibilidades e algumas informações, caso resolvam se arriscar na hora de mudar o padrão.

Colored-Pencil-display-white-walls

Foto: http://www.home-designing.com/2010/10/rooms-with-a-dash-of-color-splash

Vermelho: É uma cor extremamente excitante, deve ser usada com cuidado principalmente em espaços de descanso. A sua simbologia é de poder, auto-estima e sucesso. Em ambientes sociais como salas e cozinhas, a cor estimula a fala e o apetite, já em quartos de casal, ele funciona como uma cor estimulante, mas deve ser usado com bom senso.

Laranja: Como o vermelho, esta cor também é estimulante. É uma cor mais ligada ao intelecto e ao mental. É símbolo de coragem. Pode ser usada como fonte de estímulo de diálogo, criatividade, portanto se empregada em pequenas proporções pode trazer bons resultados. É recomendável evitar em ambientes dedicados ao descanso, pois prejudicam o sono.

Amarelo: Na sequência do laranja, o amarelo também estimula o intelecto. É a cor da luz e do mental. Serve como incentivo à comunicação, aos estudos e ao apetite (hihihi). Em suas nuances mais claras, pode ser usada sem restrição, pois ainda são considerados como cores neutras, mas em seus tons mais fortes é preciso usar com parcimônia, pois pode gerar muito ruído, atritos e confusões mentais.

Verde: Esta cor sai totalmente dos significados excitantes e passa à energia, crescimento, bem estar e saúde. Se usada em tons claros gera ambientes refrescantes e calmos, extremamente propícios para acalmar o sistema nervoso de seus ocupantes. Simbolicamente é a cor da esperança. Se usada em demasia, em tons mais fortes, pode passar uma sensação de opressão.

Azul: Como o verde, é uma cor que tem um efeito calmante e tranqüilizante sobre as pessoas. É uma cor que leva as pessoas ao movimento interno, isto é, de interiorização e meditação. Simbolicamente é a cor associada ao elemento água. Para ambientes de forma geral, pode ser usado para focar a calma, a criação de privacidade, mas gera frieza. Em excesso, pode provocar sono e tristeza.

Violeta: Como é uma cor intermediária, quando em tons mais rosados, estimula o romance, quando em tons mais azuis, estimula a espiritualidade, a meditação, a tranqüilidade. Simbolicamente é uma cor de transformação de energias negativas em positivas. Tida como uma boa cor para a saúde, para acalmar tanto os nervos, o coração e a mente. Como o azul em excesso pode trazer a tristeza e a ansiedade.

Preto: É uma cor que deve ser usada com muito cuidado. Apesar de ser extremamente chique, deve ser combinada a outros dos espectro para que não gere uma sensação de angústia, tristeza ou depressão. Na simbologia também é associada ao elemento da água.
Branco: É uma das cores mais utilizadas na decoração, por sua porção neutra e fria. O ideal é que sempre se associe a outras cores (como o preto) pois é associada ao frio, ao vazio, ao infinito ou ao hostil. Qualquer cor pode ser mesclada ao branco para a decoração, esta é sua facilidade.

Espero que este pequeno resuminho sobre as cores ajude a orientar um pouco as escolhas e também às mudanças!

Obrigada Katia pela oportunidade e pelo convite. E até a próxima!

…………………………………………………………………………………………………………..

Lelê, obrigadíssima por participar dessa seção e por nos ensinar um pouco sobre a influência das cores na decoração e, consequentemente, na nossa vida também, né? Acho que aqui em casa tem um pouco de cada cor, sendo que os tons predominantes da sala são o laranja e o vermelho e, pelo seu texto, penso que foram boas escolhas por estimularem a fala e o apetite!!!! É na sala que recebo os amigos para algumas horas de bate-papo acompanhado por comes & bebes. O meu quarto de dormir é verde clarinho, o que propicia uma sensação de calma, tranquilidade e frescor. Já o escritório é azul acinzentado e eu tenho a impressão de que esse tom alivia um pouco o estresse do trabalho e da rotina.

Pessoal, a Lelê é um doce de pessoa que conheço desde os primórdios do CASOS E COISAS e admiro muito. Além de ser uma arquiteta talentosa e de ter muito bom gosto, ela é meiga, gentil e super alto-astral!!!! Para conhecê-la melhor, basta acessar o seguinte link:

http://blog.casadecatarina.com.br/

Um grande beijo e um ótimo final de semana pra todos!!!!

Bonfa ass

19 comentários:

Leticia disse... [Responder comentário]


Adorei a entrevista... foi ótimo fazer!!!! :-) Me senti super a vontade com todo o processo!!! Você é ótima e o seu blog também... não me canso de dizer!!!
:-)
Super obrigada, beijos
lelê

Fernanda Reali disse... [Responder comentário]

Adorei o post porque explica direitinho cada cor, o que para mim é importante, pois estou sempre renovando a casa com cores.

O blog Casa de Catarina da Lelê é ótimo, vivo lá!

Beijoooo

Unknown disse... [Responder comentário]

<:)Oiii ótima entrevista, ótima escolha ñ conhecia mais já amei e tô seguindo tb.!!! Beijinhos!!!

Andreia Lica disse... [Responder comentário]

Otmo post, super detalhado, e eu adoro a Lele, passo todos os dias no blog para dar uma oladinha.

Bjão

Re Batista disse... [Responder comentário]

Que ótima escolha!
Adoro a pessoa e o blog!
Adorei a matéria, cor é comigo mesma!
Bjos para as duas!

Maria disse... [Responder comentário]

Katia, que saudade!!!!! Não vejo a hora de ver o post da viagem. Eu adorei a entrevista. Vou pintar minha casa e antes vou dar uma passadinha na casa da catarina e ver algumas dicas. Bjus.

Danieli disse... [Responder comentário]

Ótimas dicas! Ainda mais pra mim aqui que está louca para trocar a pintura da casa! Beijos

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Lelê, adorei saber mais sobre as cores. Acho que vou me oferecer pra sua seção"eu+você=nós decoramos". Quero mudar as cores daqui de casa. Mas tenho medo de errar na mão.
Parabéns pela escolha, Katinha!

Nós disse... [Responder comentário]

Otimo! É importante msm entender a relação das cores com as sensações e etc. Eu aprendi isso na faculdade, mas pra uso gráfico, que é um pouquinho (inho mesmo) diferente do uso em decoração. Os cuidados são necessários msm. O post ficou ótimo! Adorei e vou gravar pra poder lembrar qndo tiver minha casa e for pintá-la, rs.
Beijos pras duas!

Cecilia Arbolave disse... [Responder comentário]

Olá, Katia, tudo bem?

Sou Cecilia, repórter de MINHA CASA. Mandei uns emails para você. Chegou a ver?

Um beijo e obrigada,
Cecilia

Santa Gula disse... [Responder comentário]

Adorei seu blog!!!Estou seguindo..

visite o meu: http://santagularc.blogspot.com/

bj

Bird disse... [Responder comentário]

Adoro a Lele e seu estilo!!! Otima escolha de convidada!!
Beijocas pras duas lindas!!

Smsn-artes e ideias disse... [Responder comentário]

adorei o post!!

obrigada pela partilha:)

smsn.artes

Karla Coelho disse... [Responder comentário]

Adorei saber sobre as cores em ambientes,como sou publicitária, já sabia muita coisa... é legal relacionar a cor e o que elas passam nas peças que a gente faz, nas roupas que a gente veste, nos ambientes etc. Adoro sair com uma peça branca e um acessório colorido! Minha cor preferida é o laranja: cor da energia, alto astral!!!

Em Abril, se der, voê podia deixar eu e Luiza falarmos de autismo né? :) Olha eu me convidando!

Beijos!

Marta disse... [Responder comentário]

Aqui em casa é tudo puxando para o claro e damos mais cor no sofá da sala, quadros e outros objetos decorativos como tapetes!

Beijocas

Francy disse... [Responder comentário]

Vamos lá ver.... vamos colocar vermelho no nosso quarto... depois coloco no blog as fotos... kk..
Vai ser demais...
abs,

Marina disse... [Responder comentário]

Ainda pinto meu quarto de verde-clarinho.

Katia, fiz uma referência ao seu blog no meu. Espero que goste. Beijos.

Deise Soares |arquiteta| disse... [Responder comentário]

Oi Katia!!
fiquei super feliz em visitar seu blog...q adoooooooro e ver a leticia! q tb adooooro demais demais!

bjao pras 2!

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia,

Devia ter sido uma das primeiras a comentar, pois adoro a Lelê.
Ela tem um cuidado de mãe com o blog Casa de Catarina, sempre nos passando excelente dicas e informações sobre decoração e arquitetura.
Uma pessoa meiga e delicada como uma bailarina e que tive o prazer de conhecer...

Super indico o blog dela para seus leitores! #Sigam

Related Posts with Thumbnails