quarta-feira, 25 de maio de 2011

Curiosidades nas áreas de design, decoração, ilustração, artesanato e sinalização que fotografei durante a viagem ao Leste Europeu

Ufa, até que enfim consegui organizar  esse post, que ficou beeeem longo! Antes de viajar, um amigo sugeriu que eu fotografasse exemplos de logomarcas, letreiros, fachadas, pinturas, detalhes de decoração, design de mobiliário e tudo de interessante que eu encontrasse pelo caminho e que poderia me servir como referência para projetos futuros. Eu respondi a ele que já vinha fazendo isso há algumas viagens, só que nunca postei as imagens e acabava esquecendo-as em algum CD. Por isso, dessa vez decidi publicar o que encontrei de mais curioso e que pode servir de inspiração tanto pra mim quanto pra vocês que se interessam pelos mesmos assuntos. Então vamos lá?

Vou começar mostrando um tipo de sinalização comum nos centros históricos de cidades com passado medieval. Tratam-se de placas de ferro fincadas lateralmente nas paredes dos estabelecimentos para que possam ser vistas a longa distância. Eu adorei a primeira imagem desse post: é o letreiro de um restaurante com desenhos de flores trabalhadas em metal e vidro colorido. Tenho a impressão de que servia comida indiana ou marroquina e a foto foi tirada em Tallinn, na Estônia.

Achei super criativo esse letreiro de um antiquário em Budapeste, na Hungria, que tem vários elementos pendurados formando uma espécie de móbile.

Também adorei a placa desse restaurante em Cracóvia, na Polônia, que tem uma ilustração fofa e auto-explicativa para quem não souber o significado de “restauracja”.

Eu não entendi muito bem o conceito do letreiro acima, que lembra um navio viking, mas achei o trabalho artesanal bem interessante e gostei dos cachinhos feitos de mola. A peça ficava na entrada de uma adega, onde era possível degustar vinhos acompanhados de belisquetes.

Em Ljubljana, na Eslovênia, um bobo da corte segurava a placa com as promoções do dia.

O MAD HOUSE (Casa Louca) é um barzinho descolado que fica em Riga, na Letônia, e tem uma Logomarca super divertida, além de mesas recobertas por uma padronagem floral bem bonita.

Na lateral do quiosque ZELTA FILINGS, também em Riga, há uma parede de vidro adesivada com ilustrações que representam clientes do bar. Achei a ideia original e os desenhos “estilosos” e atuais.

Essa placa me chamou a atenção por ter a Logomarca escrita com pequenas lâmpadas coloridas que ficam acesas à noite. E que coisa mais curiosa encontrar um bar jamaicano na Letônia, né?

Em Szentendre, na Hungria, fotografei essa loja de miçangas cujo nome é escrito com a própria matéria-prima comercializada no estabelecimento: contas coloridas.

Em Ljubljana, na Eslovênia, essa loja que vende linhas e lãs para tricô e crochê tem uma Logomarca interessante e um pedaço de lã grossa no mesmo tom saindo por baixo da porta de vidro como se tivesse “escapado” sem querer. Bem criativo!!!!

Nós comemos nesse aconchegante restaurante em Tallinn, na Estônia, que tem um ovo na frigideira como símbolo. O mais interessante é que a gema é, na verdade, uma lâmpada amarela que fica acesa à noite. Adorei!!!!

Achei o máximo a ideia de pintar os vidros da janela dessa galeria em Riga, na Letônia,   com desenhos surrealistas bem coloridos.

A pintura representando comensais na fachada do restaurante OKARINA em Bled, na Eslovênia, não passa despercebida pelos turistas que passeiam por essa calçada. Uma luz violeta valoriza ainda mais a obra.

Também em Bled, encontrei uma pintura que me deixou fascinada pela utilização de poucos e belos tons e pela maneira singular como a ilustração foi dividida em partes geométricas.

Detalhe da ilustração representando uma cena de caça.

As peças coloridas de cerâmica dão um tom alegre e divertido à fachada desse barzinho em Zagreb, na Croácia.

Gostei da ilustração do cachorro que fica em um pub chamado GOD DOG em Vilnius, na Lituânia, contendo a seguinte inscrição: “Mundialmente famoso desde hoje”.

DSC04431

Eu já havia publicado a foto do letreiro à esquerda aqui no blog. Trata-se de um restaurante especializado em KEBAB chamado Dagira que fica em Riga, na Letônia. Na foto à direita, vocês podem observar um letreiro semelhante em Ljubljana, na Eslovênia. Como ilustração, acho que as duas são legais, mas como Logomarca, a primeira funciona muito melhor porque possui menos elementos, o que faz com que seja facilmente reconhecida e possa ser reduzida sem perder a qualidade e a legibilidade. Não é a toa que as Logomarcas da Cruz Vermelha e do Mac Donald´s são as mais conhecidas em todo o mundo. A simplicidade muitas vezes é a alma do negócio!

Esse é o lobby do hotel onde nos hospedamos em Tallinn, na Estônia, chamado PARK INN. Adorei a mistura de padronagens no papel de parede, no tapete e no estofado. Reparem que o pano de vidro da foto à direita recebeu o mesmo tratamento gráfico de círculos interlaçados para combinar com o tapete. Também me encantei com o lustre e com as confortáveis poltronas vermelhas!!!!

Encontramos diversas casas de chá nos países que visitamos e todas elas eram decoradas de forma aconchegante e charmosa, oferecendo bem mais do que uma simples xícara de chá a seus clientes. Nas fotos acima, vocês podem observar várias canecas e bules pintados à mão com cores vibrantes que estavam à venda, além das prateleiras cheias de embalagens de  chá e café provenientes de diferentes países. Adorei a ideia de usar um bule como base para o arranjo de flores. Dá pra gente fazer isso em casa!!!!

A decoração retrô-eclética desse restaurante em Cracóvia, na Polônia, me agradou muito e lembra o estilo do carioca MIAM MIAM, onde é possível comprar qualquer uma das poltronas, cadeiras e luminárias dos anos 50, 60 e 70 expostas no espaço.

Os cardápios do MOMENT tem estilo clean e belas padronagens geométricas na capa.

Pedi uma deliciosa sopa cremosa de brócolis com espinafre e queijo feta que veio acompanhada de pães quentinhos e tapenade de azeitonas pretas pelo equivalente a 6 reais. A carta de bebidas era repleta de drinks interessantes e eu decidi provar o MAESTRO, que levava suco de laranja, suco de morango, maple syrup, vodka e vinagre balsâmico. A mistura exótica foi aprovadíssima!!!!

Perto do MOMENT, ainda no bairro judeu, havia um barzinho bem simpático que estava praticamente vazio. Aproveitamos a tranquilidade do lugar para experimentar algumas cervejas locais e de países próximos, como a Ucrânia, por exemplo. Pedimos o cardápio de bebidas e o atendente nos explicou que não havia nada impresso e que o menu completo ficava na parede!!!! Achei a solução bem original e, na foto acima, vocês podem observar o Marcelo escolhendo o que iríamos provar.

O bar era formado por vários ambientes decorados de forma distinta, incluindo esse lounge logo na estrada e uma pista de dança na parte traseira.

Em Bled, na Eslovênia, conhecemos esse barzinho aconchegante que chamava a atenção pela coleção de placas de carro fixadas nos quatro cantos do lugar, incluindo o teto. O dono do estabelecimento é um motoqueiro super viajado que rodou o mundo e trouxe uma placa de cada cidade por onde passou.

Na mesma cidade, estivemos em um restaurante mexicano (!) e me encantei com essa peça de ferro usada para servir tortilla chips acompanhadas de 4 molhos diferentes. Pena que não estava à venda, rsrsrsrs!

Em Tallinn, na Estônia, conhecemos uma cervejaria artesanal cujo cardápio tinha a forma de uma caneca de chopp.

E que tal um cardápio em forma de timão de navio? Muito criativo, né? A foto foi tirada em Riga, na Letônia.

Na boite do navio que nos levou de Helsinque, na Finlândia, à Tallinn, na Estônia, havia um tapete com padronagem vibrante que considerei super alegre e bonito. A composição com as cadeiras forradas com um dos tons da peça ficou bem harmônica.

Em Ljubljana, na Eslovênia, passamos por um bar cheio de mesas com aplicação de padronagens diferentes em preto e branco.

Adorei essas cadeiras com formas orgânicas que faziam parte do mobiliário de um fast-food na mesma cidade.

Em Helsinque, na Finlândia, fotografei uma vitrine pensando que se tratava de uma loja de móveis, porém chegando mais perto, percebi que era um bar e amei as cadeiras e sofás cheios de personalidade, forrados com tecidos acetinados em tons de pink e laranja.

Os simpáticos banquinhos coloridos espalhados pelo centro histórico de Ljubljana, na Eslovênia, contrastavam com as construções antigas e com o piso acinzentado.

Em Zagreb, na Croácia, tivemos a oportunidade de visitar o Jardim Zoológico e observar vários animais que eu nunca havia visto, além desse conjunto de bancos em forma de folhas e flores.

Gostei muito da solução de adesivar as janelas de vidro desse prédio em Tallinn, na Estônia.

Eu adoro quando a gente encontra uma exposição ao ar livre nas cidades que visitamos. Estávamos indo em direção a um parque em Varsóvia, na Polônia, quando nos deparamos com essa mostra da renomada fotógrafa Annie Leibovitz. Nem preciso elogiar esse ícone da fotografia, né? Basta dar uma olhada nas imagens abaixo.

Uma das minhas fotos preferidas é a das atrizes Gwyneth Paltrow e Blythe Danner, filha e mãe, respectivamente.

Adorei essa escultura em madeira que encontramos em Budapeste, na Hungria. Não consegui descobrir o que estava escrito, mas deixo aqui o registro dessa obra interessante.

A Páscoa é comemoradíssima nos países do Leste Europeu que visitamos e as pessoas enfeitam suas casas com bastante capricho e animação, da mesma maneira que fazemos aqui no Natal.

Nas fotos acima, vocês podem observar uma exposição ao ar livre de ovos de Páscoa gigantes, patrocinada pela cidade de Zagreb, na Croácia. As pinturas representam paisagens e costumes típicos do país e foram elaboradas por artistas locais.

Eu já havia mostrado essas fotos de casquinhas de ovos de verdade pintadas com uma delicadeza e minunciosidade impressionates!!!! Basta fazer um furinho no ovo cru com um equipamento especial e retirar o conteúdo para que a pintura nessa superfície frágil possa começar.

Depois que os ovinhos estão pintados, basta pendurá-los em galhos secos por meio de fitas de cetim e assim está pronto o arranjo que vi em diversos lugares durante esse período festivo.

Achei curiosos os pictogramas da foto acima, na qual vocês podem ver a indicação de certo e errado sobre o uso de mochilas e malas dentro de um TRAM na Hungria. Trata-se de um transporte público que se assemelha a um bonde elétrico. A ilustração à direita tem como objetivo alertar os passageiros sobre possíveis furtos e eu amei a expressão de susto da bonequinha!!!!

Na vitrine de uma padaria em Riga, na Letônia, uma sinalização divertida me chamou a atenção. Pelas ilustrações, nota-se que é vetada a entrada de pessoas com patins in-line, bruxas (!!!!), cachorros e bicicletas.

Uma trilha fitness em Bled, na Eslovênia, convoca os “caminhantes” a se exercitarem conforme mostram as ilustrações presentes em cada uma das várias placas espalhadas pela mata.

Vocês sabiam que cada tipo de cerveja possui um copo específico no qual deve ser servida para o melhor aproveitamento de suas características? Pois é, eu sempre fico de olho nas taças de formas e tamanhos variados e essa foi a primeira vez que bebi uma cerveja em uma taça estilo “ampulheta”. Trata-se da belga KWAK, uma cerveja forte e meio adocicada, que experimentei em Ljubljana, na Eslovênia.

O nome desse bar não poderia passar despercebido pra quem fala português ou espanhol, né? O HIJO DE PUTA é um local descolado que fica em Ljubljana, na Eslovênia.

Na mesma cidade, encontramos diversas propagandas que incentivavam a reciclagem do lixo, que é feita de forma bastante organizada e eficaz. As lixeiras da foto são somente a porta de entrada para o lixo que se acumula em recipientes muito maiores, situados embaixo das mesmas. Essa área atrai muitos turistas que circulam durante todo o dia e, mesmo assim, reparem na limpeza da calçada!

Achei divertidíssima essa capa de crochê colorida que embalava a bicicleta em Varsóvia, na Polônia. Não tenho certeza se era alguma forma de proteção ou uma instalação artística, mas fica aqui o registro!

Por fim, resolvi publicar a imagem de uma Logomarca que eu considero mal resolvida. O bar se chama CACAO e tem decoração bem simpática e aconchegante, mas a tipologia embaralhada dessa maneira faz com que sua legibilidade seja comprometida. Ao invés de ler o nome corretamente, a maioria lê CAACO por causa da posição das letras.

Enfim, pessoal, o post ficou grande mesmo, apesar de eu ter filtrado bastante coisa!!!! Espero que tenham conseguido chegar até o final, rsrsrsrs! Depois de ter cumprido a tarefa de selecionar o que encontrei de mais curioso durante as férias, penso que agora posso começar a escrever sobre cada uma das cidades onde estive e mesclar esses textos com outros sobre a minha rotina, o que acham?

Um beijo enorme e tenham um dia maravilhoso!

Bonfa ass

44 comentários:

Flávia Mergulhão disse... [Responder comentário]

Lindas imagens!
Vc deve ter pirado não é?
Eu adoro viajar e fotografar td o que vejo de diferente, colorido, inusitado!
E vc como designer, imagino...o olho enxerga tudo!!!
Perguntinha para tirar nossa duvida, minha e da Simone:como vc aumenta a capacidade de fotos do seu blog?Vc faz upload de algum programa?
Bjoss e lindo demais este post!
Flávia
:)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Flavinha! Obrigada pelo comentário! Realmente pirei com tanta coisa diferente que vi na viagem!!!! A gente aprende muuuuito em todos os sentidos! Sobre as fotos, eu não aumentei a capacidade de armazenamento. O que aconteceu foi que o PICASA estava lotado e eu precisei criar uma nova conta com um novo e-mail e começar tudo de novo!!!!! Até eu descobrir que podia fazer isso, fiquei achando que eu teria que acabar com esse blog e começar outro... ufa! Foi um sufoco e agora reduzo todas as imagens antes de publicá-las para que ocupem menos espaço! Um grande beijo!

R. E DESIGN disse... [Responder comentário]

Bom dia:) Uauau que viagem que eu fiz agora e o melhor sem sair do lugar!!! Você é ma-ra-vi-lho-sa!
Beijinhos:)

Fábio de Figueiredo disse... [Responder comentário]

Kátia, nunca ache que seus posts estão ficando "grandes", tenho certeza que todos que vem até aqui ficariam muito mais tempo lendo tudo oque você relata. Obrigado por compartilhar com a gente tantos detalhes. Beijos.

Milena disse... [Responder comentário]

Sempre uma viagem muuito legal!
Primeiro,me fez lembrar que minha mãe,além do que te contei,também trouxe um penduricalho de metal,comum nesses países.
Achei muito interessante conseguir ler Limonada na placa do bobo da corte!
E há momentos que fica impossível só notar a placa,como o relfexo na loja de miçangas na Hungria.
Mas confesso,não sei ao vivo,ficaria com medo de tropeçar na linha,haha.

Bjs

JUJU VoaVoa disse... [Responder comentário]

Realmente cada coisa muito criativa e linda...Lugares super descolados e aconchegantes...E eu tb amei a petisqueira com os molhos na parte de cima...confesso que me lembrou as panelas de barro famosas aqui de Vix para moquecas e até pensei em levar esse modelo lá e ver se as paneleiras fazem igual...Se der certo eu te falo!!
Beijokas!!
jujuvoavoa.blogspot.com

Casar é assim... disse... [Responder comentário]

Nossa Bonfa...eles são muito criativos! Adorei a loja de lã com a lã fugitiva...e a frigideira com a gema do ovo que é uma lâmpada! Demais!!!
E essa sopinha que vc tomou hein....brocólis, azeitonas....ingredientes que eu amoooo...=)
Obrigada por nos mostrar essas curiosidades desses países, pois dificilmente veríamos em tv, cinema, etc...

Beijos!!
Gábi

sortimento disse... [Responder comentário]

Lindas fotos!!! Adorei seu blog!!
Abraço!

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

Uma loja só de miçangas e contas? Socoooooorrro! Eu ia voltar pobre, muito pobre de lá! Eu adoro fazer bijuteria. Faz tempo que não faço, mas duvido que eu ia conseguir sair de lá sem trazer um montão! Ai, ai...

sortimento disse... [Responder comentário]

Lindas fotos!! Conheci seu blog através do link no Tem Delícia na Cozinha, e adorei!!!
Abraço,
Gisele

Imprensa na rede disse... [Responder comentário]

Oi Katia...sou Tatiana que te enviou uma proposta de parceria para um site de classificados. Volto a te escrever para dizer que tem te indicou foi a Nayra do blog Na minha Casa. Espero que aceite o trabalho. Qualquer coisa me escreva: tatiana.segala@gmail.com

Sra. N disse... [Responder comentário]

Sem palavras, as imagens enchem os olhos, tb presto muito atenção nos detalhes em todas a viagens.

E vc com essas bem retratadas, nos faz viajar um pouco contigo.

Tava namorando aquele local com a parede de lousa.

Bjs

wcampelo disse... [Responder comentário]

Eu já havia visto as fotos, como você bem sabe, mas reunidas neste post e "costuradas" com o seu texto, elas me pareceram ainda melhores. Adorei a pintura parietal meio "cubista" com os cervos e o caçador (minha preferida entre todas as imagens).
Beijo!

Flávia Mergulhão disse... [Responder comentário]

Valeu a dica!
Grande beijo

Ana do Chá e Viagens disse... [Responder comentário]

Adorei as fotos!

Bjinhos
Ana
www.anaeguto.blogspot.com

Casa Berinjela disse... [Responder comentário]

Adorei as curiosidades, mas confesso que o que mais me chamou a atenção foram os ovos pintados a mão!! Um encanto!! bjoksss

Cíntia A. S. Sevaux disse... [Responder comentário]

Amei as fotos!! quando crescer quero ser que nem você... rsrsrsrs
cada experiência é única , descobrir as peculiaridades de cada lugar , cultura , comidas e bebidas é fascinante...e seu blog é um deleite para todos os amantes de viagens,boa comida ou mesmo aqueles que adoram receber (e encantar )as visitas...já tirei muitas inspirações daqui...obrigada por fazer nosso dia a dia mais especial!!! bjinhos!!!

Essa sou eu disse... [Responder comentário]

Que imagens lindas!!!
Tem sorteio no meu blog, apareça e participe, se gostar.
Beijo:)
Janice

Maria disse... [Responder comentário]

Uau! quanta coisa diferente e bonita. Minha filha adorou aquela bcicleta. Não sabemos o que é aquilo mas bem que ela gostaria que a dela fosse assim tão rosinha. Estou adorando viajar com vc. Bjus.

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Oi! Bonfa, então está gostando da minha veia poetisa, ando inspirada e depois de um longo hiato voltei a escrever meus pensamentos.
Vamos lá sobre o post, adorei o letreiro COCO LOCO bar jamaicano, achei a ideia das lampadas bastante criativo e a noite deve ficar bem legal também. Outras duas fachadas que achei bem legal foram da loja que vende lãs e do restaurante com a fachada de ovo que inclusive você disse que a gema é uma lampada, deve ficar bem interessante a visualização durante a noite.
O cardápio em padronagens é lindo e de muito bom gosto, boa referência para criação hem. Gostei do estilo do bar cuja a foto se encontra abaixo da foto do Marcelo, me lembrou o filme Moulin Rouge. As placas de carros achei um máximo! Gostei também do recepiente de servir molhos. Sobre as fotografias concordo com vc gostei mais da Gwyneth e a estatua que se encontra abaixo das fotos parece um pouco com a do Kiquito em Gramado. E finalizando concordo com vc sobre a logo do CACAO ficou estranho e não dá leitura do nome, uma pena o cliente ter aprovado.
bjos!

Janaina disse... [Responder comentário]

Auuu na Croácia tem um Bar com o meu nome chiquerrrriiimooo!!! Adorei...goste muito tb dos ovos de páscoa gigantes..lindissimas as pinturas...a bicicletinha amarada na placa tb super fofo!!!! Lindas fotos parabéns.

Jussara Gehrke disse... [Responder comentário]

que maravilha, Kátia!
eu tb fiquei apaixonada pelo lado oriental da Alemanha e parte da Polônia que conheci há 2 anos, e os doces!!!...
este post está demais! tudo lindo o que vc selecionou, imagino como foi linda a viagem, obrigada por compartilhar com a gente, bom pra sonhar... e se inspirar!
beijo
Ju

Nadia Fialho disse... [Responder comentário]

Ai ai, que Deus permita que um dia eu possa fazer uma viagem dessas!!
Lindas fotos. Gostei principalmente daquela que tem os bules fofos!
Bjuuu

Lucy disse... [Responder comentário]

Bonfa, adorei seu post! Gosto muito dessa área gráfica e sempre reparo nisso nos lugares que vou. Acho que qualquer coisa fica bem mais valorizada quando tem um belo trabalho gráfico né? Beijos e parabéns pelo blog, gosto muito dele!

Ateliete® disse... [Responder comentário]

Oiiiiiiiiii!!!
Nossa cada imagem linda, cada coisa interessante! Eu adoro estas placas. E prestei bem nas suas dicas sobre logo marcas, são interessantíssimas.
Não gosto muito de espinafre, então acho que não iria gostar da sopa dele, mas adoro tapenade de azeitonas ;)
E o vinho escolhido só de ler, parece ser muito gostoso! Delicia de viagem e maridex com a camisa do time. Meu marido é a mesma coisa, só que ele usa várias camisas de times, apesar de torcer apenas para um time italiano, tem várias camisas principalmente de times brasileiros.
Gostei muito da cor da camisa e cachecol que estava usando na foto com o drink ;)
Beijocas
Eliete

Gladys disse... [Responder comentário]

Nossa, vendo as fotos parece até que eu estava por lá!! Arrasou nas fotos, muito vivas e pegando cada detalhe..

Regiane disse... [Responder comentário]

Katia

Você é uma pessoa tão querida, talentosa e especial!

É uma honra ter você lendo o meu blog,sabendo que tem uma vida tão corrida.

A-d-o-r-e-i os comentários tão atenciosos e delicados. Obrigada viu?

Sua viagem e as fotos estão de tirar o fôlego...Ahh(suspiro)!
um grande beijo

Regiane

Jana- Base girl =] disse... [Responder comentário]

Nossa amei!!
viajei com vc
um bjão querida
=*

QUERO SER ORGANIZADA disse... [Responder comentário]

Oláaa, faz tempo que admiro o seu blog, mas nunca tinha deixado um recadinho... agora que voltei a postar no meu blog, vim até o seu te parabenizar por tanto capricho em tudo o que vc faz!!!
Vou começar a fazer festinhas na minha casinha e, com certeza, seu blog servirá de inspiração!
As fotos das viagens são lindíssimas!
Beijos, Luana.

Tamy disse... [Responder comentário]

Meu Deus do céu, não dá pra dizer qual foi que eu amei mais!!! Incrível mesmo!!!! E aquela cópia fiel do seu trabalho no letreiro da "ludinha"??
Adorei!!!!

Beijos

Gina disse... [Responder comentário]

Kátia,
Criatividade faz toda a diferença. É o toque do encantamento.
Meus posts costumam ser longos, mas os seus me batem...rs! Claro que não ligo pra isso! Ainda mais com imagens tão bonitas.
Bjs.

Bella disse... [Responder comentário]

Bonfa, como sempre arrasando, adorei!

http://esemeudivafalasse.blogspot.com/

Líviany Moura disse... [Responder comentário]

Menina, adorei o estilo das placas de ferro vazado... Muito legais!!!

Beijo gde pra vc

docesucre.blogspot.com
livianymoura.blogspot.com

Enir Barroso disse... [Responder comentário]

Kátia, acompanho vc há algum tempo pelo blog e sempre me surpreendo com algo legal nos seus posts. Parabéns!
Um abraço

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Katia que post enorme e maravilhosos!
Adorei as placas dos restaurantes. Acho sempre criativas e me chamam a atenção. A ideia de compilar tudo num post só foi ótima. Agradeça ao amigo que deu a dica. Pois, ficou incrível. Quanto aos ovos das igrejas ortodoxas, acho lindos. Que bom pegar a época da Páscoa. Fui para a Rússia por sorte, também nessa época e adorei o astral.
Um beijo enorme.
Claudia

Marta disse... [Responder comentário]

Katita, quanta coisa linda! Adorei as placas super estilosas e os ovos pintados.. lindos demais!!!! As fotos ficaram super lindas e a viagem mais uma vez mostra que foi boa demais!
Beijos

trecos e apetrechos da Fran disse... [Responder comentário]

Ai quanta coisa legal Bonfa!!!!!
Muitos detalhes que muitas vezes passam despercebidos e você aqui mostrando tudinho pra gente :) criatividade é tudo!
BJS e um excelente final de semana

Cris de Sales Lobato disse... [Responder comentário]

Bahhh! :)

Regina Fatima disse... [Responder comentário]

Katia, que viagem maravilhosaaa!! viajei só de olhar as fotos, vc é uma pessoa sensível pois sabe aproveitar todos os detalhes dos lugares para fotografar, e claro nós adoramos rsrsrs, parabéns pela viagem, adorei tudo as fachadas me encantaram como eles são criativos!!bjssssss

Chez POPI disse... [Responder comentário]

Qtas idéias lindas, qta coisa legal!!
como é bom viajar e vc vê q os letreiros nem precisam de grandes neóns ou luminosos, só a arte dos materiais usados e pinturas já chamam a atenção! Amo seu BLOG!!!!

Fê Costta disse... [Responder comentário]

Pelo jeito a viagem foi ótima, né?! Que bom!!! :)) Também fiquei neste hotel em Tallinn, ele tem um desing super legal no lobby, né? (Pena só que os quartos não seguem esta linha... hahahha)

Bjos!!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Belo registro de imagens!!! Agora estou curiosa pelos posts das viagens :-)
Beijocas, Angie

Marcelle disse... [Responder comentário]

Meo Deus... quanta foto lheeeenda!! Estou doidinha aqui.

Amei, amei, amei. Parabéns!!!!


Beijos,

Marcelle (amiga da Flavia) e

autora do Blog Crazy 'Bout Nails - ESMALTE-SE!!

http://crazyboutnails.blogspot.com

Lululinha disse... [Responder comentário]

Lindo, lindo, lindo!
Teu registros de viagens são maravilhosos!! Adoro os detalhes e as curiosidades!
Meu sonho é viajar para Polonia, meus a vós eram todos poloneses... Meu sonho é conhecer a Polônia com minha mãe, que morou lá qdo era adolescente...

Bjos e obrigada por dividir essas fotos lindas!!

Related Posts with Thumbnails