segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dois dias em Tallinn, na Estônia, eleita a capital europeia da cultura em 2011

Do mirante da primeira foto desse post, dá pra avistar praticamente todo o centro histórico de Tallinn e o mar Báltico ao fundo, ainda congelado na primeira semana de abril desse ano. Até bem pouco tempo, eu não tinha a menor ideia de onde ficava a Estônia, mas depois de conhecer a República Tcheca e a Eslováquia nas férias do ano passado e de ficar com um gostinho de “quero mais”, não tive a menor dificuldade de responder “sim” à pergunta do Marcelo: “Vamos fazer um roteiro original pelo Leste Europeu?” Ele adora planejar a parte logística da viagem, pesquisar e reservar hoteis, passagens e restaurantes. Eu acho ótimo porque cada vez mais gosto de me surpreender com os lugares que visito, evitando criar expectativas. Esse ano conhecemos os seguintes países/cidades:

Finlândia (Helsinque)
Estônia (Tallinn)
Letônia (Riga)
Lituânia (Vilnius, Trakai)
Polônia (Varsóvia, Cracóvia, Oswiecim [Auschwitz], Wieliczka)
Hungria (Budapeste, Szentendre)
Croácia (Zagreb)
Eslovênia (Ljubljana, Bled)
França (na volta conseguimos passear em Paris por duas horas)

Partimos de Helsinque, na Finlândia, e atravessámos o mar Báltico até Tallinn, em uma viagem que levou somente duas horas e meia. Nem senti o tempo passar, já que o navio oferecia diversas atrações, como boite com música ao vivo, duty free, bares e até um mini-cassino.

Vários casais da terceira idade dançavam animadamente ao som de música local com letra incompreensível…

Achei curioso esse banheiro para cães e gatos que ficava no deck do navio.

Quando a embarcação estava prestes a ancorar, fomos para o convés observar o mar branquinho coberto por placas de gelo e eu me senti no Pólo Norte!!!!

Depois de fazer o check-in e deixar as mochilas no hotel, fomos conhecer o charmoso centro histórico e suas ruelas repletas de lojinhas, ateliês, bares e restaurantes. Preciso comentar que adorei o casaquinho da moça loira da foto acima!!!!

As fachadas estreitas e compridas com ganchos próximos aos telhados (usados para içar móveis e grandes objetos) me lembraram as casinhas que ficam à beira dos canais de Amsterdã.

Perto da RAEKOJA PLATS, avista-se a Igreja do Espírito Santo, datada do século XIV e que possui o relógio público mais antigo de Tallinn pintado em sua fachada. Infelizmente, o local estava fechado à visitação quando estivemos na cidade, mas dizem que seu interior é muito bonito.

O que não falta em uma cidade com passado medieval é um restaurante com esse tema. Já havíamos curtido uma experiência gastronômica semelhante em Cesky Krumlov, na República Tcheca e dessa vez, decidimos nos aventurar no recomendadíssimo OLDE HANSA. Na esquina da rua onde fica o estabelecimento, havia uma barraquinha na qual atores vestidos em trajes de época abordavam os turistas e ofereciam um punhado de frutas secas caramelizadas, além de “moedinhas da sorte” que davam direito a um licor no final da refeição.

Subindo um pouco mais a rua, avistamos a loja do OLDE HANSA, que vendia réplicas de artefatos medievais, sobretudo louças, taças e canecas feitas de cerâmica ou vidro.

Outro restaurante com fachada interessante chamado PEPPERSACK (saco de pimenta) nos chamou a atenção, mas já havíamos decidido ir ao OLDE HANSA e não nos arrependemos!!!!

O restaurante é bem grande e ocupa os três andares desse edifício. Minha primeira experiência de “jantar medieval” foi no MEDIEVAL TIMES, na Flórida, quando eu tinha 15 anos, mas achei a versão americana muito mais focada no espetáculo do que na qualidade da comida.

A decoração do interior do prédio tem como objetivo recriar a atmosfera da época e por isso o ambiente é bem escuro, sendo iluminado exclusivamente por velas.

Adorei os cardápios com aspecto envelhecido que continham muitas ilustrações. Os pratos listados na categoria Grand Feasts serviam um grande número de pessoas e eram compostos por carnes de caça variadas, incluindo até urso!!!!

Para beber, o Marcelo pediu a cerveja de trigo com canela, que estava deliciosa e lembrava bastante a nossa BADEN BADEN GOLDEN ALE. Eu pedi uma escura com ervas aromáticas, mas achei o sabor adocicado demais, embora o aroma estivesse maravilhoso.

Apesar da vontade de acrescentar a carne de urso à minha lista de experiências exóticas, o prato era caro demais e preferi me garantir com o salmão grelhado com molho cremoso de queijo e ervas aromáticas, lentilhas, grãos de trigo, pimentão assado e tortinha de batata. Estava sensacional!!!!

As “moedinhas da sorte” nos garantiram duas doses de apple schnapps, uma espécie de licor com sabor de maçã, servido em canequinhas fofas feitas artesanalmente e que estavam à venda na loja do restaurante.

Ao final da refeição, o Marcelo foi ao banheiro e recomendou que eu fizesse o mesmo e ainda levasse a câmera porque valia a pena registrar a decoração do local. Observem a bacia na pia da foto à esquerda e a cabine do vaso sanitário à direita, onde cortinas de veludo estampadas pendiam de uma “cabaninha” de madeira com bordas decoradas. A gente se sentiu literalmente “no trono”, rsrsrsrs!!!!

O centro histórico é rodeado de muralhas que serviam como defesa da cidade em tempos remotos, construídas pela rainha Margrethe da Dinamarca em 1265. Nos arredores, ficam prédios seculares bem conservados, museus e o castelo de Toompea, a sede do Parlamento.

As fotos do mirante com vista para o centro histórico foram as de que mais gostei porque acho que sintetizam bem como é a cidade.

Um programa que considero imperdível em Tallinn é visitar a IGREJA ORTODOXA ESTONIANA DO PATRIARCADO DE MOSCOU. Adoro entrar nesse tipo de construção!!!! O cheirinho de incenso, o interior todo trabalhado com muitas pinturas e detalhes, as fiéis usando véus e cuidando com carinho e dedicação da conservação das obras de arte é sempre um espetáculo muito bonito de se ver. Pena que na maioria dos casos, não é permitido fotografar.

Passeando pela cidade, encontramos uma feira livre com várias barraquinhas de flores e eu sempre fico impressionada com a qualidade das mesmas na Europa. Observem bem essas gérberas e suas cores vibrantes e quase inacreditáveis!!!! Eu nunca encontrei nada parecido aqui no Brasil.

No caminho para o PARQUE KADRIORG encontramos muitas construções antigas e bem conservadas com muros baixinhos e janelas sem grade. Sempre tento dar uma espiadinha pelas janelas dessas casas bonitas porque fico curiosíssima pra saber como é a decoração interna. Reparem nas sacadinhas do último andar, não são super fofas????

O lago principal estava congelado, mas os patinhos ainda encontraram uma brechinha pra nadar. Alguns de vocês devem estar imaginando o frio que eu passei, né? Mas sabem que, estando bem agasalhada, as baixas temperaturas não me incomodam em nada? Pelo contrário, até prefiro esse clima!!!! Só é chato quando chove, mas isso é ruim em qualquer temperatura porque atrapalha os passeios ao ar livre. Outro dia fui à C&A e saí da loja com 4 ítens em promoção: dois sobretudos, uma bota de cano longo e uma calça legging. Eu raramente compro roupas, mas surtei vendo essas peças para o frio, mesmo sabendo que vou usá-las muito pouco aqui no Rio de Janeiro.

O parque é bem bonito, mesmo no finalzinho do inverno, mas a paisagem muda completamente na primavera, como vocês podem observar na seguinte foto, disponibilizada na Wikipedia por Marek Dziwior.

800px-Tallinn_park_kadrioru

Fiquei deslumbrada com o paisagismo!!!!

O MUSEU KUMU também é parada obrigatória pra quem vai visitar a cidade, principalmente em 2011, ano em que Tallinn foi escolhida como a capital europeia da cultura.

Fiquei simplesmente encantada com o design moderníssimo e o tamanho do prédio projetado pelo arquiteto finlandês Pekka Vapaavuori, contruído entre 2003 e 2006. Kumu recebeu o prêmio European Museum of the Year Award em 2008.

Infelizmente não tivemos sorte e o museu já tinha fechado quando chegamos para conhecê-lo, mas acho que só a fachada já valeu o passeio.

A Guerra de Independência da Estônia (em estoniano: Vabadussõda), também conhecida como Guerra de Libertação da Estônia, foi uma campanha de defesa do Exército da Estônia e seus aliados contra a ofensiva soviética ao Oeste e a ofensiva das tropas da nobreza do Báltico estabelecida entre 1918-1920 em relação à Guerra Civil Russa.

Ela começou quando os alemães, após a sua derrota na I Guerra Mundial, retiraram-se dos territórios ocupados. A Estônia foi um deles, e passou a fazer parte do Ducado do Báltico Unido, Estado pró-alemão. No vazio de poder deixado pela evacuação, os bolcheviques russos acreditavam que poderiam reconquistar territórios e estabelecer o bolchevismo.*

*Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Independ%C3%AAncia_da_Est%C3%B4nia

A praça que abriga o monumento à Guerra da Independência é incrivelmente limpa e bem conservada.

A seguir, vocês podem observar outras construções interessantes e detalhes de arquitetura que fotografei durante a viagem.

 

Pensei que eu já havia visto as portas mais bonitas do mundo na Tunísia (mostradas NESSE POST), mas amei os dois exemplos das fotos acima, cheios de detalhes. Não tenho a menor ideia de seus estilos arquitetônicos ou da época em que foram construídas, mas adorei o visual!!!!

OUTRAS AVENTURAS GASTRONÔMICAS

A HELL HUNT é uma ótima cervejaria que oferece uma boa seleção de bebidas nacionais e importadas.

Tanto nesse cardápio quanto nos outros que vimos nos países da mesma região, havia a opção BEER SNACKS (petiscos para acompanhar cerveja). Geralmente essas comidinhas são bastante gordurosas, como é o caso do pão preto frito com alho cheio de óleo que chegou à nossa mesa acompanhado de um delicioso molho de pepino. O pão, na verdade, pode ser preto, integral ou de centeio e primeiro é frito antes de receber uma dose generosa de raspas de alho cru, o que eu adooooro e deixa o petisco com um sabor picante.

Pedimos também uma tábua de queijos especiais para acompanhar cervejas e, em alguns lugares onde há vinho, existe uma diferenciação entre o CHEESE PLATTER FOR BEER e o CHEESE PLATTER FOR WINE, que são de tipos diferentes, variando de acordo com a bebida que o cliente escolher, para que a harmonização seja mais adequada. Adorei essa novidade!

No caso da foto acima, os queijos pareciam ser do mesmo tipo, sendo que um deles era natural, o outro possuía ervas aromáticas em sua composição e o terceiro era defumado.

Reproduzi a receita do pão com alho em casa, além de montar uma tábua de queijos incrementada que mostrei NESSE POST.

A BEER HOUSE é uma microcervejaria que produz 7 tipos de cerveja e ocupa uma área espaçosa, dividida em vários ambientes com decoração eclética e criativa.

 
Pedimos um conjunto de mini-canecas contendo todas as bebidas produzidas na casa e depois de degustar cada uma delas, pudemos escolher as que mais gostamos em tamanho maior.

Para comer, optamos por pasteis de queijo empanados e fritos: calóricos e apetitosos!!!!

20110410-203[7]

Vocês se lembram do restaurante cujo letreiro era composto por um ovo na frigideira que mostrei NESSE POST? O mais interessante é que a gema é, na verdade, uma lâmpada amarela que fica acesa à noite.

Recebemos a indicação do VANAEMA JUURES e fomos conferir se a sugestão era boa. Adoramos a decoração aconchegante e acolhedora que lembra “casa de vó”. O restaurante fica no subsolo e as paredes tem arcos irregulares que fazem com que a gente se sinta dentro de uma caverna. Adorei o castiçal antigo, a toalhinha de crochê, as fotos P&B emolduradas, o papel de parede e os objetos decorativos que parecem peças de antiquário.

De entrada, eu pedi uma saladinha simples e honesta de queijo de cabra com tomate, azeitona, frutinhas silvestres, pimenta tipo jalapeño e ervas aromáticas.

O Marcelo pediu cordeiro com molho roquefort, lentilhas e legumes com picles.

O cardápio do restaurante tinha várias opções interessantes, mas a seguinte descrição me cativou: rolinho de bacalhau gratinado com recheio de queijo e alho-poró coberto por molho cremoso de champagne.

O prato ainda vinha acompanhado de batatas também gratinadas, caviar, frutinhas vermelhas e uma fatia de limão siciliano presa em um espremedor super fofo. Foi minha segunda melhor refeição da viagem ao Leste Europeu, só perdendo pra do KYNSILAUKKA, o restaurante temático de alho na Finlândia.

Dividimos uma sobremesa típica chamada KAMA, que era uma mistura de centeio, cevada, aveia e leite azedo. Estava gostosa, mas nada muito especial e lembrava granola com iogurte.

E assim fechamos nossa viagem à Estônia com chave de ouro!!!! Voltamos para o hotel depois de um breve passeio noturno pelo centro histórico e no dia seguinte partimos para Riga, na Letônia.

Os posts de viagem são de longe os mais trabalhosos e que exigem mais tempo e dedicação da minha parte, mas eu adoro registrar esses momentos tão especiais…vou tentar me focar nisso e relatar aos poucos todos os passeios que fizemos nas últimas férias.

Para saber mais sobre a logística dessa viagem, basta acessar a postagem do Marcelo no site MOCHILEIROS, contendo o roteiro completo, os nomes dos hoteis onde nos hospedamos, os preços das diárias, os transportes que utilizamos, as temperaturas médias, as moedas de cada país e outras informações práticas:

http://www.mochileiros.com/leste-europeu-de-helsinki-a-ljubljana-t55550.html 

Um grande beijo, obrigada por me acompanharem nessa aventura e tenham uma ótima semana!!!!

Bonfa ass

47 comentários:

Day - Papel de la Musique disse... [Responder comentário]

Bonfaaaaaaaaaa! Que sonho... Adoro quando voce "leva a gente pra passear" com esses posts de viagem! ahahahaha

Encantador o lugar! E voces hein! Que diversão! Eu nunca pensei em visitar essa parte da Europa, mas depois desse seu post Humm....começo a repensar meus conceitos! ahahaha

beijoca!

www.papeldelamusique.blogspot.com

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi,Day! Obrigada pelo elogio! Assim como você, eu também nunca havia imaginado viajar pra essa parte do mundo e não sabia o que encontraria por lá! Foi uma grata surpresa conhecer Tallinn e os outros 2 países bálticos: Letônia e Lituânia. Riga, na Letônia, é considarada a "Paris dos Bálticos" e tem uma arquitetura linda. Será o próximo post de viagem que vou escrever, mas devo ter que dividi-lo em várias partes porque tirei muuuuuitas fotos, rsrsrsrs! Um grande beijo e uma ótima semana!!!!

Cucchiaio pieno disse... [Responder comentário]

Caríssima
As tuas viagens são sempre incríveis! Super ricas de detalhes e belezas.
Encantei-me com o mar branquinho de gelo!
Bjim com karim
Léia

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Puxa...por onde começar?! Gostei mais do seu sobretudo do que do casaco da loira. Aliás, preciso investir em algumas peças, em outubro o tempo já estará fresco na Europa e eu que sou friorenta, sofro. As 'caras' do seu maridão são uma graça olhando para a comida...rsrsrs. As imagens parecem de conto de fadas, tirando as roupas atuais, parece mesmo estar no período Medieval. Amei o tamanho das porções dos pratos, especialmente o servido no Olde Hansa. As gérberas são incríveis, minha menina mais velha ia enlouquecer. Enfim, viagem tudo de bom. Parabéns! Tem promoção lá no blog: http://zambiameularbrasilmeujardim.blogspot.com/2011/07/aniversario-do-blog-e-promocao.html Beijocas!

Flávia Mergulhão disse... [Responder comentário]

Nossa o que falar? Suas viagens nos tiram o fôlego de tão lindas!
Adoro "viajar " com vc, porque a riqueza de detalhes é impressionante!
Uma delicia!
Obrigada por compartilhar conosco!

Bjoss
Ah! hj lá no post do Ateliê da Caiê vc é mencionada! Vai até lá que vc vai entender! rs.. :)

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, bom dia!!
Adorei mais esse post sobre suas viagens, sabe que depois que te conheci passei a encarar minhas viagens de um jeito bem diferente, aproveitando melhor cada roteiro novo que posso fazer. Você me inspira a querer conhecer novos lugares e novas culturas. No momento, estou buscando muitas informações e dicas sobre nossa próxima viagem e esse processo é muito prazeroso. Mais uma vez, obrigada por compartilhar conosco tanta coisa bonita.
Vendo essas fotos lindas, acho que você deveria passar lá no blog pra participar do concurso fotográfico que estou realizando.
Beijos é ótima semana pra vc.

Tout a fait disse... [Responder comentário]

Bonfá!
Você é um sucesso, eu adorei o passeio!

Beijos

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Indescritível isso sim!! Muito legal viajar por aqui. Aprendo muita coisa. Obrigada sempre!! Bjs e boa semana tb para vcs!

Bia Jubiart disse... [Responder comentário]

Oi Bella!

Grata! Por compatilhar conosco essas viagens fabulosas, e o melhor: Não gastamos nada rsrsrs.

Amei o passeio gastronômico! Paisagem e arquitetura, sem comentários...

Uma ótima semana p/ vcs!

Beijossssssssssssss

Casar é assim... disse... [Responder comentário]

A parte que eu mais gostei desse post foi a viagem medieval!! Vc deve ter se imaginado em algum filme, né??? Adoro essas coisas..=)
E tbm achei muito interessante a toalhinha de crochê no restaurante da vovó...deve ter se sentido em casa!!!
Obrigada por lembrar da gente e resgistrar todos os detalhes que talvez não tenhamos a oportunidade de conhecer pessoalmente!

Beijos,
Gábi

Pri Bragança disse... [Responder comentário]

Bonfa,

sempre fico encantada com seus posts sobre suas viagens. Acho incrível pois vocês sempre proguram lugares fora do "comum" para conhecer e conseguem nos deixar com uma imensa vontade de estar lá.

Enfim, Tallinn se mostrou linda sob suas lentes...

Agora, Bonfa, a dúvida:
Percebo que vocês sempre preparam um roteiro gastronômico em suas viagens. Vocês já tiveram dificuldades na hora de comer? Rs... Exemplo: um menu sem uma tradução para o inglês ou língua que vocês conheçam? E a comunicação? É a base do inglês mesmo?

Beijãozão,

Pri.

Larissa Motta disse... [Responder comentário]

Adorei viajar com vc, que lugar lindo esse.
Bjks.

lilian vieira disse... [Responder comentário]

oi, estou sem palavras para descrever, que lugares maravilhosos!obrigada por compartilhar com a gente!bjos.
http://mulhersuper.blogspot.com

Blog da cozinha disse... [Responder comentário]

Oi Katia, parece que as postagens do blog te inspiraram mesmo a postar suas viagens, hein!? rs...

Tallin parece bem bonita! Ela quase entrou no roteiro da minha viagem para a Escandinávia mas por falta de tempo acabou ficando de fora... mas não tem problema não, já estamos com um mega Lonely Planet do leste europeu engatilhado!

Assim como você também tenho um Marcelo que, como o seu, também gosta de fazer a logística das coisas e modéstia à parte faz isso muito bem! ;)

Também pegamos um barco desse tipo, mas para ir de Estocolmo à Helsinki (que vou colocar no blog em breve) e levou a noite inteira na travessia!

Gosto muito do frio também, tanto que estou com comichão para encarar uma islândia no inverno para tentar ver a aurora boreal... quem sabe...
Adorei o post!
beijos

Renata Brito disse... [Responder comentário]

Você ficou linda de chapeu! um charme. Adorei esta viagem... já está na minha to do list.

beijos,

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Pri!!!! Obrigadíssima pelos elogios!!!! Amei a sua pergunta! Nessa viagem, ficamos preocupados com a comunicação e por isso levamos o ICOON, que mostrei nesse post: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/04/surpresa-adivinhem-onde-estou-agora-na.html

Mas não foi necessário, sabia???? Pelo menos, no nosso caso, praticamente todo mundo falava inglês, desde o caixa do supermercado até a atendente da rodoviária. Foi bem tranquilo mesmo!

E já aconteceu da gente ter problemas em entender o menu de um restaurante na República Tcheca e a refeição foi uma aventura, mas teve um final bem feliz, rsrsrsrs! O relato está no final desse post:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/08/primavera-em-praga-atracoes-turisticas_16.html

Um beijão pra todos e muito obrigada pelo carinho!!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Rê, que bom que gostou do chapéu! Além de ser fofo, ele foi muito útil pra enfrentar a chuvinha fina!!!!! Beijão!!!!

Lara Arenghi disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Adorei viajar um pouco com vcs! rsrs
Conheci a Estônia em um programa na tv (50 por 1)que mostrou a cidade medieval, apaixonante!
Grande abraço
Lara

Mundo da Carol disse... [Responder comentário]

Katia, que viagem maravilhosa hein? E as fotos são lindíssimas!! Adoro pegar suas dicas para que evite ao máximo em cair em furadas, rs.
Boa Semana.
Beijos :o)
Ah, adorei que está participando do concurso. Boa Sorte!

Caroline Krieger disse... [Responder comentário]

Kátia, quanta coisa linda por aqui!
Adorei as fotos, fiquei com vontade de conhecer esses lugares...as comidinhas!!!
Bjs querida

Grazzi! disse... [Responder comentário]

Kátia...qtos lugares lindos...e quanta curiosidade né?
As fotos tb são maravilhosas!!!

Bruna Correa disse... [Responder comentário]

Que delícia de lugar!

Heloísa disse... [Responder comentário]

Katia,
Que post maravilhoso. Você sabe, como ninguém, captar toda a beleza dos lugares.
Já estive na República Tcheca e na Hungria, e adorei. Mas agora fiquei com uma vontade grande de conhecer a Estônia. Quem sabe!
Beijo.

Nossa Casa disse... [Responder comentário]

Obrigada por compartilhar coisas maravilhosas e interessantes e muito instigantes!!!
Seu blog é simplesmente espetacular!!!
Um super beijo com enorme admiração...

K disse... [Responder comentário]

Xará, acho que você se parece muito com a Stacy London do Esquadrão da Moda do Discovery Home and Health.Já te disseram isso ?
Que viagem fantástica !

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, xará! Que interessante, ninguém tinha feito esse comentário, mas acho que eu tenho um "quê" de Stacy sim, vou reparar mais!!!!! Beijão!!!!!

Mari disse... [Responder comentário]

AMOOOOO esses posts de viagem+comida!!!!!! Adorei as fotos, Bonfa!! E realmente, bem agasalhada, frio é tudo de bom! ;)

Beijocas!!!!

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

Que delícia!...
Nesses seus posts é possível viajar também... conhecer outras histórias... outras culturas!... Adorei!...
Mas da próxima vez vou deixar para ver depois de comer muito... Nossa, que fome! - rs... Amo provar comidas!
Continuo ansiosa pelo post sobre a Lituânia! : )
Beijo grande!!!

Blog tecidinho disse... [Responder comentário]

Nossa que viagem maravilhosa, viajar é tudo de bom. Passei pra avisar que tem selo no meu blog para você, abração Nivia.

Maria disse... [Responder comentário]

Quero mais, quero mais!!!!! Katia, adorei esse post. Foi uma descrição perfeita de sua viagem. Eu me vi lá, com vocês. Adorei. Por favor, conte mais. Bjus.

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Adorei o post, váááárias dicas ótimas!!! Nao conheco quase nada do leste europeu! :-O O Roger já foi para Tallinn (e arredores) e adorou a regiao!
Que sorte que o Marcelo gosta de planejar as viagens porque dá uma trabalheira!!! Aliás, por falar em trabalheira, eu sei que posts de viagem consomem muito tempo para serem produzidos, mas eu adoooooooro os seus - obrigadao por nos possibilitar acompanhar suas viagens :-D
Que show esse mar cheio de placas de gelo - que diferente!
Hahaha - adorei a foto do 'trono' no restaurante :-D
Eu também adoro dar uma espiadela discreta por janelas para ver a decoracao interior, principalmente em casas antigas :-D
Adorei os puxadores (é puxador o nome?) vermelhos de carinha triste e sorridente :-D
Pasteeeeel!!! Você achou pasteeeeeel! Por aqui eu nunca vi, e eu adooooooro de paixao :-D
Beijocas, Angie
P.S. Adoro a cor do seu casacao! Fica muito show nas fotos!!! :-)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Angie, fiquei super feliz com seu comentário porque admiro muito a maneira como relata suas aventuras mundo afora!!!! E que aventuras, menina! Acompanhei a viagem pela Islândia encantadíssima com as paisagens e belas fotos que postou e nunca imaginei que o país rendesse 15 dias de passeio com tanta coisa pra ver e fazer!!!!! Gosto muito de relatos pessoais, que saem daquele padrão de revista de turismo e é por isso que sempre foco em gastronomia, design, arquitetura e decoração, assuntos pelos quais sou apaixonada!!!! Um beijo grande pra todas e tomara que eu tenha tempo pra fazer outros posts de viagem em breve!!!!

saninha disse... [Responder comentário]

É sempre maravilhoso viaja com voce, eu nunca poderei ir a um lugar assim, mais atraves do seu blog ja fui pra cada lugar, e conto para os amigos tudo e eles ficam encantados, mostrando o quando é bom blogs como o seu, como tem gente como voce na net que partilha suas andanças com pessoas como eu que morram tão longe de tudo isso.Acada post seu sobre suas viagens ne encanto seja aqui no Brasil ou no esterior voce faz questão de divulgar tudo faz com que agente se sinto no local, muito obrigado, cara amiga. Um forte abraço e fico esperando pelo proximo post com o retante da viagem.

Daniel Deywes disse... [Responder comentário]

Eu tenho uma queda ao toque medieval que o velho mundo tem, coisa que não temos no Brasil.

Infelizmente eu só conheço paises mais novos como NZ e Argentina, mas tenho um sonho de dar umas voltas pela Europa, principalmente em vilarejos coisinhas antigas. O sangue de professor de história corre ainda em minhas veias rsrsrs


Bjão

Daniel Deywes

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, admiro sua organização e disciplina ao postar sobre suas viagens: se eu demorar uma semana para postar, já terei perdido muitos detalhes.
Como vc, eu tb amo me aventurar em bons restaurantes, mas nem de longe tenho seu método classificatório de fotografar os pratos e registrar todos os pedidos. Na verdade, raramente tiro fotos em restaurantes e nas poucas vezes em que o fiz ( ao menos nas viagens dos últimos dois anos) foi por influência sua e num desejo de tentar ser täo detalhista e minuciosa quanto vc.
Estou de olho no seu post sobre a RepublicaCheca e a Eslováquia, vc sabe por que.
Como sempre, seu post ficou ótimo!
Parabéns!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, querida,
Esse post está completíssimo! Seus relatos de viagem sempre nos transportam para lugares lindos, restaurantes encantadores e detalhes maravilhosos!
Fiquei fascinada pelas lindas portas, o lago congelado, o paisagismo do parque e o restaurante tão aconchegante!
Parabéns pelo post!
beijos!

Bird disse... [Responder comentário]

Cada viajem mais linda e gostosa hein? Sempre fico salivando aqui! :D

Renata disse... [Responder comentário]

Oi Katia! Adoro seus posts de viagem! Dei boas risadas com esse, ta muito divertido!
beijos

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Oi! Bonfa, adorei e fiquei com vontade enorme de comer essas coisas e o queijo reina soberano.
Um dia ainda vou fazer minha primeira viagem internacional.
Bjos!!!!

wcampelo disse... [Responder comentário]

Lindas as fotos, Bonfinha, sobretudo as dos detalhes. Adorei!
Beijo.

Dani Garlet disse... [Responder comentário]

tudo lindo! amei. Voi indicar esses posts de viagens para minha irmã, ela vai amar hehehhe :)

Tinha mo tempão que eu não vinha aqui né, heeheheh
Beijokas!

@danigarlet

Bia Martinho disse... [Responder comentário]

Kátia, Primeiramente, parabéns pelo blog. Olhei a primeira vez por indicação da Tati Pimentel (do Bem Feitas) e nunca mais larguei! Passo para dizer que tb amei o casaco da moça loira, e que achei um igualzinho na loja OLD FACTORY do Shopping Nova América. Depois de tantas dicas tiradas do blog, eu não poderia deixar de retribuir com esta. Abç e mais uma vez, parabéns!

Bia Martinho disse... [Responder comentário]

Kátia, Primeiramente, parabéns pelo blog. Entrei uma vez para ver a decoração de uma festa, por indicação da Tati Pimentel (do bem feitas) e nunca mais larguei, rsrs. Preciso dizer que tambem amei o casaco da moça loira e que achei um igualzinho na loja OLD FACTORY no shopping Nova América. Depois de tantas dicas, precisava passar esta. Abç.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Bia, obrigadíssima pelos elogios e pela dica! Tem uma OLD FACTORY perto de casa também! Já comprei várias roupas lá, eles tem peças de frio ótimas! Vou dar uma passadinha, com certeza! Um grande beijo e seja sempre muito bem-vinda!

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Menina!
Deixei um post enorme aqui e sabe que deu algum erro....Não entrou...
Mas, sou persistente!!! Vou escrever outra vez.
Adoro o modo como você escreve sobre suas viagens. Relata os detalhes e organiza de um modo que fica praticamente um guia. Muito gostoso de ler. Mas, estava bem friozinho??!!
Haja roupa. Aqui está fazendo 18 graus e já estou com frio...
Acho que vou programar essa viagem numa época mais quentinha. Ainda não conheço Lituânia, Letônia e Estônia. Quero muito conhecer.
Beijo enorme.
Claudia

Raquel M.B.G. disse... [Responder comentário]

Que viagem deliciosa! Fotos maravilhosas! Parabéns pelo cuidado e carinho com o blog, abraços, Raquel
www.saladagrega.blogspot.com
www.bomsensoemformadegente.blogspot.com

Paulinha do Brechó Recicle disse... [Responder comentário]

Sem palavras... Rs... O que é isso? Que viagem foi essa?!... Rs... Tô bege!

Estou adorando ler seu blog,bem melhor do que ficar vendo novela... Hahah

Mil beijos

Related Posts with Thumbnails