sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Preparativos para a festa de Halloween da minha irmã: artesanato, decoração, reciclagem, comprinhas e o PAP de um cupcake especial

DSC_5304

DSC_5103

DSC_6227

DSC_4904

DSC_5078

Finalmente conseguimos terminar o post de hoje sobre a linda festa de Halloween produzida pela minha irmã Flávia. Demoramos a finalizar o texto porque, juntamente com essa narrativa, estávamos desenvolvendo uma novidade, que contarei ao final do post!!!!

Minha irmã mora em São Francisco, nos Estados Unidos, país onde o Halloween é bastante comemorado e onde é possível encomendar tudo pronto para quem não quer ter trabalho na hora de reunir os amigos e se divertir. Mas esse não é o caso da minha irmã, conforme vocês constatarão a seguir. Ela coloca a mão na massa mesmo, com muito prazer, criatividade e empolgação. Assim como eu, a Flávia gosta de dar seu toque pessoal em tudo o que se propõe a fazer, tendo como inspiração alguns sites/blogs, porém sempre preparando sua própria versão do que viu. E, contrariando o que muita gente pensa, vocês vão perceber que reciclando, pintando, cortando, colando, moldando e cozinhando, podemos reproduzir praticamente tudo o que minha irmã criou ou comprou nos EUA. Basta procurar o que a gente imagina no Google ou adaptar os ingredientes que não encontramos com facilidade no Brasil. Vamos conferir?????

flave

Olá, gente boa cheia de bom gosto e criatividade!! (se não fossem, não estariam aqui no blog da Katia, não é verdade?)

É uma honra estar aqui no Bonfa Convida, um espaço que é sempre ocupado por pessoas talentosas e imaginativas. Compartilho com vocês a festinha de Halloween (Noite das Bruxas) que preparei aqui em casa há algumas semanas. A identidade visual (ou a "cara") da festa começou a se desenvolver a partir de objetos que eu já tinha, outros que vi em lojas ou na internet, e por aí vai. Às vezes o projeto vai tomando forma e nem me lembro mais de onde surgiu a ideia original. Isso porque penso (e falo) muito rápido e às vezes é difícil acompanhar (meu marido que o diga!).

Nesse caso, eu queria aproveitar algumas sobras do meu CHÁ DE BEBÊ, e daí surgiu a idéia de um Halloween todo preto e branco. Quando encontrei uma placa de feltro com os dizeres "Happy Halloween" com essas cores e mais o laranja, achei que a adição dessa cor "aqueceria" a decoração e, como a festa também era para crianças, daria um ar mais jovial e alegre. Assim as cores foram definidas. O tema foi levemente focado em aranhas e isso porque comecei a perceber que estava "colecionando" muitas idéias (e coisas) relacionadas a essas criaturinhas e resolvi "engavetar" outras idéias (e claro, coisas...) que continham bruxas, fantasmas e outras figurinhas fáceis em todo Halloween que se preze :-)

Espero que gostem e se inspirem nas fotos e dicas abaixo.

Namastê!

DSC_4787

As bandeirinhas foram feitas a mão com padronagens que podem ser encontradas em bancos de imagens online ou em papel de scrapbook.

DSC_5054

Na foto acima, vocês podem ver o detalhe das bandeirinhas que fiz com as padronagens de fundo escolhidas por mim. Eu até criei uma "padronagem" própria, escrevendo Happy Halloween e Trick or Treat repetidas vezes e utilizando diversas letras diferentes. Algumas inclusive são específicas para o Halloween. É só fazer uma busca rápida no Google ou outro site de pesquisas na internet por "free Halloween fonts" e se divertir com a variedade de opções.

DSC_5234

A ideia era que as bandeirinhas com a palavra Welcome (Bem-vindos) ficassem presas próximas à entrada da casa para recepcionar os convidados , mas como não foi possível pendurá-las em nenhum lugar perto da porta, acabaram dando as "boas-vindas" na área do bar destinada aos adultos, como podem ver na primeira foto desse post :-)

DSC_5196

Eu já tinha esse manequim, que fica normalmente no meu quarto, mas optei por inseri-lo na festa, fantasiando-o com um boá e alguns colares na cor laranja, pendurando uma placa divertida em seu “pescoço”.

DSC_4793

Aqui vocês podem ver um detalhe da placa com abóbora, morcego, candy corn (um doce específico do Halloween: http://en.wikipedia.org/wiki/Candy_corn e gato preto que ficam pendentes.

DSC_4797

DSC_4803

Para decorar um dos móveis da minha sala, reuni os itens "vintage/antique" que eu tinha pela casa, já que adoro colecionar esses objetos cheios de história. Aqui aparecem a filmadora que comprei num mercado de pulgas quando morava em Washington, DC (extinto), o telefone dos anos 20, que comprei online há mais de 10 anos e que ainda funciona, e a máquina de datilografar (esse foi até presente da minha mãe, de um outro flea market em DC, o GEORGETOWN FLEA MARKET).

DSC_4808

Também usei um porta retrato preto da TJ MAXX (acho que é de resina), além de uma flor de plástico/tecido preta, corvos, uma caveira, teias e aranhas. As fotos em P&B são de membros da família que escaneei e imprimi em diversos tamanhos pra substituir as fotos que eu tinha nas molduras da parede.

DSC_4937

Antigamente, a pessoa tinha que ficar parada numa mesma pose até que entrasse bastante luz pela lente da câmera para registrar a foto. Sendo assim, as pessoas não sorriam, mesmo em momentos felizes como comunhão e casamento, e achei que esses semblantes sérios ficaram meio "macabros" no contexto da decoração de Halloween... (Nota da Bonfa: adorei a sua ideia e só agora descobri o motivo de as pessoas ficarem sérias nas fotos antigas, nunca pensei que fosse por isso!!!!).

DSC_4833

DSC_4857

Separei alguns potes vazios (esses eram de palmito, que adoramos e com isso acumulamos muitos!), limpei-os bem e, com o rótulo removido, resolvi usá-los como embalagem para os convidados levarem para casa doces e balas da festa (os treats). Eu nunca jogo os vidros fora, sempre reutilizo pra restos de comida: normalmente líquidos como sopas, caldo de frango ou legumes caseiro, etc. ou para guardar miudezas como botões, pregos, artigos de escritório.

Existe um termo novo para denominar o que eu fiz, é "upcycling". Ou seja, não só você recicla um objeto, mas o deixa melhor do que antes. Seria uma reciclagem + aprimoramento, como um "upgrade".

Para esse projeto, você vai precisar de:

1. fitas laranjas
2. tinta preta e laranja, pincel (para a tampa)
3. fita adesiva dupla face (para colar a renda e a fita. Eu não queria fazer algo permanente pois pensei na possibilidade das pessoas reutilizarem seus potes também)
4. papel e cortador no formato desejado para as etiquetas (ou cortar em quadrados)
5. carimbo e tinta para carimbo (ou você pode escrever sua mensagem à mão livre)

DSC_5078

Além dos potes servirem como embalagens, também separei alguns para colocar os talheres descartáveis usados na festa. Geralmente não gosto de usar nada descartável (para não encher ainda mais os aterros sanitários), mas eu achei que os utensílios laranja dariam uma cor mais alegre à mesa. Após a festa, foram devidamente encaminhados ao lixo reciclável...

DSC_5039

As fitas rendadas da foto acima foram coladas com fita dupla face e depois superbonder. Tive dificuldade para as fitas fixarem nas velas, acho que por causa da cera, e foi bom tê-las preparado alguns dias antes da festa, pois senão eu só descobriria isso tarde demais (que a fita adesiva não era suficiente). Originalmente eu usaria as fitas rendadas para decorar uma base de isopor na qual prenderia os pirulitos, mas achei que daria mais trabalho e as fitas sobraram. Por isso resolvi enfeitar as velas.

DSC_5084

Para decorar as garrafas e potes de vidro, usei fitas e etiquetas criadas por mim e impressas em casa. Eu já tinha as fitas laranja, pois guardo tudo o que posso das embalagens de presente que ganho (Nota da Bonfa: eu também!!!!). Encontrei a fita preta de bolinhas na MICHAEL´S e achei tão fofa que resolvi levar pra casa, sem saber o que faria com ela. As bolinhas me lembraram pezinhos de aranha e como esse era o tema principal, achei que poderia encaixá-las em algum lugar... A teia de aranha que usei como base é uma espécie de jogo americano que também comprei na MICHAEL´S.

As etiquetas com fundo laranja de bolinha branca e preto de bolinha branca também foram confeccionadas por mim e as imprimi em papel grosso, cortando-as com um cortador especial.

DSC_8510

Para os pirulitos, imprimi etiquetas em papel adesivo que sobrou do CHÁ DE BEBÊ.

DSC_8519

DSC_8570

"Você ficará com doce preso nos dentes"

"Cuidado! Eles estão logo atrás de você"

DSC_8552

"Você pode ficar preso em sua fantasia... para sempre!"

Os biscoitos laranja e preto são biscoitos da sorte chineses especiais para o Halloween com mensagens macaaaabras... :-)

DSC_6227

As fitas com padronagens em preto e branco que envolvem os potes de vidro também foram "sobras" do meu CHÁ DE BEBÊ (estou sempre reciclando e reaproveitando tudo!). Essas pás que estão dentro dos potes são normalmente usadas para pegar ítens vendidos a granel no mercado. São da TJ MAXX, se não me engano.

DSC_5247

As etiquetas para os canudos dos drinks foram sobras das etiquetas do pirulito. Na verdade, o que aconteceu é que a primeira leva das etiquetas não deu muito certo, e como eu nao queria jogar nada fora, arrumei outros usos pra elas. Como os canudos estavam simples, resolvi enfeitá-los um pouco. Já estavam cortadas com cortador "scallop", aí fiz dois furos, um em cima e outro embaixo e depois enfiei o canudo por entre eles. Os vidros são chamados de frascos "Erlenmeyer", os achei na Amazon, mas fazendo uma busca na internet vi que se acha em vários lugares no Brasil tambem, em lojas de material químico.

Faça uma busca na internet por "Frasco erlenmeyer boca estreita graduado" e você vai encontrar várias lojas de material de laboratório pra comprá-los (mais baratos do que aqui!!). Minha primeira opção era encher tubos de ensaio com groselha (imitando sangue) ou algum suco verde e gelo seco, mas resolvi deixar pro ano que vem :-) Seguem alguns links: http://lista.mercadolivre.com.br/frasco-erlenmeyer-boca-estreita-graduado e http://www.carvalhaes.net/br/detalhe-do-produto-frasco-erlenmeyer-b-e-graduado-cap-10ml--160.010-1-Descricao-11-1102

DSC_5261

Comprei esses enfeites na ORIENTAL TRADING, uma loja virtual com artigos pra festa que tem muuuita coisa bobinha, mas procurando bem, a gente encontra coisas interessantes e baratinhas.

DSC_6207

Esse foi o cone-teste que imprimi, depois aparei as bordas brancas e servi batatas fritas em formato de fantasminha dentro dela, para serem usadas como topping da salada.

DSC_6194

Os potinhos são da BED, BATH AND BEYOND, mas a PIER 1 também estava com uma coleção bem legal de potinhos e tacinhas pra servir aperitivos individuais. A toalha laranja comprei na TJ MAXX ou AMAZON, mas por cima coloquei uma toalha imitando teia de aranha comprada na MARSHALL´S. A ideia original era usar um filó, tule ou renda, pra ter esse mesmo efeito, e talvez pregar umas aranhas nela, mas tive a feliz surpresa de encontrar essa toalha já "pronta":-)

DSC_6218

Comprei os pratos altos pretos com bolinhas na Ebay e eles são de segunda mão. Já os porta velas vieram de lugares variados. Esse tipo de vidro se chama "mercury glass" (vale a pena LER AQUI a definição de mercury glass, a história é interessante) e tenho modelos da WORLD MARKET, da TARGET, da WEST ELM, de mercados de pulga e claro, da TJ MAXX e MARSHALL´S :-)

DSC_6305

O mini porta retrato foi comprado na PARTY CITY (loja de festas), na seção de artigos para casamento (imagino que sejam usados para marcar os nomes dos convidados na mesa). O mini castiçal é da marca UMBRA, encontrados também no Ebay. Não acho que sejam vendidos aqui nos EUA porque quando procurei por eles online, só os encontrei em sites europeus. Mas tem o da marca FRED&FRIENDS, que é parecido.

DSC_6318

A peça de metal com três andares é da TJ MAXX e as colheres da IKEA tenho há anos e são feitas de melamina. A aranha estava esperando ser pendurada num fio preso ao teto, para ficar balançando em cima da mesa principal.

DSC_8588

Uma das comidinhas mais apreciadas pelos meus convidados foi o cupcake com teia de aranha. A receita é a mesma que minha amiga Renata fez no CHÁ DA CAROLINE: cupcakes de cenoura da Ellie Krieger, com minhas adaptações acrescentando passas, farelo de linhaça, germen de trigo, farinha integral branca e sementes de chia (riquíssimas em Omega-3, fibras, antioxidantes, cálcio, ferro e magnésio!) A cobertura é simples, basta misturar açúcar de confeiteiro com cream cheese.

DSC_8621
O passo a passo das teias é bem simples: eu cobri os muffins/cupcakes com essa mistura, depois usei o gel comestível preto da marca Wilton's (eu recomendo substituir por calda de chocolate, deve ficar beeem mais gostoso) para desenhar alguns círculos.

DSC_8657
DSC_8687
Não é necessário se preocupar em desenhá-los com perfeição, já que serão "destruidos". Usei um palito de dentes para "puxar" os círculos para baixo a fim de formar a teia.

DSC_8711

Eu finalizei o cupcake com um anel de aranha feito de plástico.

DSC_4922

Eu me decepcionei com essa forma da WORLD MARKET. Ela meio que sumiu no cupcake e era meio chatinha de colocar. Resolvi não usar no dia da festa e deixar as forminhas decoradas aparecerem mais (as P&B foram sobras do cha de bebê).

DSC_6254

Na foto acima, vocês podem ver o buffet quase pronto para o dia da festa, que vou mostrar aqui em breve no próximo capítulo!!!!

Beijos,

Flávia

……………………………………………………………………………………….

Flave, que legal te ver por aqui de novo!!!!! Apareça como convidada muitas, muitas e muitas vezes!!!! Fico encantada com sua criatividade ímpar. A empolgação com a qual você se dedica de corpo e alma às festas maiores ou a um jantar mais intimista é contagiante e nossa troca de e-mails durante os preparativos me deixa bastante animada e doida pra inventar novos temas pros eventos lá em casa. Quando me perguntam quem me inspirou e me incentivou a gostar de festas e de decoração, minha resposta é: VOCÊ, claro! Algum dia eu adoraria preparar um evento à quatro mãos… quem sabe? Estou ansiosa pra receber o post com as fotos e o relato do dia do Halloween, que ficou lindo e divertido!!!!!

Seja muito bem-vinda à blogosfera e que o Fête-à-Fête te traga muitas alegrias, amizades e satisfação pessoal!!!! Parabéns por essa energia toda e por ser tão inovadora e original, principalmente nas festinhas infantis…

Gente, já sei qual vai ser o tema do próximo aniversário do Gábi e achei diferente de tudo o que vi em festas de criança!!!! Aliás, eu adoraria “roubar” essa ideia pra mim, rsrsrsrs!!!!

A novidade que eu e minha irmã estávamos preparando e que mencionei no início do post é a seguinte: ela agora tem seu próprio cantinho virtual e vai nos presentear com muitas ideias criativas, receitas, peças de artesanato, dicas de decoração, reciclagem, alimentação saudável e novidades. Ainda precisamos fazer ajustes no layout e, oficialmente, o blog está em contrução, mas vocês já podem ter uma ideia de como será esse espaço charmoso clicando no seguinte link:

www.fete-a-fete.blogspot.com

Minha irmã aproveitou para publicar fotos e textos explicativos (em inglês, por causa de seu público-alvo) de algumas festas realizadas nos últimos anos. Eu gostaria de convidá-los a dar uma espiadinha nos preparativos para a festa de Natal que a Flávia organizou no ano passado e que, na minha opinião, se destacou pela combinação harmônica de simplicidade com sofisticação:

http://fete-a-fete.blogspot.com/2010/12/christmas-eve-dinner-2010.html

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana bastante criativo!!!!

Bonfa ass

30 comentários:

Shiroe disse... [Responder comentário]

Estou de queixo caído. Maravilhoso!

eloiza disse... [Responder comentário]

Katia,como sempre sua maninha arrasando como vc,adoro tudo que vcs duas fazem...bjos elõ

Rose Maria Simoes disse... [Responder comentário]

Ninguem segura esta familia!!!
Parabens!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfinha, meu amorrrrrrr, nessas horas eu levanto a mão pro céu por ser fluente em inglês! Que maaaassa que Flávia tem blog!!! Ameeeei as dicas dela! Amei TUDO! To com dificuldade de dizer do que gostei mais! ahahahaha

Criatividade é coisa da sua família mesmo hein! Parabéns às duas! Cada uma mais engenhosa que a outra! Voces provam que, com um pouco de boa vontade e imaginação, é possível fazer uma festa incrível em casa de baixo custo! Perfeito!

Agora, deixa eu ir correndo "curiá" o blog dela!!!

beijos!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Que legal que tua irma se rendeu ao mundo da blogolandia :-D As idéias sao muito legais, adorei as teais de aranha no cupcake :-D
Beijocas pras duas,
Angie

Marly disse... [Responder comentário]

Katita,

Realmente, a criatividade, talento e vibração dessa moça não têm limites, uau! Achei cada detalhe da festa fantástico e amei mesmo o 'enriquecimento' do cupcake de cenoura, pois eu também tento tornar os doces mais do que simples guloseimas.
Assim que o cantinho dela ficar pronto vou adicionar o link à minha lista especial, na página do meu blog.

Um beijo e bom fim de semana!

Milena disse... [Responder comentário]

Que linda festa!Cheia de detalhes,capricho,coisas que fazem a diferença.
Lógico que já visitei o blog da Flavia e já tenho outra Bonfadini pra seguir e me inspirar,no mínimo me fazer sorrir!
bjs pras duas

Val disse... [Responder comentário]

Simplesmente demais! Estou sem palavras para tanta criatividade e capricho! Fiquei super feliz com o cantinho da Flávia e, mesmo que vocês digam que ainda precisa de ajustes, já estou seguindo!
Muito sucesso para esta família tão inspiradora!

Bjks

Val
www.balaioediariodaval.blogspot.com

Maria disse... [Responder comentário]

Que familia, heim????? Adorei tudo o que ela preparou. Com certeza vou segui-la, mesmo que o blog seja em ingles. Parabéns, vocês duas juntas nos presenteiam com ideias maravilhosas de encher os olhos e dar água na boca. Bjus.

Pri Montanher disse... [Responder comentário]

Uau! Que família talentosa!!! Parabéns, meninas!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Obrigadíssima pelos comentários,meninas!Não épor serminha irmã, mas sou uma grande fã dessa mulher talentosa e criativa atéo último fio de cabelo!!!! Além de criativa,ela também é muito habilidosa e adorei o PAP dos potes de palmito decorados com renda, fita e etiquetas. Dá pra pensar em um monte de aplicações para esse artesanato simples e fofo! Um beijo pra todos!!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

festa perfeita, salvei nos meus favoritos para me inspirar no Halloween do próximo ano, excelente idéias!

Mari disse... [Responder comentário]

Que legal ver a Flavia por aqui!! AMEEEI a festa de Halloween! Os cupcakes ficaram o máximo, as plaquinhas identificando as comidas tb e...nossa, TUDO ficou legal!!! Flavia, se vc morasse aqui, iríamos ter festas constantes, suas ou inspiradas por você!!! Eu quero mais!! Bjks e felicidades no seu novo blog!!!

Kelly Nomura disse... [Responder comentário]

Quando crescer quero ser que nem vc, gente grande !!! :)

Quanta coisa linda, estou encantada, estou acessando a pouco tempo, e não to conseguindo parar de clicar, já indiquei para várias pessoas o seu blog (permitido né?).

Quando a gente menos espera aparece vc para nos surpreender com tudo maravilindo, parabéns.

ps. manda um oi pra mim, manda?

bjs.
Kelly Nomura uma seguidora do norte/Manaus/AM.

kelly_nomura@hotmail.com

Ly Mello disse... [Responder comentário]

Meninas, vamos combinar: Essa família Bonfadini é só de gente talentosa e linda!!!! Adorei, e óbvio que já sou seguidora da Flávia.

Beijocas.

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Quanto capricho num só lugar!

Adorei as dicas, já anottei tudinho!

Bjos e bom fds!
Dani

Unknown disse... [Responder comentário]

que lindo super caprichado


sorteio de Natal
www.stetica.net
Vídeo sorteio


bjos

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

O mal é de familia...rs. Vocês são bem detalhistas nas festinhas que preparam. Fico encantada com tantos detalhes. Quanta criatividade!!
Ficou tudo maravilhoso. Parabéns, por sua decoração.
Otimo final de semana. Bjs

Rejane Custódio disse... [Responder comentário]

Nossa!!!! To boba com tanta criatividade!!! Parabéns pela família talentosa e criativa!! Beijos
Rejane Custódio
artecessorios.blogspot.com

Angela disse... [Responder comentário]

Um arraso a festa! Parabéns Flavia!
Agora sou fiel seguidora das irmãs Bonfadini!

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, 
Sua irmã é muito talentosa. Fico contente por ela ter criado um blog para não deixar tanta criatividade confinada. Quem ganha somos nós!!!! 
Amei a cobertura do cupcake!
Olha que hoje não é um dos meus melhores dias, mas consegui me alegrar um pouquinho com esse post!
A terapia do BELO!!!
Viva as Bonfadinis!
Bjao
Claudinha

Anônimo disse... [Responder comentário]

Que familia talentosa! Amei tudo o que vi no post. As peças que a Flavia tem são lindas mesmos! Destaque para as garrafas de vidro e, no chá de bebê, para o maravilhoso serviço de café! Estou feliz por ter aprendido com a Flavia sobre 'upcycling'. Assim como a Flavia, também guardo todos os potes de vidro para reaproveitar de várias formas. Beijos às 2 Bonfadinis e um lindo fim de semana! Paula

Anônimo disse... [Responder comentário]

D-I-V-I-N-A! Já tinha me encantado com o Halloween da Kátia, agora essa beleza da Flávia. Parabéns às irmãs Bonfadini! Gostei de tudo, mas como escritora fiquei encantada com a decoração do aparador: a máquina de escrever negra com o corvo ricou tããão Edgar Allan Poe! Deu vontade de copiar para o próximo ano (só falta encontrar a máquina)...rs... Beijos carinhosos às duas.
Ronize Aline
odonodalua.ronizealine.eti.br

Marta disse... [Responder comentário]

Katita, é claro que essa família é mega talentosa! Amei os preparativos e todas as peças e idéias usadas por sua irmã! Estou agora indo ao blog dela para tb seguir e me delirar vendo as fotos de festinhas bancanas!
Beijos

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Oi linda
Já fui conferir o cantinho da tua irmã, pois adoro as suas festas e decorações!
Amei esse cupcake - tudo perfeito.
Um lindo findi para vc e para o Marcelo.
Bjim
Léia

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Nossa, que super produção. Mas, o Halloween pede, não é mesmo? Que tradição forte!!! Esse ano passei na Califórnia o dia 31 de outubro e me diverti muito com o movimento das crianças circulando pelos condomínios em busca de doces. Muito legal!!!
Beijo
Claudia

Deise Sezerino disse... [Responder comentário]

Elegantíssimo este halloween! abraços

Tati disse... [Responder comentário]

Putz! agora com vcs duas mostrando estas belezuras vou ter que arranjar tempo para por em prática umas festinhas... é muita inspiração, muito talento!! beijosssss

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, tudo bem?
Bom, como faz um tempinho que ando por aqui, já tive o imenso de prazer de conhecer um pouco da criatividade da Flávia, "que para aumentar o coro", podemos dizer que em sua família criatividade é coisa de genética mesmo.
Parabéns e beijos pra vcs duas.
Ah, já fui lá conhecer o blog da Flávia, pena que não vou conseguir ler nadinha por lá, rsrs
Abços.

Unknown disse... [Responder comentário]

Tudo lindo !!! fiquei apaixonada....

Voce poderia me passar as mensagens macabras dos biscoitos da sorte ?

viviannemendes@hotmail.com

obrigada


Vivianne

Related Posts with Thumbnails