quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ilustração para o cabeçalho do blog CAMINHO DA GULA e sugestões deliciosas para o Natal

Liliane-e-cozinha-final

Apesar de ter riscado a criação de blogs da lista de trabalhos que desenvolvo na área de design há mais de um ano, continuo desenhando cabeçalhos a pedido dos meus clientes. Meu projeto mais recente foi para o blog CAMINHO DA GULA, editado pela talentosa Liliane Engel, que já participou do Bonfa Convida com uma sobremesa fácil de fazer, bonita e criativa:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/08/creme-tres-cores-uma-sobremesa-facil-e.html

A ilustração escolhida pela minha cliente envolveu a criação de uma personagem desenvolvendo uma ação com elementos de apoio e cenário completo. A Liliane me pediu para desenhar uma boneca que a representasse fisicamente (por meio da cor dos olhos, do cabelo e do penteado que mais gosta) e que estivesse na cozinha preparando drinks para os convidados de algum dos vários eventos que organiza em casa.

det

Detalhe da ilustração: personagem prepara martinis para seus convidados em dia de festa.

 

mix

Antes de chegarmos a um acordo sobre como seria a ilustração, a Liliane me enviou as fotos acima, para que eu pudesse me basear nela mesma e em sua cozinha na hora de construir um cenário semelhante ao original, onde a bela moça prepara pratos sofisticados, verrines e finger foods.

Para que o resultado final não ficasse muito carregado com “informações desnecessárias”, combinamos que eu reduziria o número de elementos presentes na foto da cozinha, deixando-a mais “clean”, porém sem descaracterizá-la.

Comecei a trabalhar no desenho da boneca preparando martinis em cima da bancada espaçosa, que também serve de base para um bolo confeitado, um prato de cupcakes e outra peça contendo espetinhos salgados. Submeti o layout à apreciação da Liliane, que aprovou a primeira parte do projeto, e então parti para a estilização do cenário. Antes de mostrar o conjunto pronto para minha cliente, decidi testar algumas fontes para o nome do blog (CAMINHO DA GULA), inserir o slogan que existia no antigo cabeçalho (Colher de Prata, Receita de Ouro) e finalizar o layout com a lista de ítens mostrados em seu cantinho virtual cheio de delícias:

Gastronomia
Receitas
Festas em casa
Verrines
Finger Food
Mini porções

O passo seguinte foi inserir o cabeçalho no meu blog de testes e pensar em um fundo que combinasse com a ilustração como um todo.

lili1

Aproveitei o fato de a bancada da cozinha ser coberta por pastilhas de vidro em tom neutro para transportá-las ao background do blog e criar uma ligação entre cabeçalho e fundo.

Enviei a ilustração completa para a Liliane e ela solicitou pequenas alterações: entre elas, o uso de uma fonte menos delgada do que a DAX Wide Bold, a inserção de colar e pulseiras para enfeitar a boneca e o teste da personagem sem cenário. Fiz as modificações e enviei à cliente as três opções a seguir.

Liliane e cozinha 5

Alterações: inserção de colar e pulseiras na boneca + fonte Democratica Bold Lining no cabeçalho sem o slogan + cenário completo.

 

Liliane e cozinha 7

Alterações: inserção de colar e pulseiras na boneca + fonte Democratica Bold Lining no cabeçalho sem o slogan + cenário completo em transparência.

 

Liliane e cozinha 6

Alterações: inserção de colar e pulseiras na boneca + fonte Democratica Bold Lining no cabeçalho sem o slogan sem cenário.

Chegamos à conclusão de que a primeira versão ficou mais alegre, colorida e completa. Para finalizar, usei a fonte POOR RICHARD (sugerida pela própria cliente) para escrever CAMINHO DA GULA e assim concluímos o trabalho.

Não é segredo que o blog da Liliane é um dos meus preferidos na seção gastronomia, seja pela variedade de pratos salgados, doces e petiscos, pela criatividade das receitas, pela decoração das mesas em dias de festa ou jantares e pelas lindas louças, taças e acessórios que ela usa para nos apresentar suas criações. Por todos esses motivos, ela está de volta ao Bonfa Convida de hoje com algumas fotos de pratos e detalhes da decoração que preparou como sugestão para o Natal desse ano. Combinamos que eu postaria só as imagens e, ao clicar em qualquer uma delas, vocês serão direcionados ao CAMINHO DA GULA, onde encontrarão as respectivas receitas e mais dicas da Liliane!!!!!

Preparem-se para comer com os olhos as delícias que verão a seguir…

Tomatinhos recheados com creme de queijo

Azeitonas temperadas

Caponata de berinjela

Canapés variados

Mix de castanhas

Docinhos de damasco

Compostas de frutas secas

Bolo de doce de leite, banana e nozes

Cupcakes de chocolate

Detalhes da decoração da mesa natalina e da mesa de guloseimas para as crianças

Katia, participar do seu blog é sempre uma honra, uma vez que a vejo como expert na área. Acho lindo o seu trabalho e dedicação. Você é uma amiga, mesmo que ainda virtual, e uma profissional competente que nos socorre em horas decisivas.

Obrigada pelo carinho e elogios.

Um grande beijo,

Liliane

…………………………………………………………………………………………

A disposição e criatividade da Liliane são de tirar o fôlego, né? Quanta coisa bonita e gostosa!!!! Então acho que está mais do que explicado, por meio de palavras e de imagens, o motivo de eu ser fã dessa moça prendada!!!!

Para acompanhar de perto as peripécias da Liliane, basta ficar de olho no:

http://www.caminhodagula.blogspot.com/

Como vou viajar durante as festas de fim de ano, não poderei testar as receitas em breve, mas vou guardá-las para colocar a mão na massa quando voltar das férias!!!!

Um grande beijo com votos de uma quarta-feira saborosa!!!!

Bonfa ass

25 comentários:

Angela disse... [Responder comentário]

Nada como ler esse post antes de dormir e poder sonhar com o seu talento e o delicioso blog da Liliane! Parabéns às duas!

Karla Coutinho disse... [Responder comentário]

Katinha,
Bom Dia !!! Que lindo o post da Liliane...amei e me apaixonei por tudo.
Daqui a pouco será o meu, rsrsrssr.
Vou testar as receitas, que são maravilhosas.
Lindas as fotos !
Beijinhosssssss.

Unknown disse... [Responder comentário]

Parabéns, Katia, a ilustração ficou linda ! Belo trabalho ! A Liliane também está de parabéns, a mesa de Natal ficou linda e só tem coisa gostosa. Também irei lá fazer uma visita no blog dela !
Bjs.

Liliane disse... [Responder comentário]

Katia, achei o post super interessante, como a ilustação foi se desenvolvendo e como vc chegou ao final do desenho. Mais uma vez quero te agradecer pelo maravilhoso trabalho.
Um grande beijo.
www.caminhodagula.blogspot.com

Milena disse... [Responder comentário]

Nossa,entendo porque fez o cabeçalho desse blog.
É maravilhoso,e essas comidinhas de Natal me inspiraram,me deram ideias,todas lindas,bem trabalhadas,com capricho.
Parabéns Liliane e Bonfa,por mais esse trabalho,
bjs

Bia Jubiart disse... [Responder comentário]

Parabéns pelo talentoso e criativo trabalho, super personalizado e de dar água na boca!

Bonfa, vou lá na amiga!

Uma ótima quarta!

beijosssssssss

Renata Benetti disse... [Responder comentário]

OI Kátia,
Semana passada dei uma passeada pelo blog da Liliane e assim que bati o olho na ilustração pensei: Opa... é da Kátia!! Ficou lindo e deu uma cara moderna para o blog... Parabéns!!
Bjs

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, tudo bem?
Parabéns pelo trabalho belíssimo desenvolvido para o blog da Liliane, que não conheço, mas já comecei a gostar só em ver as fotos maravilhosas dos pratos.
Vou lá rapidinho apreciar.
Um beijo
Maria Célia- Cissa

Sabrina disse... [Responder comentário]

Lindoooo esse cabeçalho!! é o meu sonho de consumo ter um cabeçalho desse no meu blog, parabéns Katia, ficou muito fofo.
Acho que vc poderia sortear um cabeçalho desses na sua próxima brincadeira aqui no seu blog kkkkk seria uma loucura!!! um monte de gente querendo participar kkkkk inclusive eu claaaro kkkk beijinhos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Sabrina, que bom que gostou do meu trabalho! Sua ideia é bem legal e já pensei na possibilidade de presentear um dos leitores com uma ilustração exclusiva... só preciso de estar mais tranquila em relação ao trabalho, mas quem sabe? Obrigada pela sugestão!!!!! Beijão!

Giselle Baeta disse... [Responder comentário]

Kátia!
Eu já tinha visto o novo lay lá no blog da Liliane!
E como sempre vc arrasou!
Ficou lindo mesmo!!
E sobre o talento dela, ain, realmente de tirar o fôlego tb! rs

Bjs

crochetdaheloisa.blogspot disse... [Responder comentário]

Oi Katia
Quem bom que voltou de viagem e com coisas lindas para nos mostrar. Adorei as ideias da Liliane e jã fui por la dar uma bisbilhotada. Quando vc estiver mais desocupada vamos falar daquele meu projeto do Clube do Tempero. No momento eu estou fazendo um sorteio no meu blog, de uma manta reciclada por mim.De uma olhadinha..se vc gostar..adoraria que participasse. Bjs Heloisa Helena

crochetdaheloisa.blogspot disse... [Responder comentário]

Oi Katia
Quem bom que voltou de viagem e com coisas lindas para nos mostrar. Adorei as ideias da Liliane e jã fui por la dar uma bisbilhotada. Quando vc estiver mais desocupada vamos falar daquele meu projeto do Clube do Tempero. No momento eu estou fazendo um sorteio no meu blog, de uma manta reciclada por mim.De uma olhadinha..se vc gostar..adoraria que participasse. Bjs Heloisa Helena

Juju Bombana disse... [Responder comentário]

Olá Kátia!
Como sempre, ficou linda a sua criação!

Morro de vontade de me ver numa dessas suas bonequinhas, quem sabe um dia não conversamos melhor!

O ´blog da Liliane é mesmo muito fofo!

Beijinhos

Unknown disse... [Responder comentário]

ficou lindo o desenho... um charme....

e que fotos lindas....

www.stetica.net
bjos

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, querida,
Ficou fantástica essa ilustração! Amei!!!
Parabéns mais uma vez!!!
Eu tenho que conhecer a Liliane, quanta coisa linda e apetitosa, nossa!
E o programa é semana que vem, né? Não vou perder!
Beijos enormes!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Adorei a ilustração. Ficou muito parecida com a Liliane na sua cozinha. Vc. é uma artista, mesmo.
Ela tb está de parabéns por elaborar pratos tão bem apresentados.
Depois vou fuçar o blog dela pois adorei os pratos tão bem apresentados neste post.
Um ótimo dia. Bjs

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Linda
Essa ilustração foi uma das minhas preferidas!
Uau, a Liliane tem uma cozinha maravilhosa!
Super merecido esse retorno ao Bonfa convida!
Amiga, deixei uma brincadeira la' no blog para você. Participe somente quando tiver tempo ou quiser, ok?
Mil bjos
Léia

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Que mesa linda!!
Gostei mto dos tomatinhos recheados com queijo, além de ficarm bonitinhos devem ficar super gostosos!
E esse bolo de doce de leite, banana e nozes deve ser divino!!

E a ilustração ficou o máximo Bonfa....Parabéns mais uma vez..=)

beijos!!

CamomilaRosaeAlecrim disse... [Responder comentário]

Adorei as dicas para o Natal...vou copiar algumas...principalmente os cupcakes!
Bjs e boas energias

Marta disse... [Responder comentário]

Amei tudo! Adorei o topo do blog e as comidinhas são deliciosas.. Ahhhhhhhhhhhhh.. e AMEIIIIIII a cozinha dela!!! Que loucuraaaa!
A mesa de Natal ficou linda demais!
Beijos

Maria disse... [Responder comentário]

Adorei o layout do blog. Você é mesmo uma artista. Agora, estas receitas mederam tanta fome que quase como o note. Bjus.

Kelly Nomura disse... [Responder comentário]

Estive ausente das visitinhas, mas estou de volta ... para comer com os olhos cada fotinho desse belo blog ...
To hj aqui relaxando para amanhã enfrentar a minha banca, e quando terminar sair correndo para te ver na tv.
bjs e mais uma vez parabéns ...
Kelly Nomura

Tikaloka Acessórios disse... [Responder comentário]

Me identifiquei muito com o seu blog!!Sou louca por tudo...decoração,design,ilustração(pena q eu não saiba desenhar tão bem)kkkkkkkk!!!
Já estou te seguindo...se puder me siga tbm!!
http://mundinhodatika.blogspot.com/
Parabéns pelo blog!!
bjos....

Bruna disse... [Responder comentário]

Fiquei realmente impressionada com a arte e talento da Katia: a ilustração ficou linda ! Excelente trabalho !

Related Posts with Thumbnails