Desde que vi o seguinte post da Marly, do blog SABOREANDO A VIDA, decidi que aproveitaria a primeira oportunidade para experimentar a receita do confit de tomatinhos:
http://saborear-saboreandoavida.blogspot.com/2011/11/confit-de-tomatinhos-e-primeira.html
Confit de Tomatinhos
Ingredientes
1 bandeja de tomatinhos (a minha tinha 400g)
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
1/2 colher (chá) rasa de sal marinho (ou outro), ou sal a gosto
8 folhinhas de manjericão fresco
1 pitada de açúcar
1 dente de alho grandão ou dois médios, bem picadinhos
4 pimentas rosa inteiras ou uma boa pitada de pimenta do reino moída na hora (não usei porque o meu sal era apimentado)
2 folhas de louro (ou uma pitada de louro em pó)
Modo de preparo
Lave os tomatinhos e ponha-os numa tigela. Junte os demais ingredientes e revolva tudo. Despeje o conteúdo da tigela numa forma e leve a forma ao forno médio por 20 minutos, ou até que os tomates amoleçam. Sirva ou ponha o confit num vidro esterilizado ou numa tigelinha e cubra-a com filme plástico. conservando-a na geladeira.
A receita acima foi retirada do blog da Marly, mas como eu não possuía todos os ingredientes em casa, fiz algumas adaptações. Usei azeite aromatizado com manjericão e sal negro para temperar duas bandejas de tomatinhos, além de metade de uma cebola picadinha (que não consta da lista original) e quatro dentes de alho.
Levei os tomatinhos temperados ao forno por meia hora até que ficassem macios. Infelizmente, esqueci da pimenta, mas dá pra colocar um pouco logo após retirá-los do forno.
O resultado foi o da foto acima e percebi que eles ficaram bem mais desmanchados (e menos bonitos) do que os da Marly, mas estavam saborosos e suculentos. Perfeitos para comer com torradinhas ou até mesmo como molho para macarrão.
Preparei esse lanchinho em uma sexta-feira à noite, quando normalmente saio com o Marcelo para colocar o papo da semana em dia, mas eu estava me recuperando de um resfriado e preferi ficar em casa descansando. Coloquei três jogos americanos feitos de palha tingida lado a lado, que foram comprados em uma loja de 1,99. Sobre eles, posicionei um porta-guardanapos e algumas petisqueiras contendo os belisquetes que escolhi para acompanhar os tomatinhos e os queijos espanhois.
Comprei esse trio de queijos espanhois em uma delicatessen na COBAL DO HUMAITÁ e estava doida para prová-los!!!!
Coloquei as fatias de queijo sobre uma tábua de madeira redonda e adicionei outro curado de massa cremosa da marca SÍTIO SOLIDÃO, que é bem salgado e azedinho. Para contrabalançar, acrescentei um recipiente contendo o molho de damasco (menos doce do que a geleia) da marca BAZZAR e algumas fatias de presunto de Parma.
Minha expectativa maior era o queijo de cabra ao vinho, mas gostei igualmente de todos os tipos, que retirei da geladeira algumas horas antes da nossa degustação para que ficassem macios na temperatura ambiente.
Ah, como eu adoro meus porta-velas transformados em recipientes para verrines, pães, torradinhas, frutas secas e outros petiscos!!!! Eu me encantei com esse vidro trabalhado e comprei oito peças quando estive no Chile ano passado. A loja de decoração CASA & IDEAS é sensacional e sempre a indico aos amigos que viajam para lugares onde exista uma filial. Eu não os utilizava desde a FESTA TAILANDESA há quase um ano.
Em uma petisqueira dupla, servi o cream cheese com nozes da marca francesa PRÉSIDENT (adooooooro) e o foie gras que sobrou do nosso último JANTAR ROMÂNTICO.
Amêndoas e castanhas de cajú trazidas da nossa recente viagem a Sergipe completaram a pequena lista de tira-gostos.
Eu tenho uma verdadeira coleção de guardanapos estampados e aproveito essas ocasiões especiais para usá-los. Como decorei a mesa de centro de maneira rústica, achei que esse modelo em tons terrosos combinaria bem com o clima…
Foi uma noite tranquila e um bom vinho nos ajudou a relaxar e a apreciar com calma esse lanchinho simples, porém preparado com muito carinho. Gostei desse mix de belisquetes e pretendo repetir a dose quando receber a próxima visita de algum(a) amigo(a).
E como tudo lá em casa sempre acaba em pizza bruschetta, no dia seguinte usei a sobrinha dos queijos e dos tomatinhos para experimentar outra combinação de um dos meu petiscos favoritos. Dessa vez, não havia pão italiano em casa e usei uma baguete coberta com provolone. Acrescentei pimenta do reino triturada por cima de tudo e comi quase a travessa inteira sozinha!!!!
Um grande beijo com votos de uma semana saborosa!!!!
25 comentários:
Oi Katia, que delícia, amei os belisquetes, eu quero tufo, adoro amêndoas e vou fazer este tomatinho, lindo, lindo, lindo os guardanapos, beijos e boa semana também!
Nossa super fácil de fazer! Adorei este belisquete, voi voltar aqui para a notar a receita!
Mas eu estou babando mesmo no guardanapo!! AMEI!!!Onde você comprou?
Bjos
Oi, Flavinha! Somos duas fãs de guardanapos decorados, né? Esse modelo foi comprado na papelaria JARDIM LARGO DO MACHADO há algum tempo. Lá tem sempre modelos diferentes e bem coloridos! Beijão!
Suas decorações estão me inspirando!!! Parabéns!!! :)
Katita,
Ganhei o dia! rsrs.
Esta semana vem sendo especialmente estressante e eu até vinha pensando em pedir uma pequena pausa, lá no blog, para colocar as coisas em ordem, e aí recebo este carinho revigorante da sua parte, obrigada! rsrs.
Quanto à organização da sua reuniãozinha, tenho que me repetir: saiu tudo perfeito, objetos, decoração, comidinhas, tudo! Acho o máximo essa coisa do bom aproveitamento de itens baratos (e super charmosos) como este jogo americano. Vi, recentemente, uma mesa de Natal montada por alguém que se inspirara num folder de publicidade de uma loja carésima. A pessoa havia gasto umas dez vezes menos e obteve um resultado superior (na minha opinião), coisa que acho muito inteligente, sobretudo se isso é feito por pessoas como nós, que não queremos ter tanta coisa e nem teríamos espaço para guardá-las, não é mesmo?
Um beijo!
(já agendei, faz tempo, a sua apresentação no "Que Marravilha" e ontem até dispensei um convite que me fizeram, alegando que já tenho compromisso para a noite do dia 15! rsrs)
kATIA.......LOGO CEDO ESTOU COM ÁGUA NA BOCA.....COMO SEMPRE FALO VC É UMA INSPIRAÇÃO PRA MIM NO REQUISITO RECEBER E FAZER ESSAS COMIDINHAS GOSTOSAS...REALMENTE A MARLI É TUDO DE BOM NO Q FAZ
SUA APRESENTAÇÃO DO PRATO FICOU SIMPLESMENTE MARAVILHOSA E DILICIOSA..]
BEIJOS
hummm que delicia....
www.stetica.net
bjos
Bonfa, ficou maravilhoso hein? Que vontade, acho que vou fazer qq dia desses! Ansiosa pelo seu programa na 5a feira!!! Que marravilha!!!!
Beijão, Cecilia
Bonfa,também adoro bruschetta,fiquei até com vontade de fazer ontem(a Lalá pediu),mas estou numa fase...
Esses recipientes para verrines são uma gracinha!!
bjs
Ai ai ai!! Como eu amoooo esse blog!
Kátia vc é minha fonte de inspiração para festinhas em casa :)
Quero ver seu post sobre Recife, minha cidade!
Beijos
:*
Essas bruschettas ficaram com uma carinha divina!!! Preciso tentar fazê-las também!!! :-D
Beijocas, Angie
Oi linda
Tudo que você faz, por mais simples que seja, fica sempre maravilhoso!
Um grande abraço
Léia
Simplicidade e bom gosto e bota bom gosto nisso rsrsrsr
Ficou tudo lindo e gostoso, tenho certeza!
Também adoro guardanapos diferentes, faço decoupage com alguns também. Esse laranja está divino e ressaltou a decoração.
O Claude daria l000! Amanhã é o dia!
Beijos.
Que delícia! Comeria uma travessa também fácil! hehehehe
Adorei o belisquete de tomatinhos! O legal é que vc faz transformar o simples em um momento especial. Isso faz toda a diferença!!
Bjs
Quase na hora do almoço e ler um post desse com essas delícias, hummmm bom demais....
E na torcida que você detone hoje no programa Que Maravilha!!! Eu já assisti alguns episódios e com medo de perder deixei programado na sky, e achei uma graça q na sinopse tem o seu nome como título do episódio. Que fofo!!!
Brilha Bonfa!!!
Aiiii será que eu nessa minha vidinha recém casada acerto fazer esta delicinha?????? Nunca fiz bruschetta! Só como Pizza mesmo... hahahahahahahaha
Hummmm... fiquei com água na boca!! Os belisquetes, como sempre, parecem divinos! :) Estou ansiosa para te ver hoje no Que Marravilha!!
Beijos
Mel
Katia, adore!!!! Vou fazer com certeza. O problema é que aqui em casa sou apenas eu. Se sobrar dá para guardar??? Por quanto tempo??? Bjus.
Oi, Maria!!!!! Acho que dá pra guardar por uma semana e vc pode usar uma quantidade menor de tomates. Mas como a receita original é da Marly, talvez ela possa te responder com mais certeza!!!!! Um grande beijo!
Kate,
Acabei de te ver ... Achei muito legal sua aventura com o liquidificador rsrsrs Já aconteceu isso comigo ...
Bjão
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com
Kátia, não resisti e vim te contar que adorei sua participação no que marravilha.
Você estava maravilhosa, dei muitas risadas, hehe.
Fiquei com a sensação de que eu te conheci pessoalmente, acredita?
Achei você muito simpática, divertida, engraçada, alto astral... Enfim, adorei te conhecer melhor.
Uma pena mas eu não acertei nos chutes, tinha uma intuição de que a sua nota iria ser 7,5 mas a maioria já tinha chutado e eu quis ser diferente. Agora a nota do Marcelo eu realmente errei, achei que seria 10.
Eu te dou nota 10 por tudo. Adoreeeei!!!!
Beijinhos,
Fernanda.
Acabei de ver você com o Claude! Valeu pelo encontro e os presentinhos, não é?
Muito legal a comemoração.
Vá treinando na cozinha, tem receitinhas ótimas de blogueiras rsrsrs, quem sabe não volta lá um dia e ganha um 10.
Adorei, você é super simpática e divertida!
Beijos.
Oi, Kátia! Nunca comentei, mas adoro seu blog e passo sempre por aqui. Já tinha visto o post sobre o Que Marravilha!... e fiquei muuuuito feliz de ter conseguido assistir ontem! Achei divertido, mas confesso que fiquei surpresa, pq achava que vc era uma super cozinheira! rs Coincidentemente eu estava em busca de uma receita de filé. Vou tentar fazer a que vc fez. Depois volto aqui pra contar se tive sucesso! Bjos pra vc!
Carolina Rocha
Que delícia! As fotos ficaram lindas! Receita da Marly é sempre boa! Nunca fiz bruschetas em casa, vou experimentar.
Beijos!
É claro que ficou tudo super encantador e delicado! Adorei tudo e a receita dos tomatinhos é ótima!!!
Beijos
Postar um comentário